sábado, 23 de julho de 2016

Ninguém vai fazer uma lei contra si mesmo

É por isso que certos progressos nunca acontecem. Existe o interesse pessoal em primeiro lugar. E mesmo sendo certo e necessário não vira lei. Este insight veio ao ler porque pessoas bêbedas que atropelam não são condenadas por homicídio doloso que tem a segunda maior pena aqui no Brasil. Outros crimes privados, como tortura psicológica das crianças não são punidos por exemplo e nunca serão pela leis dos homens. Pais condenam seus filhos a infelicidade desde sempre. O reflexo está nas vocações perdidas, nos casamentos falidos, nas perdas de todo tipo e tamanho. Triste. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

A lei é a mínima ética possível entre duas pessoas. Quando nem a lei te protege da agressão do outro pode esquecer ser reparado de alguma forma. Nesse momento apenas a moral e a ética do outro pode evitar a perda ou o dano.

Van der Camps disse...

Por isso não existe uma lei que obrigue o pai investir no filho para que ele seja melhor do que ele. Não existe lei que diga que o pai é obrigado a prover o desenvolvimento do seu filho o máximo possível em todos as áreas que existem.