São dez os planetas no mapa de um pessoa. Devido ao método de construção do mapa, existem planetas pessoais, que são assim chamados porque seus ciclos são relativamente rápidos. São eles: Sol, lua, mercúrio, marte e Vênus. Existem aqueles que são mais lentos, com períodos de revolução de alguns anos, como Júpiter e Saturno. As pessoas viverão alguns ciclos desses planetas durante um existência normal, de uns 80 anos. E existem os planetas transpessoais , cujo ciclo dura mais do que uma vida humana normal. Esses planetas são Urano, Netuno e Plutão. Eles se demoram muitos anos em cada signo do zodíaco e por isso costumam influenciar gerações inteiras. O sol é a marca do indivíduo no mundo. A lua é seu psique e também a sua popularidade. Mercúrio é a inteligência e a comunicação. Vênus é a beleza, as artes finas, o bom gosto e as facilidades. Júpiter é a expansão, que para não ser ilimitada e prejudicial é podada por Saturno. Todos esses planetas são fáceis de serem entendidos. Já Urano é imprevisível, original. Netuno é obscuro, mediúnico e Plutão é revolucionário e destruidor. Podemos observar o eixo Júpiter - Saturno em nosso desenvolvimento em qualquer área, desde a compra de bens caros até progressos na carreira: sempre após uma expansão vem a necessidade de contenção.
sábado, 30 de março de 2013
sexta-feira, 29 de março de 2013
Uma questão de genero
Ao contrario do sexo, que é biologicamente determinado, o genero é socialmente aprendido. O genero tradicional atribui determindas caracteristicas desejáveis a cada um dos sexos. Quem não seguir o que a sociedade manda sofre as punições dessa mesma sociedade. Um movimento na direção do masculino para o feminino foi o movimento hippie. Foi uma tentativa dos homens serem mais relaxados: movimento do paz e amor, das roupas, da ideologia. Infelizmente essa tentativa teve vida curta e aparentemente estava relacioanada a um momento economico favorável e a uma revolta com as obrigações de servir no Vietman. Ou seja, no momento em que acabaram os motores do movimento ele também foi extinto. Ultimamente temos observado um movimento das mulheres em direção as áreas tradicionais de atuação dos homens. No entanto os homens não estão sendo incentivados a invadirem os domínios femininos, com a exceção da cozinha, onde homens estão virando grandes cozinheiros de final de semana. Perceba que a sociedade basicamente limita a liberdade dos individuos de serem o que eles quiserem ser. Arranjos diferentes com certeza são mau vistos e muitas vezes abortados, em especial pelas mulheres, que são "o seguro de Deus".
quarta-feira, 27 de março de 2013
Mapas Astrais
Muito se questiona sobre os mapas, que não tem fundamento cientifico. No entanto existem muitas coisas que não tem fundamento cientifico e que existem. Existe a parapsicologia, existe o esoterismo, existem as ciências ocultas, existe a metafisica. A ciência é muito boa para começar mas tem seus limites. A verdade é que muitos mapas correspondem a realidade futura, de forma que era possível prever tendências. Tenho feitos muitos mapas já que a ferramenta on line torna esse mister muito simples, prático e rápido. Tenho comprovado pelos mapas, principalmente neste momento da vida, onde me aproximo-me dos 50 anos, que muitos mapas realmente se realizaram. Sou uma pessoa racional, com formação em ciências exatas mas sou também místico, fruto provavelmente do meu signo solar, escorpião . . .
Pessoas execráveis
A vida sempre nos ensina. Além das pessoas dissimuladas que são naturalmente execráveis, agora conheci mais uma categoria: pessoas que se acham autoridades, que tem de ser obedecidas sem questionamentos. Nada de diálogo, nada de convencimentos. Apenas o arbítrio, a imposição de suas próprias razões. Ai que nojo dessa gente !!!
terça-feira, 26 de março de 2013
Hedonismo Individual
Hedonismo é a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável. O contrário do Hedonismo é a Anedonia, que é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos.
Hedonismo vem do grego hedoné, que significa prazer. É uma doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. A teoria socrática do bom e do útil, da prudência, etc, quando entendida pela índole voluptosa de Aristipo, leva ao hedonismo, onde toda a bem-aventurança humana se resolve no prazer.
Anedonia é uma palavra que deriva de Hedonismo. Ao contrário do Hedonismo a Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos.
O interesse humano, assim como a motivação, está indissoluvelmente ligado ao prazer; nos interessamos por aquilo quer nos dá prazer, por aquilo com o qual temos alguma ligação afetiva. Em situações normais a pessoa abre para si um leque de interesses: interesse pelas notícias, pelos esportes, pela companhia de amigos e pessoas queridas, pelo conhecimento em geral, pelos passeios, pelas novidades, pelas compras, pelas artes, pelos filmes, pela comida, pelas revistas e jornais, enfim, cada pessoa nutre um rol de interesses pessoais, evidentemente, interesses por coisas que lhe dão prazer.
Na depressão esse leque de interesses vai se fechando, aparecendo progressivamente um desinteresse e desencanto pelas coisas. Há um momento onde a preocupação com o próprio sofrimento é o único interesse vivencial do deprimido.
A palavra para designar o ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas.
