sábado, 30 de julho de 2011

Imóveis X Aplicação Financeira

Quem investe em imoveis acredita naquilo em que pode por a mão: são Tomasinos. Não acreditam no papel com o saldo da aplicação financeira. E tem motivos, pois todos os planos do governo roubaram de alguma forma o patrimonio escritural. Só que o aluguel tambem não rendia quase nada na epoca da inflação. Era uma situação de se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. A solução ? Dividir a carteira: parte em imóveis e parte em ativos financeiros. É a melhor solução possível com pouco risco.

Análise Fundamentalista

Na bolsa a análise fundamentalista seria mais ou menos assim: você conhece o "ramo" de negócio da empresa e sabe que ele tem futuro. Você tambem conhece os dirigentes da empresa. E sabe que eles são competentes e não sofrem influencia política. Você acredita que a economia privada do país vai crescer. Enfim, você acredita no Brasil. Então você compra ações, aos poucos, durante toda a sua vida e, ao se aposentar, você poderá contar com uma renda líquida e certa. Esta é a teoria. E na prática ? Na pratica você não tem nenhuma informação privilegiada e o governo pode mudar todas as variaveis com uma "canetada". E como no Brasil não existem estadistas, com visão de longo prazo, mas oportunistas, a coisa fica muito dificil. Resumindo: aplicar em ações é muito mais uma "loteria" do que algo racional . . .

Impostos e segurança

As empresas multinacionais sabem que a partir de determinado nivel salarial dos seus executivos todos perdem para o governo: o executivo e a empresa. É por isso que grande parte da remuneração de altos executivos vem na forma de beneficios: carro com despesas pagas, escola dos filhos, plano de saude diferenciado, viagens de férias e sabe-se mais o que. Empresários se livram da carga tributária porque o lucro das suas empresas é isento de impostos e eles colocam todas as despesas possiveis na empresa. Mesmo os imóveis particulares são comprados com "lucros retidos" da empresa. Para o empregado médio, que não recebe miseráveis R$ 1.000,00 / mês, mas alguns milhares de reais, a carga tributária é enorme. Chega-se a uma situação que aumentos de salário quase não aumentam a renda, já que o governo abocanha tudo. Que incentivo esse empregado qualificado tem para trabalhar ? Chegar a Gerente ou Diretor. Só que muitos poucos chegarão lá. Os outros ficarão estressados, prejudicando sua saude e de sua familia, ganhando muito pouco pelo seu esforço. A segurança é um caso a parte e pode ser representada pela necessidade de morar em condominio. Para altos executivos de multinacionais (em geral apenas presidente) seu custo é muito significativo. Conclusão: ganhar mais sem qualidade de vida não vale a pena. A não ser que o ganho seja muiiito elevado !

Posso ter uma casa de 1 milhão mas não posso ter um carro de 100 mil

Esta é a triste realidade de um amigo meu. Ele tem de esconder que está bem de vida, porque a simples exibição desse status poderia lhe trazer grandes prejuizos. É o mesmo que acontece com pessoas que tem medo de sequestro e outros tipos de violência. Aqui no Brasil ou voce é multi milhionario e conta com segurança particular, carro blindado, helicoptero ou então você deve ser pobre miserável e não ter nada. Os que estão na classe intermediária escondem seu dinheiro no banco e em imóveis de aluguel. Tudo isso tem fundamento no principio dos ladrões pé de chinelo: assaltam o que veem, assim como os animais. Os grandes desvios estão em áreas do governo e ninguém percebe. Bens materiais podem ser protegidos por seguros, que são desenvolvidos por conta da necessidade de mercado. Essa caracteristica do Brasil cria pessoas que gastam em viagens e restaurantes caros. Afinal, precisam sentir que estão vivendo conforme sua possibilidades. Os ladrões já perceberam isso e estão fazendo arrastões nos restaurantes e roubando as pessoas assim que saem dos carros blindados. A ultima moda é assaltar quem pega taxi, já que essa pessoa terá dinheiro vivo na carteira . . . hoje em dia quase todas as transações são feitas com cartão de débito ou crédito.

Depende do filho

Sempre ouço posições a favor e contra gastar dinheiro com os filhos. Em geral pais de origem pobre, que sofreram uma infância cheia de carências, são contrários a fornecer condições ótimas para seus filhos. Vejo uma miopia nessas pessoas. É mais ou menos assim: eu não tive e não vou te proporcionar tambem. Trata-se de uma visão egoista e tacanha do processo. Por outro lado existem pessoas que proporcionam muito para filhos que não aproveitam e que não reconhecem o valor daquilo que lhes é ofertado. Qual a solução ? Fazer uma avaliação isenta de cada filho. Verificar o retorno do dinheiro investido na educação dele. Aparentemente engenheiros teriam as melhores condições de avaliar esse retorno pois são treinados na busca do custo beneficio otimo. Na prática vejo que essas questões envolvendo filhos são decididas de forma emocional talvez até inconsciente. E olhe que filho nas classes médias e altas é um investimento de centenas de milhares de reias . . .

Intermediarios

É incrível como tudo conspira para que você caia nas mãos de intermediarios aqui no Brasil: comprar e vender carro ? Comprar e vender casa ? A maioria procura um intermediario para iludido se proteger ou então por pura incompetencia. Todos se submetem a vontade de outros. Caso você tente fazer por você mesmo vai encontrar dificuldades e o trabalho pode não ter a qualidade de um profissional. A maioria dos problemas acontece por imperícia, imprudência e negligência,no caso culposo, e por dolo também. Onde esses problemas acontecem ? Em tudo que depende dos outros: produtos e serviços. Por isso aqui no Brasil é importante saber escolher o fornecedor. O Brasil é contextual e não contratual. Você pode ter um contrato maravilhoso e não conseguir valer seus direitos, pois seu fornecedor pode simplesmente desaparecer, por exemplo. Felizmente nos casos extremos para a pessoa física, que são os imóveis e os automoveis, existe uma certa preocupação de seus fabricantes, pelo menos após você por a mão neles. O objetivo é viver com certo conforto. Gozar de lazer de boa qualidade. Ter acesso a bens culturais. Enfim: ser feliz e ter bem estar !

Marido traído queima o sofá !

É a coisa mais comum: ao invés de atacar a causa do problema as pessoas atacam a consequência ou algo paliativo. Quantas vezes vemos isso ? O governo é em geral o primeiro a fazer isso. As pessoas sempre tem uma desculpa para suas falhas. Poucos são os que assumem seus erros. Assumir o erro é o primeiro passo para evoluir. A inteligência da maioria das pessoas é muito limitada. Elas quando muito veem apenas a superficie dos acontecimentos. Não sabem a história por trás do que está acontecendo. Essa é a base dos engodos: as aparências. Os estelionatarios do amor são especialistas nisso: enganam os pretendentes com promessas vãs. Vale o mesmo para os negócios: para vender prometem tudo. Na hora de cumprir as promessas a coisa muda. A hora de entregar o combinado é a hora da verdade. Como descobrir esses falsários ? Observando e fazendo perguntas. É mais ou menos como a quarentena: um período probatório. Buscar referências é outra estratégia. Esperar um pouco para aderir a novidades. Obter informações através de todos os meios possíveis. Viver é uma arte. Viver bem, então, uma questão de sabedoria !

Japoneses não entendem o casamento ocidental

Pois é ! No Japão os casais ainda fazem "um negócio" segundo li em um livro nesses dias. Homens e mulheres seguem um acordo rígido sobre os papeis de cada sexo. Homem bom para o casamento é aquele com alta educação, alta renda e alto. As mulheres gostam que os homens fiquem fora de casa a maior parte do tempo, para que elas possam fazer o que bem quiserem sem a presença deles para atrapalhar. Talvez por isso os homens japoneses fiquem tantas horas nos happy hours ou então simplesmente fazendo hora no escritório. Pior acho que é na China, onde as pessoas se casam com familiares para não permitir que as heranças passem para outras familias. Na minha modesta opinião eu acho que esses comportamentos foram desenvolvidos devido as condições de pobreza que sempre foram muito severas no oriente. Em lugares onde a sobrevivencia está ameaçada sobra pouco espaço para o romantismo. O ocidente enriqueceu e com a riqueza a individualidade tornou-se possível. E com a individualidade as opções de casamento se multiplicaram bem como os demais comportamentos. Graças a Deus sou ocidental e posso fazer minhas escolhas pessoais segundo meus gostos e preferências !

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dizem que a Universidade é a mais sublime instituição criada pelos homens

A Universidade é onde ideias surgem e onde está o limite do conhecimento, com exceção talvez dos Estados Unidos, que tem empresas que investem muito dinheiro em Pesquisa e Desenvolvimento. Eu gosto de universidades e do clima universitário. Aqui no Brasil temos a USP como uma das maiores e melhores universidades nacionais. Gostei muito de ter estudado lá. Foi uma experiência para o resto da vida. Muitos passam pela universidade e apenas aprendem um profissão e vão ganhar dinheiro. Outros realmente curtem a diversidade e tem amor pelo conhecimento. Até hoje eu tenho apreço por teses de mestrado e doutorado. Um gosto que poucos possuem. A grande maioria está preocupada apenas com o que eles podem ver e tocar.

Vida, emoções e tédio

Vida por definição é movimento. Movimento significa mudança. Mudança tem a ver com a incerteza. Incerteza tem a ver com informação. E a falta de tudo isso significa o TÉDIO. Fazer tudo sempre igual todas as vezes. Comprar o mesmo modelo de carro por 50 anos (possível aqui no Brasil apenas !!!). Morar na mesma casa a vida inteira. Trabalhar na mesma empresa e na mesma função 40 anos. Tirar férias e viajar sempre para o mesmo lugar. Ouvir sempre as mesmas histórias das mesmas prssoas. A única área que a permanência seria desejável seria no casamento, desde que esse casamento evoluisse ao longo do tempo, servindo de porto seguro para enfrentar todas as viscissitudes da vida. Segundo o Gikovate o que faz as pessoas interessantes é sua capacidade de se re-inventar, de tornar-se diferente conforme o tempo passa. Uma definição de envelhecer é justamente a incapacidade de adaptar-se as mudanças que a vida exige.

