quarta-feira, 9 de abril de 2008

Os Diversos Poderes

Uma simples explanação pode nos mostrar os principais poderes existentes:
- Poder do Porco: É o também chamado "poder de polícia". É representado pelo uso da força bruta e tem por exemplo o porco que irá ser sacrificado, e que, por mais que esperneie e grite acaba morrendo.
- Poder do Asno: Também conhecido por "poder da propaganda". É representado pelo convencimento muitas vezes inadequado (sofismas por exemplo). Tem por exemplo alguém montado em cima de um burro com uma cenoura amarrada em uma vara. Movendo-se a vara dirige-se o burro para onde se quiser.
- Poder do Macaco. É o poder da "educação". É representado pelo macaco que aprende a imitar aquilo que lhe ensinamos. Está presente em sistemas políticos diversos, que doutrinaram cedo seus jovens, como no nazismo e comunismo.
Quando falamos de poder logo nos vêm a mente a política e o governo, seja ele federal, estadual ou municipal. No entanto, o poder existe em todas as instituições, tais como empresas e mesmo na família. Os pais usam e abusam desses poderes, seja punindo o filho fisicamente (batendo - poder do porco), conversando com eles (poder do asno) ou colocando-as nas escolas que refletem seus pontos de vista e objetivos (poder do macaco). É, sempre foi e parece que sempre será assim, mesmo porque ainda não descobriram nada melhor, devido ao estágio de desenvolvimento atual da humanidade.



2 comentários:

Van der Camps disse...

Já fui vítima de todos esses poderes no passado por isso seu reconhecê-los e evitá-los quando necessário.

Van der Camps disse...

As pessoas tem medo do poder do porco porque o policial pode te bater e prender e você não pode fazer o mesmo com ele. O pessoal gosta do poder do Asno: bem percebem que estão sendo conduzidos. Já o poder do macaco é parecido um pouco com o poder do Asno. No caso do Asno em geral são estimuladas as emoções, como medo e outros gatilhos mentais. Já no poder do Macaco o que entra em jogo são sofismas, manipulações intelectuais de todo tipo. É um tipo de poder que demora mais para fazer efeito mas também é mais duradouro. É só ver pessoas que ainda são comunistas aqui no Brasil por conta de doutrinação de 40 anos atrás.