Quem não tem poder não decide pelos outros. No máximo decide por si mesmo. Quem tem poder decide pelos outros. Por isso quem tem poder deveria ter ética apurada. No entanto, como diz Clóvis de Barros Filho podemos enumerar 5 éticas diferentes para o mesmo dilema facilmente. E quem tem poder ? Os pais com referência aos filhos, por exemplo. O patrão com relação ao empregado. As autoridades civis, militares ou religiosas com relação ao povo. O Juiz quando solicitado pelas partes. Então vivemos uma crise de ética meus amigos. Dão poder a quem não tem condições efetivas de exercê-lo com dignidade, coerência e justiça. Triste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Médicos, Advogados e Engenheiros tem poder na nossa sociedade. Todos eles podem ter dilemas éticos frequentes. Por isso existem órgãos reguladores desses profissionais . . .
Os que tem poder são sempre poucos. São os líderes de alguma forma, aqueles que podem influenciar o comportamento dos outros.
Não são todos que querem o poder porque ter poder exige responsabilidade. Existem os maus e os bons que querem o poder. E o poder muda de mãos de tempos em tempos. Acredito que o comando da Terra muda de mãos de tempos em tempos, isso em termos espirituais.
Postar um comentário