sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O poder judiciário não é santo nem aqueles que fazem as leis o são

Quem na infância e adolescência assistiu a muitos filmes de hollywood sobre policia, justiça, juízes e tribunais pode ter criado uma imagem mental de que são instituições e pessoas acima do bem e do mal, super homens defensores da justiça e dos valores morais. Esse foi o meu caso e essa foi a ideologia que impregnou as minhas ideias infantis e juvenis. No entanto a vida me levou a conhecer o judiciário brasileiro na prática e não na teoria e meus sonhos e minha minha ideologia teve de ser revista. Infelizmente nossa mazelas são enormes nessa área. Você pode estar coberto de razões e argumentos fortes e isso nada valer, porque nossas leis são anacrônicas, nosso magistrados conservadores ou arbitrários ou parciais. Será que é assim nos Estados Unidos ou na Alemanha ? Duvido, A verdade é que os juízes aqui no Brasil se acham deuses e isso já foi apontado em uma pesquisa que mostrou que a maior distancia entre pessoas comuns e autoridades do mundo ocorre aqui no Brasil. Bom senso, praticidade, busca da verdade tudo isso pode ser ficção em terras tupiniquins. 

Processos judiciais sofisticados e novos demoram a se tornar populares

Outro dia li sobre processos de assédio moral no emprego. Esse tipo de processo primeiro aparece com os pioneiros. Como novidade, eles saem na mídia o que começa a torná-los conhecidos, inclusive dos juízes. Geralmente são perdidos nas instancias inferiores e somente os tribunais superiores ao apreciarem tomam decisões que serão seguidas posteriormente. Observe que é um processo (sem trocadilho) longo, difícil e incerto por isso é tentado inicialmente apenas pelos mais incomodados ou por quem tem mais facilidades como advogados ou algum empregado com advogado na família, etc. No caso do assédio moral não existe lei trabalhista que o defina e com isso é utilizado o princípio geral da constituição federal que fala na DIGNIDADE HUMANA. Já o assédio sexual parece ser muito mais fácil de provar e de ser levado ao judiciário com sucesso. Só que o assédio sexual pressupõe que alguém se sinta ofendido o que na prática pode não acontecer: muitas mulheres aceitam esse tipo de jogo e estão muito felizes com os resultados. As novidades vão surgindo como pessoas que são desabilitadas no exame médico ao passarem em concursos que conseguem a vaga na justiça e na área da família filhos que pedem indenização por "abandono afetivo" por exemplo ou então homens que entram com processos de alienação parental. Observe o principio geral dos processos: o quanto se vai ganhar e a possibilidade de ganhar é que determinam em geral se uma pessoa entra ou não com ele. Como o aumento no número de advogados existe maior concorrência e com isso uma eventual diminuição nos custos do processo tornando-se comum se processar as pessoas por quase nada, já que também não custa nada e o que vier é lucro. Essa é a triste realidade do Brasil e do seu povo bem como dos trâmites jurídicos . . .

O Brasil me deprime

Sou uma pessoa muito sensível a influencias exteriores a mim em particular com relação a deterioração da situação econômica-financeira, sentimental ou de amizade. Fico triste em ver coisas erradas sendo feitas, é da minha natureza. E o Brasil está indo para o buraco. A tendência é sermos afetados. Vejo países sendo afundados como a Argentina ao longo do tempo. Vejo pessoas e amigos caindo em desgraça. Vejo bons negócios sendo perdidos. Vejo vingança e ódio nos olhos das pessoas. Sei que tudo isso é uma perversão da ideia divina e isso me dói. Sei que sou diferente da grande maioria das pessoas mas o que posso fazer ???

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

25% dos proprietários de carros tem seguro e 25% também pagam o IPVA a vista. Coincidência ?

Isso pode nos fazer imaginar que 25% dos proprietários de carros aqui em São Paulo são conscienciosos e se preocupam ou tem dinheiro para se preocupar com o outro. O universo dos carros é contato aos milhões aqui em São Paulo. Existem mais carros que residências e não é incomum que existam mais de um carro por residência aqui em São Paulo. Quantos terão seguro da sua residência e quantos pagam seu IPTU a vista ???

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A familia dos Beatles

Os Beatles dominaram o mundo na década de 60 e são o grupo musical mais bem sucedido até hoje. Tiveram no total 11 crianças embora pudessem ter um harém. Ao contrário dos astros aqui do Brasil e pessoas famosas que tem muitos filhos de várias mulheres e mesmo depois de mortos são questionados por supostos filhos havidos de aventuras nunca ouvi falar nada a respeito com relação a eles. Em geral casaram uma ou duas vezes, divorciaram-se poucas vezes. Hoje em dia a mídia vive de fofocas sobre a vida dos artistas e a privacidade praticamente não existe. Será que hoje a história familiar dos Beatles seria diferente ??? 

O efeito do tempo

O efeito do tempo é fazer as pessoas esquecerem de quase tudo. É assim com musicas e artistas que fizeram sucesso por um tempo no passado. É assim com políticos, com chefes, com jogadores de futebol, com colegas de emprego, com pessoas que faleceram, com ex namoradas e namorados. Com doenças controladas e vencidas. Com produtos como carros. Com bairros e cidades. Com professores, com colegas de escola, com vizinhos, enfim, com quase tudo. Eu tenho uma ótima memória para acontecimentos com pessoas que me ajudaram de alguma forma e já escrevi sobre isso. Eu sou grato a essas pessoas. E com a internet consigo relembrar momentos, musicas e textos. Meu blog também é um histórico registro que tenho. A grande maioria das pessoas está preocupada demais com o dia a dia para lembrar-se de algo ou de alguém. O passado já foi elas dizem e o futuro é incerto. Eu penso que o passado está aí para nos ajudar a construir o presente e o futuro. As empresas vivem do presente. As vendas vivem do dia de hoje. Existem muitas pessoas que são mutáveis e outras que são cardeais: essas vivem no presente e para o presente, Projetos de longo prazo e grandes realizações não são feitas em um dia. Trata-se de uma construção. Já ouvi de alguém: eu vivo o momento. Muitos tem poucas aspirações e nem sonham com situações muito melhores para si e para sua família. É a lógica da ascensão social. Estático. Reflexivo. Assim são os signos fixos: Escorpião, Aquário, Leão e Touro. São pelo menos 25% do zodíaco . . .

A grade de programação das nossa TVs abertas

Muitos elogiam a nossa televisão aberta e dizem que esse é um dos motivos para os quais a TV fechada ainda não dominou nosso mercado. A TV fechada tem mais de 200 canais e tem muitos adeptos, que estão aumentando com o aumento dos concorrentes e o barateamento dos custos. Com certeza não são muitos os que usam a internet de forma ativa porque não sabem ou não tem a capacidade intelectual para fazê-lo. Alguns estão no net fix e assistem a filmes on demand todo o seu tempo livre. São poucos os que leem já que é muito mais comodo e prático ficar passivo em frente a TV. Nossa TV aberta vive de programas de entrevistas a manhã toda e a tarde toda. O custo desse tipo de programa é baixo e assim com a baixa audiência qualificada que existe de manhã e a tarde é o que é possível vender aos anunciantes por um preço módico. O assim chamado horário nobre é a partir das 20:30 quando entra o Jornal Nacional e é quando todo mundo que interessa está vendo TV aberta. Além disso precisamos dizer que a Globo domina de longe o número de espectadores, o que faz com que ela tenha mais recursos e possa gastar mais com a produção dos seus programas bem como compras de filmes, etc. Portanto nossa televisão aberta que tantos elogios recebe não é tão boa assim, seguindo a lógica comercial e dando espaço para sensionalismo e assuntos que são noticia, segundo a fórmula que eu aprendi na Escola Politécnica da USP. Ainda bem que eu passo meu tempo na internet, nas leituras, nas conversas com meus entes e amigos queridos porque se eu dependesse da TV aberta ou da fechada estaria mal servido . . .

