Pois é . . . as vezes nem seus pais são família quanto mais irmãos. Podem ser simples parentes. O que mais tem são pessoas desleais. Pessoas egoístas, que quando os benefícios acabam acaba a lealdade. Poucas pessoas querem o seu sucesso de verdade. E nesse jogo de "espertos" filhos ficam mendigando afeto dos pais que tinham a obrigação de serem parceiros nos momentos importantes.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
O idiota
Pensa que sabe ou então não sabe e não estuda para saber e tomar a decisão correta. Ao invés disso procura esconder-se atrás de autoridades ou "doutores" no assunto. E assim os idiotas vão errando e pondo a culpa nos outros. Um idiota nunca admite seus erros. Acredita na mentira dita por um "especialista" e duvida da verdade quando quem a fala não lhe agrada. Pois é . . . Deus deve gostar muito dos idiotas porque colocou muitos no mundo.
domingo, 29 de novembro de 2015
Tudo como dantes no vestibular da Poli
Vi pela primeira vez a concorrência por carreira da Poli disponibilizada pela Fuvest. Em engenharia civil temos dois terços homens e um terço mulheres concorrendo. Em química é meio a meio. Em produção temos o dois terços e um terço. Interessante ver que a concorrência em primeira opção para minas é de um para um e em metalurgia e materiais dois para um. Percebe-se que são opções que não atraem muito os candidatos.
Liberais politicamente são mais inteligentes que conservadores
Pessoas muito liberais tem QI de 106 e conservadores 94. Pois é . . .. sempre achei conservadores burros agora tenho uma prova científica. Liberais politicamente. Agora imagine isso aqui no Brasil . . .
Os mais inteligentes são
Mais ansiosos, mais divertidos (linguagem verbal desenvolvida), mais liberais politicamente, maiores consumidores de drogas incluindo o álcool e ser irmão mais velho. Tenho quatro das cinco.
Houve uma época com inflação
Onde as pessoas pegavam seus carros e iam a hipermercados distantes fazer a "compra do mês". Hoje em dia isso acabou e esses hipermercados estão dando lugar a empreendimentos imobiliários. As pessoas querem fazer compras no seu bairro, de quantidades menores e mais vezes. E os supermercados se adequaram ao novo modelo. Ninguém gosta mais de deslocar-se muito para fazer uma simples compra de mercado. Então diga-me onde moras que eu direi qual o seu supermercado !!!
O sacrifício para conquistar um cliente fiel a uma marca
Diz o meu amigo Olavão que para conquistar um cliente que compra do concorrente você precisa fazer um produto que indubitavelmente é muito melhor que aquele que o consumidor está acostumado a comprar. Talvez isso explique a estratégia da Nissan com o March: fizeram um carro competitivo mas aumentaram o preço e estenderam o prazo do financiamento. Essa é a dinâmica: antiguidade é posto !!! A explicação biológica para esse comportamento deve ser a aversão ao risco (experimentar é arriscar) e ao trabalho que dá pensar. Uma prova desse comportamento é o comportamento Maria vai com as outras típico do brasileiro que acredita mais no que seus pares faz do que em dados técnicos, notícias da internet ou jornais e por aí vai.
Advogados e o viés cognitivo
Reportagem da Folha de São Paulo mostra vários vieses cognitivos que distorcem a realidade. Pessoas comuns incorrem nesses vieses a todo momento e mostram como são ignorantes. Dizem que é o cérebro dessas pessoas que as enganam. Para mim o que aparenta é burrice. Existe um viés que é a pessoa achar que a opinião dele e seus argumentos são os únicos defensáveis e certos. Trata-se de um dos mais irritantes. Pois bem, advogados seriam menos afetados por esse tipo de viés porque eles tem por profissão de alternar os lados para os quais advogam conforme o cliente. Seriam os famosos a responder "depende". Na prática as vezes se faz justiça como disse um deles uma vez . . .
sábado, 28 de novembro de 2015
O brasileiro e a formação de opinião
Existe um movimento aqui no Brasil onde as pessoas ouvem mais seus pares do que a publicidade ou os meios de comunicação. Vejo isso claramente em pessoas da família. Ou seja, é uma consequência do comportamento São Tomé. Imagine a limitação desse comportamento.: formação de guetos de todo tipo.
Cliente Mais
Pois é . . . quem é cliente mais leva vantagem. O cliente mais é o cliente preferencial do maior varejista do Brasil, o Pão de Açúcar. E ainda assim existem pessoas que não compram no Pão de Açúcar porque acham caro. É um diferencial. Igual aquela propaganda: você não tem cheque especial Banespa, né ? O Pão de açúcar tem lojas nos melhores bairros porque conhece seu público. Portanto é de se esperar que quem mora em bairros mais pobres não compre mesmo no Pão de Açúcar. Tem lógica . . .
Tudo "normal" com a velhice
A pessoa com mais idade próxima é minha mãe, Com o passar dos anos minha mãe foi tendo várias doenças, todas detectadas e bem tratadas. A qualidade de vida da minha mãe é excelente, sem grandes dependências em grande parte pelo cuidado tomado ao longo dos anos. As doenças que apareceram são as mais comuns, com milhões de pessoas afetadas no Brasil no caso da degeneração macular até centenas de milhares de casos como o câncer de pele. Quanto mais ignorante maior a dependência dos velhos. Vivem mais mas vivem pior e tornam-se pesos para seus filhos. É sempre aquilo: a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. É o pacote periferia . . .
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Imagine
Que 75% dos jovens não estuda em curso superior e vai trabalhar em empregos mal pagos. Imagine que os que cursam uma faculdade sofrem estelionato porque não aprendem nada. Imagine que poucas empresas em empregos desafiadores e que exigem os melhores profissionais. Imagine que menos empresas ainda investem no treinamento de seus empregados. E que menos ainda pagam bem para seus empregados. E que a competição e o jogo sujo é muito maior quanto maior o prêmio. Essa é a realidade my friend . . .
A empresa que valoriza o seu empregado e a que compra caro profissionais
Essa empresa tem um orçamento para pagar cursos para os seus empregados e tem uma política interna que diz claramente para selecionar quem será promovido internamente. Essa empresa era a Kodak. Já o BGM era a segunda empresa: ia ao mercado para comprar o melhor profissional pagando bem por isso. Diz o Max que isso acontece no futebol também: quem economiza em treinar e descobrir talentos depois paga caro por profissionais consagrados. Quem não está em uma empresa que desenvolve seus profissionais deve fazê-lo por conta própria as suas custas ou mudar para uma empresa dessas. Eu me lembro de ter dito a minha gerente do BGM que tudo que eu tinha aprendido foi na Kodak. Não era verdade obviamente . . .
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Os velhos e suas manias
Hoje houve um embate entre o velho e o novo. O velho quer um telefone com fio. O novo quer um telefone sem fio. O novo deveria tentar convencer o velho. Será que ele vai tentar ??? Será que ele vai convencer o velho a experimentar o novo ??? (experimentar significa correr risco). Velhos são avessos por natureza ao correr riscos e a experimentar o novo. Velhos tem medo. Velhos são teimosos. Velho é velho . . .
Ser o homem mais rico do cemitério
Já vi isso acontecer algumas vezes. A pessoa vive muito aquém do que poderia. Fica velha, suas ideias ficam confusas ou fica demente. Alguém tem de interditar o infeliz que não vai aproveitar o dinheiro que para acumular pode ter prejudicado tantas pessoas. O egoísmo por trás dessas ações é a regra aqui no Brasil. Outra opção é ser o homem mais rico do hospital. E aquilo que o homem mais rico do cemitério juntou vai ser mal usado por outros velhos caquéticos no caso de seus irmãos herdarem ou sua esposa. Faz muito bem a legislação obrigar esses velhos avarentos darem alguma coisa para os filhos. Pelo menos nisso existe alguma justiça . . .
O ônus de demandar em juízo é grande
E por isso as punições são enormes. Sustentar demandas em juízo para quem não é operador é muito caro aqui no Brasil. A dificuldade de levantar provas também pode ser grande, o que leva muitas ações a serem arquivadas. Além disso existem ações que são aceitas e decididas e outras não. A incerteza é enorme com tribunais de instâncias superiores dando decisões a favor e contra o mesmo argumento. As leis são mal feitas muitas vezes para ajudar. Num contexto desse a estratégia é tudo e pode ser a diferença de uma vitória ou derrota. Quem amarrar melhor o futuro em contratos, casamentos e testamentos pode ter um resultado melhor.
