Sabemos que a visão é o principal orgão dos sentidos humanos. A visão é uma extensão do cérebro humano. Somos seres "visuais". É de se esperar que os seres humanos mais primitivos apenas percebam aquilo que veem e em caso mais especifico, aquilo em que podem "por a mão". Isso é válido para o mercado automobilistico brasileiro: rodas e teto solar vendem mais que air bags e abs. Vale tambem para as mulheres: as que chamam mais a atenção são aqueles que sabem se produzir mais. Esse é o segredo de muitos produtos. Tem até aquele piada: produto Paraguaio: só aparência, sem conteúdo. Acontece que muitos produtos tem uma vida útil longa e outros tem um fator de imprevisibilidade, como os seguros. Para esses produtos julgar apenas pela aparência pode te levar a um grande erro e a perder dinheiro. É claro que devemos nos orientar pela visão. O erro está em não saber os limites da visão. Existem coisas invisíveis aos olhos, como por exemplo a qualidade das auto-peças, das joias, dos remédios, dos investimentos. Para essas coisas o primitivo que se guia apenas pela sua "visão" poderá ser facilmente enganado . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Muito engraçada a visão: os primitivos neuroticos com a riqueza que acumulam buscam viver aquem de suas posses. Agem como animais com medo dos "predadores", que no caso aqui seriam os assaltantes/ladrões. Pela visão muitos julgam as aparências. Não se preocupam em perguntar, em dar uma chance do julgado se defender ou se explicar. Outro "predador" a ser evitado é o governo com os impostos. O Auditor fiscal é o maior inimigo . . .
O auge da loucura neurotica com o dinheiro é imaginar que cada pagamento que se faz é para um predador, que deveria por amor e generosidade abrir mão de receber o que lhe é devido, em homenagem a pessoa tão impoluta como o neurótico . . .
Em outro excesso tambem neurótico está o exibicionismo, aqueles que vivem de aparência, com gastos muito além de sua capacidade financeira. Alguns precisam disso, como os artistas e políticos, que vivem das aparências. Nesse caso trata-se de um investimento, do qual dependem seus rendimentos. Nesse caso as aparências dão retorno e são justificáveis, tão qual o investimento em propaganda e marketing.
Mais um exemplo disso é a ação de psicologos/psicanalistas que procuram a cura pela palavra. Como o resultado pode não acontecer, nem é possível por a mão nela e nem vê-lo, muitos não acreditam e é relativamente difícil vender essa idéia. Muitos somente se convencem depois de tentarem todas as possibilidades e continuarem a cometer os mesmos erros.
Postar um comentário