Os bons empregos e os altos salários
É claro que os empregos tem o formato de pirâmide aqui no Brasil. São poucos os bons empregos e os altos salários. Para cada emprego de engenheiro civil são necessários muitos técnicos e muitos operários da construção. Nenhum empregador contrata empregados super qualificados, porque esses empregados ficarão insatisfeitos e mudarão de emprego na primeira oportunidade. A realidade é que mais e mais pessoas se formam em nível superior e cada vez menos empregos para essas pessoas são gerados. Os mais pobres estão vendo essa realidade e podem estar desistindo de se esforçar para ter estudo superior já que não terão resultados práticos. É a velha fórmula do custo beneficio: para que se matar de estudar se não vou ganhar muito mais dinheiro com isso ?. Nos empregos a lógica da oferta e da procura também existe e deve ser levada em consideração. Daí a necessidade do jovem ser um super homem e ter o discernimento para escolher a carreira certa aos 17 anos. Daí a necessidade do jovem ter a maturidade e a consciência para escolher seus relacionamentos afetivos. Tudo isso é utopia !!!
A inferioridade moral
Ontem ficou claro a inferioridade moral de uma pessoa próxima. É triste descobrir isso. Pessoas inferiores são mais próximas dos animais. E estando próximas aos animais me causam repulsa. O interessante que essa pessoa em particular é muito inteligente. Já ouvi falar de casos opostos: pessoas com limitações intelectuais que são muito amorosas. Agora me lembro do GOCASE, onde além da inteligência temos a abertura, consciência, afabilidade, estabilidade e extroversão. No caso a afabilidade é fundamental para o relacionamento harmonioso.
segunda-feira, 25 de março de 2013
Os riscos de um bom relacionamento amoroso
Segundo o Gikovate os riscos de um bom relacionamento amoroso são basicamente dois: o medo do próprio relacionamento e problemas de libido e sexo entre os parceiros. Quando o medo é muito, e aqui podemos lembrar que o medo é em geral o sintoma da neurose, o relacionamento pode acabar. Relacionamentos em que o sexo é fraco também correm risco. É necessário um equilibrio delicado para se ter um bom relacionamento e estar dentro dos 5% .
Gerenciamento de Risco
O gerenciamento de risco é importante para evitar-se perdas que poderiam ser evitadas. Ninguém gosta de perder. O planejamento é um instrumento adequado para prevenir perdas. É assim com o planejamento tributário, legal, sucessório, etc. Outra forma de gerenciamento de risco, no caso riscos que não podem ser previstos com certeza, é a contratação de seguros de todo tipo. Gerenciamento de risco tosco é aquele em que a pessoa não faz nada pelo medo de que algo vai dar errado. É o método toupeira, muito comum, por sinal. Só erra quem faz alguma coisa. Quem não faz nada não erra. E só aprende quem aprende com a correção de seus erros. Outro meio de perder dinheiro é fazer bobagens. Fazer bobagens seria fazer maus investimentos, confiar nas pessoas e nas instituições erradas, tomar decisões equivocadas de todo tipo. Perceba que a ação pode te levar ao prejuízo por fazer bobagens. E a falta de ação pode te levar ao prejuízo por não ser precavido. Trata-se de um equilíbrio delicado: quando agir, como agir.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Quem a sociedade ou quem o "governo" quer na cadeia
Voltamos a ideologia: quem a sociedade quem na cadeia ? Quem fez o Código Penal de 1940 queria aqueles que cometiam crimes contra o patrimônio. Quem faz as leis são os "representantes" do povo, o que é outra abstração. Intelectuais assumem o papel de ungidos, aqueles que sabem o que é bom para o povo, e imbuídos dessa posição promulgam leis e mais leis, que limitam cada vez mais a individualidade e a liberdade do infeliz que nasce aqui no Brasil. Além do aspecto penal temos muitos outros aspectos, no direto da família, no direito cível, no direito previdenciário, no direito do trabalho. O viés dos juízes nunca é neutro e muitas vezes não é razoável nem moral. Eles medem o mundo com suas réguas e é essa a realidade. Triste.
quarta-feira, 20 de março de 2013
Houve uma época em que o conhecimento estava restrito as escolas
Houve uma época em que para obter informações, que eventualmente poderiam se tornar conhecimento e depois sabedoria, você precisava ler jornais, revistas, livros e frequentar bibliotecas. Hoje em dia as informações chegam principalmente pela internet. Bancas de jornal são fechadas, revistas existem aos milhares e livros aos milhões. A informação está finalmente disponível. Resta ter sabedoria para saber separar o joio do trigo e utilizar-se dela de forma estratégica.
Liberdade e Felicidade
Liberdade não é apenas fazer o que se quer. Liberdade também é dizer não aquilo que não se quer fazer. Sempre tive a liberdade em mais alta conta. Talvez por isso nunca comprei nada a prazo, para não ser escravo das prestações a pagar e dos juros extorsivos. Sempre tive liberdade de pensamento. Vejo escravos por todo lado e escravos que aparentam felicidade. Por ter essas ideias o dinheiro sempre foi para mim sinônimo de liberdade e por consequência de felicidade. Liberdade de ir e vir, conquistada pela propriedade de um carro. Liberdade de não precisar trabalhar, para não ter de aguentar cliente ou patrão. Liberdade de explorar qualquer assunto que me interessar. Liberdade de escolher meus amigos e de excluí-los caso seja necessário. Liberdade de escolher parceria sentimental. Liberdade de dosar o relacionamento com parentes. Liberdade de dispor do tempo como achar melhor e mais conveniente. Liberdade de investir onde quiser e no que quiser. Tão feliz quanto possível.
terça-feira, 19 de março de 2013
Rico tem religião ?