Consórcio - A Verdade
Aqui no Brasil tudo é começa com "con" (consórcio, condomínio, conluio, etc) geralmente é uma forma de roubar um pouco de muitos para enriquecer apenas um. A forma de roubar é sempre a mesma: fazendo tudo por debaixo dos panos. E assim é com o consórcio também e a previdência aberta. No consórcio a pessoa doa recursos para o grupo até ser sorteada. Então ela é um "investidor" até o sorteio e depois passa a ser um financiado. Pois é . . . os dirigentes do consórcio aplicam o dinheiro dos consorciados a taxas baixas porque provavelmente recebem por fora a diferença. Além disso cobram taxas de administração altíssimas de 16% ao ano. Cansei de ver pessoas achando que fazer consórcios era uma grande vantagem. Assim como aplicadores fieis na previdência privada e em outras "novidades" do mercado.
Sete Razões Por que a Maioria Não sai do Lugar
Imagine um mundo sem professores, políticos inescrupulosos, economistas, contabilistas e administradores, um mundo sem líderes nem psicólogos nem gerentes de RH, um mundo sem ninguém dizendo o que você deve ou não deve fazer.
Já pensou nisso? Se existisse algo assim, o que você faria, por onde começaria a trabalhar a sua ideia, o seu projeto, o seu artigo ou a sua tese de doutorado para defender uma ideia diferente e capaz de influenciar as pessoas para uma vida melhor, um mundo melhor?
A maioria está sempre esperando o próximo discurso, o próximo livro ou artigo, a próxima instrução, o próximo e-mail ou a próxima ordem do dia. A maioria não sabe o que dizer, pensar, escrever ou fazer para fugir da escravidão imposta pelos pensamento alheios.
Na prática, a maioria espera. Pensar dá um trabalho danado, é a tarefa mais difícil do mundo, por isso, poucas pessoas se dispõe a fazê-lo. Tudo é difícil, estudar, escrever, vender, liderar e trabalhar em equipe, montar um negócio, fazer a diferença. Amar é difícil, perdoar é mais difícil ainda.
É assim nas organizações religiosas, nas empresas públicas, privadas, não-governamentais e, infelizmente, na política, onde a estratégia dos marqueteiros alienados, sustentados a peso de ouro por políticos mal intencionados, não tem a mínima preocupação em iludir os cidadão comum, altamente influenciável.
Por que estou dizendo isto? Porque a grande maioria continua com os mesmos pensamentos de vinte ou trinta anos atrás e, como não evolui, não estuda, não faz o mínimo esforço para pensar por si mesmo nem se compromete a fazer algo diferente, continua refém dos pensamentos alheios.
Um exemplo prático pode ser visto todos os dias na Internet. Basta você ler um artigo ou uma posição um pouco mais polêmica de alguém, daquelas que contrariam o senso comum. Dificilmente consegue-se extrair alguma coisa positiva do debate. Alguns retornam ao seu estado mais primitivo.
É impressionante como os ânimos acirram e os comentários se multiplicam inutilmente sem qualquer fundamentação. E o que é pior, na tentativa de participar e mostrar sua opinião, você entra na onda, se emociona mais do que o necessário, ofende, se perde e ao mesmo tempo se frustra.
Por que a maioria não consegue sair do lugar? Tenho algumas convicções, não por pesquisa, mas por experiência própria. Tive que mudar a mim mesmo inúmeras vezes para encontrar o melhor caminho, pois, como se diz em estratégia, não existe estratégia certa ou errada, existe estratégia que deu certo ou estratégia que deu errado. Embora você possa desenhar um caminho, nunca saberá se é o melhor enquanto não chegar lá.
1. Falta de consciência: dos seus pontos fracos, das suas limitações, do que você ainda não domina, do que precisa ser melhorado, das oportunidades que aparecem, de quem você é, do quanto ainda falta para caminhar, do que já conseguiu, do seu papel na sociedade, do que o mundo espera de você.
2. Falta de educação: para entender o que acontece à sua volta, para ser mais racional e menos emotivo, para discutir com mais propriedade e discernimento, para não sair disparando bobagens a qualquer preço, para contribuir mais e destruir menos, para não ser refém dos pensamentos alheios, para sofrer menos.
3. Falta de coragem: na maioria das vezes, o desafio não é aperfeiçoar a capacidade de realizar e sim o desafio de começar e continuar caminhando. Em qualquer lugar do mundo, feito será sempre melhor do que perfeito. Você é capaz de transformar iniciativa em paixão e prática? Se não consegue, pare de reclamar do chefe, do salário e da empresa onde trabalha, isto é o melhor caminho para a depressão.
4. Falta de foco: você nunca vai conseguir agradar a todos, portanto, quanto mais você pensa, quanto mais você espera, quanto mais você muda e quanto mais você empurra com a barriga, baseado no que outros estão querendo ou dizendo, mais se distancia do seu objetivo. Quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada.
5. Falta de regularidade: quando você está trabalhando duro num determinado projeto, escrevendo um artigo, um plano de negócio, um livro ou qualquer coisa que o faça sair do lugar, a coisa mais contraproducente do mundo é parar para ler um e-mail idiota que acabou de chegar, entrar no Facebook ou correr para o YouTube a fim de curtir o vídeo que o amigo mandou pelo whatsapp. Sem regularidade, sua ideia morre no papel.
6. Falta de consistência: sustentar uma ideia ou uma posição requer conhecimento sobre o assunto, não basta ser mais um na multidão. Os discursos de Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King nunca mudaram. Sem consistência, a mensagem se perde, sua integridade também. Não existe nada pior do que ensinar e não praticar. Quem vai acreditar em alguém que muda de ideia e opinião o tempo todo?
7. Falta de confiança em si mesmo: se você fica o tempo todo se comparando a alguém que parece estar melhor do que você, o sofrimento triplica; pare de fazer comparações inúteis, cada um tem a sua própria história e faz o seu próprio caminho; é como abrir a Revisa Você S/A ou a Boa Forma e constatar que todo mundo está bem, menos você; em resumo, pare de sofrer, acredite mais em si mesmo.
Sendo mais prático, não espere ser escolhido, escolha você mesmo. Saia do lugar, pague o preço, seja um iniciador por natureza. Esperar por um investidor, uma oportunidade para falar, uma promoção, um aumento ou o reconhecimento do chefe pode ser uma péssima escolha.
Se não escolheram você, azar deles. Como dizia Oliver W. Holmes, escritor e médico norte-americano, o mais importante da vida não é onde estamos, mas em que direção estamos nos movendo.
Pense nisso e empreenda mais e melhor!
---------
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Ricos X Pobres
Na realidade rico não é rico por que tem dinheiro, mas porque tem um espirito totalmente diferente dos pobres. A consequência é ter mais dinheiro. Leia até o fim:
O rico acredita que pode moldar o seu destino. O pobre acredita que o destino acontece.
O rico assume o compromisso de ser rico. O pobre gostaria de ser rico.
O rico entra no jogo do dinheiro pra ganhar. O pobre entra no jogo do dinheiro pra não perder.
O rico usa juros a seu favor. O pobre usa juros contra ele mesmo, porque quer tudo pra agora.
O rico admira pessoas ricas e as toma como exemplos. O pobre detesta pessoas ricas e as toma como exemplos de mau caráter.
O rico se aproxima de indivíduos bem-sucedidos. O pobre prefere amigos que, como ele, passam dificuldades financeiras e são fracassados.
O rico diz “como posso ter isso”? O pobre diz “não posso ter isso”.
O rico estuda investimentos e faz planos. O pobre diz que “não tem tempo para estas coisas”.
O rico é um ótimo recebedor. O pobre é um péssimo recebedor.
O rico paga a si mesmo primeiro. O pobre paga aos outros primeiro.
O rico prefere ser remunerado pelos resultados. O pobre prefere ser remunerado pelo tempo dispendido.
O rico foca no patrimônio líquido. O pobre foca no rendimento mensal.
O rico, quando sofre uma adversidade, se pergunta “como posso tirar proveito disso?”. O pobre, na adversidade, se lamenta.
O rico identifica os ricos pela sua educação financeira. O pobre identifica alguém como “rico” pelos bens materiais que exibe.
O rico busca a prosperidade financeira. O pobre confunde essa busca do rico com falta de espiritualidade.
O rico foca na solução. O pobre foca no problema.
O rico, numa compra parcelada, calcula os juros embutidos e faz contas para decidir se a compra vale a pena. O pobre só observa o tamanho da parcela.
O rico põe seu dinheiro para trabalhar duro para ele. O pobre trabalha duro pelo seu dinheiro.
O rico administra bem o seu dinheiro. O pobre deixa a vida o levar.
O rico tem uma visão realista dos investimentos. O pobre quando investe pensa apenas no curtíssimo prazo e espera lucros absurdos.
O rico não despreza um rendimento passivo, mesmo que pequeno. O pobre diz “o que adianta botar o dinheiro na poupança se rende tão pouco?”
O rico age apesar do medo. O pobre fica paralisado pelo medo.
O rico foca em oportunidades. O pobre foca em benefícios.