Manhood

Tenho um sobrinho apenas. Ele tem duas irmãs. Eu gostaria que ele fosse um companheirão meu. Só que na realidade não temos afinidade nenhuma. Alguns homens gostam de passar suas impressões e experiências para os jovens do sexo masculino. Fazem isso nas empresas e nas familias. Assuntos comuns não deveriam faltar. Seriam parte daquilo que os americanos chamam de "manhood". Meus amigos tem seus compromissos familiares e tem aproximadamente a minha idade. Já viveram e tiveram suas experiências o que moldou sua visão de mundo. Um jovem tem a vida pela frente e sendo um bom ouvinte poderia tirar proveito da experiência de alguém mais velho, com outra visão de mundo. Para que isso ocorra é necessário haver comunicação efetiva, interesses comuns. Eu vivenciei um pouco disso com o pai de um amigo meu. Esse meu amigo hoje tem um filho e eu gosto de conversar com ele, embora as oportunidades de fazê-lo não sejam muitas. Também tenho um "ex-enteado" que me consulta as vezes. Com meu sobrinho o contato poderia ser mais frequente e frutífero. Infelizmente acho dificil isso acontecer . . .

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O término das civilizações

Matéria da folha de hoje diz que muitas das civilizações antigas terminaram quando a instituição da família entrou em decadência. Faz sentido. A familia é a célula máter da sociedade. E as familias sempre foram reguladas pela igreja e pelo estado. Existem paises em que não existem mais familias, como a Russia, segundo li. O artigo disse que isso aconteceu com o Império Romano. Por outro lado dizem que o que a civilização fez de melhor foram as universidades. As familias sempre foram um equilibrio entre o pai, que representa a lei e a sociedade e a mãe, que seria sempre a favor de seus filhos, por piores que eles sejam. A prova de que o pai é necessario é que nas prisões e na FEBEM principalmente, quase 100% dos internos não tiveram um pai em casa. Caso não sejamos capazes de fazer familias minimamente funcionais, que eduquem e instruem adequadamente seus filhos, a barbárie pode ser esperada, como aliais temos observado ultimamente no mundo inteiro. Regras externas me parecem insuficientes para coagir os indivíduos. Talvez precisemos de Jesus Cristo voltar a terra !!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prevenidos e Prudentes

Dentre os amigos temos os prevenidos tambem. Aqueles que juntam muito dinheiro e vivem estoicamente. Aqueles que sempre tiveram o pé atrás, que nunca foram ousados mas que, ao contrário, eram comedidos. Tambem eles tinham seus momentos de audácia mas eram em menor numero. A prudência sempre esteve em volta deles. Uns zelando por cada tostão em seu negócio e outro buscando um lugar ao sol em termos profissionais. Todos nós progredimos, alguns mais outros menos. Principalmente em termos financeiros que é fácil de quantificar. Já em termos emocionais a coisa é mais difícil. É uma questão de temperamento. E temperamento é 60% herdado geneticamente e 40% moldado na primeira infância. Ou seja, depois dos 6 anos, não muda.

Audazes

Anos de rescessão economica fizeram que as atitudes audaciosas vitoriosas fossem poucas. Jovens podem ser mais audaciosos que velhos. Para ser audacioso é conveniente ter uma retaguarda, um lugar para onde voltar, um porto seguro. A verdade é que quem fica na defensiva, se não consegue progredir em grandes saltos, tambem não amarga grandes perdas. Dos amigos de infância, os mais atrevidos e audazes foram o alemão e eu. Nós disputávamos quem conseguia beber mais. O alemão foi estudar fora de sua cidade de origem mas com o apoio financeiro dos pais. Foi o unico que morou em pensão e depois em republica. Foi o primeiro a casar com 26 anos. O primeiro a comprar um imóvel próprio (financiado). O primeiro a comprar um carro chamativo (só eu comprei tambem). Só não foi o primeiro que teve filho, porque essa honra coube a outro amigo, que teve de casar as pressas porque a namorada engravidou. Embora fosse pioneiro em muitas atividades o alemão era conservador em outras, sendo muito seguro quando o assunto era dinheiro. Ele foi o unico de nós que construiu uma casa própria e hoje mora em um confortável condominio de casas em Campinas. Além dele somente eu fiz uma grande reforma de imóvel. O alemão tambem é com certeza o amigo mais viajado, com muitas idas ao exterior. Em compensação eu fui muito mais explorador dos sentimentos e paixões do que ele. Sem duvida ele e eu somos os mais arrojados entre nossa turma de amigos, cada um a seu modo é verdade.

Macumbas e outros feitiços

Hoje conversando com minha tia soube que existe uma história de que meu bisavô pode ter sido vítima de um feitiço ou macumba. Macumba é um termo africano. Como aconteceu em Portugal podemos dizer que foi um feitiço. Todos fazem "macumbas": brancos, negros, amarelos, vermelhos. Disse minha tia que o feitiço estava em um copo de vinho. E quem fez o fez por inveja. Inveja da felicidade familiar que existia na casa dos meus bisavós. Não sei se isso é verdade. O que aconteceu é que meu bisavó ficou com ódio mortal da minha bisavó e acabou mudando-se para o Brasil com sua filha, que viria a ser minha avô. Então pode ser que eu estou aqui escrevendo por conta de uma macumba portuguesa. Macumbas podem ser feitas com fotografias, com café batizado, com velas. As macumbas agem no plano astral. Elas podem fazer com que pessoas que gostavam de você mudem de ideia. Um comerciante pode perder clientes ou ser processado por empregados que em condições normais não fariam isso. No limite macumbas tentam enlouquecer a pessoa, pois a loucura passa muitas vezes pelo emocional. Macumbas não vão fazer seu saldo no banco desaparecer mas podem fazer com que sua capacidade de ganhar dinheiro seja prejudicada. Ou que suas pretensões na justiça sejam recusadas, por exemplo. Ou que seu cirurgião cometa um erro que te mate. Ou que sua paixão te abandone. Não podemos evitar que pessoas mal intencionadas façam macumbas contra nós. Somente podemos rezar e pedir proteção contra macumbeiros . . .

A disponibilidade amorosa e sentimental

Como tudo na vida o material é muito mais paupável que o emocional, quanto mais o espiritual. Assim sendo, muitos conseguem observar os aspectos materiais e financeiros dos relacionamentos. Muitos estão nesse nível. No nivel acima, naquele que chamamos de amor, já temos um numero menor de pessoas. Muitas são escravas da familia, apegadas a mãe, por exemplo. Outros estão presos a sofrimentos ocorridos em relacionamentos anteriores. É assim com o filho unico e sua mãe viúva, principalmente se ela for descendente de japoneses ou italianos. No Brasil é comum as filhas cuidares dos filhos e depois dos pais idosos. Quando as pessoas tinham muitos filhos, naturalmente sobrava uma filha para cuidar dos pais na velhice. Hoje em dia os casais tem poucos filhos e já está havendo uma "disputa" pelos "serviços" das filhas. Além disso temos muitas separações e divorcios, com o aumento de pais vivendo sozinhos ou com companheiras que na hora de "segurar" o rojão empurram de volta o "velho" para sua familia, aqui no caso seus irmãos. Está instituído portanto o jogo do "empurra velho para sua casa". Vejo os dias atuais sendo cada vez mais difícies para aqueles que querem ser felizes amorosa e sentimentalmente. E isso está acontecendo no mundo todo ocidental . . .

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tenho a impressão de que sexo é cada vez menos praticado

Tenho lido muitas pesquisas a respeito da sexualidade. A sexualidade está diretamente relacionada a qualidade de vida que as pessoas tem. Pelo menos no mundo civilizado ocidental. Caso fossemos livres e despreocupados como os animais, fariamos sexo toda vez que a femea entrasse no cio e teríamos muitos descendentes, com poucos sobreviventes. O que acontece é que nossa capacidade de sustentar filhos é limitada porque eles custam muito caro. No entanto, uma vez nascidos, os filhos hoje em dia quase certamente chegarão a idade adulta. Além disso as mulheres são muito mais espertas hoje em dia: esperam até achar o "Sr conveniente" para procriar, enquanto se divertem com os "Srs incovenientes". E os homens estão mais arredios, com seus video-games e pornografia na internet. O numero de casados que não praticam sexo é muito elevado. Dizem que são as preocupações que acabam com a libido. então temos: solteiros com pouca atividade. Casados idem. Quem pratica mais sexo ? Os DIVORCIADOS !!!

O que esperar da heriditariedade

O que podemos esperar da hereditariedade ? As pesquisas dizem: muito e pouco. Depende do aspecto que estivermos explorando. Cor dos olhos podemos esperar 100%. Cor da pele já é um pouco mais complicado. Semelhança entre irmãos em termos de temperamento ? Quase nada. Inteligência ? Depende de qual inteligência você estiver falando. A coisa parece ser mais um menos uma loteria, onde os fatores intervenientes são muitos e muito variáveis. No caso de pensarmos em termos de espiritos a coisa fica mais complicada ainda, porque temos a lei do carma, por exemplo. A verdade é que temos de enfrentar o que surgir com coragem e sabedoria. Podemos ser surpreendidos a qualquer momento com caracteristicas ou comportamentos que nos desagradem. A convivência pode se tornar insuportável em algumas situações limite. Aparentemente temos de aprender a identificar potenciais problemas e agir antes que eles surjam ou se tornem grandes demais para serem administrados ou eliminados.

Profissões que exigem vocação (pendor)

Pois é ! Existem profissões que não podem ser aprendidas. Caso você não tenha vocação para musico, você nunca será um bom musico. Dizem que o mesmo acontece com a carreira militar. Na verdade acho que isso pode ser visualizado nas carreiras que exigem prova especifica no vestibular. É assim com as carreiras artisticas e mesmo com a carreira militar, com prova de proficiencia física e exame de saude. Caso você tenha alguma vocação ou talento não hesite: siga essa estrela que a chance de você ser bem sucedido é bem maior que tornar-se um profissional mediucre de qualquer outra área.

domingo, 24 de julho de 2011

O ócio e o pensamento

Já ouvimos sobre o ócio criativo. Na verdade, para pensar é necessário tranquilidade e tempo. Quem está alienado pelo trabalho faz tudo no automatico. Não pensa, não reflete e não questiona. Muito menos pondera. Quem tem tempo pode se dedicar mais as atividades intelectuais. São as cabeças pensantes, aqueles que podem liderar e conduzir aos demais. A maioria das pessoas somente conhecem aquilo ao que foram expostas. Não se dão ao trabalho de explorar nossos horizontes e novas especialidades. É como diz o Lula: ler é chato e dá sono . . .

