Existe o comércio explicito que todos nós conhecemos e o comércio implícito, aquele disfarçado por um "verniz", que o marketing se encarrega de promover. É o famoso "me engana que eu gosto", ou seja, sei que estou sendo bobo e estou pagando muito por algo intrinsicamene de pouco valor. Ainda me lembro daquela frase: "o marketing do concorrente é melhor . . . ". É o famoso vender "sonhos". Isso é possível pelas falsas crenças que as pessoas possuem e pelo fato de que interesses poderosos escondem a verdade do povo. Médicos por exemplo podem ser mercadores de sonhos, em particular na cirurgia plástica, por exemplo. Médicos podem enganar seus pacientes lhes prometendo a cura. Gerentes de banco podem iludir seus clientes prometendo que eles ficarão ricos. Cursos preparatórios podem prometer aprovação para candidatos desesperados. Macumbeiros podem prometer milagres a seus clientes e por aí vai. Existiu até uma novela que chamava-se "O feijão e o sonho" que tratava disso. Todos nós temos um Netuno no nosso mapa e o cinema é o lugar privilegiado dele !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu sou um pouco mais idealista com os médicos. Já os dentistas me parecem muito mais mercenários salvo exceções. Talvez porque o médico atue em áreas mais metafísicas o que não acontece com os dentistas. Em outras profissões o comércio é bem mais explicito . . .
Postar um comentário