O rico pensa grande. O pobre pensa pequeno.
Se o rico ganha um valor, em algum tempo o patrimônio terá aumentado. Se o pobre ganha um valor, em algum tempo o patrimônio terá desaparecido completamente.
Se você tirar todo o dinheiro de um rico, depois de algum tempo ele estará recuperado. Se você tirar todo o dinheiro de um pobre, ele dependerá de outras pessoas para sobreviver.
O rico diz “tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos”. O pobre diz “não sou rico porque tenho filhos”.
O rico tem um plano de independência para o futuro. O pobre acha que trabalhar até morrer e depender do governo e dos filhos é um plano razoável.
O rico diz “posso ter as duas coisas”. O pobre diz “posso ter isso ou aquilo”.
O rico procura se aprimorar sempre. O pobre acredita que já sabe tudo.
O rico diz “que lição posso aprender com este erro?”. O pobre diz “desde o começo eu já sabia que não daria certo”.
O rico encara um fracasso como um aprendizado. O pobre encara um fracasso como um alerta para nunca mais se arriscar.
O rico fica cada vez mais rico. O pobre fica cada vez mais pobre.
O rico acredita que pode moldar o seu destino. O pobre acredita que o destino acontece.
O rico assume o compromisso de ser rico. O pobre gostaria de ser rico.
O rico entra no jogo do dinheiro pra ganhar. O pobre entra no jogo do dinheiro pra não perder.
O rico usa juros a seu favor. O pobre usa juros contra ele mesmo, porque quer tudo pra agora.
O rico admira pessoas ricas e as toma como exemplos. O pobre detesta pessoas ricas e as toma como exemplos de mau caráter.
O rico se aproxima de indivíduos bem-sucedidos. O pobre prefere amigos que, como ele, passam dificuldades financeiras e são fracassados.
O rico diz “como posso ter isso”? O pobre diz “não posso ter isso”.
O rico estuda investimentos e faz planos. O pobre diz que “não tem tempo para estas coisas”.
O rico é um ótimo recebedor. O pobre é um péssimo recebedor.
O rico paga a si mesmo primeiro. O pobre paga aos outros primeiro.
O rico prefere ser remunerado pelos resultados. O pobre prefere ser remunerado pelo tempo dispendido.
O rico foca no patrimônio líquido. O pobre foca no rendimento mensal.
O rico, quando sofre uma adversidade, se pergunta “como posso tirar proveito disso?”. O pobre, na adversidade, se lamenta.
O rico identifica os ricos pela sua educação financeira. O pobre identifica alguém como “rico” pelos bens materiais que exibe.
O rico busca a prosperidade financeira. O pobre confunde essa busca do rico com falta de espiritualidade.
O rico foca na solução. O pobre foca no problema.
O rico, numa compra parcelada, calcula os juros embutidos e faz contas para decidir se a compra vale a pena. O pobre só observa o tamanho da parcela.
O rico põe seu dinheiro para trabalhar duro para ele. O pobre trabalha duro pelo seu dinheiro.
O rico administra bem o seu dinheiro. O pobre deixa a vida o levar.
O rico tem uma visão realista dos investimentos. O pobre quando investe pensa apenas no curtíssimo prazo e espera lucros absurdos.
O rico não despreza um rendimento passivo, mesmo que pequeno. O pobre diz “o que adianta botar o dinheiro na poupança se rende tão pouco?”
O rico age apesar do medo. O pobre fica paralisado pelo medo.
O rico foca em oportunidades. O pobre foca em benefícios.
O rico pensa grande. O pobre pensa pequeno.
Se o rico ganha um valor, em algum tempo o patrimônio terá aumentado. Se o pobre ganha um valor, em algum tempo o patrimônio terá desaparecido completamente.
Se você tirar todo o dinheiro de um rico, depois de algum tempo ele estará recuperado. Se você tirar todo o dinheiro de um pobre, ele dependerá de outras pessoas para sobreviver.
O rico diz “tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos”. O pobre diz “não sou rico porque tenho filhos”.
O rico tem um plano de independência para o futuro. O pobre acha que trabalhar até morrer e depender do governo e dos filhos é um plano razoável.
O rico diz “posso ter as duas coisas”. O pobre diz “posso ter isso ou aquilo”.
O rico procura se aprimorar sempre. O pobre acredita que já sabe tudo.
O rico diz “que lição posso aprender com este erro?”. O pobre diz “desde o começo eu já sabia que não daria certo”.
O rico encara um fracasso como um aprendizado. O pobre encara um fracasso como um alerta para nunca mais se arriscar.
O rico fica cada vez mais rico. O pobre fica cada vez mais pobre.
A pobreza e as atitudes
A pobreza é determinante na forma como um pessoa vê e encara o mundo. Também é determinante na sua atitude frente a situações do dia a dia. Hoje escutei a Ana Maria Braga citar um autor estrangeiro que escreveu sobre isso. Enquanto ela falava fui identificando comportamentos de pobre em pessoas que eu conheço muito bem porque são da família. Não consegui guardar todas as atitudes mas ficou esta: pobre gosta de ser remunerado pelo tempo que dedica a algo e não pelo resultado. Haviam outras sobre se informar e planejar se não me engano, além de ver antes a dificuldade do que a oportunidade. Pois é . . .
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Inveja de quem tem uma vida melhor que a sua
Essa é a realidade aqui no Brasil e nas famílias. Pessoas invejam inclusive o dinheiro que alguém receberá de herança. Quem deixa herança inveja quem vai receber. As mulheres invejam outras mulheres que se derem melhor que elas em qualquer aspecto. Pessoas avarentas invejam aqueles que são felizes e que compartilham sua felicidade com os outros dando festas por exemplo. E a inveja e a avareza costumam andar de mãos dadas com a velhice . . .
O operacional e o estrategista
Diz a matéria: não culpe seus pais por eles serem "operacionais". Até 20 ou 30 anos atrás era isso que existia e o acesso as informações eram restritos e blá blá blá. Vivíamos no mundo de Adam Smith, de Taylor e da revolução industrial. Ser operacional era portanto uma imposição da sociedade e não uma opção livre e espontânea. Mas tudo mudou !!! Agora temos um estrategista em cada criança de 3 anos de idade !!!. A estratégia nas empresas sempre foi atribuição do Presidente e dos Diretores. Mas isso tem mudado. Nas famílias os velhos é que sabiam tudo e os jovens eram bocós de mola. Agora não: novas gerações sabem mais que os velhos. Ser estrategista implica em pensar e ser como o jogador de xadrez que simula em sua mente até 8 movimentos futuros das peças. Por isso sempre será para poucos . . .
Brazil
Então, o ponto é o seguinte: nós não estamos em crise. Estamos apenas voltando a ser aquilo que sempre fomos: Um país complicado, com enorme desigualdade social, com péssimos indicadores sócio-econômico-educacionais, hostil aos negócios, violento e onde o desemprego está sempre presente.
Para nós, brasileiros, não existe crise – isso que chamamos de “crise” já virou uma situação permanente. O que existe é um estado crônico de bagunça, corrupção, fragilidade e mediocridade econômica. Tivemos um pequeno alívio de alguns anos, mas já estamos voltando ao nosso “normal”.
Pois é . . . o sonho acabou (de novo).
domingo, 22 de novembro de 2015
Salário
Num mercado com alguma competição, o salário de um funcionário será equivalente a quanto esse funcionário contribui para a rentabilidade da empresa. O valor do salário, nessas condições, representa quanto o trabalhador é um essencial para o funcionamento da empresa – pela teoria, portanto, quanto maior for o seu salário, menos pessoas poderiam reproduzir suas tarefas com a mesma qualidade.
Pela teoria ninguém poderia fazer com o que você faz com a mesma qualidade. Então a empresa tem de te pagar mais porque você contribui mais para a rentabilidade da empresa.
Falar inglês quando realmente é necessário é algo que ninguém pode substituir por uma máquina.
A confiança depositada em alguém como um tesoureiro ou controller ou qualquer gerente a quem é dado um orçamento para administrar. Aqueles que tem responsabilidade pelos outros ou por aspectos técnicos diversos que asseguram a duração do negócio no tempo.
Aqueles que são importantes e difíceis de serem substituídos.
Cada empresa determina o que é importante para ela no plano de cargos e salários. Trata-se de uma decisão política e estratégica.
Normais quando se aposentam
Deixam a barba crescer, ficam andando de bermuda, tomando pinga, dormindo e somente tendo contato com outros aposentados. Essa é a regra geral aqui no Brasil. Quem tiver dinheiro ainda poderá ir ao banco ou viajar. Contatos familiares podem não existir e os amigos irão morrendo isso se você não morrer antes.
