sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cada um no seu quadrado

Esta é a regra para 98% da humanidade. Como dominam apenas o que fazem no dia a dia, todo o resto (conhecimento, ciencia, etc) é para os "especialistas". Sendo o mundo dessa maneira, não é de se estranhar que os maiores problemas sejam falhas na comunicação. As pessoas simplesmente não entendem o que o outro está falando. E o que fazem essas pessoas ? Confiam cegamente no outro, que parece ser tão competente e profissonal. E o que fazem os maus profissionais ? Aproveitam a ignorancia dessas pessoas para tirar todo tipo de proveito. Essas pessoas quando questionadas tem sempre a mesma desculpa na ponta da lingua: não são médico, não sou mecânico, não sou engenheiro, não sou advogado, não sou dentista e por ai vai. Devido a essa caracteristica existem estúpidos que somente acreditam em algo quando é um "expert" que diz. Essas pessoas tambem gostam de formalidades onde possam se sentir seguras. Nada de desafios. E tambem acreditam na repetição infinita de suas tarefas para obter a perfeição. Aqui temos a frase de Eistein: loucura é querer chegar a um resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa. E vivemos em um mundo de falsidades: o professor não chama o pai do aluno e lhe diz que seu filho não tem condições de seguir na escola e que o melhor seria o pai o transferir para uma escola mais fraca. O psicologo não diz para o paciente a verdade. O médico nem examina e receita um remedio qualquer. O advogado propõe uma ação que não dará resultado e somente levará o cliente a gastar dinheiro. O engenheiro não diz que a ideia da cliente é estúpida e será ruim e por ai vai. Ninguém quer se indispor com quem lhe dá dinheiro. E assim erros são cometidos, pessoas perdem dinheiro, objetivos são frustrados.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A cobra opositora, o misantropo e a fútil

Infelizmente os personagens acima são meu conhecidos . . . esses são os seus maiores defeitos. É claro que eles tem qualidades tambem mas quem se lembra das qualidades ? Estamos sempre ligados nos defeitos porque são eles que nos incomodam no dia a dia. Um relaciomento tem muito maior chance de dar certo se os defeitos entre os participantes forem pequenos e suportáveis do que se os participantes tiverem grandes qualidades. Esta é a realidade dos relacionamentos humanos em geral. E é a base do amor, porque o amor pressupõe longos períodos junto do ser amado, ao contrário do sexo, que pode durar apenas algumas horas. Os melhores relacionamentos são com nossos amigos porque temos afinidades com eles. Encontrar uma parceira(o) que seja nosso amigo é uma grande conquista !

Poucos sabem o basico e muitos menos sabem ciencias

Incrível como é o ensino aqui no Brasil. Poucos sabem o básico, como ler, escrever e entender o que se lê ou escreve. Outros poucos conhecem matemática suficiente para entender operações financeiras um pouco mais sofisticadas. Esses são conhecimentos do dia a dia, que até uma criança deve ter. A coisa piora muito quando falamos de ciências. E por ciências temos quimica, física e biologia. Essas são as máterias que muitos alunos não compreendem. E por não compreenderem, muitas vezes atribuem a poderes mágicos situações que poderiam ser explicadas pela ciência. Daí para acreditar em crendices e outras bobagens é um passo. Cientistas em geral são céticos e somente acreditam no que o método cientifico pode comprovar. É comum serem ateus. Nossa situação é essa: ignorantes que não entendem os contratos que assinam, nem como são feitos os preços das coisas que compram e muito menos como funcionam as instituições, eletrodomesticos, veículos, e facilidades que estão em suas casas.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Para que o povo se manifestar a coisa tem de estar muito ruim

Roma já sabia a receita: pão e circo faziam o povo ficar calmo. A maioria das pessoas não se incomoda com o que acontece com o próximo. Somente quando muitos estão insatisfeitos e em grau elevado é que uma manifestação pode ser organizada. Em geral a insatisfação é contra o governo, que pode regular a sociedade através da lei. O poder está basicamente com o governo e suas divisões: o legislativo, executivo e o judiciário. O legislativo faz muitos projetos de lei inconstitucionais. O executivo tem funções práticas e tem de seguir o legislativo, sendo fiscalizado pelo judiciário. O judiciário é o mais hermético dos três poderes e o menos transparente nas suas decisões, que muitas vezes são personalistas. O judiciário somente age se for "provocado", trata-se portanto de um poder passivo no meu ponto de vista. O legislativo e o executivo criam leis e portarias. O legislativo tambem tem orgãos para fiscalizar o executivo, como o Tribunal de Contas. E o executivo tambem tem seus orgãos de controle interno. Tanto controle e eles ainda fazem m . . . A verdade é que o que o capitalismo criou de mais organizado, produtivo e criativo foram as grandes empresas multinacionais e não os governos.

