sábado, 15 de fevereiro de 2014

A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica é um negócio conservador

São investimentos que demoram décadas para serem feitos e uma vez feitos serão para sempre. Uma vez construída uma casa ela será conectada a rede elétrica e assim permanecerá por décadas ou séculos. Consequentemente as receitas estão garantidas e somente podem ser afetadas por decisões equivocadas do governo como estamos vendo agora. Outra consequência é que o trabalho para seus empregados também está garantido da admissão até a aposentadoria. Tudo é planejado com antecedência, as exigências de segurança são enormes, a qualificação e o treinamento são fundamentais. A própria natureza do negócio permite e exige que seja assim. Essa é a realidade: somente quando necessário é que algo é feito. Nada é feito porque as empresas são "boazinhas", exceto talvez nas empresas de origem Sueca, Norueguesa ou Dinamarquesa . . . 

2 comentários:

Van der Camps disse...

E os empregos para engenheiros de telecomunicações também eram conservadores: trabalhar na companhia telefônica. O trabalho bruto pode ser feito por técnicos. Antigamente era assim: um engenheiro na estatal comprando equipamentos e outra na empresa fornecedora vendendo . . .

Van der Camps disse...

Engenheiro trabalha em grandes industrias em geral na área de desenvolvimento. Quando a atividade industrial diminui os engenheiros são catapultados para outras áreas e funções, por uma questão de sobrevivência . . .