Essa é a realidade. Estamos falando de um trabalho potencialmente perigoso. E mesmo esse policial novato é exceção: a maior parte morre fazendo bicos fora do trabalho formal. É aquele ditado: macaco velho não põe a mão em cumbuca. A regra para todas as atividades manuais ou não é sempre essa: novatos eram mais e fazem serviços mais imperfeitos. Somente quem tem alguma aptidão ou dom se sai melhor que um qualquer executando a tarefa pela primeira vez. Quem é mais inteligente aprende rápido, muito mais rápido que a média das pessoas. Mas esses são poucos, Estão no TOP 2% em geral. Da mesma forma o motorista que mais bate é o novato. Tudo isso pode ser medido pela estatística. Quem mais desiste de curso superior é o calouro principalmente se ele estiver pagando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
É exatamente por isso que quem faz algo pela primeira vez e obtém bons resultados é mais inteligente que a média. E é por isso que velho sem experiência pode ser um grande problema até mesmo para ser Síndico.
Por essa lógica o médico que mais mata é o recém formado e o advogado que mais perde causas é o novato. Sim o médico recém formado pode não ter sido exposto a um número suficiente de situações práticas para ser competente. Isso pode ser muito bem suprido por uma residência em Hospital de Referência. Já o Advogado Novato pode não ter a competência nem a perspicácia necessária para resolver casos mais complicados, fazendo seus clientes perderem recursos por exemplo.
Acontece o mesmo com o Terapeuta de poucos recursos simbólicos ou não. Ao deparar-se com um caso complicado não estará qualificado a ajudar, a menos que ele tenha se preparado muito acima da média dos formandos em psicologia, por exemplo. A fama do terapeuta será conseguida pelos seus clientes satisfeitos com a terapia e isso dependerá do nível de exigência desses mesmos clientes e da sua percepção do que o terapeuta foi capaz de produzir.
Postar um comentário