A questão é válida. A espiritualidade é o oposto da matéria. Assim não é impossível de se pensar de que aqueles que estão imersos na matéria não tenham religião e apreço pelas coisas do espírito. A pergunta surgiu como parte da constatação de que apenas 20% das pessoas tem religião na Suécia enquanto 99% tem em países miseráveis da Africa e da Ásia. Os ricos podem se voltar para a religião quando esperam um milagre, em função de alguma doença incurável, por exemplo. Após a resolução da crise eles rapidamente se esquecem da religião e voltam ao padrão antigo. Será então que um dia o mundo não precisará de religião ? Resta ainda a questão da vida após a morte. Quem é rico já vive bem nesta vida e não tem porque acreditar no paraíso, já que o seu paraíso é aqui. Portanto esse argumento não os convence . . .
segunda-feira, 18 de março de 2013
Os ideais fraternos faliram
Houve uma época em que os hippies pregavam a paz e amor. Houve uma época em que casais eram sinérgicos. Houve uma época em que a classe média tinha algumas vantagens aqui no Brasil. Houve uma época em que os pais tinham um acordo sobre como criar seus filhos com segurança. Houve uma época em que o trabalho era em equipe e os egos eram contidos. Houve uma época em que você podia guardar dinheiro e comprar bens a vista que os juros te ajudavam. Houve uma época em que as pessoas tinham uma expectativa de amar verdadeiramente. Tudo isso ficou no passado, na memória de uma geração romântica, que amava os Beatles e os Rolling Stones . . .
domingo, 17 de março de 2013
Empreendedor precisa estar atento a realidade
Ache uma necessidade e a preencha. Esse é o lema do empreendedor. Um negócio só tem futuro se alguém achar que o que você vende ou produz resolve algum problema objetivo. É por isso que tentar curar um neurótico grave não tem futuro, porque ele não acha que precisa de tratamento. Ficando o neurótico em sua casa isolado, sem ter contato com mais ninguém , também não existe problema. Empobrecem-se as relações humanas, regride-se ao estado animal e tudo bem na nave vá . . .
Não gosto de neuróticos graves
Dizem que ser neurótico é normal nos dias de hoje e nas cidades grandes. Neuróticos são insuportáveis. Talvez por isso tantas pessoas preferem ter um cão a casar. Diziam que o casamento era a neurose complementar. O principal indicador da neurose é o dinheiro e como a pessoa lida com ele. Quanto mais difícil ganhar o dinheiro acho que mais neurótica a pessoa tende a se tornar. Hoje em dia no Brasil as mudanças feitas pelo governo estão transformando o ganhar dinheiro e o acumular um inferno. Cerca de 6 em cada 10 pessoas que fazem financiamento o fazem sozinhos, ou seja, não se trata de casais se unindo em um objetivo comum de longo prazo, como assumir um financiamento de 25 ou 30 anos. Cada um em seu apartamento, isolado, com suas neuroses e suas manias. Esse é o futuro . . .
sábado, 16 de março de 2013
As normas e os princípios jurídicos
As normas são especificas e não deixam duvidas. Os princípios são muitos e podem se contrapor. O que os tribunais superiores fazem é estabelecer uma ordem nesses princípios, dizendo o que vale mais e será aplicado. O princípio da dignidade da pessoa humana é mais importante que o princípio da sociedade se defender dos maus elementos ? E o princípio da PQP ?
sexta-feira, 15 de março de 2013
A atividade física como prevenção de doença mental
Dizem que a atividade física faz as pessoas ficarem mais inteligentes. Na escola pode ser verdade, principalmente quando existe jogos recreativos. Também dizem que a atividade física é um santo remédio preventivo contra depressão e ansiedade. O que não dizem é que atividade física em excesso pode ser um sintoma obsessivo compulsivo. Provavelmente atividade física não previne um surto psicótico com sintomas esquizofrênicos também. Eu me lembro do tema: mens sana in corpore sano: Mente são em corpo são. Muito bonito por sinal. Todo médico vai te recomendar fazer atividade física, sem exceção. Engraçado é que as mulheres quase não fazem atividade física e vivem em média 7 anos a mais do que os homens. Uma explicação foi a de que as mulheres não sofriam o estresse do trabalho que os homens sofriam. A atividade física pode ser um antidoto para aqueles que não tem outra escolha, na minha opinião.
quinta-feira, 14 de março de 2013
Golpe na concessão de crédito
Toda concessão de crédito é feita em cima de papeis. Principalmente quando concedida a pessoas físicas, seja na compra de um carro ou de um imóvel. Toda concessão de crédito de maior valor em geral tem alguma garantia real e é essa garantia que faz o negócio ser viável, mesmo quando alguns fraudam o sistema. No caso dos carros as vezes é impossível recuperar a garantia, já que carros podem ser passados adiante ou sumirem por ai. Nos casos dos imóveis, um dia o bem voltará para o banco. Quando for um apartamento provavelmente estará em bom estado, já que o condomínio garante a manutenção básica do imóvel. Um empregado mal comunado com o patrão pode conseguir um demonstrativo de pagamento falso e com ele obter um crédito imobiliário. Eu me lembro de um analista de crédito que olhava quanto tempo o candidato tinha no emprego como principal referência para conceder crédito. Conheço um caso muito estranho onde um sujeito conseguiu financiar um imóvel incompatível com sua renda e que provavelmente foi fruto de uma fraude. Igual a ele com certeza existem muitos casos pelo Brasil a fora.
A Dissimulação e a vítima
A dissimulação impede a defesa da vítima por isso é um agravante. O dissimulado é um mentiroso. O pai da mentira é o diabo. E quem mente é amigo do diabo e quando um mentiroso ou dissimulado morre tem festa no inferno. Esse é o resumo. A luta contra os dissimuladores e fraudadores. Por trás desses temos a perfídia e a traição, que são as piores atitudes de alguém. Simples assim !