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quem mais emprega engenheiros são as empresas de construção civil

O mercado da construção civil é o maior empregador de engenheiros. Deve-se levar em conta que somente 41% dos engenheiros trabalham na área de sua formação. Dos que trabalham na área, a engenharia civil é a que mais emprega formandos, ou seja, sendo engenheiro civil sua chance de trabalhar na área é maior. Esse resultado é atual. Não sei se no passado também foi assim. Acredito que a necessidade legal que existe para construir, as regulamentações, o custo envolvido, tudo isso conspira para que engenheiros civis e arquitetos tenham emprego. Onde existir exigência legal sempre existirá a necessidade de contratar pessoal formado e especializado e isso somente tende a acontecer em setores vitais para a sociedade, que podem causar grande prejuízo em caso de imperícia, imprudência ou negligência. É o famoso "quem assina" como responsável e que será penalizado em caso de problemas. Engenheiros sempre estão envolvidos em grandes e caros projetos, onde a complexidade exige sua presença. Estão fundamentalmente ligados a industria, que é de longe onde a produtividade é mais perseguida. E fundamental suas decisões na matemática e na física.

Contratos e distratos

O tempo traz mudanças e por isso contratos precisam ser revalidados de tempos e tempos e as vezes precisam ser desfeitos. Tive um inquilino por 9 anos. Meu primeiro casamento durou 7 anos. Minha filha tem 21 anos. Trabalhei em duas empresas por 7 anos. Meu primeiro grau durou 8 anos. O segundo 3. E o terceiro 5. Moro há 17 anos no mesmo apto o que significa que sou cliente do condomínio o mesmo tempo. Entrei na Fraternidade há 16 anos. Tenho amigos há 42 anos. Pago impostos há 27 anos. Plano de saúde pago desde 2001 por causa dos problemas que tive. É . . . como nascido em um signo fixo eu gosto de contratos de longo prazo e soluções definitivas/consistentes. Gosto de prazos de garantia longos, de fornecedores comprovadamente fortes em sua área de atuação. Evito custos de substituição. Ao invés disso negocio com os fornecedores antigos porque sei que conquistar um cliente novo é 5 vezes mais caro que manter um antigo. Quando compro algum produto ou serviço busco o melhor custo-benefício e sou pouco influenciado por novidades. Sei que somente aqueles preparados sobrevivem e tem um bom pós venda. Monitoro todos os mercados significativos em busca de informações estratégicas. Mantenho relacionamentos sólidos com meus bancos e fornecedores de alimentos. E sou fiel a minha marca de tênis.     

Somente setores altamente competitivos precisam dos melhores profissionais

Setores onde não existe a competição nem tem a intenção de contratar o que de melhor existe, porque isso trará problemas para o dono. Esses setores querem que seus empregados simplesmente façam o que lhe é ordenado sem cometer erros. Não são contratados para pensar, para serem criativos, para serem empreendedores. Aqueles que tiverem essas caracteristicas irão se tornar empreendedores, serão os "espertos". Outra subclasse será contratada pelas grandes empresas e uma elite minoritária será contratada por grandes empresas multinacionais. Outros passarão em concursos públicos concorridos e levarão vidas de marajás. Aqueles que irão trabalhar nas grandes empresas nacionais terão que enfrentar a concorrência ou não, conforme o setor de atuação. Os que vão trabalhar nas multinacionais terão de se adaptar em menor ou maior escala as normas e diretrizes das matrizes. E aqueles que serão os marajás do serviço público terão de engulir todos os podres da política e da ineficiência em maior ou menor grau do governo. É esse o resumo da ópera . . .

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Psicologia Positiva - Emoção positiva, engajamento, sentido, realização e relacionamento

Emoção positiva é a alegria ou felicidade. Engajamento é quando você está tão entretido com o que está fazendo que nem percebe o tempo passar. Sentido é quando o que você faz é maior do que você mesmo. Realização é quando você atinge um objetivo e relacionamento é o segredo de saber conviver em harmonia. A soma dessas cinco qualificadoras vai gerar o seu bem estar. 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A regra geral do aprendizado - imitação

Aprender pela imitação é o modo mais fácil e por isso é o mais utilizado pelas pessoas em geral. É assim que ser exposto a ambientes mais ricos e mais sofisticados pode fazer bem a uma criança ou jovem. É o modo de aprender das crianças e é o mais utilizado quando alguém quer avaliar os outros. Os outros são bem mais limitados: um ter a ver com as experiências que a pessoa acumulou.  O problema com as experiências é que não podemos nos dar ao luxo de experimentar tudo que existe antes de acertar o que precisamos. A tentativa e erro custa demais. O terceiro modo é pela reflexão é o mais nobre de todos. Em geral acontece quando você lê um livro sobre o assunto que te interessa e reflete a respeito, buscando na sua experiência passada e naquilo que você imitou a consolidação do que você quer aprender. Eu acho que todos os meios devem ser utilizados para melhor resultado: imitação (perguntar a quem já passou pela experiência), experimentação em condições controladas e reflexão suportada por leituras inspiradoras. Eu pratico todos . . .   

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Reflexões

Fazer reflexões é automático para mim e eu as registro em minha agenda. Fazer ponderações também mas as mesmas somente são requisitadas em momentos de decisão. Já os questionamentos acontecem quando os outros falam ou promovem alguma ideia. Questionar, ponderar e refletir são atributos de quem é adulto, esse ser que Freud dizia ser raro na espécie humana.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O que você quer para seus filhos e o que a escola quer

Os pais querem bem estar para seus filhos, em inglês joy e happiness. A escola existe para ensinar o indivíduo a conseguir um trabalho. Já escrevi sobre a crítica do ensino que visa apenas incutir habilidades que são necessárias para suprir as ocupações que o capitalismo oferece. As artes e outras disciplinas ornamentais não são valorizadas. Acontece que a arte e essas disciplinas "ornamentais" fazem parte do bem estar que realmente buscamos. Daí a proposta de criar uma escola que incentive também o bem estar dos seus alunos, diminuindo os índices de depressão e demais desvios comportamentais que vemos na nossa infância e juventude. O bem estar tem pelo menos 5 dimensões e a felicidade é apenas uma delas. 

