O primeiro é vender milhões de itens para um grande comprador como o Governo. É o caso de vender livros didáticos para o Governo por exemplo. Outra forma é ser o dono de algum mercado, qualquer que seja esse mercado. Aqui podemos ter dois meios de ganhar o mercado: pelo nosso merecimento, produzindo algo melhor e mais barato que os outros ou então de forma ilícita, eliminando concorrentes ou roubando os fornecedores. Eliminar concorrentes para se ter o monopólio e então cobrar o que se quiser já que o consumidor terá de pagar de qualquer modo. Já roubar os fornecedores é algo um pouco mais sutil e pode ser feito quando se é o único ou o maior comprador de determinado item. Um fornecedor em geral tem na sua cartela de clientes um voto de Pareto. Se os seus fornecedores chave forem desonestos o que vai acontecer é que essa empresa será "sugada" na sua rentabilidade por conta dessa situação podendo ser levada a falência. A única solução é desenvolver nossos clientes para não ficar dependente de um cliente desses. Observe que parceria é um processo de ganha ganha. No entanto existem muitos que querem o ganha perde. É preciso evitar ao máximo esse tipo de relacionamento.
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Um comentário:
Conheço muitos mercados aqui no Brasil e no mundo. Quanto maior a tecnologia de um produto mais difícil é imitá-lo. E as pessoas conversam e existem avaliações independentes. Tudo isso influencia o "mercado". Existem mercados onde existem 3 ou 4 players com cerca de 25% cada um do mercado mas são raros. No limite existem apenas um ou dois players como no mercado de eletrodomésticos da linha branca.
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