terça-feira, 8 de março de 2016

A incrível conta dos juros compostos e o TEMPO

Matéria da Márcia Dresden (sempre ela) !!! Mostra o efeito devastador da variável tempo em matéria de acumulação de recursos para a aposentadoria. Ela simula dois investimentos com uma diferença de 10 anos de antecipação. O resultado é a diferença entre ser pobre ou rico aos 65 anos. Agora imagine o mesmo raciocínio com investimentos feitos em 12 anos após a morte do meu pai onde consegui taxas melhores: o efeito foi enorme também. A lição que temos é que a taxa e o tempo é que são os fatores mais relevantes em termos de aplicação de recursos em investimentos e obviamente em termos de dívidas também. Ótima matéria !!! Valeu a assinatura do Jornal por um ano !!!

2 comentários:

Van der Camps disse...

É muito . . . mas muito mais inteligente a estratégia de usar essa equação de juros compostos, que o próprio Eisntein disse ser coisa de gênio a seu favor do que viver a toque de caixa, ganhando e gastando conforme a maré conforme faz um amigo empresário. Ninguém que queira ter paz na velhice pode ignorar essa equação e suas consequências . . .

Van der Camps disse...

O melhor cenário possível é começar ganhando logo de cara bem e juntando parte significativa dessa dinheiro em aplicações que rendam acima da inflação com segurança.