Consultores e empresários

Interessante matéria no jornal de hoje (Folha) mostra que os empresários somente recorrem aos consultores depois de terem tentado tudo para melhorar os resultados de seu negócio. Eles querem que a consultoria aumente as vendas ou o lucro. Os consultores por sua vez não resolvem os problemas, apenas apontam onde estão os erros. Ainda me lembro quando eu era auditor na Kodak: eu somente podia fazer uma recomendação se tivesse a solução para resolvê-la. Ou seja, eu tinha de me colocar no lugar do auditado e dizer-lhe como agir para resolver um problema ou prevenir a ocorrência de problemas no futuro. Já na GM era mais corregedoria que auditoria, pois eu só tinha de apontar o que estava errado. A operação mostrava claramente o que deveria ter sido feito, porque a atividade era altamente normatizada. Interessante essa definição de consultoria do jornal: o empresário está desesperado e o consultor é uma de suas ultimas esperanças, uma espécie de salvador da pátria. A lógica é a seguinte: para estar em dificuldades o empresário deve ter tomado muitas decisões equivocadas. A solução ele tentou com tudo o que conhecia. O consultor tem de ser muito mais experiente e sabio que ele, além de ter eventuais contatos estratégicos. Além disso sabemos que o consultor somente conseguirá trabalho por indicação, o que acontecerá se ele for bem sucedido nas suas "consultorias".

sábado, 23 de julho de 2011

O idiota na Grécia Antiga

Ser um idiota na Grécia Antiga era apenas manter-se apartado da vida publica. Assim sendo, aqueles individuos que mantinham-se reclusos em suas casas, sem participar das discursões publicas que aconteciam nas praças eram idiotas. Interessante como podemos hoje em dia considerar meio idiotas aqueles que ficam preocupados apenas com sua "vidinha", que não tem interesse em conhecer algo além do seu proprio nariz. Aqueles que sabem tudo, porque tudo que fazem é repetir aquilo que lhes disseram ser o correto a fazer. Idiotas não estão preocupado com os rumos da economia, com a situação da saúde, com a educação em geral. Estão preocupados apenas com o que os atinge e não compreendem porque as coisas são como são e nem porque elas não poderiam ser diferentes do que são.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pretensões intelectuais

Pressume-se que quem busca entrar em uma boa universidade tenha pretensões intelectuais elevadas. Principalmente se ela for publica aqui no Brasil e tiver uma disputa grande pelas vagas. Será ? Muitos buscam a universidade publica apenas porque ela é gratuita e porque querem ganhar dinheiro com a profissão desejada. A sede pelo saber não é universal mas aqueles que a sentem poderão saciá-la em um lugar como o campus da USP na Cidade Universitária. Tudo na vida prescinde de equilibrio. Ficar eternamente bebendo nas fontes do saber e não cuidar da vida prática pode ser tão nocivo quando tornar-se um utilitarista, que faz somente o estritamente necessario e se aliena do resto do mundo. Quem tem pretensões intelectuais gosta de ler, de discutir e de elucubrar-se de vez em quando. Busca acima de tudo o conhecimento e seu corolario: a sabedoria. Está mais preparado para enfrentar as novas situações e mais apto a superar adversidades. Podemos dizer nesse sentido que é muito mais inteligente que seus pares, obsoletos e parados no tempo.

Sua vida miserável, sem emoção e covarde

Incrivel como a descrição acima é a realidade para a maioria das pessoas. A pior pobreza é a pobreza de espirito. Fazer tudo sempre igual e seguir todas as regras. Estar sempre na defensiva. Não correr risco nenhum. Não envolver-se emocionalemente. Não se apaixonar. É isso ai ! Viva assim e você morrerá aos 100 anos com tantas boas lembranças quanto uma pedra . . .

Distancias

Não muito tempo atrás alguém nascia em um local e poderia passar a vida toda por ali, os deslocamentos eram dificultosos, perigosos e praticamente inviaveis. Com o desenvolvimento dos meios de transporte isso acabou, pelo menos para quem tiver um pouco de dinheiro. Estradas, portos, aeroportos e automoveis, onibus, navios e aviões evoluiram muito. Com isso os preços dos deslocamentos cairam e muitos podem viajar e conhecer novos horizontes. Dar uma volta ao redor do mundo não é mais para milionarios em cruzeiros que demoravam meses. Namorar a 600 quilometros de distancia é viavel. Bem vindos ao século XXI !

Autonomia

A subserviencia é muito apreciada em certas familias. Filho bom é aquele que sempre obedece os pais e que de preferencia não tenha vontade ou desejos próprios. Aquele que tem de ter segredos e fazer coisas escondido pelo medo da represália ou punição. Essas familias criam o "terror" em casa. Por outro lado temos as familias muito liberais ou mesmo omissas, que não orientam em nada seus filhos e os deixam perdidos, ao sabor das influências externas. Por será que é tão dificil acertar o ponto ? Isso me lembra o Gikovate falando sobre a pessoa ser justa: trata-se apenas um ponto em um continuo e poucos conseguer ser tão precisos. Talvez aconteça o mesmo com os pais e as familias . . .

Forever Young

Segundo palavras do diretor Daniel Filho um artista ou uma pessoa criativa será sempre adolescente. Estará sempre a descobrir a vida e seus mistérios e não envelhecerá jamais. É exatamente esse sentimento que eu tenho e foi meu primeiro impulso para escolher uma profissão desde a adolescencia. Tenho certeza que eu seria um bom redator publicitário. Lembro-me que as profissões mais glamurosas são justamente as criativas e que nelas trabalham apenas 2% das pessoas. Descobrir e explorar tudo e sempre. Fome de saber mais e mais sobre tudo e todos. Forever young !

Livros e Sebos

Acho inpressionante o numero de livros que existem nos sebos aqui no Brasil. São milhões de livros que as pessoas venderam a preço de banana para um livreiro. Significa que essas pessoas provavelmente leram esses livros por obrigação e não por prazer. Elas veem os livros como algo que as fizeram sofrer e não algo util. Vendem os livros para os sebos porque ainda esperam auferir algum lucro, ao mesmo tempo que desocupam lugar em casa. Gostaria de saber quantos brasileiros tem uma biblioteca em casa. Muitos dos que tem grandes bibliotecas fazem doação das mesmas para o publico. É uma prova de desprendimento e amor pela cultura, de doação de conhecimento aos seus semelhantes. A maioria é como o LULA: ler é chato !

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nem vão buscar o diploma

Existem cursos, mesmo em universidades publicas, onde os alunos não vão nem buscar o diploma, após a conclusão do curso. Percebe-se que o aluno sabe que o seu diploma não servirá para nada. Pode-se imaginar que esse aluno já é um vencedor, por ter terminado um curso sem valor comercial. Lembrando do principio do prazer e da dor, um diploma facil de conseguir e que possibilite o maior lucro profissional possível é o desejado por todos. Na pratica, temos até o oposto: diplomas dificeis de conseguir e que não rendem quase nada em termos de dinheiro. Essa é a pior situação possível para quem quer estudar em nivel superior. É a situação de muitos cursos e exatas e de alguns de biomedicas. Já um dos melhores custos beneficio é formar-se bem em direito e amealhar um emprego publico por concurso. Outros cursos estão no intermediario: estuda pouco e ganha pouco ou estuda muito e ganha muito.

Civil Mecanica Eletrica Quimica

Essas são as grandes áreas da engenharia. Todas presentes na vida das pessoas e muito pouco percebidas. Quando você abre a torneira de casa não imagina o que existe por trás dela. O mesmo vale para o esgoto. São assuntos da engenharia ambiental. A mecanica tem por definição tudo o que se move. A civil tem por finanlidade as grandes obras, muito além da construção de uma casa. A eletrica tem duas grandes divisões: eletrotecnica e todo o uso da eletriciade mais conhecida e a eletronica, onde os fenomenos eletricos são basicamente utilizados para a informação. Tambem está presente na vida de todos nos. E finalmente a quimica, com o petroleo por trás. Não viveriamos hoje sem os progressos da engenharia em todas essas áreas. Queremos tudo que a modernidade pode nos fornecer.E a modernidade é tecnologica, segura e deslumbrante !

Diploma = commodity

Ouve uma época distante em que um diploma de nivel superior, em qualquer área, era um passaporte para a felicidade. Era uma época em que poucos se formavam, mesmo porque os cargos existentes não demandavam muito estudo. O mundo era menos complexo e tecnologico. Haviam poucos cursos superiores e menos ainda pessoas disponíveis para dispender tempo e dinheiro estudando em um curso superior. Na última década, com o aumento do numero de cursos, o numero de formandos com certeza superou as necessidades do mercado, pelo menos em muitas áreas. A formação que esses cursos conseguem dar aos alunos tambem é precária, porque eles recebem os piores alunos. As pessoas sempre tentam "dar um jeito" para contornar suas dificuldades. É assim no campo do estudo, do dinheiro e da moralidade. Todos fogem da responsabilidade e quando as coisas erradas acontecem nunca ninguém é culpado. É assim na prestação de serviços, no uso dos produtos e nas relações pessoais. Tudo temos de vigiar. Orar e vigiar . . .

terça-feira, 19 de julho de 2011

Assim como aconteceu no condominio . . .