A importância de errar menos
Já escrevi várias vezes sobre os erros que nos escravizam. Houve uma época em que no Brasil você podia errar que ficava por isso mesmo. Hoje em dia os erros continuam acontecendo porque as condições em que as pessoas nascem e são criadas continuam muito próximas do que sempre foram. A educação que poderia mudar isso não evolui. As pessoas continuam com suas falsas crenças. Nossas instituições continuam indo de mal a pior. As pessoas não estão melhorando moralmente, muito pelo contrário. Nossos jovens continuam errando em 50% sobre a profissão a escolher e o Brasil é o pais das oportunidades perdidas. Nossos casamentos são feitos com pessoas com graves problemas morais e terminam em divórcios ruinosos para todos, em particular para filhos, que terão todas as condições de serem pessoas ainda piores. Nossos profissionais seguem a mesma seara e deixam muito a desejar sob todos aspectos. Com todas essas nossas características mostram que somos presas fáceis para nosso governo centralizador e autoritário. O Brasil que tinha vantagens enormes está sendo reduzido a um pais de segunda categoria por conta do seu povo e de seus governantes. Os conflitos são enormes e sua solução é sofrível. Vivemos em um inferno crescente, onde as salvaguardas individuais estão no papel mas não são aplicadas na prática. Como nos disse Fernando Henrique Cardoso: o Brasil é um pais que não deu certo . . .
quarta-feira, 13 de março de 2013
Survival of the Prettiest
A Lei do Mais Belo. Livro de Nancy Etcoff, psicóloga americana, muito inteligente, pesquisadora. Os mais belos levam vantagens sempre, qualquer que seja a sua classe social. São melhor tratados socialmente, com certeza tem potencial de encontrar melhores parceiros, são mais inocentados nos tribunais e recebem mais ajuda de estranhos. Infelizmente o livro em português está esgotado. É um livro de 1999. Custa US$ 10,00 , ou seja, R$ 20,00 reais. O sub titulo do livro é A Ciência da Beleza. Os livros em português custam abusivos R$ 150,00 porque existem apenas dois exemplares na Estante Virtual.
Sucesso
O sucesso individual está cada vez mais difícil. Conseguir mobilidade de longo alcance na minha opinião está mais difícil. Consequentemente encontrar uma parceria romântica também fica comprometida, a não ser que os pais ajudem os noivos, já que individualmente as conquistas são mais difíceis. Com casais menos amorosos e estáveis fica muito mais difícil ter filhos TOP. Com filhos "na média" vejo problemas a vista e tudo isso junto vai dificultar você conseguir ser feliz. O número de infelizes só tende a crescer . . .
terça-feira, 12 de março de 2013
A educação vale cada vez menos
Matéria no Valor Econômico de hoje mostra através de números que estudar está rendendo menos, ou seja, quem estuda mais está ganhando proporcionalmente menos, quando comparado com quem estudou menos. São dois movimentos: mais pessoas estudam, graças a todas as benesses do governo e menos empregos surgem para pessoas mais instruídas. Então existe muito mais pessoas com instrução e menos vagas, logo o salário cai. Essa é uma tendência, já que os empregos são criados na área de serviços, que paga menos e precisa de pessoas com menos instrução e muitos estão estudando mais, graças ao aumento de vagas nas universidades e aos programas do governo como PROUNI, FIES, etc.
A conclusão é que a mobilidade de longo alcance ficará cada vez mais restrita, provavelmente aos bebes TOP . . .
A abertura total
A abertura total !!! Arrumar namorada de qualquer lugar do mundo !!! uhauahuhahau ! Morar em qualquer lugar que se queira, trabalhar em qualquer pais. O mais próximo da liberdade total é o navegador que dá voltas ao mundo no seu veleiro. A realidade é que os parasitas impedem a "abertura total". Na prática a grande maioria das pessoas morava e vivia na sua aldeia, nunca se afastando dali e arrumando parceiros por lá mesmo. Ousadia hoje é possível para quem tiver maturidade e for suficientemente inteligente para evitar as armadilhas. Jovens normalmente não tem essa maturidade e a possibilidade de cometerem erros é enorme. Jovens dedicados e conscientes tem de ocupar seu tempo com estudo duro ou trabalho e ai pode faltar condições para tanta abertura. Para ir além é preciso extroversão (dominância) além da abertura. Como as dificuldades são muitas, a norma é arrumar namoradinhos no bairro, na escola, na universidade. Terá maior interesse e menos a perder quem morar em uma cidade menor ou em um bairro periférico popular mais pobre, no caso das mulheres. Passear no mundo inteiro, viver perto dos amigos e escolher a mulher com concorrência ampla geral e irrestrita.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Contatos com profissionais e suas artes
Por formação e por necessidade tive contato com muitos profissionais de todas as artes. Os mais demandados socialmente são professores de todas as ciências puras, médicos, engenheiros e advogados. Também tive contato com dentista, administrador,contador, farmaceutico. Em teoria, todas as profissões são uteis e necessárias a vida em sociedade. Aqui estou falando de profissões de nível superior, que formavam a elite intelectual do pais e que deveriam contemplar os jovens mais talentosos e inteligentes. A divisão em exatas, humanas e biológicas poderia ser em produtos e coisas materiais e passiveis de serem medidas, bate boca, ideologias e opressão e manutenção da vida e da saúde, incluindo a saúde física, mental e emocional. É assim que temos contato com as coisas diariamente, com as pessoas e com a vida. É assim que existem profissionais atuando e ganhando a vida nessas três áreas. É assim que temos especialistas em todas elas com limitações, é claro.
Dominante ou submisso ?