A aposta no filho ou nos filhos

Para quem é pobre a aposta é vantajosa: tem a esperança de ser cuidados pelos filhos, mesmo porque a lei os obriga e gastam uma bagatela com a criação deles. Temos vários exemplos na família. Para os ricos também não existem dúvidas: Olavo Setubal teve 7 filhos e da quantidade selecional a qualidade na figura do Roberto Setubal a quem ele escolheu para administrar os negócios mais importantes. A grande decisão é entre casais de classe média. Para começo de conversa só uns 5% dos casais são felizes e apenas esses deveriam ter filhos. A realidade mostra que talvez 85% tem filhos. Pais de classe média podem com as informações de hoje em dia projetar sua vida econômica financeira como nunca foi possível antes na história da humanidade e em particular deste país complicado. Histórias de sucesso como a dos meus pais são cada vez mais raras hoje em dia. E esses casais de classe média frente as dificuldades de se ter e criar um filho vão adiando o mais que podem a decisão, comprometendo outros aspectos como as condições físicas da mãe. Filho dá muito trabalho, despesa e preocupação e pode não dar o retorno desejado. É basicamente uma grande aposta ter filhos nos dias de hoje. É jogar com o imponderável. Na minha opinião cada caso é um caso e cada casal é único e deve tomar a decisão de forma livre e consciente. O importante é que ninguém mais é obrigado a seguir um modelo imposto por outros. Existem mulheres que nasceram para serem mães e outras que somente irão fazer seus filhos sofrerem. Vale o mesmo para os pais. Não se pode descartar as condições ambientais também e o grau de exigência dos pais.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Quem são os 20 grupos que dominam economicamente o Brasil

São grupos financeiros ligados a conglomerados, são empresas ligadas ao extrativismo, são grandes construtoras , são gigantes do varejo, do consumo de cerveja e carne/derivados, são fundos de pensão estatais. É isso. Não estão listadas nenhuma das montadoras de automóveis, nenhuma siderúrgica nem a Petrobras. Reflexo de um país onde banco, extrativismo, população que precisa comer, beber e comprar no varejo, empresas que atuam na infra estrutura e corporativismo estatal mandam. 

Seu poder é igual a sua capacidade de ser amado

Palavras de um psicólogo americano que estou lendo. O livro chamasse Florescer. Para ser amado é preciso ser amável, compreensivo, disponível, etc. Para ser amado é preciso ser superior moralmente. É preciso ser justo. É preciso ser útil. É preciso ser prestativo . . .

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mulheres espiritualizadas

Pesquisa mostra que mulheres espiritualizadas falam de mais parceiros sexuais e relações. Surpresa ? Sempre senti atração por esse tipo de mulher, desde é claro que ela fosse minimamente bonita. Está gravado na minha mente a mulher jovem, magra e hippie, frequentadora do curso de psicologia da USP e moradora da Vila Madalena . . . Onde existirião mais "mulheres espiritualizadas" ? Na Fraternidade dos novos cenáculos. Em termos de religiões o espiritismo é onde existirão mais opções assim. Espiritismo, Fraternidade, Psicologia quem sabe Psiquiatria . . .   

Hoje a aparência e o momento presente estão na moda ao invés da introspecção, da reflexão e do longo prazo

Basta ver o que passa na TV: Big Brother. Ver o número de operações plásticas de colocação de silicone, a corrida as academias, as pessoas que vivem o momento. Em contrapartida poucos buscam a terapia para auto-conheciemento, pensam no longo prazo, planejam. A inteligência intrapessoal já era pouco e ficou mais ainda fora de moda. O dinheiro e as pessoas estão mobilizadas em grande número nessa direção e é como a maré: muito poucos conseguirão ir contra. Isso acontece com empreendedores por exemplo: eles tem de produzir para quem quiser comprar. Nas empresas e nos circulos sociais você pode ser discriminado e isolado e isso mata no longo prazo. Quem pode estar imune é o funcionário público concursado de alto nível: está garantido, podendo ser o que bem entender.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Gente COMUM - Matéria do Pondé

Luiz Felipe Pondé
Hobbes nas ruas
Gente comum quer uma vida pautada por rotinas de trabalho, escola, lazer e consumo
Dias atrás, o Brasil se chocou com cenas de violência nas ruas. Pessoas comuns batendo em supostos (ou comprovados) bandidos. Policiais tendo que protegê-los da fúria da gente comum.
De um lado, uma jornalista faz comentários arriscados na TV, do outro, setores da intelligentsia pedem providências do Ministério Público contra a jornalista, botando ainda mais lenha na fogueira da atmosfera de ódio e ressentimento que toma conta, lentamente, da alta, média e baixa culturas nacionais.
Não se pode defender o espancamento na rua, mesmo sendo bandido. Só o Estado detém o monopólio legítimo da violência. Mas é esta mesma intelligentsia (tribunais, universidades, mídia, escolas, ONGs) que vem sistematicamente erodindo esse monopólio legítimo da violência que pertence à polícia. Claro que os erros desta precisam ser sanados, mas a sociedade não faz nada para melhorar o tratamento institucional dado à polícia, e sem ela, sim, a gente comum vai espancar supostos (ou comprovados) bandidos na rua. E vai piorar.
O espancamento de supostos (ou comprovados) bandidos na rua é parte do fenômeno de massa que os inteligentinhos chamam de "jornadas de junho", num esforço de reviver a ejaculação precoce que foi o Maio de 68 na França, aquela revolução de mimados.
Lembremos que quando as manifestações do ano passado atingiram o nível de massa, os inteligentinhos começaram a gritar dizendo que o movimento (deles!) tinha sido sequestrado por setores "conservadores" da sociedade. Para eles, "conservador" é todo mundo que não os obedece e não os teme, mesmo que seja apenas para parar a Paulista.
Se no ano passado vimos uma inesperada crise na representação política, agora assistimos a um crescente rompimento do contrato social. E quem está na rua é o homem descrito pelo intelectual honesto que foi Hobbes, e não o pseudo-homem dos "delírios do caminhante solitário" e vaidoso Rousseau.
Já falei algumas vezes nesta coluna do que podemos chamar de psicologia da gente comum. Esta gente que a intelligentsia, na verdade, despreza, apesar de posar de defensora da gente comum. Digamos a verdade. Nossa contradição aparece quando, por exemplo, algumas pessoas começam a gritar contra gente mal-educada e sem compostura frequentando aeroportos, e os "defensores dos menos privilegiados" saem ao ataque da burguesia chocadinha reclamona.
Infelizmente, a intelligentsia não percebe que tanto a burguesia chocadinha quanto os mais pobres fazem parte da mesma categoria de gente comum. Perdemos, nós da intelligentsia, a capacidade de enxergar essa gente comum, porque vivemos em nossa "casinha" correndo atrás da produtividade inócua da Sua Excelência Capes ou delirando com seres humanos que não existem.
E qual é a psicologia de gente comum? Gente comum é duramente meritocrática: quem não trabalha é vagabundo. Não quer ser assaltada quando vai para o trabalho ou para casa (e se for, quer ver o ladrão se ferrar feio!), quer também casa própria, metrô e ônibus que andem, comprar um carro logo que for possível, hospital sem muita fila, comer pizza no domingo, transar por cinco minutos quando não estiver muito estressada, ir para praia, ganhar cada vez mais, ir ao cinema mais perto de casa, ir ao salão de beleza, ver os filhos crescerem, tomar cerveja, e se der, ler alguma coisa além de ver TV.
E, digamos: pagam impostos e tem todo o direito de viver assim (menos de bater em gente na rua). Mas vão bater em supostos (ou comprovados) ladrões cada vez mais porque estão sentindo que a sociedade não está nem aí para eles.
Quando a chamada classe D alcançar os níveis do consumo da classe C, vão querer a mesma coisa. Uma vida pautada por rotinas de trabalho, escola, lazer, consumo e férias. E quem ficar no caminho vai apanhar. Esta é única "consciência social" que existe.
Quando essa massa de gente que está de saco cheio de ser pisada no trem, de pagar imposto e não poder andar com seu carro nas ruas, de ver sua filha com medo, agir, o homem de Hobbes fará sua "revolução". A vida será doída, violenta e breve.