Uma vez no condominio no Guarujá havia uma reserva financeira. Um dos condôminos viu aquele dinheiro "disponível" e teve a brilhante ideia de se apossar dele. Não na "mão grande" , através de um desfalque, pois não tinha meios para isso mas através das famosas "obras" superfaturadas e "realizadas" pelo seu irmão. Eu não sabia mas é exatamente essa visão que a maioria tem aqui no Brasil sobre o dinheiro público: ele está lá para ser usufruido e desfrutado pelos mais espertos. É exatamente por isso que tantos querem se eleger: para desviar o dinheiro público para seus amigos e familiares. Para esses psicopatas trata-se de um objetivo digno e decente. A maioria das empresas privadas são pequenas ou médias e o dono realiza pessoalmente as transações mais significativas. Nas grandes empresas o poder é descentralizado mas ao mesmo tempo "amarrado" através dos "controles internos" e "auditoria", de forma que os psicopatas precisam formar quadrilhas para obter sucesso e formar quadrilhas é mais difícil quando os controles internos e a auditoria são atuantes e fuzilam um ou outro meliante infiltrado.

Arrivistas

Embora a palavra seja originalmente usada para conseguir dinheiro, podemos estendê-la a tudo que os gananciosos almejam: poder, prestigio, fama. Observe que estamos falando de qualidades que os outros nos concedem: alguém é poderoso, tem prestígio ou é famoso se as outras pessoas assim o desejarem. Já escrevi sobre a relação entre essas qualidades, como elas são entrelaçadas. Existem pessoas que fazem qualquer coisa para conseguirem poder, prestigio ou fama. Para elas os fins justificam os meios e não estão nem um pouco interessadas nos demais ou nas consequências nefastas que suas atitudes podem acarretar. Estão interessadas apenas no sucesso de suas investidas. Lidar com essas pessoas exige um estresse constante. É necessário vigiá-las constantemente e tomar muito cuidado com as proprias ações, porque tudo será usado contra você, distorcido e aumentado. São inimigos e do inimigo não se espera clemência. Fraudes não são raras nesses ambientes assim como trapaças de todo tipo. O bem comum é apenas uma desculpa e somente os ingênuos acreditam nas boas intenções desse tipo de gente.

7 bilhões de pessoas e 650 milhões de carros

Percebemos que tem muita gente no mundo e muito carro. Ainda assim são poucos os que tem carro em termos percentuais. E onde moram esses 7 bilhões ? A maioria em condições ruins, em favelas e sub-habitações, principalmente na Africa e na Asia. Cavernas para todos não existem em numero suficiente. Lembro da imagem de uma favela na Africa: nossas favelas eram habitações de luxo perto das deles !!! Nos automoveis temos emprego para engenheiros mecanicos. Nas habitações emprego para engenheiros civis . . . Quantas residencias teremos no mundo ? Qual o espaço disponivel para cada pessoa segundo o pais de nascimento ? Quantas pessoas o mundo ainda comporta ?

Um barraco demora 3 horas para ser construído

Invasores do parque da Serra do Mar no litoral norte de São Paulo constroem um barraco em 3 horas. O terreno é publico como sempre (caso fosse particular o dono entraria com re-integração de posse). Assim o futuro favelado não paga o terreno. O barraco deve custar pouco também. A agua e a eletricidade o governo dá de graça por razões sociais. E com a renda que obtem do bolsa familia essas familias tem a sua sobrevivencia assegurada. Com o tempo poderão até comprar eletrodomésticos como vejo na casa dos meus inquilinos. Até um carro velho, quem sabe ?

Ciúme

Diz o Gikovate que o ciúme é universal na especie humana, salvo exceções. O ciúme teria sido inscrito nos genes humanos pela seleção natural, assim como a agressividade. Os mais ciumentos teriam passado seus genes adiante com maior frequência. Pois é . . . eu sou uma das exceções porque não sou nada ciumento. Durante muitos anos convivi com uma mulher ciumenta e achei horrivel. O ciúme é coisa de criança que muitas pessoas levam para a vida adulta e para seus relacionamentos amorosos. O ciúme é possessivo e quer toda a atenção e recursos para si. Não vejo muita diferença entre o egoismo e o ciúme. Ambos me parecem estados inferiores da alma humana . . .

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Condicionamento

O elefante quando nasce e é preso com uma argola no pé, dentro do circo, não consegue se libertar e fica condicionado a não fugir. Quando cresce, ele poderia facilmente com sua força desprender-se da argola e fugir. Só que ele não o faz. E não o faz por ter sido condicionado a submeter-se a argola em seu pé. Assim é com as crianças. Muitas são condicionadas (adestradas) desde criança por seus pais. Esses pais, muitas vezes ignorantes, passam todos os preconceitos possíveis para seus filhos. Em casos extremos esses pais podem abusar dos filhos por decadas. Os filhos criandos nesse ambiente acham tudo normal e se submetem. O condicionamento pode limitar a vida de uma pessoa. Ideias de desvalia podem acabar com a felicidade de um filho.

O que se encontra em todos os lugares do mundo ?

A pergunta foi feita a um viajante que conhecia o mundo inteiro. A resposta ? Preguiça ! É isso ai ! O que une todos os povos do mundo é a preguiça !!! Nossa natureza animal é poderosissima ! Você já vui algum gorila fazendo barra ? Ou um leão correndo ? Pois é ! Os homens são iguais em sua essencia: comer, dormir e transar, sendo que transar somente se houverem condições. Já comer e dormir é a lei !!!

Quem prefere a roupa da mulher ao corpo é justamente quem não gosta de mulher

Interessante como é grande o numero de homossexuais envolvidos no mundo da moda. O homem heterossexual gosta da figura feminina, das formas do corpo e prefere as mulheres nuas. Já o homossexual, que rejeita o corpo da mulher, é muitas vezes um excelente costureiro, designer, estilista. Na verdade, a mulher se veste para as outras mulheres. Elas gostam de ser objeto de admiração. Sentem um prazer erotico nisso. Mulheres estão por trás das confeções. Esse é um negócio em 90% dominado pelas mulheres. Loja de roupa é uma lugar eminentemente feminino. Alguem já disse: por que gastar milhares de reais com a embalagem (roupa) se o que interessa está dentro ? Resposta: vaidade.

É preciso olhar para os desafios vencidos e não apenas para a posição final atingida

Quando observamos o mundo tiramos uma fotografia instantânea. Não sabemos nada sobre o passado daquilo que estamos vendo. Assim é fácil tirar conclusões apressadas, muitas vezes inconsistentes. A maior parte das pessoas não passa desse nível. Poucos se preocupam em perguntar sobre a história, as origens que levaram ao que se vê hoje. Poucos estão interessados nos outros e nas suas razões. Saber o passado é rotina na anamnese. Os médicos sábios a fazem com perfeição e os bons pacientes informados se apressam a contar ao médico o que ele esquecer de perguntar. Eu sou um observador arguto. Observo, faço algumas ilações e para ter certeza da veracidade delas faço perguntas. Dessa forma consigo chegar ao amago das questões e se for possível procuro ajudar meu interlocutor. Em geral descubro que tudo tem uma explicação lógica e mais ou menos previsível, ou seja, probabilisticamente esperada. Quando existem exceções elas são fruto ou do acaso ou então de uma atitude personalistica: alguém quis impor sua vontade ao esperado socialmente. No primeiro caso temos alguém alto nascido de pais de baixa estatura, por exemplo. No segundo caso temos alguém nascido em condições sociais de risco que por seu esforço e pela ajuda de um terceiro consegue ascender socialmente de forma significativa.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Americanos

Nos aqui no Brasil temos pouca influencia americana na nossa historia. Os Estados Unidos são a referência no mundo e hoje em dia podemos dizer que tudo que acontece nos Estados Unidos acontecerá por aqui um pouco mais tarde. Temos em comum com os americanos nossa grande extensão territorial, a grande população e a diversidade cultural, devida a imigração. Eu tive contato com os americanos por ter trabalhado em duas das maiores companhias americanas. Gostei deles. Pelo menos os de classe media alta que vieram trabalhar aqui comigo. Eles eram muito parecidos: netos de imigrantes, com curso superior, bons de trabalho, bem humorados, espertos. Infelizmente ainda não fui conhecer a terra deles mas não vai faltar oportunidade. No quesito civilização acho que eles estão melhores que a media dos brasileiros, mesmo com 10% de pobres. Lembro que eles eram amigos, sinceros, enfim, gente boa. Sinto saudades !

O mercado e o bom momento da economia

Economista hoje na CBN mostra o quanto está aquecido o mercado: na geração dele, recem formados em faculdades de primeira linha não conseguiam comprar imovel com seus rendimentos. Hoje isso está acontecendo. Tudo está muito caro para estrangeiros mas para quem ganha em real nem tanto e é por isso que os preços não param de subir. Já vivemos o oposto: quem ganhava em dolar era o rei da cocada preta por aqui nas decadas passadas. A ultima vez que isso aconteceu foi no "milagre brasileiro", quando executivos expatriados para o Brasil ganhavam muito mais que seus compatriotas americanos. Podemos chamar essas variações de "dança das economias". Eu já sabia que minha geração comeu o osso. E uma vez passado o momento não temos como voltar atrás. É a famosa oportunidade: você pode se preparar o quanto quiser. Caso a oportunidade não apareça você vai morrer na praia . . .

Europeus

Aqui no Brasil sempre tivemos um caso de amor com a Europa. Portugal faz parte da Europa e por ser um pais pobre sofreu muita influência da França, principalmente. Além disso o Brasil foi um Império e recebeu a corte portuguesa, caso unico na história. Depois recebemos levas de imigrantes europeus o que manteve nosso contato com o velho mundo. Tudo isso fez com que a Europa estivesse bem representada no imaginario brasileiro. São séculos de colonização e de influencia. Acontece que nem tudo na Europa é lindo e maravilhoso. Só que eles fazem uma boa propaganda do que é bom por lá e escondem o que é ruim. Exatamente como os maiores propagandistas do mundo: os Estados Unidos. Ultimamente temos recebido algumas noticias mostrando que a realidade não é tão bonita assim: idosos sendo agredidos, pobreza aumentando, paises indo a falência. Não podemos tambem esquecer que foram os avançados europeus que fizeram a segunda guerra mundial onde morreram 60 milhões de pessoas. Parece-me que eles são parecidos com o Brasil: algumas coisas muito boas e outras muito ruins, com uma diferença: a média da população vive muito melhor . . .

Mudar o mundo ?