Essa é a pergunta chave para a extroversão. Pessoa dominantes tendem a liderar e a questionar o procedimento dos outros. Pessoas submissas sujeitam-se as decisões dos outros, assumindo uma postura defensiva. Quando as coisas não dão certo essas pessoas submissas são as primeiras a tentarem se eximirem da culpa, escondendo-se atrás dos profissionais contratados. É ridículo. A pessoa dominante descobre o que ela quer, traça um plano para atingir seu objetivo e vai atrás. A pessoa submissa espera o céu resolver seus problemas . . .
São ou maluco ?
Essa é a pergunta chave para estabilidade. Ela mede o tipo mais comum de desordem mental que é a neurose. A psicose está relacionada com a abertura extrema e o transtorno obsessivo compulsivo com a conscienciosidade. Pessoas neuróticas são perigosas porque suas reações não são racionais e podem causar muitos prejuízos.
Gentil ou desagradável ?
Essa é a pergunta chave para a afabilidade. No trato com os outros devemos ser gentis, caso queiramos sua colaboração voluntária e constante, sem sabotagens, Ninguém gosta de lidar com pessoas desagradáveis e para um comerciante ou prestador de serviços isso pode significar o seu fracasso a médio ou longo prazo. Ainda me lembro de um dono de padaria nova que foi extremamente disgusting comigo e meus amigos e outras situações similares.
Confiável ou instável ?
Todos gostam de pessoas confiáveis que cumprem o combinado entre as partes. Socialmente essa é provavelmente uma das características de personalidade mais desejadas. Pessoas instáveis transgridem normas sociais e são punidas. Se transgredirem frequentemente são em geral banidas do convívio social.
Interessante ou enfadonho ?
Essa é a pergunta de avaliação da abertura. Fulano é interessante ou a presença dele é um "porre" ? É fácil avaliar isso em uma conversa e tem a ver com o nível de inteligência: as perguntas são bem elaboradas, não são invasivas e refletem bom humor ? A pessoa alimenta o dialogo ou o deixa morrer ? Estou me lembrando de um ex-amigo que realmente não primava pela "abertura".
A prova que a abertura é fraquíssima aqui no Brasil
Uma prova é a abertura do site da Fraternidade, que não atraiu nenhuma pessoa ao cenáculo de São Paulo. Outra prova são os anúncios no webmotors: centenas de pessoas vêem o anúncio mas quase ninguém liga e muito menos vem ver o carro. Outra prova que a abertura é fraca é o meu post que aqui no Brasil tudo é sempre igual: pessoas abertas a novas ideias iriam encontrar modelos melhores para tomar decisões e viver e com isso mudar as coisas por aqui. A abertura tem a ver com a inteligência, uma inteligencia especulativa, diferente da inteligencia do São Tomé: ver para crer.
Faltam bons parceiros e bebes top
A explicação é simples: as seis características centrais da personalidade tem distribuição normal, de forma que inteligencia, abertura, afabilidade, Conscienciosidade, Estabilidade e Extroversão nos seus índices máximos são raridade. Essa característica da população mundial leva a que apenas 5% dos casais sejam felizes e bem ajustados e desses casais nascerão provavelmente a maior parte dos 1% de bebes "top". É exatamente por isso que faltam bons parceiros e bebes top . . .
Pessoas tem filhos porque todos tem.
Essa é a constatação do Gikovate no seu consultório nos dias de hoje. Consciência sobre os gastos e a mudança de vida para dar esse passo ? Você está querendo muito da média das pessoas. Chegamos de novo nas pessoas com QI acima de 130 e alta abertura: Talvez 2% dos casais tenham consciência e se preparem de todas as formas possíveis para receber seu rebento. Esses bebes serão provavelmente os pertencentes ao 1% "top". Bebes estão na mão de seus pais. Literalmente !!!
Faltam bons contadores e administradores
Contador aqui no Brasil na maioria das vezes apenas contabiliza as contas referentes aos empresários e as exigências tributárias, que são os impostos. Ou seja, fazem apenas o que são obrigados por lei. O potencial da contabilidade, em particular da contabilidade gerencial é desprezado pela maioria. Grandes empresas tem departamentos de contabilidade próprios e robustos e que controlam praticamente tudo. São essas grandes empresas que podem ter um departamento de auditoria interna. O Brasil tem ridículas 454 empresas com ações em bolsa e essas empresas precisam ser auditadas, no caso por auditores externos. Esse é o grande mercado dos auditores, por que é criado por lei. Aqui no Brasil aquilo que não é exigido por lei em geral é ignorado, mesmo que seja importante. Os negócios aqui no Brasil são precariamente administrados através do fluxo de caixa que é representado pelo extrato bancário. Administradores de verdade precisam de informação referente a medição de tudo que tem valor financeiro e essa informação vem de uma contabilidade bem estruturada. A exceção são os bancos, onde a contabilidade é vital. Este é um resumo do estado da arte dessas profissões aqui no Brasil . . .