O que pode ser pior que a ignorância ???

Na esteira do artigo da semana passada, no qual abordamos o tema metacognição surgiu a questão:
— Se metacognição é o conhecimento e o controle do próprio conhecimento, qual seria o efeito da ignorância da própria ignorância?
Com intuito de responder essa questão vou me referir à pesquisa de David Dunning, um psicólogo da Universidade de Cornell, realizada em conjunto com Justin Kruger da Universidade de Nova York já noticiadaaqui no Hypescience.
A pesquisa fundamentou-se na realização de diversos testes dentro de determinadas áreas das habilidades humanas, tais como raciocínio lógico, inteligência emocional, jogos de estratégia, sagacidade no humor, etc. seguido de uma entrevista.
Nessa entrevista era solicitada a opinião de cada participante sobre seu próprio desempenho nos testes.
Os resultados foram esclarecedores.
Os participantes da pesquisa que tiraram as mais baixas pontuações superestimaram seus resultados em 100% das entrevistas.
E quanto pior o resultado quantitativo em raciocínio lógico, inteligência emocional, humor ou mesmo habilidades em jogar xadrez, por exemplo, maior foi a diferença entre a sua real pontuação e a sua estimativa arrogada na entrevista.
Ficou patente que a incompetência priva as pessoas da capacidade de reconhecer sua própria incompetência.
Tal limitação pode ser a principal responsável pelo descompasso nos relacionamentos interpessoais e no funcionamento da sociedade como um todo.
Com mais de uma década de pesquisa os resultados demonstraram que os seres humanos acham “intrinsecamente difícil ter uma noção do que não sabem”.
O pior em tudo isso, é que não se trata apenas de otimismo ou autoconfiança.
Os pesquisadores descobriram uma total falta de habilidade em autoavaliar-se. Um bloqueio nessa parte do autoconhecimento individual que implica na ignorância sobre a extensão de suas reais habilidades e na confusão entre a imagem que se tem de si mesmo e a realidade de suas próprias competências (ou incompetências).
Mesmo quando os pesquisadores ofereceram aos participantes uma recompensa de US$ 100 para aqueles que classificassem seu desempenho com a maior precisão, os resultados foram praticamente os mesmos.
“Eles realmente estavam tentando ser honestos e imparciais. Percebia-se ali uma real incapacidade de se avaliar o próprio conhecimento bem como seus próprios limites. Nisso podemos apontar a causa de muitos dos problemas da sociedade, como por exemplo, a própria negação das alterações climáticas. Tal negação passa pela sedimentação de uma opinião desinformada e desatrelada da realidade, e o que é pior, aliada à inconsciência dessa desinformação” — afirmou Dunning.
E para agravar o caso, ficou evidente também que pessoas que não sãotalentosas em uma determinada área são incapazes de reconhecer esse talento nos outros.
O que é mais uma das obviedades que a psicologia cognitiva está nos esfregando na cara.
Quanto mais ignorante for a pessoa, maior a valorização que ela dá a si mesmo e menor a valorização que ela dá aos outros.
De fato, é um resultado que não surpreende um bom observador da conduta humana desde que se tem falado em ignorância e arrogância — parecem que são características indissociáveis e com os resultados mais nefastos que podemos imaginar na conduta humana.
O que me leva a concluir, sobre a nossa questão base:
Pior que a ignorância — só mesmo a ilusão do conhecimento, que invariavelmente a acompanha.
Essa terrível ilusão que além de levar o indivíduo ao erro também o aprisiona na própria ignorância, impedindo-o de buscar pelo conhecimento.
Afinal, ninguém precisa encher um cântaro quando se acredita que ele está completamente cheio.

Coisas que me deixam triste . . .

Muitas coisas me deixam triste, em particular ver os jovens próximos se perdendo nos caminhos da vida, marcando passo e cometendo erros crassos. Também me chateia muito ver que alguns mais velhos não estão conseguindo evoluir. Sou muito influenciado pela situação dos que me são próximos como os amigos também. Hoje no Face estava a frase: sua felicidade depende de alguém ? Parabéns você está fodido. 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Passar a mão na cabeça X mais polícia

Passar a mão na cabeça do bandido é uma postura de esquerda, que diz que ele é uma vítima do sistema, que precisa de mais educação, mais subsídios governamentais de todo tipo, etc. Já a postura de direita é mais polícia na rua, mais prisões, tolerância zero se possível. Precisamos da polícia e de polícia bem treinada e eficiente, não o que temos hoje. A certeza da impunidade só faz o bandido ficar mais atrevido e ousado. Eu sempre me lembro do Diretor da FEBEM: em uma família tem 7 irmãos e todos moram na favela. Um vira ladrão e os outros 6 não . . . 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Um negócio é uma concessão do meio

Esse é um conceito que reforça que o emprego vem dos outros. Ou seja, seu negócio somente vai em frente se os outros deixarem e aprovarem. Não adianta você fazer um negócio muito sofisticado se os potenciais clientes não valorizam isso ou então não tem dinheiro para bancar os preços correspondentes. É por isso que certos serviços são fornecidos apenas nos bairros ricos: somente nesses lugares existem pessoas com renda para usufruí-los. É assim que tudo anda junto e é assim que não adianta ser romântico e achar que em um bairro pobre estarão pessoas legais, éticas e educadas. Não que no bairro rico isso esteja garantido mas a probabilidade é um pouco maior com certeza. É esse o mesmo critério que orienta a contratação de um empregado, ou seja, as relações de emprego e renda. É assim também que alguém contrata serviços de um profissional liberal. Estamos falando de reputação e liderança em setores, além de autorização (autoridade).  

A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica é um negócio conservador

São investimentos que demoram décadas para serem feitos e uma vez feitos serão para sempre. Uma vez construída uma casa ela será conectada a rede elétrica e assim permanecerá por décadas ou séculos. Consequentemente as receitas estão garantidas e somente podem ser afetadas por decisões equivocadas do governo como estamos vendo agora. Outra consequência é que o trabalho para seus empregados também está garantido da admissão até a aposentadoria. Tudo é planejado com antecedência, as exigências de segurança são enormes, a qualificação e o treinamento são fundamentais. A própria natureza do negócio permite e exige que seja assim. Essa é a realidade: somente quando necessário é que algo é feito. Nada é feito porque as empresas são "boazinhas", exceto talvez nas empresas de origem Sueca, Norueguesa ou Dinamarquesa . . . 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mantidas as condições gerais no namoro on line vale a beleza e o dinheiro

Beleza mais para mulheres e dinheiro mais para os homens. Homens bonitos e sem dinheiro servem para relacionamentos curtos da mesma forma que mulheres feias de qualquer condição. A regra então é que mulher feia e homem pobre tem de compensar o parceiro com algo a mais ! kkk ! É fácil entender: quem não fizer isso será substituído. Um outro especialista disso que a pessoa se relaciona afetivamente mais ou menos da mesma forma que ela lida com seus investimentos. Faz todo sentido . . . Há os especuladores de curto prazo e os investidores de longo prazo.

