sábado, 15 de fevereiro de 2014

Um negócio é uma concessão do meio

Esse é um conceito que reforça que o emprego vem dos outros. Ou seja, seu negócio somente vai em frente se os outros deixarem e aprovarem. Não adianta você fazer um negócio muito sofisticado se os potenciais clientes não valorizam isso ou então não tem dinheiro para bancar os preços correspondentes. É por isso que certos serviços são fornecidos apenas nos bairros ricos: somente nesses lugares existem pessoas com renda para usufruí-los. É assim que tudo anda junto e é assim que não adianta ser romântico e achar que em um bairro pobre estarão pessoas legais, éticas e educadas. Não que no bairro rico isso esteja garantido mas a probabilidade é um pouco maior com certeza. É esse o mesmo critério que orienta a contratação de um empregado, ou seja, as relações de emprego e renda. É assim também que alguém contrata serviços de um profissional liberal. Estamos falando de reputação e liderança em setores, além de autorização (autoridade).  

2 comentários:

Van der Camps disse...

É por isso que pequenos negócios de bairro não são muito lucrativos: seus clientes não tem potencial para gerar lucro elevado. Negócios que atraem pessoas da cidade inteira são bem mais rentáveis obviamente. Lembro daquelas pessoas que diziam ter vindo de longe para comprar algo. Imagine que existem pessoas que viajam ao exterior para comprar.

Van der Camps disse...

As compras on line permitem que pessoas no país inteiro comprem sem sair de casa, com muito mais economia. Competir com eles é muito difícil. A presença física é cada vez menos requerida, somente nos momentos realmente importantes, como ser examinado por um médico, utilizar hospital, comprar carro, alugar casa, negociar grandes investimentos no banco, experimentar roupas, alimentar-se e fazer compras em hipermercados. São atividades presenciais imprescindíveis.