terça-feira, 22 de abril de 2008

As Funções do Dinheiro

Sabemos das aulas de economia que as funções do dinheiro são três:
- Função de Troca: podemos trocar o dinheiro por qualquer coisa que seja "comprável".
- Função de Tesouraria: podemos acumular dinheiro, de forma a termos uma reserva a ser usada no futuro, para alguma eventualidade ou aquisição de maior vulto.
- Função de especulação: a palavra especular vem do latim e apenas quer dizer observar. O especulador é aquele que observa o mercado e investe seu dinheiro de forma a multiplicá-lo sem fazer força. Um exemplo típico é a bolsa de valores, onde pode-se comprar ações na baixa e vendê-las na aula. Outro exemplo é a especulação imobiliaria: comprar imóveis em regiões baratas que se valorizam por algum motivo, como por exemplo o anúncio de uma nova linha do metrô.
No entanto o dinheiro tem outros significados para outras ciências. Podemos dizer que ele representa poder e status, duas qualidades muito admiradas nos dias de hoje. Pesquisas recentes indicam claramente que no Brasil ter dinheiro faz muito bem a saúde e a felicidade do seu possuidor. Moralmente interessa como esse dinheiro é obtido. Na prática ninguém está muito interessado nisso. Como disse um famoso mafioso preso aqui no Brasil anos atrás: No Brasil só o que importa é ter dinheiro e boa aparência.

Nenhum comentário: