sexta-feira, 20 de junho de 2014

Nascer em São Paulo

Nascem 10.000 bebes todos os meses em São Paulo. Nascem mais na Zona Leste (a mais pobre) e na Zona Sul (a que tem mais favelas). A Zona Leste é a mais populosa. Segundo nossa estatística básica 1% serão a elite. Ou seja, nascem por mês 100 nas melhores maternidades, em geral por cesária agendada com antecedência por conveniência tanto do médico quanto da mãe. São 100 por mês , ou seja, 1200 por ano. São esses 1200 que irão cursar os melhores colégios que temos: Santa Cruz, Porto Seguro, Bandeirantes, Etapa ao custo de R$ 2.500,00 por mês. Serão esses 1200 que disputarão as vagas de elite da USP, UNICAMP, UNESP e UNIFESP, desde que realmente sejam inteligentes e dedicados ao estudo. Serão aqueles que frequentaram aulas extras de inglês, esportes, etc. Também serão aqueles que ocuparam lugares de destaque na sociedade e terão mais facilidades. Esse é o mercado "top" na quarta maior cidade do mundo, com 11 milhões de habitantes.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Imagine o equivalente nos Estados Unidos: Nova York, Los Angeles, Chicago ou Houston. Milhares de nascimentos e uma elite, que domina os Estados Unidos assim como é aqui no Brasil. Hospitais selecionados, escolas particulares de elite e aprovação nas melhores universidades, no caso do mundo. A diferença é que nos Estados Unidos está a mais rica classe média do mundo . . .

Van der Camps disse...

Não existe motivo para que as moças da elite não tenham filhos exceto problemas de saúde, afinal, para elas não faltam pretendentes e muito menos dinheiro. Quem pode ficar de fora se ficar são moças de classe média ascendente e ambiciosa porque as pobres logo arrumam filho com o primeiro que puderem.

Van der Camps disse...

Os ricos não precisam de sinergia no casamento. Os pobre não tem nada a perder. A classe média é que tem aspirações e sonhos, em geral de ser como os ricos. Isso é explorado até pelas novelas que são sempre as mesmas.