domingo, 10 de março de 2013
GOCASE
G = Nível Geral de Inteligência
O = Abertura
C = Conscienciosidade
A = Afabilidade
S = Estabilidade
E = Extroversão
O = Abertura
C = Conscienciosidade
A = Afabilidade
S = Estabilidade
E = Extroversão
São as 6 características centrais. Estes são conceitos extraídos do livro Darwin vai as compras. Nosso mundo nos oprime a estudar, trabalhar e comprar. Pelo menos nos Estados Unidos. Um diploma de Harvard pode custar US$ 160.000,00 . Além de custar caro ele mostra que você tem um QI de 160 pelo menos, o que te coloca em 1 a cada 30.000 pessoas. Um QI de 130 te coloca em 1 entre 50. Altos níveis de inteligência podem ser usados para escravizar e roubar os menos inteligentes. A sociedade aprecia CAS e não se importa muito com O e E. Quem tem GOE pode ver oportunidades antes dos outros em todas as áreas. CAS é conveniente para o perfil do empregado e do cidadão médio, cumpridor dos seus deveres e nada contestador, defensor dos bons costumes. As sociedades são fundamentadas no homem médio e não naqueles que tem QI de 160, que são 1 em 30.000. G elevado permite "dar chapéu" em regras autoritárias e despóticas, com o mínimo de riscos. Caso todas as pessoas tivessem o GOCASE tatuado na testa a vida dos psicopatas seria muito dificultada, assim como a de todos os impostores, que se fazem passar por possuidores de qualidades que não são detém na realidade. Falsos diplomas, falsas credencias, etc. O auditor é especialista em desmascarar os hipócritas e demais impostores, tão comuns que eles são. E eles são tão comuns porque suas estratégias de sobrevivência e reprodução são muitas vezes vitoriosas, deixando descendentes que compartilham desses genes e consequentemente desses comportamentos. O jogo sujo ou trapaça também é chamado de guerra assimétrica. O que é considerado trapaça em uma guerra vira algo normal na próxima e assim que toda dignidade vai se acabando no mundo. Homens de 18 a 34 anos eram vulneráveis as mulheres sexualmente atraentes. Hoje em dia esses homens, desde que dotados de elevada inteligência, tem como se defender das parasitas que existem por ai. Excelente livro ! Mais um que deveria ser adotado em nossa escolas . . .
sábado, 9 de março de 2013
Escorpião ascendente Leão
Essa combinação destina o nativo ao poder e a liderança. Quando não consegue o poder e a liderança passa a fiscalizar quem a está exercendo em seu lugar. Não posso imaginar uma definição melhor para tal combinação !!!
quinta-feira, 7 de março de 2013
Todo cuidado com os poderosos é pouco aqui no Brasil
O você sabe com quem está falando continua valendo aqui no Brasil. Temos vários exemplos em situações públicas onde o poderoso quando desafiado se vingou. É o famoso "Vai ter volta !". É assim em casos de polícia, brigas de condomínio, disputas judiciais, brigas de casais e bate bocas com o chefe. Todas essas situações podem ter uma assimetria de poder e o desejo de vingança é muito comum em poderosos. Poderosos não costumam ser sábios e humildes aqui no Brasil. É exatamente por isso que usando de sabedoria devemos fugir de problemas com poderosos, exatamente da mesma forma que fugimos da briga com um brutamontes ou segurança gorila. De nada adianta ter razão em uma situação dessas porque o mais fraco vai sempre levar a pior. É por essa razão que não custa obter informações estratégicas sobre nossos vizinhos, possíveis parceiros sentimentais, parentes e familiares. É preciso ter os inimigos mais perto da vista que os amigos.
Você sabe com quem está falando ?
Intimidações de todo tipo sempre existiram na sociedade e na natureza. Mesmo o leão que é o rei da selva usa sua juba e uros para evitar um combate. Uma forma de se defender e ganhar no grito é a frase do "Você sabe com quem está falando ?", ou então uma "carteirada" ou então eu sou médico , advogado , engenheiro, etc. Todas essas formas são utilizadas para intimidar alguém que pode ser uma ameaça, um jornalista por exemplo. É uma forma de fugir do debate democrático, tentando encerrar a discussão com fatores alheios aos fatos que estão sendo discutidos. Juízes não dão entrevistas: manifestam-se através de sentenças. Quando os juízes querem dizer algo usam suas instituições classistas, ocultando-se atrás do corporativismo. Grandes empresas fazem o mesmo, através de associações de todo tipo. Não existindo quem faz as criticas não existe quem possa ser hostilizado ou ser repreendido de alguma forma. É uma forma de se esconder e de se eximir de responsabilidade pelo que se diz. Minha vida me fez um livre pensador e assim eu sei que sou uma exceção. Não me impressionam cargos e honrarias, exceto aqueles que verdadeiramente colaboram para o progresso da humanidade, em geral com suas descobertas científicas. A esses devo reverência, porque sua ação faz a minha vida melhor.
Nunca foi ótimo e tende a ficar pior
A vida aqui no Brasil nunca foi uma maravilha por diversos motivos. Infelizmente está tendendo a ficar pior gradativamente, ano após ano. O governo aumentou a carga tributária, tirando poder de compra dos salários e criando carreiras de estado entre as mais bem pagas do mundo. A classe média, que podia sonhar com seus filhos tendo um futuro melhor que o de seus pais, está tendo de por as barbas de molho, já que o governo acabou com os juros e instituiu as cotas na universidade pública. Até mesmo a aposentadoria por tempo de serviço, que era um benefício para quem havia se preparado e conseguido se manter empregado durante 35 anos está ameaçada. Qual a vantagem de viver no Brasil ? Para quem tiver altas competências pode ser muito mais interessante viver nos Estados Unidos, com os vistos de permanência que eles dão a todos que irão criar riquezas para eles. Eu não me sentiria confortável para ter um filho no Brasil de hoje, assim como não me senti em 1992, no meio das décadas perdidas de 1980 e 1990. Estamos caminhando para o que os países da Europa e os Estados Unidos fizeram no passado, nos tornando um pais que está envelhecendo antes de ficarmos ricos. Como disse uma amiga: ter filhos é uma insanidade, principalmente em um país desigual e injusto como o Brasil.
A diversidade no serviço público
Como o acesso ao serviço público é feito por concurso mesmo aqueles que são rejeitados por terem defeitos na iniciativa privada podem ter sucesso.