Na balada vence quem se exibe mais

Quem busca companhia na balada descobre rapidamente que quem se dá bem por lá é quem é  mais exibido. Vale para homens e para mulheres. Esse tipo gasta muito se produzindo para impressionar os outros pela aparência. Assim os homens mais altos, mais malhados e produzidos se dão melhor, da mesma forma as mulheres mais atrevidas no vestir e no gesticular. É o reino do "macho alfa" e da fêmea sexy. Só que esse tipo de gente costuma ser amorosamente do tipo Ludus, ou seja, trocam de parceiro todo final de semana. Para alguns homens pode ser interessante mas para a maior parte das mulheres não é tão gratificante. Assim muitas mulheres buscam esses lugares apenas para serem abordadas e darem uma de difícil, fazendo joguinhos com os homens. Alguém poderia ter me dito isso antes e eu não teria perdido algumas noites no final de semana indo a esses lugares e gastando dinheiro . . .

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

As instituições e o tempo

instituição 
ins.ti.tu.i.ção 
sf (lat institutione1 Ato ou efeito de instituir. 2 Instituto. 3 Coisa instituída ou estabelecida. 4 Regra, norma. 5 Nomeação de herdeiro. sf pl Leis fundamentais de uma sociedade política. I. social, Sociol: complexo integrado por ideias, padrões de comportamento, relações inter-humanas e, muitas vezes, um equipamento material, organizados em torno de um interesse socialmente reconhecido.


As instituições simplesmente não mudam ou mudam muito pouco, ainda mais aqui no Brasil. Onde está URANO por aqui ??? A escola é a mesma há séculos. A polícia, as Academias Militares, a Igreja, os Bancos, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e tudo sempre existiu, conforme observo ao explorar fotos antigas e arquivos históricos. O que muda com o tempo são as pessoas que tem acesso a essas instituições. Trata-se da evolução das classes sociais se é que ela existe ou então da sua decadência. Somente a ciência pode mudar alguma coisa, como a evolução das drogas, dos meios de comunicação, da tecnologia. Os comportamentos sociais e as leis mudam muito mais lentamente e isso quando mudam. E assim são as instituições. Hoje em dia eu sendo como eu sou eu aprenderia muito mais rapidamente soluções para os problemas que eu tive, encontraria grupos de apoio e talvez tivesse evitado cair nos erros em que cai. A comunicação sempre foi o meu forte e eu me lembro de ter consultado e confiado em certas pessoas de forma errada. Lembro-me da frase: "É uma fase de adaptação" . . . ou então da compra do primeiro apartamento. Por incrível de parece essa compra do apto até que deu certo mesmo não sendo para mim. Já a "fase de adaptação" me custou a vida praticamente. As mulheres continuam as mesmas. São como as instituições . . .

O direito e o tempo

Hoje na internet estão disponíveis os diários oficiais de décadas atrás. É possível encontrar histórias perdidas no tempo. Nomeações, anotação de títulos, decretos e despachos. Lendo essas edições históricas percebemos como as coisas sempre foram imutáveis aqui no Brasil. Os termos jurídicos, os ritos processuais, TUDO é como sempre foi, seja em 1967, em 1980 ou em 2014. Nossos códigos são quase centenários e não mudaram muito. O pouco que se fez foi agilizar alguns trâmites burocráticos e só. Dizem que o judiciário é o poder mais distante do povo, que poucos tem condições de entender os termos jurídicos devido a sua complexidade, etc etc etc No entanto, o direito é o mesmo de sempre e o que vemos é que os candidatos a advogados são cada vez mais incapazes de obter o mínimo de conhecimentos necessários para se habilitarem a exercerem a profissão e que nossos juízes não são nenhuma maravilha. Lamentável !!! Não evoluímos QUASE NADA nessas décadas todas !!! Nossa segurança jurídica é muito pequena. Que tristeza !!!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Diagnóstico

Para aconselhar alguém precisamos analisar profundamente o caso com conhecimento de causa. Mesmo fazendo o diagnóstico correto pode ser que a pessoa não siga as recomendações por alguma deficiência ou limitação. Todos nós temos limitações e nossas limitações nos impedirão muitas vezes de sermos o máximo em alguma dimensão. O segredo é utilizar aquilo que nós somos bons para catapultar as nossas possibilidades. É assim com a escolha de uma profissão ou trabalho. É assim com a ascensão na carreira e as oportunidades. É assim com os negócios ou com os amores. É assim com nossa saúde e finalmente com a nossa vida. Muitos ficarão pelo caminho pelas limitações externas que lhes são impostas pelo carma planetário, familiar, pessoal ou do pais. Alguns poucos serão verdadeiramente vitoriosos, os mais bem adaptados, segundo Darwin . . . 

A incapacidade de um médico clinico geral quando o assunto é doença mental

Li hoje no jornal que a maioria dos suicidas se consultou com o médico pelo menos 6 meses antes de se matar, em geral com um clínico geral. E esse clínico geral não fez nada para evitar o suicídio porque simplesmente não identificou ou percebeu a gravidade do problema. Imagine que se um médico que tem uma formação geral em saúde não identifica o problema a dificuldade de algum familiar "leigo" perceber. É meu amigo . . . o único que pode te salvar é você mesmo !!! Você estudando, sendo auto-didata, buscando a cura do seu mal psiquiátrico. Esperar que alguém te defenda com unhas e dentes, sem saber o que você tem e suas limitações é querer demais meu amigo. Seus pais precisariam ser os super homens como foi o dentista do livro Cade minha Sorte e mesmo ele não conseguiu. Esta cada vez mais fácil enlouquecer aqui no Brasil e cada vez mais difícil se tratar. Essa conta simplesmente não fecha !!!

De quem os jornalistas apanham

Li uma pesquisa sobre quem bate nos jornalistas. O resultado foi que 75% das agressões são praticadas por policiais e 25% por outros manifestantes, etc. Quando quem senta a borracha são os policiais o caso fica por isso mesmo, porque a polícia não investiga e não pune os agressores. Então fica a lição: não se meta com políciais, a menos que você tenha um pistolão na polícia ou na política.