Todo jovem quer mudar o mundo a não ser que seja completamento alienado. E por que ? Por que o mundo não lhe favorece. Só querem mudanças os que não estão satisfeitos. E então ? mudar o mundo ou se mudar ? A arma que existe é o conhecimento e a sabedoria, para saber quando é possivel mudar o mundo e quando nós é que temos de mudar. Na maior parte das vezes vamos decobrir que mudar o mundo é muito dificil. Isso acontece por conta da cultura e da transmissão de valores e preconceitos que existe nas familias. Ideias novas são vistas com desconfiança. Parece ser muito mais seguro fazer tudo como sempre foi feito. Assim é com o emprego: mudar a cultura de uma empresa ? o perfil psicologico de um determinado cargo ? O mesmo vale para a personalidade/caráter/temperamento de uma pessoa: pura perda de tempo, pois ele é 60% hereditario e 40% aprendido na infancia. A solução ? matching ! Buscar alguém que pense e tenha o mesmo interesse que nós. Que tenha afinidade. Tanto no emprego quanto na formação de um novo casal e familia.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fundações sem fins lucrativos

Segundo o site do IBGE 5% das empresas são fundações sem fins lucrativos. Estão nessa categoria empresas nas mais diversas áreas, como habitação, educação, saúde, cultura, religião, associações de classe. Interessante notar que são áreas em que a sociedade se organiza para dar um retorno a própria sociedade. Nela temos, com exceção da habitação, a prestação de serviços. A sua constituição social é diferente de uma cooperativa mas a ideia é a mesma: reverter o lucro para os associados, quando trata-se de uma cooperativa e reverter o lucro para a sociedade, quando se trata de uma fundação. Quem são os gestores dessas entidades ? Espera-se que sejam pessoas ilibadas e competentes. Essas instituições com certeza aceitam doações e recebem ajuda do estado. Trata-se da sociedade organizada agindo em beneficio da própria sociedade, pelo menos na teoria. Essas fundações tambem aceitam trabalho voluntário. Qual seria o posto que eu gostaria de ocupar em uma fundação dessas ? Tesoureiro. Esse é exatamente o posto que o Luis tem na Fraternidade . . .

Matching

O casamento é a regra do sucesso. Não um casamento comum mas um bom casamento. É assim com o casamento entre individuo e profissão. É assim tambem com o casamento entre nubentes. Bons casamentos são sinergicos. Bons casamentos podem se dar entre sócios também. Dai o auto-conhecimento é fundamental. Conhecendo-se a si mesmo e ao que existe podemos fazer a escolha mais sábia. Eu poderia ser agente de fé publica, um juiz, por exemplo. Poderia ser o gestor de uma fundação. Só que gestores de fundações são eleitos . . . e existem interesses em qualquer eleição. Eu teria de ser designado para gerir uma fundação e aí teria de ser amigo de alguém poderoso sem filhos e mais velho. Sobrinho de um grande magnata sem filhos. Lembrando do livro "pull" podemos ver que isso seria muito dificil na minha realidade. As empresas que existem não te agradam ? A alternativa seria fundar uma empresa diferente do que existe. Para que essa alternativa fosse real teríamos de ter uma sociedade diferente (alternativa também). Os ultimos que tentaram foram os hippies e hoje sabemos que não deu certo.

Imoveis, Renda Fixa e Ações

Interessante resposta do Mauro na CBN disse que os imóveis rendem mais que a renda fixa e menos que as ações. A análise dele é fundamentada neste momento da economia do Brasil. No passado, isso não foi verdade. É muito dificil fazer apostas de longo prazo em termos de economia. Tomar uma decisão hoje e ver seu resultado em 25 anos ? Na época da inflação o horizonte era de um ano no máximo. A prova era que não existiam emprestimos de longo prazo. Tivemos calotes da divida publica interna e na divida externa várias vezes. Confisco da poupança foi o calote na divida interna. As decisões financeiras adequadas para um jovem de 22 anos certamente não serão as mesmas que para uma pessoa madura de 45 anos e muito menos para um idoso de 70 anos.

O justo não chega a CEO

Eu desconfiava. Agora tenho a confirmação: pesquisa indica que candidatos justos são preteridos quando o cargo a ser disputado é o de CEO. Conclusão: para subir é necessário pisar na cabeça de alguns e isso é visto como normal e necessário por todos. Gerentes de Auditoria Interna tem por função lidar com o contencioso administrativo. Ao fazer isso, tem de ser éticos e justos, pois na prática atuam como "juízes". Os auditores podem ser uma mistura de investigadores de polícia ou peritos criminalistas. Eles atuam no campo. Já escrevi porque temos poucos auditores aqui no Brasil e porque muitas empresas eliminam a auditoria do organograma. Agora sabemos que as empresas assumem que os direitos de alguns tem de ser "eclipsados" para que outros atinjam objetivos nem sempre lícitos. É assim que conforme a pessoa que assume o poder podemos esperar que determinado departamento seja privilegiado em detririmento de outro. Ou seja, o lado político está presente e muito nas empresas privadas de capital aberto, tal qual é nas empresas familiares ou no governo.

O mercado automobilistico em São Paulo

Temos registro de 7 milhões de carros em São Paulo. Sabemos que o numero real é muito menor. Só que como carros são muito mais baratos que imóveis. Além disso o carro desvaloriza, de forma que um carro popular pode durar uns 20 anos, chegando a custar uns R$ 3.000,00 no final da sua vida útil. Por essas razões o mercado de automoveis é muito mais dinâmico que o de imóveis. Aqui tambem temos os comerciantes de automoveis usados, que novamente tem seu papel, porque o normal é trocar de carro: trazer um mais velho e levar um mais novo. São portanto vendas casadas, onde a transação é facilitada porque paga-se apenas a diferença entre os modelos, muitas vezes de forma financiada.

O mercado imobiliario em São Paulo Capital

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, talvez a quarta maior. Somos uns 11 milhões de habitantes. Todo esse pessoal tem de morar em algum lugar. O tamanho do mercado "legal" pode ser considerado pelos imóveis que pagam imposto. Pois então temos 2,96 milhões de imoveis na cidade de São Paulo. Como a velocidade de compra e venda de imóveis é baixa, devido ao preço e as dificuldade de financiamento, temos que 134 mil imóveis estão a venda em São Paulo. Cerca de 4,5% dos imoveis estão a venda. Ou aproximadamente 1 imovel em cada 20 está a venda. Outra informação interessante é que esse mercado é altamente intermediado pela imobiliarias. Por que será que não conseguimos vender diretamente nossos imóveis ? A resposta poderá estar na necessidade de vender financiado e na burocracia que isso significa aqui no Brasil. Até hoje eu vendi três imóveis. Dois apartamentos e uma casa. Todos os três foram vendidos diretamente, sem a intermediação de imobiliarias. Com certeza eu sou uma exceção e não a regra . . .

domingo, 10 de julho de 2011

O cinema e as historias de amor

Fui muito ao cinema e vi muitas historias de amor. E acho que acabei acreditando que elas tinham de ser como as de Hollywood. Isso aconteceu porque eu não tinha outra fonte de informação. Ninguém falava sobre o amor, atração sexual, mulheres e sua educação. Vivi num mundo de ignorância e ilusão. Essa historia é parecida com o limão azedo: como vou te falar de amor se você nunca provou ? Só que na minha opinião isso é um erro. Existiam pesquisas a respeito e conversando com sinceridade os adultos poderiam esclarecer os jovens. Pois bem: as historias de amor no cinema eram cheias de problemas, onde os protagonistas tinham de vencer obstáculos mil para ficaram juntos e felizes. Tudo ao contrário do que realmente deve ser. Uma historia de amor feliz deve ser algo natural, como um rio calmo que flui sem ser perturbado. Aqui deveriamos explicar para os jovens o que é a paixão e que a paixão não tem nada a ver com o amor. Qual adulto na minha adolescência tinha refletido sobre essa questão e saberia informar um filho adequadamente ? Quem tem auto-conhecimento suficiente para entender as escolhas que faz e porque as faz ? Aposto que a maioria dos casais daqueles tempos estava junta por que era assim que tinha de ser por razões de sobrevivência. Hoje eu sei como uma historia de amor com final feliz tem de ser. Pena que tenha pago um preço muito alto pelo aprendizado . . .

sábado, 9 de julho de 2011

Nenhuma empresa nacional é maior que o governo brasileiro

Quem é o mais rico, o governo ou o mercado ? Resposta: o mercado. Só que tem um porém: o mercado está dividido em milhares (ou milhões) de empresas e nenhuma chega perto do tamanho do governo brasileiro em termos de faturamento. O que deveríamos esperar do governo ? Que fosse eficiente e que tivessemos serviços dignos de uma Suécia. E o que acontece na prática ? Tudo que vem do governo é em geral pior e mais caro. O governo é bom como patrão e só. Familias de classe média não usam os serviços do governo, salvo poucas exceções, como a universidade publica. Nossa maior empresa é a Petrobras, que pertence ao governo. Então o melhor é ser empregado graduado do governo e com o bom salário comprar bens e servioços das melhores empresas nacionais ou estrangeiras.

Televisão a cabo ou satelite

A televisão paga, com seus 200 canais, tem a capacidade de agradar a todos os habitantes de uma casa: as crianças, que hoje em dia não saem de casa, podem assistir a dezenas de canais. Os homens podem assistir aos canais de esportes e noticias. As mulheres podem assistir a programas femininos e todos podem assistir a canais genéricos, com o mais variado conteudo. No entanto, a televisão continua sendo um meio de entretenimento passivo, que não exige nenhum esforço. Um livro, um jornal, uma revista ou procurar noticas na internet, exigem mais do que ficar sentado no sofá assistindo passivamente. Com a melhora das condições financeiras da classe C não seria arriscado imaginar que a televisão a cabo/satélite só tenderá a aumentar. Muitos não tem opção já que a televisão aberta não pega bem em suas casas. Para aqueles que tem um boa recepção dos canais abertos a opção pela tv paga merece ser avaliada.