Descobri porque 40% dos alunos da Universidade Pública desistem do curso
As razões são múltiplas obviamente. Talvez a principal seja o efeito "São Tomé": não tenho informações suficientes ou não acredito nas que tenho ou não as compreendo adequadamente. E então, consigo passar no vestibular e com a realidade me decepciono e abandono. A decisão de continuar ou desistir de algo é uma das mais difíceis que existem. É por isso que emprego tem período de experiência. É por isso que muitos deveriam desistir de casamentos onde tudo muda entre o antes e o depois. Você somente conseguirá mudar esse panorama quando o ser humano aqui no Brasil for mais evoluído, quando os valores da lealdade, da liberdade e da fraternidade sobrepujarem os valores da autoridade, proteção e justiça.
sábado, 21 de novembro de 2015
Idiotas com poder fazem estragos
É assim nas empresas familiares. É assim nos inventários. É assim nos governos e nos poderes constitucionais. Onde um idiota tiver poder pode-se esperar desperdício, ruína e perdas de todo tipo.
As únicas situações em que se dá poder a um João Ninguém sem controle algum
Uma delas é quando o João Ninguém ganha na loteria. A outra é quando o João Ninguém se torna herdeiro de valores elevados, o que é quase a mesma coisa que ganhar na loteria. Nas empresas a pessoa é selecionada e testada antes de receber poder. No serviço público tem de passar por um concurso no judiciário e ser eleita no executivo e legislativo, com controles, leis e fiscais para evitar abusos. Não consigo imaginar outra situação onde o poder e o dinheiro caem do Céu . . .
Urologista como médico de referência do homem
É a tendência nos Estados Unidos. O Urologista pode ser o único médico que um homem consulta durante um ano. Eu consulto regularmente dermatologista, cardiologista, geriatra, psiquiatra, oftalmologista e urologista. Esporadicamente ortopedista também.
O tom Professoral de quem não tem o conhecimento
Insuportável. Nunca pensei que algo pudesse me irritar tanto. O tom professoral de quem não tem conhecimento nem sabedoria é simplesmente insuportável. Receber orientações de quem é mais burro que você é muito triste porque a chance de não dar certo é muito grande e a culpa será obviamente colocada em quem recebeu as ordens. Temos a experiência de deixar um inventário na mão de um incompetente: só prejuízo. E isso sempre vai acontecer. Hoje entendo o cuidado que as grandes empresas tomam antes de dar o poder para alguém na forma de cargos de confiança.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
O esquema de escolha de opção na Politécnica pelo vestibular
Todos sabemos que a demanda por um curso superior varia com o tempo. Isto é, é dinâmica. A Escola Politécnica da USP na década de 80 tinha um problema: todos calouros entravam em "engenharia" e depois de um ano "básico" escolhiam conforme a média de suas notas a opção entre as diversas existentes. Como tudo tem de ser aperfeiçoado com o tempo idealmente a Escola passou parte da decisão para o vestibular. Ou seja, quem souber o que realmente quer da engenharia e for bom aluno no segundo grau vai levar vantagem. Quem for mais nó cego cairá automaticamente para a segunda ou terceira opção do vestibular e em teoria deverá ficar feliz ou então desistir e prestar vestibular novamente no próximo ano. A Escola transferiu parte do problema para a porta de entrada que é o vestibular. Assim para as áreas menos concorridas passar na primeira fase praticamente garante a vaga. Para as áreas mais concorridas muitos passarão pela primeira fase e somente os melhores conseguirão a primeira opção. Bons alunos concorrendo nessa opção podem ser classificados em segunda, terceira ou quarta opções, sendo assim de alguma forma contemplados. O objetivo da Escola é selecionar os melhores alunos de forma que eles consigam cursar efetivamente o curso superior e cheguem a formatura. Essa é a função social que se espera de uma Escola de elite.
O machão entre as irmãs velhas
Nessas famílias com muitos irmãos e irmãs acontece um fenômeno interessante. Irmãs casadas eram submissas aos seus maridos. Irmãs solteiras eram submissas aos irmãos mais velhos ou não. Com a morte dos maridos das irmãs casadas, o irmão mais velho ou não volta a rugir de machão leão, querendo se impor pelo grito. As questões de herança entre esses irmãos é uma tristeza, como em um condomínio onde as diferenças são maiores que as proximidades. Trata-se de um ótimo ambiente para brigas e conflitos de todos os tipos e matizes.
As coisas e as pessoas
Os homens orientam-se para as coisas. É assim com as profissões de exatas em particular a engenharia. Melhores são direcionadas para as pessoas, o que inclui a área de saúde e a área de humanas. Humanas como o nome diz ter a vem com a humanidade e suas incoerências.Essas grandes áreas tem interfaces entre si: advogados lidam com pessoas que são donas de coisas. Médicos especialistas em radiologia trabalham com máquinas e imagens e não com pessoas. Engenheiros de vendas muitas vezes lidam com clientes, ou seja, com pessoas. Em termos de salário quem lida com coisas pode ter maior ganho do que quem lida com o cuidado de pessoas por exemplo. Coisas podem ser produzidas em larga escala, fazendo seu preço decrescer. Pessoas tem de ser tratadas uma a uma, caso a caso. No entanto não adianta forçar a natureza. Se você nasceu para ser músico não tente ser engenheiro. Vale o mesmo para quem nasceu com vocação para uma função de estado. Todos perdem pelo fato do Brasil ser o país das vocações perdidas . . .
Mecânica
A mecânica tem seus segredos mas tem muito de prática. Não é incomum pessoas saberem mecânica por tentativa e erro já que os resultados são palpáveis. Mecânica tem a ver com movimento. Essa é a definição de Engenharia Mecânica. Na mecânica existe algo de criativo e onde o engenho pode se manifestar. Máquinas são basicamente quebra cabeças onde cada peça tem sua função. E máquinas estão por trás da produção mecânica e da economia de mercado que fez a riqueza de muitos milionários. Eu tive um Tio mecânico. Tenho amigos mecânicos e engenheiros mecânicos. São pessoas ligadas as coisas, a matéria. Bem ao gosto da maior parte dos homens . . .
Só 10% do que é planejado é efetivamente executado
E por conta disso os São Tomés acham que eles tem razão. Planejar, criar, inovar são para poucas pessoas aqui no Brasil. Planejar implica em projetar o futuro, em ser racional. Por isso é muito raro aqui no Brasil onde o estudo é pouco e abstração nula.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
A convivência com uma mulher fálica
É insuportável para o homem normal. Sim, porque a mulher fálica é assertiva muitas vezes sem ter razão, é competitiva sem motivo e não faz da convivência harmoniosa e gentil seu objetivo de vida.
A grande maioria das ações são para cortar custos e evitar prejuízos
Isso acontece porque é muito mais fácil de fazer. Toda despesa é claramente identificada e quantificada e o cérebro e a inteligência média do povo consegue entender esse tipo de coisa. Já o racional, aquilo que prevê o futuro é para bem menos pessoas. Estatística é para muito poucos. Intangível então é para mestres. Imponderável e inefável somente para iniciados.
Os pequenos negócios
Nos pequenos negócios o dono é o todo poderoso nas decisões importantes e o lugar do empregado é sempre o de subalterno subserviente. Esses são os geradores de quase todos os empregos no Brasil e são eles que pagam pouco. Grandes empresas multinacionais de capital aberto são em oposição o que de mais democrático existe e onde os salários podem ser melhores porque as responsabilidades são melhor divididas. Cargos de confiança são aqueles que tem poder de decisão na empresa. Em geral acima de supervisor. As empresas são como São Tomés em geral: somente promovem alguém se for necessário e as vezes nem fazem isso . . .
Acreditam na mentira e duvidam da verdade
É assim com os ignorantes de todos os matizes. Com os paranoicos, com os neuróticos. Com aqueles que buscam orientação com "especialistas" fajutos. A ciência vence já dizia o meu diploma. Pouquíssima pessoas são brilhantes aqui no Brasil. A maior parte vive na base do "ouvi falar". Os casos são contados pela metade, distorcidos de todas as formas e as pessoas projetam uma experiência passada para todas as futuras. Triste.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
O planejamento de saúde é perpétuo
Com saúde não se brinca !!! É preciso cuidar sempre e isso significa verificações periódicas e correções de curso bem como intervenções em emergências. O médico estava lá quando você nasceu, te acompanhará a vida inteira e estará no momento da sua morte. Por isso é bom se acostumar e sempre aprofundar seus conhecimentos sobre saúde e medicina.
Não é necessário construir quando o mercado oferece o que você quer
No interior pessoas constroem por uma questão de custo e facilidade. Em lugares onde a oferta de imóveis é grande e os preços não são abusivos não existe essa necessidade. Por isso passei a vida inteira sem contratar um arquiteto ou engenheiro civil e acho que vou morrer sem precisar.
