Notei que certas organizações são compostas por populações muito heterogêneas. Deve ser o caso da torcida do Corinthians. Ser Corinthiano pode não dizer muito: no meio de tanta gente com certeza tem de bandido a nobre. Existia uma frase que dizia que familia grande tinha de nobre a ladrão, ou seja, a heterogenidade parece ser uma caracteristica da dispersão que existe nas grandes quantidades. É assim tambem na fraternidade. Lá temos pessoas muito inteligentes, eruditas e ecléticas, convivendo com pessoas obtusas e menos dotadas intelectualmente. Vale o mesmo para a condição social: alguns são ricos e outros são de classe média. Pobres com certeza não estão presentes. Isso era de se esperar, uma vez que a fraternidade é aberta a todos que quiserem participar. Tambem era de se esperar, uma vez que são em geral familias que fazem parte e que os novatos são convocados entre amigos e conhecidos dos irmãos. Mesmo nas familias não existe unaminidade: as vezes a mulher frequenta e o marido não e vice e versa. Vale o mesmo para namorados, sobrinhos, irmãos e pais. Aqui podemos observar que o ser humano é escravo dos seus hábitos: somente os que gostam de explorar o desconhecido ou que são livres pensadores poderiam entrar para a fraternidade sem a intermediação de algum irmão. Em anos que o site foi colocado no ar, acho que ninguém apareceu expontaneamente no cenáculo de São Paulo . . .
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2 comentários:
O mais obvio filtro para um grupo é o dinheiro: certos hábitos e costumes somente são possíveis para quem tem uma determinada renda. Outro é o nivel de inteligencia: certos prazeres intelectuais somente são apreciados por quem os entendem. As vezes existem exceções, que em geral são explicadas por neuroses quando são negativas ou por reencarnações passadas, quando são positivas (merecimento de vidas passadas).
Segundo o Gikovate três prazeres estão ao alcance de todos aqui no Brasil: o de ser honesto, o de ter um parceiro amoroso e o de nutri-se intelectualmente. Para ser honesto basta querer. Achar o parceiro ficou mais fácil com as redes sociais e os sites de relacionamento e para nutrir nossa curiosidade intelectual basta ler um jornal, acessar a internet ou comprar um livro, mesmo que seja na Estante Virtual.
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