Quando começa o comércio

Existe o comércio explicito que todos nós conhecemos e o comércio implícito, aquele disfarçado por um "verniz", que o marketing se encarrega de promover. É o famoso "me engana que eu gosto", ou seja, sei que estou sendo bobo e estou pagando muito por algo intrinsicamene  de pouco valor. Ainda me lembro daquela frase: "o marketing do concorrente é melhor . . . ". É o famoso vender "sonhos". Isso é possível pelas falsas crenças que as pessoas possuem e pelo fato de que interesses poderosos escondem a verdade do povo. Médicos por exemplo podem ser mercadores de sonhos, em particular na cirurgia plástica, por exemplo. Médicos podem enganar seus pacientes lhes prometendo a cura. Gerentes de banco podem iludir seus clientes prometendo que eles ficarão ricos. Cursos preparatórios podem prometer aprovação para candidatos desesperados. Macumbeiros podem prometer milagres a seus clientes e por aí vai. Existiu até uma novela que chamava-se "O feijão e o sonho" que tratava disso. Todos nós temos um Netuno no nosso mapa e o cinema é o lugar privilegiado dele !!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Autoridade quer dizer autorizado

Aqui no Brasil a autoridade é muito forte por razões culturais, históricas, etc. A autoridade é conquistada pela aprovação em um concurso público em geral ou pela graduação em algo. Pais que podem ser os maiores ignorantes do mundo também são "autoridades" com relação aos seus filhos, por conta de atribuições que as leis lhes concedem. Professores já foram muito mais autorizados no passado. Quando falamos genericamente em autorizades pensamos nas civis, que podem ser apenas eleitas, sem maioires exigências, eclesiáticas, que pelo menos passaram uns 7 anos estudando e militares. A reputação que é outra forma de poder é conseguida pelo tempo e pela experiência. É o caso da reputação de uma escola ou de um restaurante. Finalmente a liderança é quando alguém ou algum comportamente é imitado pelos demais em reconhecimento da sua superioridade. Temos pouquíssimos líderes, sendo essa expressão muitas vezes usadas para criminosos ou religiosos. O síndico é uma autoridade dentro do seu condomínio. A autoridade somente é boa quando ela está ligada a responsabilidade senão vira tirania. É assim que pais podem ser tiranos e déspotas. É assim que professores podem ser carrascos (mais no passado). É assim que juízes podem ser iníquos. A lista de exemplos é imensa . . .

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A identificação de verdadeiras oportunidades

Para você identificar uma verdadeira oportunidade você precisa conhecer o mercado e precisa de algumas informações históricas. Conhecer o mercado te permite saber das alternativas que você tem em termos de produtos e serviços concorrentes. Conhecer o histórico te permite fazer algumas previsões sobre o futuro, como por exemplo a entrada de novos concorrentes, super safras de produtos, liberação de importação provável, etc. Ou seja, uma das situações te permite uma decisão imediata e a outra te permite uma variação no tempo. Com isso a identificação das verdadeiras oportunidades não são triviais e é exatamente por isso que muito poucos conseguem fazê-lo. É preciso abertura psicológica para isso e no Brasil isso é muito raro.

A comunidade em que vivo

A comunidade em que vivo é composta por 16 apartamentos autônomos. Nesses apartamentos, sendo 8 de dois dormitórios e 8 de um, vivem aproximadamente 28 pessoas. São 9 apartamentos ocupados por um casal ou um homem sozinho e 7 apartamentos ocupados por mulheres sozinhas ou com mãe/irmãs ou então filhos. Trata-se de um prédio modesto, de forma que as mulheres conseguiram comprar seus apartamentos por aqui e os homens não são exatamente exemplos de sucesso profissional ou então estão em início de carreira. Nesse microcosmo faço minhas avaliações sócio-econômicas culturais, Conheço os carros que meus vizinhos possuem, sei se pagam condomínio em dia e vejo suas reações aos problemas que aparecem. É claro que não conheço maiores detalhes nem frequento ou frequentei a casa deles, muito menos fui convidados para festas e comemorações. São os meus vizinhos, a casa III de gêmeos. Com um deles tenho mais amizade e simpatia e é só. Não existem crianças no prédio porque não existe área de lazer para elas. E idosos residem em apenas um apartamento onde moram duas irmãs japonesas. Não são feitas festas e vários divórcios aconteceram. Nascimentos uma vez ou outra acontecem. Morte aconteceu uma vez nos 14 anos que moro aqui. Policia nunca levou ninguém preso nem ninguém ficou sem pagar o condomínio. Já o SAMU teve de retirar um morador surtado. Também uma administradora já nos deu um desfalque. Esse é um resumo da minha comunidade, do meu condomínio, onde provavelmente viverei por mais uns pares de anos . . .

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cada vez que um esquizofrênico surta e mata alguém . . .

Todos os outros esquizofrênicos sofrem com o preconceito e com a desconfiança do povo. Na verdade esse é um efeito colateral de algo que acontece poucas vezes e por isso mesmo sai na mídia. Os esquizofrênicos são 1 % da população, ou seja, são claramente uma minoria. As minorias são e serão sempre hostilizadas, seja ela pela beleza, pela riqueza, pela inteligência, pela moral, etc O melhor é se acostumar com isso . . . .

A escala de complexidade - imóveis

Uma vez li que para construir uma casa não muito sofisticada é preciso determinar e escolher 200 ou 300 diferentes itens. Hoje li no jornal que um grande empreendimento imobiliário tem de especificar 3000 !!! Quem sou eu para duvidar desse número mas o achei um pouco exagerado. É claro que existem conjuntos do tipo clube, por exemplo, que tem montes de recursos e itens de lazer, além de empregados para mantê-los. Eu gosto da perspectiva humana e esses grandes condomínios perdem essa perspectiva. É muita gente junto, congestionando tudo e dependente de tecnologia mas é o jeito moderno de viver . . .

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Personalidade que tem infarto agudo

Existe um tipo de personalidade que leva seu portador ao infarto em idades precoces: é o egoísta, autocentrado e exigente. Alguns chamavam de tipo sanguíneo. São pessoas que deixam se levar pela raiva muitas vezes e sofrem todo tipo de alteração orgânica. Resta agora saber quem é a típica personalidade que está sujeita a um surto psicótico e suas sequelas . . . 

O Gênio em Todos Nós

Estamos diante de um processo dinâmico: genes X ambiente e não de algo estático: genes + ambiente. Resumindo: você é muito mais responsável pelo seu sucesso e talento e também a sociedade, o local e as circunstâncias que circundaram sua vida. É mais ou menos assim: genes influenciam o indivíduo assim como o ambiente de formas muitas vezes impressionantes e imprevissíveis. Rivalidades e desejo de vingança podem impulsionar uma pessoa para o sucesso: seria o caso de vencer um recalque. O meio pode te ajudar a ter vantagens competitivas insuperáveis. Foi o caso de Mozart, por exemplo. Crianças que são chamadas de prodígio o são quando comparadas a outras crianças da sua idade e condição social. Não são prodigios quando comparadas a adultos no alge do seu talento e desenvolvimento. É muito mais fácil seu um prodígio quando criança, já que isso consiste em fazer coisas que somente crianças meis velhas conseguiriam, do que ser um gênio criativo na idade adulta. É exatamente por isso que muitas crianças prodígio desaparecem com o passar dos anos da berlinda. Não existe um caminho único mas existem estratégias que ajudam e muito. Sociedades criam suas crenças e é inútil lutar contra elas: você será condenado mesmo sendo inocente. Alguns espertos conhecem essas idiossincrasias socias e tiram proveito delas, prejudicando os outros em benefício próprio. Esse livro dá uma explicação contundente e cientifica de porque os filhos dos gênios não foram tão geniais quantos seus pais pois, afinal, se a genética mandasse em tudo seria de se esperar que a genialidade passasse para a geração seguinte de forma automática. 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O mais alto grau atingido