Planejamento Jurídico
Existem situações onde é mandatório entrar em juízo para defender seus direitos. Isso acontece com as questões jurídicas que envolvem valores elevados. Por picuinhas somente demandam em juízo os operadores do direito que não tem custo nenhum com isso. A inteligência é que define o que deve virar um processo ou não. E inteligência é artigo raro aqui no Brasil onde somos o quarto mundo em termos intelectuais.
Elite é o que de melhor uma sociedade produz
E quando o melhor ainda é sofrível ??? Lamentável mas aqui no Brasil isso acontece muitas vezes. Somos apenas 200 mil superdotados aqui no Brasil, aqueles que poderíamos chamar de brilhantes. Acontece que não basta ser brilhante se o meio ambiente social não ajuda. É o caso do texto que diz que se Bill Gates tivesse nascido no Brasil estaria vendendo CDs piratas na Av Brasil no Rio de Janeiro.
O passado permanece nas finanças
Só se fala em educação financeira para o povo quando a inadimplência aumenta. Veja que alguém somente fica "bonzinho" e tenta "educar" o povo quando lhe interessa. Já vi chefes no emprego fazerem isso e mesmo pais. Libertar as pessoas é uma atribuição de quem tem autonomia e vontade de buscar a informação e conhecimento por conta própria. Por exemplo, uma pesquisa mostra que os brasileiros ainda estão impregnados pelo tempo da inflação. Eu já havia percebido que mesmo programas que tem milhares de ouvintes não motivam as pessoas a comprar um livro citado. E assim tudo vai "acontecendo" sem planejamento e com resultados muitas vezes péssimos . . .
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Apartamento de milhões que não me seduz
Hoje podemos ver os imóveis a venda pela internet com muita facilidade. Outro dia imaginei que eu tivesse ganho milhões na loteria e que iria comprar um apartamento de milhões. Encontrei dois na Rua Curitiba em São Paulo a minha preferida. Mas qual não foi minha decepção ao ver o apartamento por dentro !!! Completamente asséptico, sem personalidade. Grande e sem graça. Entendo o ponto de vista do construtor: se inventar pode ficar com o apartamento encalhado. É o preço da padronização X o charme.
Negócios que envelhecem
Existem negócios que tem uma expectativa de vida determinada: é assim por exemplo com casas noturnas. Muitos bares e restaurantes também desaparecem de tempos em tempos e são substituídos por outros. O que aparentemente não muda são ruas inteiras especializadas em determinado tipo de negócio como a 25 de Março ou a José Paulino. Geralmente um negócio é substituído por outro. Motéis por exemplo caíram em desuso por conta da mudança de comportamento. Postos de gasolina independentes vivem fechando. Estacionamentos e Drive In desaparecem da noite para o dia. E assim a cidade vai se modificando e a vida continua . . .
Carros novos que envelheceram
O mercado de carros novos tem suas peculiaridades e sua dinâmica. Hoje estamos vivendo um momento onde carros lançados há décadas e que vinham mantendo suas vendas apesar de defasados em vários aspectos inclusive estéticos encalharam nas lojas. Esses carros envelheceram mesmo sendo novos. Não atraem mais os compradores ávidos por novidades. São como aquelas mulheres que foram belas e atraentes um dia e que hoje com o passar dos anos não despertam mais a atenção de ninguém . . .
Imagine uma região ou bairro da cidade que envelheceu
Esse é um fator de depreciação dos imóveis, pelo menos nos grandes centros como São Paulo que é a maior cidade do hemisfério sul e a terceira ou quarta do mundo. Os bairros mudam com as décadas aqui em São Paulo: alguns prosperam e outros deterioram-se. Para onde o comércio e os prédios residenciais estiverem indo é para onde os ventos do progresso estão soprando. Já os locais que passaram a serem mal frequentados, onde favelas aparecem do dia para a noite por exemplo, tornam-se micos imobiliários. Nas cidades do interior isso é mais raro de acontecer.
Arriscar a vida ou a saúde
Quem arrisca a vida são determinados profissionais e amantes de esportes radicais. Já a saúde arriscamos todos os dias, através da alimentação, da poluição, dos acidentes e das doenças da velhice. Muitos passam pela vida sem nunca ter se arriscado em nada. Experimentar é arriscar-se e muitos não experimentam nada.
Arriscar-se no Amor ou casar com a Prima
Quem tem a Lua em Sagitário na casa V é um aventureiro no Amor e normalmente uma pessoa de muitos amores. Com certeza são poucas pessoas porque uma das coisas que mais geram medo é amar. Amar é para poucos porque é para artistas e poucos são artistas. Viver aventuras amorosas pressupõe liberdade e liberdade é algo raro também. Junte-se a isso a dificuldade da pessoa fazer uma auto avaliação fidedigna e teremos um cenário pouco animador.
Investimentos de Risco
Existem porque existem pessoas (em geral homens) que gostam de apostar e que sempre pensam que irão levar o grande prêmio sozinhos. Homens mais jovens são os que mais arriscam. Isso aparentemente tem a ver com os níveis de testosterona no sangue. Os mesmos homens que arriscam para o bem, sendo empreendedores por exemplo, podem decidir arriscar para o mal, envolvendo-se em atividades criminosas que aparentemente são muito rentáveis. Em consequência os homens jovens são os que mais morrem por causas externas.
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Mulheres precisam de 4 minutos para descartar um pretendente
A medida veio daqueles encontros relâmpados que os Estados Unidos promovem entre casais. Ou seja, mulheres devem ser muito mais seletivas e difíceis de se satisfazerem com o homem médio. Dependendo da idade das candidatas e de sua beleza a estratégia pode funcionar. O interessante é que aqui no Brasil por volta dos 34 anos 75% das mulheres já foram mães. Ou seja, as exigências femininas costumam diminuir em algum momento . . .
Dar-se bem nas provas e na escola significa satisfazer os critérios dos outros
Exatamente !!! São os outros que determinam o currículo não é mesmo ??? Por isso bem sempre os melhores alunos são os melhores profissionais. No entanto podem ser com certeza os melhores futuros professores reprodutores daquilo que aprenderam. Tudo depende da sua sociedade, da sua família e de você.
Quanto mais uma pessoa achar que está obtendo resultados mais inflexível
Essa pessoa será. E obter resultados para essa pessoa significa dinheiro. Pesquisas mostram que para o humano "normal" sucesso significa dinheiro aqui no Brasil. Vi isso acontecer o tempo todo a minha volta. O sistema "funciona" assim: quanto mais você faz pela empresa privada em teoria mais ela te remunerará e te promoverá. Vale o mesmo para profissionais liberais. O interessante no livro que estou lendo é que muito do seu futuro depende dos seus genes e dos seus hormônios. Então os seus resultados estarão pré determinados ao contrário do que dizem os antropólogos.
A imensa maioria das pessoas não sabe auto avaliar-se
Essa é a triste realidade !!! Falta Virgem no mapa dessa gente !!! As pessoas muitas vezes superestimam suas capacidades e méritos, desprezando a sorte e a ajuda que receberam. Outras vezes as pessoas sub estimam seu valor e capacidade, fugindo de oportunidades e promoções. Eu vejo claramente as qualidades e os defeitos das pessoas e sou capaz de fazer rankings com precisão. Imagino que essa incapacidade das pessoas de perceberem a realidade esteja por trás dos três preços: o do vendedor, o do comprador e o justo.
domingo, 15 de novembro de 2015
Esforço e inteligência
Esses são os ingredientes do sucesso. Em uma grande empresa são vários os inteligentes de forma que em geral aqueles que chegarão mais alto na hierarquia serão os inteligentes mais esforçados e não simplesmente os mais inteligentes. E serão sempre aqueles que se dedicam a apenas um objetivo, o objetivo profissional de chegar mais alto na hierarquia do trabalho. E quem tem tipicamente esse perfil são os homens gananciosos e apoiados por mulheres como mães, irmãs e esposas. Quem não quiser ser assim deve buscar um emprego público que aqui no Brasil pode ser muito bem remunerado. Quem quiser ter vários objetivos na vida, ou seja, ser eclético, deve convencer-se a ter menos dinheiro. É exatamente a conclusão da aula de Sociologia da Arte.
Pessoas inteligentes são seletivas na escolha de suas amizades
E por isso tenho poucos amigos. E sei muito bem que meus amigos são todos inteligentes, já tendo afirmado isso a eles muitas vezes. Não é possível entabular conversas profundas com quem não for inteligente e conversas intelectualmente estimulantes me atraem.
sábado, 14 de novembro de 2015
Sempre fui na contramão da vaidade
Sou capitalista por excelência e sempre gostei daqueles que inovam, levando aquilo que antes era acessível somente aos ricos e poderosos a todos os simples mortais com algum dinheiro. Foi essa dinâmica que fez os Estados Unidos serem o maior país do mundo e não as ditaduras da África ou da Ásia. Trata-se da multiplicação dos pães e não a confecção de brioches para a realeza. Sou fiel aos meus ideais e sou minimalista também, concentrando-me naquilo que é bom, bonito e barato. Prezo a qualidade ao invés da quantidade e sei muito bem escolher.