Psiquiatra = feiticeiro

A analogia entre o psiquiatra e o feiticeiro é clara. O psiquiatra é o "mago", que possui as poções mágicas (neurolépticos e psicotropicos) que curam. Remédios que alteram a consciencia. Conselheiros nos assuntos amorosos e nos familiares, donos de poderes. Lembro quando eu estava doente e o médico mudava de medicação: na minha mente a imagem era exatamente a do feiticeiro com sua mágica. Provavelmente essa imagem está no inconsciente coletivo da humanidade e com certeza não é totalemente diferente da realidade . . .

Pertencer a um determinado grupo pode ser pouco

Notei que certas organizações são compostas por populações muito heterogêneas. Deve ser o caso da torcida do Corinthians. Ser Corinthiano pode não dizer muito: no meio de tanta gente com certeza tem de bandido a nobre. Existia uma frase que dizia que familia grande tinha de nobre a ladrão, ou seja, a heterogenidade parece ser uma caracteristica da dispersão que existe nas grandes quantidades. É assim tambem na fraternidade. Lá temos pessoas muito inteligentes, eruditas e ecléticas, convivendo com pessoas obtusas e menos dotadas intelectualmente. Vale o mesmo para a condição social: alguns são ricos e outros são de classe média. Pobres com certeza não estão presentes. Isso era de se esperar, uma vez que a fraternidade é aberta a todos que quiserem participar. Tambem era de se esperar, uma vez que são em geral familias que fazem parte e que os novatos são convocados entre amigos e conhecidos dos irmãos. Mesmo nas familias não existe unaminidade: as vezes a mulher frequenta e o marido não e vice e versa. Vale o mesmo para namorados, sobrinhos, irmãos e pais. Aqui podemos observar que o ser humano é escravo dos seus hábitos: somente os que gostam de explorar o desconhecido ou que são livres pensadores poderiam entrar para a fraternidade sem a intermediação de algum irmão. Em anos que o site foi colocado no ar, acho que ninguém apareceu expontaneamente no cenáculo de São Paulo . . .

Beleza é sinal de pureza

Essa é a verdade. A beleza tem por fundamento a simetria das duas metades do corpo humano e a simetria tem a ver com bons genes e boa adapatação ao ambiente. Sempre gostei do belo em particular das belas mulheres. Pena que a beleza de muitas mulheres venha com problemas como narcisismo, egoismo, excesso de vaidade, falta de energia, diminuição da inteligencia por falta de necessidade de usar, frigidez. Quem busca a mulher bela em termos de reprodução está interessado em bons descendentes. Duro é superar os problemas que podem vir junto !!!

Liberdade e segurança

Artigo da folha diz que todos querem liberdade e segurança. Só que o mesmo artigo diz que quanto mais segurança menos liberdade se tem. Quer liberdade de conhecer qualquer pessoa para fins de namoro ? Então você terá de se contentar em ter menos segurança. Para equilibrar somente sendo inteligente. Quanto mais inteligente mais liberdade com segurança. Exite até um ditado que diz que quem é bobo não deve sair para a rua. Então: pessoas burras não devem se aventurar. Devem fazer sempre o mesmo, com as mesmas pessoas e conhecidos. Não devem se afastar de onde moram. Devem viajar em excursões. Nem mesmo devem dirigir um carro em casos extremos. Outro ditado famoso: liberdade rima com responsabilidade. Então teremos alguns seres humanos que desfrutarão de mais liberdade e outros que serão escravos de seus relacionamentos, seus compromissos, seus horários e suas responsabilidades . . .