Isso faz com que no serviço público os discriminados se esforcem mais para passar, pois essa pode ser a única oportunidade da vida deles. Portanto é comum ver no serviço público mulheres feias, negros, homossexuais, questionadores de todo tipo, gordos, deficientes físicos, idosos e outros considerados desqualificados pela grande massa ou pelos empregadores privados. Quem não nasceu com as características que o mercado deseja mas é inteligente não ficará de fora do mercado de trabalho e pode inclusive ser melhor remunerado que os escolhidos.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Nosso Cérebro é nosso órgão relacional com o mundo
Cerca de 20% de todas matérias sobre saúde que são publicadas são relacionadas ao cérebro. Nenhuma parte do corpo humano tem tanto destaque. É o cérebro que comanda nossas ações. É ele que é responsável por nos comunicarmos com o mundo. E também o responsável pelo nosso entendimento do mundo. Quanto mais inteligente você é, em teoria mais habilitado você está a conseguir o que você quer ou precisa. Existem no entanto algumas barreiras para a inteligência e essas barreiras estão na ética. Quando alguém é burro em geral não consegue muito sucesso e fica auto limitado pela sua própria burrice. O mundo tem suas regras bem como as sociedades, as organizações, os países, etc. Correr riscos é algo que tem de ser feito de forma calculada e para isso e necessário cérebro !!!
segunda-feira, 4 de março de 2013
98% de predominância do hemisfério esquerdo
Em 98% das pessoas predomina o hemisfério esquerdo, que é aquele ligado a fala, ao discurso, a lógica. Em 2% das pessoas predomina o hemisfério direito, a linguagem simbólica e a criatividade. A conclusão lógica é que vai dar a lógica em 98% das questões. E o imponderável fica com 2%. O imponderável pode ser chamado de destino, de sorte, etc. Então não devemos nunca desprezar a razão quando analisarmos uma questão. Oque fugir a razão é sempre uma exceção e exceções precisam ser tratadas como exceções podendo ser um perigo ao invés de uma benção.
Curtir a vida
Existe toda uma geração que não foi educada para "curtir a vida". Segundo o Gikovate quem inventou a "curtição" foram os Hippies. Curtir significa viver intensamente e com prazer. As gerações antigas eram do para quê. Quando não tem o que fazer vão simplesmente dormir. Muitos ainda estão nessa vibração e com certeza invejam os que vivem para ter prazer no que fazem. Um dos maiores prazeres que existem é o eterno aprender e essa gente que não sabe curtir não sabe tirar proveito disso.
domingo, 3 de março de 2013
Quem não tem padrinho morre pagão
Em outras palavras: quem não tiver vantagem competitiva não vai vencer na vida. Esse pensamento é consequência dos tempos atuais, onde o mundo é super povoado e onde a internet disponibiliza o conhecimento a todos que procurarem. É a famosa era de Aquário, onde cada um será responsável por si e por suas decisões. Vivemos uma época em que o conhecimento tornou-se uma commodity e onde querendo-se e pagando-se pode-se ter acesso ao que de melhor existe no mundo. É muito importante portanto estar alerta para aquilo que se sabe fazer bem feito, para aquilo que se tem facilidade, desde a mais tenra idade. Pequenas diferenças podem se tornar grandes vantagens competitivas com o tempo e incentivos. Vale para pessoas e vale para países e sociedades. E é claro, vale para famílias e empresas. Todos erram mas hoje em dia é preciso errar cada vez menos e de forma menos virulenta. Vive-se muito mais mas não necessariamente se vive melhor. O governo cuida de si próprio e não de seus súditos. O empresário faz o mesmo e as pessoas parecem que também estão indo nessa direção. Todos defendem-se com unhas e dentes, não se importando se tem ou não razão, movidos apenas pelo interesse pessoal. A consequência é que os egoístas estão se multiplicando e no egoísmo não existe alegria, porque a alegria vem da comunhão com quem amamos. O amor mesmo não pode sobreviver ao egoísmo, porque amor e troca e muitas vezes doação. O amor será cada vez mais raro e destinado aos eleitos . . .
Houve época em que o curso pré vestibular . . .
Houve uma época em que os cursos pré-vestibulares conseguiam nivelar alunos que tiveram buracos na sua educação durante os anos do ensino fundamental e médio. Nessa época um aluno egresso da escola pública mas esforçado conseguia entrar em uma Universidade de ponta como a USP. Aparentemente essa época acabou. Hoje em dia existem pessoas que estão sendo expostas e se preparando desde muito cedo para o vestibular. Pessoas pró-ativas, que vão atrás e que são auto-didatas. Pessoas que tem pais que valorizam o ensino e que incentivam seus filhos. E filhos que se cercam de amigos com os mesmos objetivos. Para terminar temos a política de cotas, que foi julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, de forma que o Supremo decidindo não existe mais possibilidade de discutir, já que ele é soberano. É necessário cumprir. Com tudo isso acontecendo, bons alunos de escolas privadas terão de se contentar em cursar uma boa escola particular e pagar pelo curso superior. E os excelentes alunos da escola particulares, que entrarem na Universidade Pública Gratuita terão de conviver com "gente diferenciada". Com certeza essas modificações mudarão a sociedade brasileira. A USP já preparou a transição e vai colocar a "gente diferenciada" em um curso superior de nivelamento de dois anos. Ainda bem que a USP é suficientemente inteligente para fazer isso . . .