A Vaidade no Mercado de Arte
Hoje na aula de Sociologia da Arte perguntei a Professora o que levaria alguém a pagar milhões por um quadro. Resposta: exibir-se para os amigos. Estou lembrando de comentários semelhantes sobre milionários e seus iates: tem sempre de comprar um melhor do que o vizinho. Engraçado como eu era ingênuo sobre a arte seguir a mesma regra: pensava eu que nobres instintos de amor a arte levavam alguém comprar um quadro por milhões . . .
Pessoas com alto capital simbólico X Pessoas com alto capital financeiro/econômico
Acabo de ver um excelente aula sobre sociologia da arte. Aprendi que pessoas com alto capital simbólico tem em geral médio capital econômico/financeiro e pessoas com alto capital econômico/financeiro tem capital simbólico médio. Além disso o capital simbólico é um nicho onde quem tem mais instrução ou educação formal, mais dinheiro, mora melhor tem muito mais probabilidade de possuir. E que é muito difícil atrair alguém que não tem berço nessa área para ela, independente do custo. Também aprendi que existem exceções: pessoas que experimentaram arte e gostaram, como retratado no filme O Gosto dos Outros. Excelente aula !!!
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Mulheres são 13 vezes mais propensas a abandonar o emprego que os homens
Eu sempre desconfiei . . . sofri na prática isso. Mais um motivo para casar com uma mulher concursada aqui no Brasil. As vantagens são tantas e as exigências tão poucas que elas não desistem do emprego. Mulheres se casam com homens em melhor situação que elas e muitas pensam que casamento é emprego. Como não tem a responsabilidade social de sustentar a casa é muito comum que peçam a conta por motivos fúteis. A situação favorece isso e obviamente não dá outra: 13 vezes mais propensas a abandonar (ou serem demitidas) do emprego . . .
É muito mais fácil quando te dão dinheiro
Pelos seus lindos olhos verdes por exemplo. Na prática existem muitas profissões bem remuneradas por questões culturais e legais. O salário é o retorno que a sociedade deseja pagar para aquele trabalho. Caso o mercado fosse perfeito o salário obedeceria cegamente a lei da oferta e da procura mas ele não é. Tentativas de justificar o salário pela responsabilidade de quem exerce o mister sempre existiram e são compreensíveis. Quem tem muito dinheiro sob sua responsabilidade precisa ganhar bem. Da mesma forma quem pode causar um grande prejuízo precisa ser bem treinado e remunerado para não errar. É por isso que médicos ganham relativamente bem. Eles podem te matar. Vale o mesmo para advogados que lidam com valores significativos ou para engenheiros. Já artistas ganham por modismo e pelos olhos verdes ou cabelos loiros, pelo menos os artistas populares. Outra forma de ganhar mais é liderar muitos "soldados": em geral esses "soldados" não são doutores formados em Harvard.
As mulheres femininas mais inteligentes estão na área da saúde
Em particular em medicina. A conclusão é da pesquisadora Susan Pinker no livro que estou lendo: O Paradoxo Sexual. Intuitivamente eu já achaca isso. Agora tenho uma comprovação científica.
A transparência é a fonte da liberdade
Li essa ontem em um post no Facebook. Eu sempre soube que o segredo era fonte de coisas ilícitas ou condenáveis e por isso muitos mentem também: para se defenderem de algo errado que fizeram ou então para levar vantagem. Sempre foi transparente, verdadeiro e autentico e por isso sempre fui alvo de todo tipo de crítica daqueles que não são assim. A transparência é a base da democracia também. E eu sou democrático e não autoritário. Quando percebo que alguém está escondendo algo para levar vantagem sou o primeiro a desmascarar essa pessoa e obviamente ela não gosta disso. Sei que aqui no Brasil sou a exceção já que o Brasil é o pais dos cambalachos de todos os tipos. Acho que o Brasil é também um pais de escravos de todo tipo: escravos de vícios, de falsas crenças, da família, de reencarnações passadas e por aí vai.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
A falta de empatia pode ser congênita
É isso aí !!! Quanto mais testosterona no útero menos empatia. É o lado animal de muitos com os quais cruzamos diariamente. Por isso é tão difícil ser altruísta ou fraterno: seria necessário a domesticação de instintos fortes. Portanto, se você não gosta de pessoas assertivas apenas as evite porque elas não irão mudar.
Desafiar alguém com poder
Quando você desafia alguém com poder pode acontecer de você sofrer retaliações de todo tipo. Desafiar um guarda pode lhe render algumas cassetadas pelo corpo. Desafiar um guarda de trânsito pode lhe render mil multas falsas. E por ai vai: desafiar agentes públicos como juízes e promotores pode lhe render prejuízos materiais elevados. No emprego, desafiar o dono ou o chefe pode lhe custar promoções ou até o emprego. A lista é infinita: desafiar pai ou mãe, colegas mais fortes na escola, etc etc etc. Pessoas são cruéis e vingativas, ainda mais mulheres. E para arrumar inimigos basta falar o que você pensa . . .
Homens são mais assertivos e mulheres mais empáticas
Essa é a regra normal. Homens preferem lidar com objetos e mulheres com relacionamentos. Por isso homens vão para engenharia e mulheres para a psicologia. Homens assertivos e não empáticos podem ser considerados mais primitivos na minha opinião. Mulheres empáticas cuidam dos outros, sentem compaixão ou compassividade. Então homens buscam mais carreiras ligadas a negócios e mulheres carreiras na área de saúde quando tem inteligência superior. Um homem empático e bom de negócios parece tão improvável quanto uma mulher boa médica e assertiva (cirurgiã por exemplo). São os "duais", os coringas do zodíaco.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Recompensas intrínsecas e extrínsecas
Quanto mais recompensas intrínsecas menor o salário e quanto mais recompensas extrínsecas maior o salário. É mais ou menos assim: você é feliz com o que faz no seu serviço, ou seja, não se trata de um trabalho penoso ou estressante ? Então você vai ganhar menos. Agora, você tem de matar um leão por dia, tem de fazer ou tomar decisões estressantes e está acabando na prática com a sua saúde física e mental ? Então você irá ganhar bem e terá recompensas extrínsecas. A razão é simples: ninguém é louco de vender sua saúde por pouco. É como vencer sua alma ao diabo . . .
Diz Malcolm Gladwell que sua inteligência, os livros que você lê e sua renda
Irão selar o seu futuro e descrever aonde você chegará. Pois é . . . estudos americanos mostram que apenas inteligência não resolve. Aqui no Brasil a renda é a variável mais prevalente para prever quem irá estudar nas melhores universidades. E os livros ??? Bem, os livros são em geral procurados pelas crianças mais solitárias, que são pouco solicitadas pelo grupo por um motivo ou outro e que encontram nos livro guarida e um mundo sem limites a serem explorados. É claro que um pai inteligente pode tentar colocar alguns livros chave na mão de seus filhos mas no fim são eles que escolherão lê-los ou não. A inteligência seria em grande parte inata: nasce-se mais inteligente ou não. A renda teoricamente você também não controla ao nascer. Pais intelectuais ricos com certeza terão uma biblioteca em casa e poderão proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento de seus filhos. Eu tive as três variáveis. Só não contava com o Brasil e suas contradições . . .
O trabalho do escritor
Não é confirmar o que as pessoas pensam, é desafiá-las. Isso é exatamente o que eu faço o tempo inteiro. Tenho o sangue do escritor nas veias . . . por isso uma das minhas frases preferidas é "você é que pensa". Desafiar pessoas pode ser como adversário ou como inimigo, dependendo de como elas são evoluídas ou não. Adversários se respeitam. Inimigos não.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Inovação
Inovação pode ser de três tipos: disruptiva quando temos algo realmente novo. Esse tipo de inovação requer muito investimento durante muito tempo e somente grandes e ricas empresas podem dedicar-se a ela. O segundo tipo é a inovação sustentável, que exige investimento e seu resultado e de longo prazo, Finalmente temos a inovação em termos de eficiência, cujo resultado é imediato já que é aplicada pela redução de custos mas que não traz desenvolvimento econômico porque reduz o emprego. Inovação também é tornar barato o que é caro, de forma a levar esse produto ou serviço ao maior número de pessoas. Exemplos são o automóvel, o computador pessoal, o celular, o WII e tantos outros. No caso dos serviços de saúde o hospital é caro. Não adianta esperar que o hospital se torne barato com alguma tecnologia, O que se tem de fazer é tirar o máximo possível de pacientes do hospital, capacitando enfermeiros, farmacêuticos e todos os demais profissionais de saúde para resolverem os problemas mais simples. Este texto foi fundamentado em entrevista concedida pelo guru da inovação americano.