O mais alto grau atingido mostra a capacidade provada de uma pessoa e não apenas seu "potencial". É assim com os estudos acadêmicos, com a experiência profissional, com o que se conseguiu na vida. Pode ser medido pelo sucesso no casamento, na educação e encaminhamento dos filhos, na aquisição de bens, na conquista de clientes e contratos, nas viagens realizadas, nos países conhecidos. No horoscopo é a casa X, cuja cúspide é chamada de meio do céu. Não é a toa que as grandes inaugurações são sempre ao meio dia !!! São as honras e aquilo que muitos terão de lembrança na sua velhice. Para os outros é o que pode ser visto. A pessoa pode ser um gênio incompreendido e ninguém ficar sabendo disso mas o que o mapa aponta no meio do céu todos verão e saberão . . . 

Todo conflito tem dois lados

Hoje presenciei queixas. O interessante é que o acusado não estava presente para se defender. Acredito que as queixas são verdadeiras, não duvido da honestidade de quem as proferiu. É a velha questão: tem paga não esquece e quem usufrui sim. O empregado acha que ganha pouco e o patrão acha que paga muito. A mulher acha que faz muito para manter o casamento e o marido não concorda. Onde estará a verdade ? Quando ouvi o outro lado uma vez fui convencido que não era bem assim a história. Realmente para julgar adequadamente uma situação você precisa ir fundo e são muito poucos os que tem capacidade e interesse para tal. Geralmente as queixas partem de mulheres e minha experiência com mulheres mostra que elas muito raramente são imparciais e justas.

Seu filme no Facebook

Novo aplicativo do Face mostra "seu" filme, ou seja, aquilo que de alguma forma foi significativo na sua conta. Olhando o filme dos outros o que mais vi foram fotos de família, de viagens com a própria pessoa, aniversários, casamentos, etc. Ou seja, a maior parte das pessoas tem um Face previsível, nada original, versátil ou eclético. Esse não foi o caso do meu filme, onde existe de tudo, menos muitas fotos da família. Aqui comprovamos o que eu já disse sobre "abertura": são muito poucos que possuem essa qualidade. 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ser versátil e eclético é para muito poucos

Existem profissões em que você tem muitas surpresas. Essas profissões são as exceções. A natureza e os homens em particular são repetitivos e gostam de tarefas sem muitas novidades. Já li que isso é devido a uma caracteristica adaptativa do nosso cérebro: fazer sempre a mesma coisa gasta menos energia e assim o cérebro não precisa de tanto sangue, etc. A principal consequência disso é que ficar adaptando-se a novas situações é cansativo e dispendioso, de forma que esse comportamente será abandonado assim que for possível pelo indivíduo. Aqueles que insistem nesse caminho precisam ser muito bem remunerados para compensar o desgaste. É assim com o empreendorismo por exemplo. Somente vale a pena as encheções de saco se for para ganhar muito. Enquanto você se desgasta atirando para todos os lados e levando chumbo de volta o "jacaré" fica parado, se fortalecendo e acumulando recursos, só esperando para dar o bote no momento adequado. E o pior é que os "jacares" nunca darão valor para aquele que tem a responsabilidade de conduzir mudanças, muito pelo contrário, serão os primeiros a apontar o dedo para eventuais fracassos. São os limitados, os obtusos, os ignorantes que na aparência são os vitoriosos no mundo da matéria. São os idealistas, os audazes, os ecléticos e diletantes que ficarão mentalmente enfermos e serão atacados de todas as formas, em particular pela inveja dos egoistas e néscios de plantão. O que eles menos querem ver é você consegujindo sucesso sendo melhor que eles como pessoa e ser humano. 

Não se aventure a empreender em um ramo que você não conhece

Ouvi isso de um primo que não considero muito inteligente mas é a mais pura verdade. Para empreender você precisa ter experiência no ramo e conhecimento. Seus competitores tem essa experiência e esse conhecimento e você somente será melhor que eles se também tiver e fizer melhor que eles. Vê como é difícil ser um empreendedor de sucesso ???

Não se pode ser alegre e bem humorado em certas profissões

Nossos "semelhantes" nos constrangem frequentemente e uma das formas de constranger é não acreditar na pessoa. Preconceitos existem talvez por razões evolutivas e nunca serão instintos. E é assim com os assuntos "tabus" em uma sociedade. Falar explicitamente deles, desmistificá-los e mostrar a verdade sobre os mesmos pode ser fatal. É um daqueles casos em que o ignorante fica com raiva daquele que o esclarece. As pessoas criam personagens. Ainda a pouco li que homens com voz grave impões respeito aos demais e que homens em dificuldades afinam a voz. A Auditoria por exemplo é considera um departamento seríssimo, tanto que trabalhava a portas fechadas. Auditor deveria ser sério, evitando o contato e a comunicação com os auditados, limitando-se a parte técnica do seu trabalho. Eu mesmo já fui surpreendido por candidatos a alugar um imóvel que possuo. É muito difícil ser diferente do que as pessoas esperam e ter sucesso. Acontece que todos impostores e psicopatas sabem exatamente o que as pessoas esperam e usam essa informação para enganar a todos e prejudicar em seu benefício. Velhos por exemplo são muitas vezes paranóicos, assim como crianças que sofreram alguma agressão. Coragem não é um atributo de muitos . . .

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sou viciado em ocitocina

Descobriram que a razão para fazermos amigos: ocitocina. Esse hormônio é a base para a reprodução dos seres humanos, já que determina o afeto da fêmea pelo macho e também o amor incondicional que a mãe tem pelos filhos. Na espécie humana influencia até os machos. É o hormônio do amor. As amizades produzem esse hormônio no cérebro e ele é como uma droga que nos faz bem. Por isso gostamos de estar com nossos amigos e nesses momentos o tempo parece parar. Então é isso: tudo que nos dá prazer está relacionado com os líbidos e agora com também com as amizades. Temos no máximo 5 amigos do "peito" segundo os filósofos. Esses são aqueles que se atreveriam a nos pedir dinheiro emprestado . . . e são esses que queremos mais próximos de nós, por quem nos interessamos. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Margens de lucro

Na industria 5% já está de bom tamanho. A industria produz muito e em série. Fatura todos os dias e sua produtividade é grande. No comércio espere por 15%. O comércio tem uma produtividade muito mais baixa. Quase 40% do faturamento se dá nos dias imediatamente posteriores ao pagamento dos assalariados. Agora, a grande "facada" está na prestação de serviços, onde o governo estima 32% de margem. Na prática, existem prestadores de serviço que não gastam nenhum material, somente o seu tempo, além de trabalharem sozinhos. Imagino que os 32% sejam para uma empresa prestadora de serviços, com empregados e muitos pedidos. Seria o caso de um escritório de advogados ou de um construtora que administra obras. Prestadores de serviço podem ser riquíssimos. Comerciantes precisam ser grandes e industriais também. O potencial de ganhos de uma prestador de serviços pode ser medido pelos artistas, políticos, esportistas, famosos, advogados, médicos de renome, dentistas, arquitetos, etc 

Meios de jogar dinheiro fora II : trocar de carro todos os anos e comprar carros caros

Aqui temos mais um grande buraco nas finanças: manter um carro em São Paulo é caríssimo: uma pesquisa mostra que estamos em segundo lugar no mundo. Carros caros depreciam-se muito mais rapidamente e em termos de valores absolutos são os campeões em perda de dinheiro. Trocar de carro todos os anos poderá te levar a pobreza na velhice. O carro é algo que precisa ser muito bem controlado e também está sendo influenciado pelo consumismo de hoje em dia. Ninguém quer comprar um carro usado. Todos querem o carro novo equipado. 