Celulares

Celulares tornaram-se um dos pertences obrigatorios de todas as pessoas. Ninguem mais pode viver em eles. Computadores e internet tambem se tornarão universais. Antes tinha acontecido com os rádios e a televisão. A comunicação veio para ficar e na esteira dela a globalização. Todos ficam fazendo contas o tempo todo: existindo mercado pode-se trazer qualquer produto ou serviço de qualquer lugar do mudo. Tambem podemos ser localizados a qualquer momento e em praticamente qualquer lugar. O mesmo vale para as viagens aereas . . .

Pertences (belongings)

Mulheres tem bolsas e nem os psicanalistas conseguiram explicar porque elas tem tantas. Homens em geral tem carteira. Alem da carteira eu tenho as chaves das casas que frequento, a chave do carro e o celular. São 4 objetos inseparáveis. Tres deles ligados a propriedades e identidade e um mais imaterial, que é o celular. O celular permite que você se comunique com o mundo a qualquer hora e lugar. Ele te mantem conectado. Como diz o Alvaro: a arma do comando (dos generais) no exército é a comunicação. Então temos o carro e todo o seu simbolismo. A casa e sua função protetora, a definiçao de espaço proprio. A carteira e sua identidade/posição social e representatividade. E finalmente o celular com os seus contatos.

Um em cada 6 é investidor

Por ai podemos imaginar que vender a vista é para poucos e quem não financia simplesmente não vende. O consumismo é pois alimentado pelo crédito fácil. Igualzinho os Estados Unidos, com a diferença que os juros nos Estados Unidos são muito baixos. Tambem podemos ver que conhecer aplicações/economia é para poucos. Não se admira: a maioria é analfabeto funcional.

Behind the scene

Vivemos em um mundo de super exposição: todos querem os seus 5 minutos de fama. No entanto, são poucas as profissões que podem nos tornar famosos. Com meu ascendente em leão eu poderia dizer que gosto de um palco. Só que a profissão de engenheiro não proporciona isso: trata-se de algo tecnico, portanto frio, sem emoção. O mesmo vale para a contabilidade: só interessa o resultado final, que são os relatórios. Nas empresas vendas é o lugar de se mostrar para convencer o cliente. Não é por outra razão que as mocinhas bonitas se dão em vendas. O mesmo vale para as secretárias: são uma espécie de cartão de visitas da empresa. Em todas as profissões temos alguns que aparecem. Em geral estão envolvidos com pessoas famosas, agindo nas suas profissões. É o caso de advogados que defendem causas milhonárias ou o médico do presidente. Nunca ouvi falar de um dentista famoso. O máximo que ouvi é o "dentista das estrelas". O momento de me tornar famoso era quando eu desmascarava um psicopata. Para muitos era dificil acreditar no que liam no relatório de auditoria porque tinham uma outra imagem do personagem. As decisões de demitir e punir eram sempre tomadas a portas fechadas e o "atingido" poderia sair como vítima . . .

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Engenheiros quase nunca aparecem mas estão em tudo

Engenheiros quase nunca aparecem nos meios de comunicação, exceto em revistas de cunho técnico, que tem tiragem restrita. No entanto o trabalho dos engenheiros está por trás de quase tudo o que consumimos. O engenheiro não aparece na televisão. Em geral ele não lida com o cliente final dos seus produtos mas recebe informações sobre o que deve desenvolver. Exceção está entre as vendas das empresas de engenharia para outras empresas industriais. Ali os engenheiros de venda e de produto tem de chegar a um acordo sobre o que e como será construido. Ciencia e tecnologia não fazem muito sucesso como fenomeno de comunicação social aqui no Brasil . . .

As maiores empresas X maiores anunciantes

Existe alguma logica entre as maiores empresas e os maiores anunciantes. Essa lógica é que para ser grande anunciante é preciso gastar muitos milhões e só tem tanto dinheiro uma grande empresa. Grandes anunciantes estão nas áreas de bens de consumo durável, porque o valor desses bens justifica o investimento. Imóveis são exceção e sua verba de propaganda é em geral direcionada para jornais e revistas, tendo um custo muito menor que as propagandas veiculadas em televisão. Isso acontece porque o volume de imoveis vendidos com certeza não passa de milhares, ao contrario dos automoveis, por exemplo, que são vendidos aos milhões e estão em segundo lugar em termos de custo. Entre as maiores empresas temos empresas de base, que são praticamente monopolios ou oligopolios mas que possuem milhares ou milhões de clientes. Precisamos lembrar que as grandes empresas são exceções. Sempre fui fascinado pela propaganda. Acho que é uma arte mostrar o que é bonito e bom para as pessoas . . .

Mulheres trocam sexo por trabalho domestico de seus maridos

Mais uma pesquisa . . . que não me surpreende em nada, conhecendo a natureza da maioria das pessoas. Agora descobriram que mulheres casadas, que trabalham e tem filhos, ficam mais "dispostas" a fazer sexo com seus maridos caso eles façam parte (ou será todo ?) trabalho doméstico. Tá certo que a pesquisa é dos Estados Unidos, onde não existem empregadas domésticas trabalhando para familias de classe média. As coisas seriam muito mais fáceis se as pessoas soubessem melhor o que elas querem e abrissem mão de algo, para obter o resto. Acontece que as mulheres acham que tem de ser mães, profissionais e donas de casa. O papel de esposa e amante não parece tão valorizado assim e sabemos que existem motivos para isso. Parece ser uma questão de prioridades femininas . . .

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O melhor jeito de escolher profissão

O melhor jeito de escolher profissão é quando você consegue o emprego antes de entrar na faculdade. Isso acontece quando sua familia tem um negocio grande o suficiente para ter o trabalho que te atrai. Outras hipotese é alguem que você conhece em posição de contratar pessoas te garantir que te contratará caso você atenda determinados pre-requisitos. É assim que fazem os gerentes de multinacionais com seus filhos: pedem a amigos na mesma situação para contratar seus filhos e em troca contratam os filhos dos amigos. Para aqueles que não tem essas vantagens competitivas resta tentar a sorte: preparar-se bem em uma boa universidade e contar com as vagas restantes, de concursos publicos ou do mercado privado. Quando a economia está crescendo, as oportundades que aparecem são muitas vezes em numero maior que as vagas "de quem indica". Em uma situação favorável como essa os jovens talentosos poderão ter sucesso mais facilmente.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como te explicar que o limão é azedo

Essa é a questão: como te explicar que o limão é azedo se você nunca provou ? Trata-se de um sofisma porque não precisamos experimentar tudo para chegar a um juizo. Não preciso bater a cabeça na parede para saber que vai doer. No entanto certas visões de mundo somente podem ser imaginadas por quem não as vivenciou. Principalmente em termos de emoções fica dificil fazer uma avaliação isenta. É assim que muitos não sabem o que é o amor ou a paixão. Muitos não conhecem a espiritualidade. É muito comum vivenciar o fisico. Assim sendo a maioria das pessoas sabe o que é passar fome, sentir sono, sentir sede, etc. Conforme avançamos no terreno do sutil cada vez menos pessoas terão consciência do que estamos falando. É assim com as pessoas, com as leis, com as empresas, com os países. Quanto mais avançado mais aspectos são notados e mais tenues são as nuanças entre os estados. É claro que tudo isso tem a ver com a capacidade intelectual do individuo e essa capacidade é inata e desenvolvida.

A fuga da dor

Vivemos fugindo da dor, seja ela fisica, emocional ou intelectual. Quem tem dor fisica evita cometer o mesmo erro que levou a ela. Quem tem dor emocional tambem. É assim com quem sofre uma desilusão amorosa devastadora, por exemplo. Ou quem tem um filho particularmente problematico e decide não ter mais filhos. Ou então com quem surta no emprego e decide não trabalhar mais para não se estressar. Tambem é assim com as idelologias, ou seja, pessoas que adotaram ou apoiaram certas ideias e depois veem com o tempo que tudo não passou de enganação. Doi descobrir por exemplo que nem sempre o mais inteligente é o mais bem sucedido, devido em grande parte a inveja dos demais. Ou que o mais psicopata muitas vezes sai vencedor. Muitos para evitar a dor potencial de ser traídos escolhem o isolamento. No entanto o isolamento mata. Temos portanto de administrar a dor, e, com sabedoria, escolher caminhos menos potencialmente "doloridos".

A busca do prazer

Como buscamos o prazer o lógico é fixar residencia onde o prazer for máximo. Temos todos os tipos de prazer: físico, emocional, intelectual e espiritual. Decisões importantes, como estudar no interior ou ir para o exterior por motivos profissionais foram descartadas por mim, por conta do prazer emocional que eu tinha nos encontros com familiares e amigos. Uma pessoa tímida ou anti-social se daria muito bem numa situação dessas. O prazer fisico depende muitas vezes de companhia. Os solitários em uma situação de estresse costumam se unir. Vi isso acontecer com dois amigos distintos. O prazer intelectual pode ser obtido praticamente em qualquer lugar do mundo, graças a internet, com exceção da cultura: cinemas, teatros, exposições existem somente nas grandes capitais. E o prazer espiritual está concentrado nos poucos lugares em que temos cenáculos. Portanto devemos ficar em São Paulo, com idas frequentes a Jales, ao Guarujá e futuramente a Parati.

A Escola Politecnica e a formação de líderes

A fama da Politecnica formar líderes não é de hoje. E, para quem estudou lá isso não surpreende. Tudo começa com o método de estudo praticado por lá: as provas eram feitas para que o aluno mediano para bom tirasse 5,0. As provas continham matéria que não havia sido dada em aula e o único meio de tirar nota mais alta era estudar (muito) por conta própria, em livros textos e outros que o pobre aluno conseguisse encontrar na biblioteca. Enfrentar desafios era portanto a regra na Politécnica. A escola te ensinava a pensar e a ser autodidata, bem como a ser humilde. Esses ingredientes moldavam o carater do futuro líder. Eu mesmo me considero um lider, muito embora tenha tido poucos liderados até hoje . . .

