Existem pessoas gananciosas: para elas não existem limites para ganhar dinheiro. Leis são desrespeitadas, interesses difusos são ignorados, a dignidade humana é esquecida. Contra essas pessoas, no âmbito das relações do trabalho, exite a justiça. Para limitar os gananciosos é preciso a intervenção do estado. Só que existem tambem os maus empregados, que tambem são gananciosos e, agindo de má fé, lesam empresas decentes e cumpridoras das leis. Então temos bandidos dos dois lados da mesa. Ser ambicioso é diferente de ser ganancioso. Ser ambicioso é um caminho para progredir, em diferentes áreas. Ser ganancioso é ter o olho maior que a cara nas transações comerciais. O ganancioso em geral se aproveita das fraquezas dos seus clientes para explorá-los. É o famoso cobrar "olhos da cara" ou o preço "pela hora da morte" tão popular.
domingo, 16 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O ganancioso acha que aquilo que ele vende vale ouro e que os outros são burros de não pagar o que ele pede. Geralmente procura brechas e pontos fracos nos outros e nas grandes empresas, quando é um pequeno empresário, já que não pode lutar com os gigantes. São como ratos muitas vezes, animal venerado no oriente.
E como ratos que muitos são não tem nenhum escrúpulo em explorar quer quer que seja ao mesmo tempo que se "revoltam" contra as normas e procedimentos muitas vezes justos e necessários a paz social. Não é a toa que os psicopatas entre eles devem ser em número elevado, junto com narcisismo e maquiavelismo.
Postar um comentário