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não sobrou nenhum

Demorou mas hoje finalmente posso dizer que todas as cobras mostraram sua cara. Todos os que estão próximos são conhecidos. Não precisamos mais averiguar. Não sobrou nenhum parente. Todos sem exceção mostraram sua face covarde e mesquinha. Felizmente sobraram os amigos de verdade. esses que são confidentes. Conhecemos os defeitos e as fraquezas deles e eles conhecem as minhas. Amigos são escolhidos. Parentes nos são impostos por uma circunstancia. O mesmo acontece com colegas de trabalho. Nossa familia mononuclear tambem nos é imposta mas aqui a boa convivencia deve ser cultivada, devemos ser diplomatas no minimo. Não custa lembrar que os vinculos afetivos podem ser rompidos com qualquer um mas os vinculos alimenticios são eternos, porque são garantidos por lei.

Dizem que os jovens aprendem com o tempo . . .

Dizem que os jovens aprendem com o tempo e a experiencia. Esse é o jeito burro de aprender, pela tentativa e erro. O jeito mais inteligente de aprender é obter o máximo de informações possíveis sobre o que se deseja fazer e conversar com quem tem experiencia prática tambem. Já os velhos, acham que as coisas serão sempre como eles experimentaram, que nada muda com o tempo e que suas experiencias são totais e absolutas. Velhos costumam saber tudo por acharem que já viram tudo e jovens acham que sabem tudo porque estudaram na teoria. O que acontece na pratica ? Os dois erram por falha na apreciação das variaveis. Tomar decisões é dificil porque nem sempre temos as informações corretas ou as informações que precisamos. É por isso que sempre estaremos sujeitos a errar quando tomamos uma decisão. A solução está em acertar mais que errar . . .

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Homens são promovidos pelo seu potencial e mulheres pela comprovação de sua competência

A frase acima foi lida hoje por mim no jornal Folha de São Paulo, no caderno NYT. Será verdade ? Acho que isso depende da empresa e do momento da economia. Quando a economia está crescendo e a empresa precisa expandir-se muitos "potenciais" são promovidos. Quando a empresa está estagnada é normal aparecerem poucos cargos vagos e, então, as exigências aumentam, tanto para homens e mulheres. Empresas não gostam de correr riscos e isso vale para a promoção de seus funcionarios. Você precisa ser bom tecnicamente e seu chefe precisa gostar de voce, das suas caracteristicas pessoais. Em algumas empresas o perfil sisudo é valorizado. Em outras, ser comunicativo e simpático é tudo. Existem variações inclusive para determinados cargos. E existem as variações de genero: mulheres se dão melhor em certas áreas e os homens resistem bem em outras.

O ciúme e a inveja

O ciúme surge quando alguém parece querer roubar algo que a pessoa acha que lhe pertence. Já a inveja surge quando alguém deseja o que o outro tem e ainda faz alguma coisa para rebaixar esse outro ao seu nível. Tenho amigos ciumentos de seus filhos (mais de suas filhas). E conheço um invejoso que riscou meu carro. Por serem sentimentos, tanto a inveja quanto o ciúme povoam o mundo astral e podem influenciar a mente e as condições físicas das pessoas.

A USP da década de 80 e a beleza física de suas mulheres

Estudei na USP na década de 1980. Naquela época estudar em universidade era algo em transição, pois ainda não haviam muitas universidades. Estudar em um curso de elite na USP era para quem estivesse realmente preparado. A carreira profissional das mulheres estava em transição: algumas achavam que deviam se preparar e entrar no mercado de trabalho e outras ainda apostavam no casamento e dependência financeira do marido. Havia aquelas que trabalhavam em empregos menores enquanto eram solteiras e esperavam o "principe encantado". Sabemos que a necessidade é a mãe de todas as virtudes. Nessa época, as mulheres bonitas ainda apostavam em casamentos com homens ricos. Já as menos dotadas fisicamente e que eram inteligentes partiam para um comportamento alternativo, onde entrar na USP era um objetivo palpável, que mostraria ao mundo que elas, mesmo não sendo muito bonitas, tinham seu valor. Teoria ou não, sei que as mulheres da USP que conheci não eram bonitas, principalmente nos cursos com valor de mercado, que eram os mais competitivos. Havia ainda um outro problema: na área de exatas as poucas mulheres presentes ainda deviam ter muita testosterona no sangue, o que as fazia ser masculinizadas e portanto pouco atraentes para homens que gostavam de fêmeas de verdade. Não se pode ter tudo: caso você queira uma mulher bonita, não raras vezes terá de pagar o preço disso. A prova é que há estudos de que mulheres bonitas são intrinsecamente mais egoistas e mimadas, isso desde o nascimento, provavelmente por seus pais. Existe mais um fator que nunca é mencionado porque somente recentemente foi "descoberto": a compatibilidade sexual plena. Só a conhece quem teve a oportunidade de namorar com várias pretendentes mas isso já é uma outra história . . .

sábado, 22 de outubro de 2011

Na minha opinião as mulheres interagem mais e por isso . . .