A consciência te faz ter medo e ser covarde
E a consciência costuma vir com o avançar da idade. É por isso que o velho é em geral um covarde que tem medo de tudo. Tem de levar um guarda chuva aonde for, uma blusa de frio, remédios para tudo tipo de problema, etc etc etc Portanto não espere de velhos feitos audaciosos e demonstrações de heroísmo e bravura . . .
A razão e a emoção
A razão tem a capacidade de prever o futuro e por isso é mais lenta. Já a emoção é imediata e atua no presente. É a famosa compra por impulso. Os vendedores sabem disso. Quem é dominado pela emoção comete erros e paga caro por eles. É por isso que não devemos tomar nenhuma decisão quando estamos com raiva ou sob outra forte emoção.
Esta é a primeira geração onde os filhos sabem mais que os pais
Onde o paciente sabe mais que o médico, onde o comprador sabe mais que o vendedor, onde o cliente sabe mais o que comerciante, onde o aluno sabe mais que o professor e onde os filhos sabem mais que os pais. Ou seja estamos vivendo uma revolução. O processo normal da sociedade foi sempre de inibir toda a criatividade das criaturas, martelando regras na cabeça dos infelizes na Igreja, na Escola, na Família e é claro no trabalho. Depois querem que o sujeito seja criativo, que pense fora da caixa e por aí vai. Pois é . . . fazem condicionamento operante a vida toda e depois querem colher resultados criativos. Vai ser difícil . . .
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Imóveis com 1 dormitório
Estão sendo entregues pelos inquilinos porque eles estão voltando a morar com os pais. Nunca tinha pensado nessa hipótese porque no meu prédio a maior parte são proprietários. De oito apartamentos de 1 dormitório somente 2 são alugados e desses apenas um por uma pessoa solteira. Interessante esse efeito da crise para mim até agora desconhecido.
Instituições Sociais - Falência
Governo: falido. Tudo que vem do Governo em geral não presta ou é muito sofrível. Família: falida. Os divórcios estão aí para provar. Homens e mulheres não se entendem por conta de ideologias furadas e excesso de direitos. Igreja: falida. O dízimo serve para enriquecer os mercadores da fé. Católicos estão em extinção. Espíritas não crescem. Fraternidade tem disputas de todo tipo. Escola: falida. A pública dispensa comentários. As particulares tradicionais sofrem ataques de todo tipo e algumas resistem bravamente e custam uma fortuna. Universidades são um funil cada vez mais estreito por conta de política de cotas. O FHC disse que o Brasil é um país que não deu certo porque suas instituições faliram. Lutar contra a maré é difícil e improdutivo. O problema sempre foi o de governar os baixos extratos da população em todos os sentidos. A religião segurava um pouco, o governo também, idem a família e a escola. Hoje em dia todos são Pôncio Pilatos e o caos se estabeleceu.
Eu tenho a caneta !!! Por que leis não resolvem problemas complexos
Um exemplo disso foi o Estatuto do Desarmamento. A prática mostrou que ele foi inútil e prejudicial. Os mais inteligentes já sabiam disso. Os exemplos são muitos. A pessoa que faz a lei muitas vezes é mal intencionado, está fundamentado em interesses escusos. É muito fácil usar a caneta. Só que as pessoas se defendem do jeito que podem. Triste.
Crianças religiosas são mais egoístas
Pois é !!! Grupos podem ser hostis a quem não participa deles. As crianças religiosas eram menos generosas e mais vingativas. E agora José ??? Parece ser uma conclusão oposta ao senso comum.
O Gerente de Vendas e o Vendedor
Acham que eles fazem todo diferença na compra. Já os consumidores acham que o produto e o preço é que interessam. Quem compra pela internet não tem acesso a vendedores ou gerentes de venda. E quem compra pela internet é basicamente classe A e B.
domingo, 8 de novembro de 2015
Mulheres que se acham espertas e a matéria
Mulheres que se acham espertas casam-se na matéria e medem o "acerto" da sua escolha pelo dinheiro que o casal acumula ao longo dos anos. Esse tipo de mulher "esperta" mede todos os outros pelo mesmo critério: quem acumulou mais dinheiro é mais inteligente independentemente de se esse dinheiro foi ganho honestamente ou não. São aqueles que em casa de separação falam sempre nos seus "bens" e procuram bons advogados. Esse tipo de mulher é o mais comum. Para completar elas fazem seu plano de aposentadoria parindo pelo menos dois filhos para garantir a pensão e a herança. Essas mulheres avaliam a capacidade de alguém fazer qualquer coisa pelo passado de acumulação dessa pessoa. Quem ganhou e perdeu por qualquer motivo é burro e indigno de confiança. Deus me livre desse tipo de mulher porque a primeira era exatamente assim . . .
Sou burro e tenho medo
Então faço o que todos fazem: deixo o dinheiro acumular na poupança e compro imóveis para alugar. Pois é . . . essa sempre foi a regra aqui no Brasil. E com isso a pessoa vive privações de todo tipo. Não sabe que existem investimentos muito mais rentáveis e seguros que a poupança. Não sabe que imóveis são arriscados e que ganhar com imóveis é comprar na baixa e vender na alta. Não sabe que existe risco de crédito em se alugar algo, que imóveis exigem investimentos em manutenção, que existe depreciação e obsolescência. É . . . ainda por cima sabemos que a inteligência de uma pessoa tem limitações que ela não consegue ultrapassar.
sábado, 7 de novembro de 2015
Inovação
Pesquisa sobre inovação no Brasil mostra que para 62% dos empresários nos somos pouco inovadores. E dentre os componentes que compõem a inovação a melhor nota de 6,1 vai para os engenheiros. Eu me lembro que quando decidi fazer engenharia na minha ingenuidade achei que minha criatividade poderia ser utilizada para inovar, como um cientista que ganha o prêmio nobel. A palavra engenharia que vem de engenho, ou seja, inteligência/invenção, me levou a acreditar nisso. Na prática como disse o Gianetti: se o Bill Gates tivesse aberto sua empresa em uma garagem da Av Brasil no Rio de Janeiro hoje estaria vendendo CDs piratas.
Enterrando o futuro
As crianças que não forem adequadamente criadas e educadas terão seu futuro enterrado. Vale o mesmo para um país como o Brasil. Decisões tomadas hoje serão sentidas amanhã. A extensão em que uma pessoa reconhece isso chama-se consciência. É incrível mas em situações críticas as decisões acertadas são ainda mais necessárias mas em geral é nessas situações que acontece geralmente o oposto. Triste.
Amigavelmente
Contratos existem para quando as coisas não dão certo e o amigavelmente desaparece. Ou seja, quando se vai para a briga. É assim em tudo o que envolve os outros: casamentos, uniões estáveis, contratos de aluguel, de compra e venda de imóveis, de trabalho e todos os demais . . .
Queda de 35% na produção e venda de automóveis
Falam em 7 anos para a indústria automobilística voltar ao seu melhor momento com 3,6 milhões de unidades vendidas. Diz o locutor que isso aconteceu em todos os outros mercados e vai demorar 5, 7 ou 10 anos para voltar-se ao que era antes. Ou seja, o retrocesso é brutal. Milhões estão caindo de classe social e tudo aquilo que é bonito, bom e caro vai tender a desaparecer inclusive os bons empregos.
A verdadeira Classe Média
Tem um Patrimônio Líquido de US$ 50.000,00 a US$ 500.000,00 . Seriam cerca de 8 milhões apenas no Brasil. Observe que o conceito é muito diferente do adotado pelo governo brasileiro. Houve uma época que era considerado rico quem tivesse 1 milhão de dólares em ativos líquidos, ou seja, no banco. Agora é considerado rico quem não precisa trabalhar para manter seu padrão de vida.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Nem sempre precisamos procurar. As vezes nos acham . . .
Normalmente eu procuro o que quero comprar ou saber na internet. Algumas vezes não acho é verdade. Recentemente outro fenômeno aconteceu: alguns dos muitos @-mails com ofertas que recebo se mostraram interessantes e resultaram em compras !!! Ou seja, o volume de @-mails com ofertas que recebo é tão grande que existe uma probabilidade não insignificante de me atenderem em alguma necessidade !!!
A arte é fundamentalmente visual
Excelo a música as demais artes são basicamente visuais: pintura, escultura, arquitetura, games e por ai vai são para serem vistas e apreciadas.
O conceito de pobre ou rico
Rico é aquele que não precisa trabalhar e tem um bom nível de vida sem dívidas. Quem ganha muito e gasta tudo pode ser pobre assim como quem tem algo mas deve no banco ou financeira. Esse conceito mostra que as aparências podem enganar muito: carrão financiado, casa hipotecada, dívida no FIES e por ai vai são provas de pobreza.