Pessoas procuram grupos que tem a mesma opinião que elas

É mais um capitulo da aversão as criticas. É assim que quem fuma maconha vai participar da passeata pela liberação da maconha. Quem tem moto HD vai entrar no grupo de motoqueiros que admiram a marca. Quem tem filho procura sair com casais que tambem tem. Mulheres solteiras saem com amigas idem. Engenheiros tem amigos engenheiros. Medicos e dentistas idem. Isso quando não são casados com colegas de profissão (exceto engenheiros, já que não existem engenheiras em numero suficiente). Podemos observar que exceções a essa regra podem acontecer na familia, já que alguns seguirão caminhos diferentes dos seus parentes. Então a familia é um potencial foco de ideias diferentes. Isso somente acontecerá se for uma familia democrática, onde se respeita a opinião de seus membros. No trabalho tambem podemos ter contencioso, já que pessoas de várias formações tem de se entender para chegar ao objetivo comum de obter lucro. Na escola em geral existem muitas opções de cursos extra-curriculares hoje em dia, de forma a agradar aos diversos publicos. Assim a regra continua na escola. Essa divisão, do tipo mosaico, é a regra nos Estados Unidos. Trata-se de uma questão de "achar a sua turma" . . .

A arte de enrolar e não resolver os problemas

A maioria das pessoas evita enfrentar a verdade, pois a verdade pode ser muito dolorosa. É assim por exemplo com problemas emocionais: não sendo possível resolvê-los de imediato é comum a pessoa descontar na comida e engordar. Vale o mesmo com relação ao dinheiro: estou deprimido ? Vou ao shopping e gasto dinheiro com compras que me farão sentir melhor. Na educação dos filhos tambem acontece: meu filho está enchendo o saco ? Mais fácil que chamar a atenção dele, entrar em uma discussão e se desgastar é deixá-lo no quarto com o computador e a televisão a cabo. Sua mulher quer discutir a relação ? Melhor arrumar uma amante. O que acontece no ambito pessoal tambem acontece nas empresas e no governo. Quem for um observador arguto e questionador hábil poderá ver todas essas inconsistencias. Todas fruto da lei do menor esforço . . .

Auto Estima

Logo que minha filha nasceu comprei um livro sobre como criar filhos saudáveis. O livro era pequeno e tinha sido escrito por um psiquiatra. Comprei outros livros tambem, porque eu acreditava na ciência e nos especialistas, ao contrário da minha ex, que acreditava na ignorância da mãe dela. Pois nesse livro o psiquiatra falava que a criança tinha de passar por três etapas para ser feliz emocionalmente. E ser feliz emocionalmente é o que de melhor os pais podem deixar para os filhos.O dinheiro você pode ganhar ou perder. Tambem pode ser tirado de você a força. Ser feliz emocionalmente te fará encontrar um parceiro amoroso adequado e te trará sanidade mental. Com isso, administrar o dinheiro será muito mais fácil e produtivo. Pois bem, o primeiro passo é o auto-conhecimento. Saber o que você é é fundamental. Depois desse passo é necessário que você goste do que você é. Aqui temos a auto-estima. Quem chegou neste ponto pode partir para o passo seguinte, que é a auto-confiança, ou seja, a capacidade de lidar com as outras pessoas sem sentir-se inferior, de igual para igual. A pessoa que tem auto-confiança não compra algo porque seu vizinho comprou nem compra algo porque é moda. Ela tem o domínio sobre seus desejos e pode exercer sua vontade. Quem é generoso tem alta auto-estima. Não precisa de objetos externos para causar inveja nos outros. É o oposto do egoista, que tendo baixa auto-estima, precisa de objetos externos para se valorizar, como um carro caro, roupas de grife ou relogios de marcas famosas. O egoista sabe no intimo que ele não vale nada, então precisa desses objetos para tentar amenizar o sofrimento que é ter essa consciência, através dos olhares de inveja e admiração dos outros (que são como eles, é claro !).

Os Justos

Segundo o Gikovate, toda criança nasce egoista, achando que o mundo gira ao seu redor. Ao crescer, vai sendo exposta a situações de convivio com os outros, até que por volta de 7 anos se esse desenvolvimento for bem sucedido, ela terá introjetado que os outros existem, que tem sentimentos e que merecem respeito. Caso a evolução pare por ai, teremos uma pessoa justa. Na hipotese de contimuar a dar mais valor para o outro, a criança evoluirá para o que o Gikovate chama de generoso. O generoso dá mais do que recebe e sente-se bem com isso. Tem prazer em ser admirado pelo seu desprendimento. Tudo parece resumir-se em uma questão de grau, portanto. E essas crianças irão crescer e na idade adulta procurar parceiros. Casais se formarão e sua regra geral será a de um generoso casar-se com um egoista. Ai o generoso se cansa de ser explorado e divorcia-se. Caso tenha aprendido a lição se casará novamente com uma pessoa justa ou generosa como ele. E assim, os segundos casamentos poderão ser muito mais felizes que os primeiros.

Prazeres fisicos e intelectuais

Prazeres podem ser fisicos ou intelectuais. E os prazeres emocionais e espirituais ? O prazer físico é mais obvio. O intelectual é mais sutil. O mesmo vale para o emocional. O intelectual está na cultura, nos meios de comunicação escritos, na musica. O emocional está em estar em companhia da familia e amigos, convivendo e confraternizando com eles. E o prazer espiritual ? Esse acontece de forma similar ao emocional: estar em vibração e sintonia com as entidades do bem. A busca pelo prazer e a fuga da dor. Ninguém quer sentir a dor , seja ela fisica, intelectual, emocional ou espiritual. Novamente, temos que muitos não atingem os prazeres superiores, como o intelectual e o espiritual. Mesmo o emocional pode ser limitado apenas a convivência familiar, conforme o nivel de desenvolvimento do indivíduo.

Itamar - o presidente engenheiro

Acho que o Itamar Franco foi o único presidente do Brasil que teve formação em engenharia. E o seu governo é lembrado como um dos mais probos que houve. Além disso, foi no governo de Itamar que foi gerado o plano real, que conseguiu restabelecer o futuro de nos brasileiros. Mera coincidência ? Claro que não ! Acho pouco provável que Itamar se deixasse enganar por por tecnocratas mal intencionados.

domingo, 3 de julho de 2011

Como ser promovido a gerente em 5 anos

Quando eu me formei imaginei que minha carreira seria rápida. Afinal, as pessoas que eu encontrava não me pareciam muito inteligentes e elas eram chefes, supervisores, gerentes. Eu não sabia que era preciso muito mais que inteligência para ser promovido e que as vaidades dos outros eram poderosas armadilhas. Para piorar, era uma época negra na economia brasileira. As empresas não cresciam, muito pelo contrário, elas fechavam. Promoções ? somente se alguém fosse demitido, pedisse a conta ou morresse. Situações que não aconteciam com frequência. Além disso, "facões" aconteciam quase toda semana. Uma época terrivel para um jovem ambicioso. Meus amigos engenheiros tambem enfrentaram dificuldades. A diferença pode ter sido a minha expectativa, que era alta demais para a realidade daqueles tempos. Também ajudava o meu inconformismo, de ver pessoas muito menos inteligentes do que eu em cargos superiores, muitos deles conseguidos apenas pela "antiguidade" ou sorte. É . . . a vida profissional pode ser muito pouco justa e coerente.

Quem não conhece não sabe

Lembro da minha infância e adolescência. Naquela época meus pais não tinham como um objetivo me expor a situações novas nem me incentivar a fazer determinadas coisas de forma direcionada. Eramos isolados do mundo. Havia a televisão apenas. Jornal meu pai não assinava. Muito menos revistas. Livros tambem não eram comprados, exceto os profissionais. Todos eram "surpreendidos" pelas "novidades". Levar um filho a uma biblioteca ? Comprar um livro e dá-lo na mão do filho, recomendando que ele o lesse ? Ir a uma exposição, ao cinema, ao teatro ? Conversas edificantes sobre assuntos diversos ? Perguntar a opinião de um filho ? Esclarecer pontos obscuros, com fundamentos lógicos ? Orientar na escolha da profissão ? Na escolha do conjugê ? Posso dizer que aquela época era uma época de trevas. Pouca ou nenhuma informação confiável nem interesse em obtê-la e difundi-la. Hoje tudo pode ser diferente. A informação está disponível. Quem não estão disponíveis são os jovens. Largados como no tempo da minha infância, por pais incompetentes, são levados pela propaganda. Imitam a tudo e a todos. Poucos serão os vencedores, poucos estarão preparados. Para quem sabe onde buscar, os riscos poderão ser minimizados e a busca da felicidade maximilizada, através de melhor ganhar dinheiro, melhor escolher a quem amar e melhor cuidar da saúde.

sábado, 2 de julho de 2011

Computação ou finanças

Na minha geração, os engenheiros que não encontraram empregos em suas áreas de formação migraram para computação e finanças. Isso somente era possível porque essas áreas tinham necessidade de profissionais competentes e os engenheiros se adaptaram a elas. Os engenheiros eletronicos estavam nessa categoria. Sabiam um pouco de computação, principalmente de hardware, mas tinham competencia para aprender o software com rapidez. Meus amigos mais próximos, os quais acompanhei um pouco a carreira, migraram para computação. Essa era a hipotese mais obvia, pela formação deles. Eu migrei para a área financeira mas fui exceção. E como exceção sofri muito, pois a concorrência na área financeira é muito maior que na área de computação. Finanças qualquer faculdade de administração, economia, atuaria e contabilidade pode ensinar. Computação tem base em exatas e existe menos concorrência, bem como menos pessoas habilitadas a estudar continuamente e se atualizar. Computação e finanças se cruzam nos bancos. E os bancos foram as empresas que mais cresceram no Brasil nos ultimos 30 anos pelo menos. Tambem tenho amigos que insistiram em ficar na sua area de engenharia. Eles são engenheiros mecanicos e como um deles me disse: não sei fazer outra coisa . . .

sexta-feira, 1 de julho de 2011

mulher=perigo, perigo=estresse, estresse=demencia

Pela formula acima podemos ver por que o homossexualismo está em alta ! Relacionar-se com mulheres é um perigo, pela possibilidade de levar um "golpe da barriga", perder metade do patrimonio em uma separação planejada por ela, ser corneado, ter de aguentar problemas que você não tinha quando era solteiro, ter de pagar pensão e sustentar filhos ingratos eternamente. Já escreveram que o maior perigo é a mulher e que o homem vai atrás delas porque gosta de viver perigosamente. Mulheres bonitas em geral são mimadas, até Freud escreveu sobre isso. Ter filhos com as feias ? e a vaidade pessoal de querer ter um filho bonito ? De preferência, bonito, rico, inteligente, alto, decente . . . a solução para enfrentar esse perigo é conhecê-lo ao máximo, ou seja, conhecer as mulheres profundamente. Assim, poderemos neutralizar o perigo, diminuindo o estresse e evitando a demência !

