quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O efeito do tempo

O efeito do tempo é fazer as pessoas esquecerem de quase tudo. É assim com musicas e artistas que fizeram sucesso por um tempo no passado. É assim com políticos, com chefes, com jogadores de futebol, com colegas de emprego, com pessoas que faleceram, com ex namoradas e namorados. Com doenças controladas e vencidas. Com produtos como carros. Com bairros e cidades. Com professores, com colegas de escola, com vizinhos, enfim, com quase tudo. Eu tenho uma ótima memória para acontecimentos com pessoas que me ajudaram de alguma forma e já escrevi sobre isso. Eu sou grato a essas pessoas. E com a internet consigo relembrar momentos, musicas e textos. Meu blog também é um histórico registro que tenho. A grande maioria das pessoas está preocupada demais com o dia a dia para lembrar-se de algo ou de alguém. O passado já foi elas dizem e o futuro é incerto. Eu penso que o passado está aí para nos ajudar a construir o presente e o futuro. As empresas vivem do presente. As vendas vivem do dia de hoje. Existem muitas pessoas que são mutáveis e outras que são cardeais: essas vivem no presente e para o presente, Projetos de longo prazo e grandes realizações não são feitas em um dia. Trata-se de uma construção. Já ouvi de alguém: eu vivo o momento. Muitos tem poucas aspirações e nem sonham com situações muito melhores para si e para sua família. É a lógica da ascensão social. Estático. Reflexivo. Assim são os signos fixos: Escorpião, Aquário, Leão e Touro. São pelo menos 25% do zodíaco . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

Acabo de ver um vídeo sobre as namoradas dos Beatles da década de 60. No vídeo elas são lindas magras e jovens. Hoje, passados quase 50 anos, são idosas com mais de 70 anos. No entanto estão imortalizadas nas imagens e podem ser vistas eternamente por quem quiser. Assim também acontece com livros que são obrigatórios na escola apenas. O resto tende a se perder, acontecendo o mesmo com filmes e discos.

Van der Camps disse...

Eu me lembro de uma vez que lembrei meu chefe das minhas realizações passadas. Ele me disse que essas realizações já haviam sido contabilizadas naquele exercício. Típico de um signo cardeal? vale o presente apenas que é urgente. Já um signo mutável está com a mente no futuro, no vir a ser, que por sua vez pode nunca acontecer. Quem pensa no passado é porque tem glórias passadas. Estão sujeitos a ouvir que águas passadas não movem moinho. Plantar é algo feito no presente prevendo um efeito futuro, por exemplo.