A inveja é uma prova de inferioridade
É por isso que a inveja é o preço do sucesso !!! Pessoas invejosas são inferiores. E quem tem libra na cúspide da casa III onde está seu Sol sempre despertará muita inveja pois o belo a provoca. Quem tiver inteligência brilhante também despertará inveja mortal dos demais. Ser bonito, rico, inteligente e jovem irá despertar o máximo de inveja possível.
Bill Gates e a garagem
Outro dia ouvi que se o Bill Gates tivesse nascido no Rio de Janeiro e tivesse aberto seu negócio em uma garagem da Avenida Brasil hoje estaria vendendo CDs piratas no farol. Esse é um reflexo da sociedade brasileira, suas regras e seus componentes. Triste mas verdadeiro.
Brasileiros
Cheguei a conclusão que quem tem o esterótipo do Brasileiro nasceu no pais certo. Quem gosta de carnaval, futebol e cerveja. Quem tem pouca instrução, Quem não fala inglês. E todas as demais estatísticas majoritárias aqui do Brasil.
Quem perde na justiça
Nunca acha que houve justiça. E por isso recorre em geral. As pessoas sempre acham que estão certas e os outros errados, que elas são muito inteligentes e os outros burros e por aí vai. O outro é o inferno como disso Sartre. E os advogados adoram isso já que quanto mais idiotas existirem mais processos serão protocolados. Faça tudo de acordo com a lei e você ainda corre riscos. Imagine fazer as coisas de orelhada como diz o Olavão . . .
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Velhos
Velho aqui no Brasil costuma ter todo tipo de deficiência e queixa. Por isso é comum os velhos andarem com duas pedras na mão, prontos para atacarem qualquer um que parecer ser mais feliz e ter mais prazer do que eles. A maior parte do nosso povo vive com valores que eu considero inferiores e por conta disso na velhice vivem seu inferno particular. Além disso o país é extremamente violento e covarde contra os mais fracos. Covarde não é aquele que decide não participar de um embate mas aquele sabendo ser mais forte que seu oponente o desafia e vence assim mesmo. É o famoso chutar cachorro morto . . .
A opinião daqueles que querem a redução da velocidade dos carros
O maior índice é dos que não tem carro !!! Que pesquisa hein ??? Ou seja, mais uma vez a maioria ignorante prejudica a minoria dominante. Você tem carro ??? É óbvio que você é melhor socialmente, financeiramente e economicamente do que quem não tem e anda de ônibus, trem ou metrô. Então você é um privilegiado e precisa ser punido pela massa ignorante que tem valor igual a você no voto.
A idealização do profissional de saúde
A grande maioria das pessoas aqui no Brasil são ignorantes em termos de saúde. Em geral procuram ajuda quando a doença está incomodando, Aí o profissional de saúde vira o curandeiro, o mágico que salva e cura. Por conta dessa aura muitos péssimos profissionais de saúde continuam atuando. É por conta dela também que muitos deles são vaidosos e soberbos. Triste.
A visão do idiota egoísta com relação a quem ocupa um cargo honorário
Ontem ouvi mais uma: a pessoa que assume um cargo honorário qualquer sem remuneração tem de fazer um bom trabalho porque escolheu assumir esse posto por vontade própria. Vindo de quem veio só poderia ser essa a ideia mesmo. São pessoas assim que nunca dão aumento real aos seus empregados, que acha que fazem muito de precisar de alguma ajuda de empregados e que por lidar com pessoas menos dotadas do que eles se acham muito inteligentes. Essa é a realidade tacanha do pequeno ou médio empregador brasileiro.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Informação não elimina preconceito
Ouvi essa de um psicólogo agora a pouco no Jornal da Cultura. Ou seja, é desesperador !!! é igual o ditado gato escaldado tem medo de água fria. Acho que essa é a chave porque as pessoas não mudam, junto com o mercúrio atrás do sol. Aliado é claro ao baixo nível intelectual geral do brasileiro, já que nesse aspecto somos o quarto mundo. O preconceito te condena antes que você abra a boca e tenha chance de se justificar. Na prática temos as estatísticas a nos orientar sobre nossas decisões diárias em tudo o que envolve os outros. É assim também que as pessoas leem os jornais ou pesquisas e não mudam seu comportamento. É assim que simplesmente observar o outro fazendo não faz com que ninguém aprenda ou reconheça o valor daquilo que está sendo feito. É assim que temos "grandes esquemas" aqui no Brasil. E pistolões. É por isso que as pessoas entendem mas não acreditam. É por isso que temos tantos bitolados aqui no Brasil, que compram imóveis para alugar e aplicam na poupança. Que ainda existem intermediários em tudo. Triste.
A solidão e os homens
Matéria publicada na coluna da Miriam Goldenberg mostra a fragilidade do homem sozinho: homens mais velhos sentem-se perdedores se não tiverem uma mulher que cuide deles na velhice. Muitos ficam em casamentos falidos e mantidos apenas pelo interesse financeiro por medo de ficarem sozinhos. Eles estão certos: a solidão mata muito mais rapidamente do que a maioria imagina. Além disso não é fácil encontrar uma mulher após os 40 anos que seja ideal. E assim muitos se submetem a parcerias inferiores sob vários aspectos. Um assunto que pela primeira vez vejo alguém abordar com seriedade . . .
38,5% é a inadimplência do cartão de crédito no Brasil
Entendeu porque os juros são tão altos no rotativo do cartão ??? O número é assustador !!! Inadimplência no Brasil é um caso para estudos . . . Reflexo da nossa economia e dos nossos avanços e retrocessos.
80% do que é comprado no supermercado é comprado por todos
Essa é a realidade desse mercado. As pessoas tem hábitos culturais em termos de alimentação e também um determinado orçamento para comprar comida. E é por isso que a comida em certas casas é ruim: ingredientes baratos com cozinheira ruim dá nisso . . .
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
O seu carro popular pode te custar caro
Pesquisa mostrou que os custos para manter um carro popular podem ser maiores que os necessários para manter um carro 1.6 por exemplo. Essa pesquisa teoricamente mostra que os preços de peças e serviços para manter um popular são mais caros que os do outro veículo. Outra hipótese é que essas peças durem menos nos modelos 1.0 populares. Trata-se de uma conclusão inédita e contrária a ideia comum. Pois é . . . não tenho carro popular 1.0 desde 1998.
Não querem trabalhar nem pagar pelo trabalho
Essa é a realidade da maior parte das pessoas. Nem querem se preparar para novos desafios, estudar por exemplo. Nada de ser um ser humano melhor. Nada de evoluir, ser mais inteligente. Nada de ser mais fraternal. Leões na hora de defender o pouco que fazem mas burros na hora de servir aos outros ou reconhecer o que os outros fizeram por eles.
O casamento por amor é exceção
Quando o amor acaba quem casou por amor também em geral termina o casamento. Acontece que muitos casam não por amor mas por dinheiro ou por sexo. É aí que muitos caem do cavalo porque o sexo em geral diminui depois do casamento e o dinheiro pode acabar. Esses casais muitas vezes continuam juntos por conveniência, para não partilhar os bens ou por insegurança na sua capacidade de encontrar outra pessoa. São os casais sadomasoquistas que existem por aí.
domingo, 1 de novembro de 2015
Debate ou Reflexão
Debater é expor os seus argumentos, os outros entram com os argumentos deles e aquele que tiver os melhores argumentos vence. Na reflexão o que eu sei você não sabe e o que o outro sabe eu não sei. Trocamos as informações e chegamos a uma conclusão melhor do que a que tínhamos no início. Observe que no debate é ganha perde e na reflexão é ganha ganha. Interessante.
É sempre igual
Nos acidentes de trânsito acontecer do criminoso fugir do local sem prestar socorro. Isso acontece porque se o condutor estivesse fazendo tudo certo o acidente simplesmente não aconteceria. É a mesma situação para doenças cujo portador somente procura ajuda quando a situação está muito comprometida. Ou então com pessoas que se expõem a riscos sem estarem devidamente preparadas para enfrentá-los. São nos lares miseráveis que acontecem a maior parte das tragédias que o Datena divulga. São crimes em geral cometidos sob o efeito do álcool ou de outras drogas, por doentes mentais em geral, cujas doenças são agravadas pela miséria. A nós resta evitar lugares perigosos e horários idem para andar de carro. Manter contatos com pessoas "normais" e evitar os noias, inclusive nos negócios de qualquer tipo. Frequentar os médicos de forma regular e comprar remédios em farmácias honestas. Até o supermercado deve ser escolhido com rigor por aqui . . .
Assinar:
Postagens (Atom)