domingo, 24 de julho de 2011

Consultores e empresários

Interessante matéria no jornal de hoje (Folha) mostra que os empresários somente recorrem aos consultores depois de terem tentado tudo para melhorar os resultados de seu negócio. Eles querem que a consultoria aumente as vendas ou o lucro. Os consultores por sua vez não resolvem os problemas, apenas apontam onde estão os erros. Ainda me lembro quando eu era auditor na Kodak: eu somente podia fazer uma recomendação se tivesse a solução para resolvê-la. Ou seja, eu tinha de me colocar no lugar do auditado e dizer-lhe como agir para resolver um problema ou prevenir a ocorrência de problemas no futuro. Já na GM era mais corregedoria que auditoria, pois eu só tinha de apontar o que estava errado. A operação mostrava claramente o que deveria ter sido feito, porque a atividade era altamente normatizada. Interessante essa definição de consultoria do jornal: o empresário está desesperado e o consultor é uma de suas ultimas esperanças, uma espécie de salvador da pátria. A lógica é a seguinte: para estar em dificuldades o empresário deve ter tomado muitas decisões equivocadas. A solução ele tentou com tudo o que conhecia. O consultor tem de ser muito mais experiente e sabio que ele, além de ter eventuais contatos estratégicos. Além disso sabemos que o consultor somente conseguirá trabalho por indicação, o que acontecerá se ele for bem sucedido nas suas "consultorias".

Um comentário:

Van der Camps disse...

Segundo uma amiga que tem experiencia prática com consultoria os "empresários" mesmo sabendo que não sabem como conduzir seus negócios se recusam muitas vezes a seguir o que o consultor recomenda. Além disso, mesmo quando a consultoria é um sucesso e o negócio vai para a frente, os "empresários" recusam-se a admitir que foi o consultor que "salvou a pátria" e não o recomendam se alguém lhes perguntar como conseguiram sucesso. É isso ai: a vaidade humana e a presunção não tem limites, ainda mais entre os "empresários" brasileiros . . .