Ser feliz é para uma elite

Sim. A verdadeira felicidade é para poucos. Essa é a verdade nua e crua. Pelo menos aqui no Brasil e no tipo de sociedade que estamos criando. Para ser feliz de verdade é preciso dinheiro, não muito, mas o suficiente para ter as necessidades basicas da piramide de Maslow satisfeitas. Aqui já teremos milhões de brasileiros excluidos. Depois, a pessoa precisa ser justa. Aqui, de novo, serão poucos os aprovados. Uma vez tendo atingido esse patamar de desenvolvimento, essa pessoa precisa encontrar alguem que tambem seja justa como ela. Novamente dificuldades a vista. Percebemos que a cada passo temos menos pessoas que passam para o patamar seguinte, exatamente como um uma pirãmide. Até aqui temos dinheiro e amor verdadeiro. Falta agora a saude. Primeiro você precisa ter nascido e sido criado bem, em uma familia esclarecida. Caso isso não tivesse acontecido, você não teria passado pelas fases anteriores. A questão agora é manter essa saude. Tanto fisica quanto mental. Por quantos anos você conseguirá ? sabemos que as doenças tem origem no ambiente, no comportamento e na genética. Logo a felicidade terá novamente um funil, pois as doenças poderão derrubar pesssoas que passaram nas provas anteriores. Percebemos portanto que ser feliz não é uma corrida de 100 metros rasos mas sim uma maratona, sujeita a todo tipo de imprevisto.

Felicidade sentimental, idoneidade moral e prazer intelectual

Já esquevi sobre esse assunto. Embora o Gikovate tenha dito que essas eram possibilidades democraticas, porque estavam ao alcance de muitas pessoas, a realidade do Brasil mostra que não são tantas pessoas assim que podem usufuir desses prazeres. Prazer intelectual pressupõe que o sujeito saiba ler, escrever, pensar por conta própria, goste de cultura. Sabemos até pelo Lula que ler é chato. As pessoas não vão a atrações culturais por falta de hábito e "pensar" não é o forte do brasileiro, haja vista os politicos que são eleitos. Para quem é um intelectual, no entanto, as opções são infinitas, com a internet, estante virtual, etc. Nesse sentido o Gikovate tem razão: para quem quiser o prazer intelectual está disponivel a baixo custo. Idoneidade moral: sabemos que a maioria somente não comete crimes porque tem medo de ser pega. A moral está em baixa e a psicopatia em alta. A educação das crianças está a perigo e o egoismo natural, chamado de egocentrismo, que toda criança tem desde que nasce, pode não estar sendo combatido adequadamente, levando a falha no desenvolvimento mental dessas crianças, criando psicopatas. Sabemos que o maior numero de presos é por conta de crimes contra o patrimonio. E os crimes que são cometidos e que não são punidos ? E as imoralidades ? Será que as crianças podem realmente escolher se terão idoneidade moral ? O que tenho visto é egoistinhas, egoistas e egoistões. Felicidade sentimental: aqui já estão excluidos todos os egoistas. Para os demais, resta a tarefa de encontrar o parceiro sentimental, que seja confiável, generoso e fiel. Como essa especie de pessoa está tambem em extinção, caminhamos para uma situação onde a felicidade sentimental não está aumentando em numero de pessoas. Ou seja, embora teoricamente estejam ao alcance de todos, a felicidade sentimental, a idoneidade moral e o prazer intelectual serão para uma elite, para uns poucos que terão a oportunidade de desfrutar dessa felicidade.

Somente os bonzinhos tem direito a amar

Já falei muitas vezes sobre os egoistas, os generosos e os justos, divisão que o Gikovate criou e que eu considero como verdadeira. Ele sempre fala que muitos casamentos ocorrem entre generosos e egoistas e que terminam quando o generoso se cansa de ser explorado. Egoista não casa com egoista porque não é louco. Resta a possibilidade de generoso com generoso ou de justo com justo, que seria o ideal. Considerando que o generoso ou justo são os mais bonzinhos, temos que o amor é um direito apenas dessas categorias de pessoas. Egoistas podem ter negocios entre si, mas amor verdadeiro não. Então a "saga" é a busca de um bonzinho para formar par, entre tantos egoistas e psicopatas. E quando encontrar essa pessoa, reconhecê-la como tal. Quando buscamos pela internet, podemos filtrar as afinidades, o que é fundamental. Com o namoro, podemos conferir o carater, descobrindo se a pretendente é egoista, generosa ou justa. Juntando as duas coisas: afinidades e carater poderemos relaxar e ser felizes.

Insider

Insider é aquela pessoa bem relacionada (intima) ou bem informada. Poucos podem ser "insiders". A maioria não atinge um grau de amizade que permita ser íntimo de alguém e muito menos ter acesso a informações importantes ou confidenciais. Eu posso me considerar um "insider". Eu tambem sempre fui fundo nas questões mais diversas e isso me fez sabio. O que é mais importante ? erros nas decisões importantes causam grandes pedágios. Hoje sabemos muito sobre tudo e todos. Transformando conhecimento em sabedoria poderemos fazer as escolhas certas e com elas ser mais felizes.

Outsiders

Fico imaginando como os estudantes universitarios que mudam de sua cidade de origem sentem-se ao ir estudar em outras cidades. Alguns farão amizades e montarão as famosas republicas. Outros voltarão para casa todos os finais de semana e feriados. No entanto, muitos serão outsiders: não serão incorporados a cultura local e ficarão deslocados. Conheço dois casos assim: um amigo de infância e meu cunhado. Meu amigo conheceu alguem na mesma condição que ele (outsider tambem), casou-se, constituiu familia e fixou residência na cidade em que estudou. Na prática foi absorvido pelo ecosistema e se integrou. Meu cunhado seguiu um caminho diferente. Voltou para São Paulo, continuou com o vínculo entre colegas de faculdade e assim conheceu minha irmã, que tambem tinha a mesma profissão. Em resumo: ambiente em um caso e profissão no outro. Ambos os casos poderiam estar na regra geral: Sr conveniente e Sra ali na esquina !

Imoveis

As pessoas em geral por questões de praticidade procuram morar perto de seus pais. Isso ocorre pela facilidade de contar com eles na criação dos filhos e pela dificuldade de deslocamento e estacionamento em uma cidade do tamanho de São Paulo. O máximo que fazem é procurar um bairro de melhor nivel socio economico, quando melhoram de vida, em relação a suas origens. Exceções somente ocorrem quando alguém se muda em função da localização do emprego. A regra é o novo casal morar perto da mãe da mulher mas existem exceções é claro. Hoje em dia as pessoas mudam de emprego com certa frequência e os casais tambem se desfazem. Essas mudanças acarretam muitas vezes mudanças de residência. Meu pai nunca se afastou muito da casa dos meus avós, onde ia todos os dias depois de aposentado. Seu irmão e irmãs tambem ficaram perto da casa dos meus avós, com exceção de apenas uma. Eu tive de morar em lugares mais distantes e inóspitos, em funçao de ter casado e vivido em uma época de hiperinflação. Morei em 5 imoveis diferentes desde que sai da casa dos meus pais. Atualmente não pretendo mais me mudar, pelo menos não tão cedo . . .

Carro novo

Dizem que seu carro deve representar 10% do valor do imovel em que você vive. Não pretendo comprar carro usado mais nesta vida. O ultimo que comprei foi em 1992, quando a Thaís nasceu. Foi um Escort GL ano 1989. A partir de 1992 somente comprei carros zero: Fiat Mille 1992, Corsa 1995, Corsa 1997, Vectra 1999, Focus Sedan Ghia 2007 e Sandero GT 2011. Não pretendo comprar carro usado mais na minha vida mas nunca podemos dizer desta agua não beberei. Meus carros usados, depois da compra de estranhos com problemas, foram sempre de conhecidos e de primeiro dono. Sempre gostei dos meus carros. Nunca me enganei em uma compra, tendo de vender o carro logo em seguida por não ter gostado. Imagino os carros dos velhos como são: não existe o apelo sexual de atrair o sexo oposto ou de ter o prazer erótico de ser invejado. Não tendo renda, muitos andam em carros velhos, com muitos anos de uso. Alguns, bem sucedidos nos negocios, andarão de Mercedes Benz, no entanto. Seu carro é seu cartão de visitas: ele chega primeiro que você e mostra seu nivel financeiro e talvez economico. O tempo de troca mostra seu vigor financeiro. A sua preservação mostra seu grau de conhecimento e civilidade . . .

Os velhos e os imoveis

A maioria das pessoas consegue (quando consegue) comprar e quitar um imovel na sua vida produtiva. Isso porque compram esse imovel financiado em 30 anos e esse é o prazo que demora até elas se aposentarem (compram por volta dos 30 anos e se aposentam aos 55 ou 60 anos). Então ficam o casal de velhos morando em seu imovel até a morte. Caso não tenham filhos, sempre aparecerá alguém para tentar ganhar esse imovel através de um testamento. Dinheiro aplicado em geral as pessoas não tem em quantidade. Muitos preferem comprar imoveis quando conseguem juntar dinheiro. É assim que muitos imoveis ficam com sua comercialização prejudicada, devido a problemas de inventário. E é assim que muitos vendem a posse do imovel, mesmo prometendo a propriedade, através de um instrumento particular de compra e venda de imovel. Os velhos relutam em geral em deixar o seu imovel. Quando não se tem filhos e se tem muito dinheiro, o melhor é criar uma fundação. Somente assim a pessoa poderá deixar um legado a sociedade, que em ultima instância foi quem lhe transferriu a riqueza que acumulou.