Meios de jogar dinheiro fora: trocar de celular todos os anos

As pessoas trocam de celular em média a cada 3 anos aqui no Brasil. Os mais pobres simplesmente porque o celular quebra nesse período ou então a bateria perde sua função. Já os ricos trocam até antes dos três anos por causa da obsolescência psicológica: seu celular não tem as últimas novidades e aplicativos. Acho que eu já disse aqui que o celular ocupa a função que durante décadas foi dos tênis de marca, quando jovens da periferia gastavam seus salários para ter um do último tipo. Hoje em dia pobre tem celular do último tipo com zilhões de funções mas não tem crédito para fazer chamadas. Os muito ricos tem celular do último tipo com plano pós pago ilimitado e pessoas minimalistas tem um celular muito simples mas pós pago.

O povo começa a se preocupar com a aposentadoria quando chega aos 55 anos

Pelo menos aqui no Brasil é assim. Tipicamente o brasileiro tem dificuldades com abstrações e planejamento. Preparar-se para a aposentadoria é algo para o longo prazo e a grande maioria das pessoas tem urgências de curto prazo para resolver. Portanto não espanta que somente ao se aproximar da aposentadoria a preocução aconteça. Nessa altura do campeonato pouco ou nada poderá ser feito. Na verdade a preocupação com a aposentadoria deveria começar na escolha de com quem casar e quantos filhos ter. Um filho a menos pode ser a diferença entre ter dinheiro para pagar o plano de saúde na velhice ou não. O mesmo vale para gastos elevados com veículos ou casas de veraneiro e até mesmo para grandes viagens ao exterior. O controle do orçamento, o planejamento e a abstração são fundamentais para se chegar a velhice capitalizado e ter um final de vida digno.

Leitos para internações psiquiatricas são reduzidos a metade e mortes de pacientes psiquiatricos dobram

Esses são os fatos. Observe que o povo não sabe lidar com as doenças psiquiátricas e antigamente a família simplesmente entregava o "problema" para o estado resolver. Agora o estado está saindo de cena e os doentes estão provavelmente largados a própria sorte. O resultado é o dobro do número de mortes. Simples assim . . .

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Para certos animais filhos são um efeito colateral indesejado

É assim na natureza: filhos são consequência do acasalamento que está por sua vez programado geneticamente para acontecer. Filhos são concebidos, gerados e criados pelas mães, que após o tempo normal faz com que eles sigam sua vida e seu destino de perpetuar a espécie. Sabemos que existem "seres humanos" que estão nas primeiras encarnações e quanto menos encarnações tiverem mais próximos dos animas que são sua origem estarão. Por isso para muitos "humanos" filhos são um efeito colateral do acasalamento e isso serve tanto para homens quanto para mulheres. O objetivo dessa gente é procriar como os animais. Acontece que os filhotes humanos são especialmente despreparados para se virarem sozinhos e essa estratégia levou durante centenas de milhares de anos a que poucos sobrevivessem. Diz o Kanitz que existem aqueles que adotam a estratégia do macho Alfa: gerar o maior numero de filhos para da quantidade extrair alguma qualidade e existem aqueles que limitam o número de filhos lhes destinando maiores recursos para que esses poucos sobrevivam e gerem netos, que conhecerão os avós. O quanto investir em cada filho é uma decisão que envolve muitas variáveis. Homens que se casam mais de uma vez em geral tem mais filhos, em épocas diferentes da sua vida, por exigência das respectivas esposas. Na natureza não existem avós. Os animais desconhecem seu parentesco e não se auxiliam mutualmente nesse patamar. 

Por que devemos preparar as pessoas enquanto é tempo

Acontece a todo momento. Uma empresa familiar enfrenta a morte do patriarca fundador e os filhos sucessores ouvem dos parentes que apostam que a firma irá a falência em 6 meses. O marido provedor e chefe do casal morre e não tem na esposa alguém competente para gerir as finanças da família muito menos um filho ou filha a altura. E então esse mulher não faz o inventário e compromete a venda plena futura dos imóveis, embosteando o inventário e o futuro dos filhos. Um solteirão acumula riqueza e imóveis e não prepara ninguém para gerir sua fortuna em seu benefício durante a vida. Aí fica demente e seus desafetos vem em seu encalço para espoliá-lo.Um pai zeloso e preocupado com o futuro dos seus filhos faz uma previdência privada em nome deles. Ao atingir a maturidade seus filhos exigem a poupança prévia e torram em futilidades. Um marido é casado com uma cientista especialista em análise de solos. Ele cede aos apelos da mulher que diz querer trabalhar e monta uma laboratório caríssimo para ela que nunca é usado e torna-se um prejuízo. São tantos os exemplos e a história é tão recorrente . . .  

Polícia Federal

Só 4 a 8% dos inquéritos instalados na Polícia Federal chegam a virar processos. Observe a dificuldade de concluir um inquérito de forma satisfatória. Além disso 30% dos policiais tem ou tiveram problemas de ordem psicológica e alguns até se suicidaram. Um bom auditor pode ser comparado a um policial especializado ou então a um perito criminal: tem de fazer todo o trabalho investigativo e preencher um relatório convincente, com provas irrefutáveis dos seus "achados". É um trabalho estressante pelo conflito que existe entre os objetivos da empresa e dos maus empregados que desviam recursos, fazem tráfico de influência, são desonestos de todas maneiras possíveis, etc. É quase uma luta maquiavélica : o bem contra o mal. São 10.000 policiais federais na ativa muito bem pagos e por conta disso teoricamente muito melhor selecionados que seus pares na polícia militar e civil. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Casar é decisão que envolve grandes riscos

Casar sempre foi uma decisão arriscada. No passado era ainda pior, porque tudo era estipulado em um contrato. Imagine a capacidade intelectual daqueles que casam em entender o que era um contrato, sendo que muitos são analfabetos funcionais. Muitos se iludem achando que podem enfiar goela abaixo das pessoas contratos de convivência como no caso do casamento. As pessoas são o que são, tem suas ideologias e não vai ser um pedaço de papel que as farão amadurecer e tornarem-se boas pessoas para convivência. Na prática temos animais, como dizia Freud, que a civilização tenta conformar, muitas vezes em vão, criando conflitos de todo tipo. Independente dos tempos, casar é sempre uma aposta arriscada pois existem tensões que são aumentadas com a convivência diária e próxima.