Nossa herança cultural
Nossa herança cultural pode ser a responsável pelo nosso individualismo exacerbado, pelo nosso egoísmo, pela nossa sanha de explorar o próximo ? A quem diga que sim. Nossas leis são sempre as mesmas, nossos políticos também. Todos reflexo da nossa cultura. Eu tive contato com uma outra cultura muito diferente da nossa: a cultura norte americana. Muito poucos aqui no Brasil tem contato com a cultura anglo-saxônica, a começar porque são poucos os que conhecem a língua inglesa. Vale o mesmo para o alemão e mais línguas, como o Francês. A mais recente prova disso foi a concessão de bolsas de estudo para brasileiros estudarem no exterior: a maioria foi para Portugal e Espanha. Ter conhecido a cultura norte americana me fez um crítico do Brasil. No entanto, ter nascido e vivido no Brasil me fez um experto em como sobreviver por aqui, evitando as muitas arapucas que existem no Brasil. Não é a toa que a maior parte de tudo que compramos é fabricado aqui por empresas multinacionais. Existem duas áreas onde temos de buscar o que existe de melhor e é nacional: os médicos brasileiros (com hospitais e remédios devidamente supridos por empresas estrangeiras) e instituições financeiras, pois temos de usar moeda nacional para comprar tudo que existe aqui no Brasil, uma questão de soberania nacional. A outra faceta são nossas amizades e família, pois todos estão aqui: ninguém emigrou para a Austrália ou foi pioneiro em algum outro lugar do mundo. Sinal de que todos conseguiram sobreviver e viver minimamente com dignidade por aqui, mesmo com a nossa herança cultural.
Plano de Saúde Individual = R$ 500,00/mês
Empresas pagam menos, porque em geral tem empregados mais jovens, que usam pouco o serviço. Com um custo desses percebe-se que dos 48 milhões que possuem plano de saúde só o manterão após a demissão em casos de exceções. Velhos tem planos mais caros ainda e velhos em geral tem menos renda para pagar pelo plano.
sábado, 2 de março de 2013
Critérios pífios
Muitos se enganam pelas aparências: acham que só porque alguém teve sucesso econômico financeiro essa pessoa é superdotada, muito mais inteligente que os demais. Hoje sabemos que muitos tiveram alguma pequena vantagem competitiva e muitas vezes sorte, de estarem no lugar certo na hora certa, para conseguirem seus "maravilhosos" resultados. A recíproca também é verdadeira: alguém extremamente inteligente e até mesmo superdotado pode se perder no meio do caminho, por falta de incentivo ou oportunidade e não conseguir um estrondoso sucesso econômico financeiro. Muitos se enganam pelas aparências e aplicam critérios pífios que uma análise mais profunda mostra serem superficiais e falhos.
Para abrir um negócio: primeiro gente, segundo o negócio em si e terceiro a tecnologia
Para abrir um negócio é preciso primeiro pensar nas pessoas que irão comprar o que você vai vender. Elas estão angustiadas com algo e você pode mitigar esse sentimento ? Se você conseguir pensar em algo que supra essa necessidade BINGO !!! Você tem um negócio ! O passo seguinte é como colocar o negócio para funcionar, ou seja, modelá-lo. Finalmente, você pode usar a tecnologia para medir e melhorar sempre o que você construiu. Achou difícil ? Então não se aventure a ser um empreendedor !!!
sexta-feira, 1 de março de 2013
O brasileiro não sabe nada de dinheiro, nem de saúde, nem de relacionamentos
Chegamos a conclusão que os brasileiros são primitivos, pouco informados e passíveis de serem manipulados de todos os modos. Sabemos também que a educação pode ser doutrinadora ou libertadora, sendo que muitos querem que ela seja doutrinadora e muito poucos querem que ela seja libertadora. As pesquisas mostram sempre a mesma coisa: brasileiro não entende de investimentos. Não entende de saúde. Não entende de relacionamentos. E porque não entende ? Por que não estuda, não observa, não reflete e não pensa. Saúde e investimentos são áreas ligadas ao intelecto, ao pensamento basicamente. Já relacionamentos é mais difícil, porque envolvem emoções, que são mais sutis que saúde e investimento, estando portanto menos acessíveis ainda as mentes fracas e pouco desenvolvidas, em particular nessa área.
Tudo é sempre igual aqui no Brasil
Incrível como tudo é sempre igual aqui no Brasil e como os discursos são sempre os mesmos. O currículo de engenharia é o mesmo desde 1976. O direito é o mesmo desde sempre e nunca será revolucionário. Os costumes também são os mesmos. A única coisa que avança é a ciência. Essa é inexorável, mesmo porque teses de doutorado tem de ser inéditas. Mesmo a moda se repete de tempos em tempos. Os caminhos para o sucesso são sempre os mesmos. Quando muito temos a morte de alguma empresa centenária e temos muita evolução e quase nenhuma revolução. Revoluções somente as que a microeletrônica promoveu. Lançar um produto novo ou uma nova marca e ter sucesso é para poucos, assim como fazer sucesso nas artes e entretenimento, pois todos sabem a fórmula e somente alguns são alçados as glórias do sucesso popular. O Brasil é um pais rico em recursos naturais e já houve quem disse que quem é rico em recursos naturais tem naturalmente um povo como o daqui. Só que os Estados Unidos também são ricos em recursos naturais e tem um povo bem diferente. Também já disseram que a educação faz um povo evoluir e ficar rico. A Argentina era educada e rica no começo do século e não decolou. Aqui no Brasil as mudanças são sempre periféricas aparentemente porque o povo gosta disso. Agradar o povo por aqui é barato e por isso não acontecem grandes mudanças. É como o Rio de Janeiro: lindo por natureza mas pobre e sujo muitas vezes . . .
Direito, poder e opressão
Mais uma vez estava tudo lá . . . da mesma forma que a entrevista do Gikovate a Playboy em 1979. Os mais velhos já tinham percebido e escreveram para quem quisesse saber, pena que não foi muito divulgado e eu não tive acesso. E nada mudou. E provavelmente nunca mudará ou mudará a passos de tartaruga, como sói acontecer aqui no Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)