Por isso na comunicação social elas e os problemas delas parecem ser majoritarios. Estou falando em termos de jornalismo na internet, por exemplo. As mulheres perguntam mais e tendem mais a procurar ajuda para resolver seus problemas. É por isso que elas são maioria nos consultorios dos terapeutas. Mulheres em geral falam mais e através da comunicação falada ficam sabendo como são as coisas e como fazer para conseguir o que querem. Comunicação oral e depois comunicação escrita. Gostaria de ver uma estatistica sobre médicos psiquiatras por gênero. Por causa dessa caracteristica, a problemática das mulheres pode aparecer mais na mídia e com isso passar a maioria a impressão que as mulheres são "vítimas" da sociedade e dos homens que são "maus". Com certeza é uma visão unilateral e distorcida mas que é vivida com sendo verdadeira. Um corolário que leigos podem deduzir e que se os homens não falam e porque não tem problemas com as mulheres e todas elas são "santas" . . .

Hierarquia e os jovens

Hoje em dia os jovens não aprendem noções de hierarquia nem em casa nem na escola. Muitos somente irão aprender no trabalho. Então é conveniente aprender o mais cedo possível, ou seja, ter experiência de trabalho aos 18 anos, por exemplo, mesmo estando estudando na universidade e não precisando trabalhar para se sustentar. Isso se você quiser trabalhar em equipe e dentro de uma empresa. Só estudar e acumular diplomas não vai te ajudar muito na concorrência com alguém que tenha menos estudo mas alguma experiência. A solução ? Para os mais rebeldes e muito inteligentes e com boa memória o Brasil oferece a solução dos concursos publicos com cargos bem remunerados. Então temos uma minoria que sabe o que as empresas querem e se preparam para trabalhar nelas e uma minoria que sabe o que as empresas querem, não estão a fim de se adaptar e escolher a saída do emprego público concursado. Para o resto resta o limbo, os empregos mal pagos, as demissões frequentes o fracasso frequente e uma vida pobre e miserável, a não ser que você tenha um pai rico ou uma boa herança a receber.

Quando você critica o seu pai . . .

Quando você é adolescente ou jovem e critica seu pai duas coisas podem acontecer. Caso seu pai seja uma pessoa esclarecida e evoluida racionalmente ele pode aprender alguma coisa com a sua crítica (acredito que este deva ser um pai classificado com exceção). Alternativamente seu pai pode ficar com raiva de você e passar a te boicotar ou te isolar (esta deve ser o final mais provável). Mesmo porque pais esclarecidos e evoluidos em geral não precisam ser criticados por seus filhos. A consequencia é que as lutas para conseguir o que se quer na juventude podem ficar muito mais difíceis. É muito mais fácil para um pai bem posicionado economica e financeiramente na vida ajudar seu filho aproveitar oportunidades, oportunidades essas que colocarão seu filho em vantagem na disputa com os outros jovens. Levando-se em conta que exceto um ou outro "iluminado" que vem a terra com um dom excepcional, a maioria está na mediana e uma ajuda substancial pode fazer toda diferença para passar para a ponta da gaussiana.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quando a emoção fala mais alto você perde dinheiro

E quando a razão fala mais alto você deixa de perder ou até ganha dinheiro. Isso explica o ditado americano: seu dinheiro está onde está a sua cabeça e você está onde está o seu coração. A emoção acontece muito na bolsa de valores: pessoas físicas desinformadas compram quando o preço de mercado aumenta e vendem em desespero quando o mercado entra em baixa. Ou seja, essas pessoas "emotivas" transferem dinheiro para as pessoas "frias e calculistas". Essa me parece ser a regra do mundo: os frios, de coração duro, são os egoistas. E os egoistas costumam conseguir dinheiro dos bons de coração e generosos. Analisando meu caso, sou bastante racional com o dinheiro e procuro ser justo com os assuntos emocionais. Trato com igualdade as pessoas, dificilmente compro algo por impulso. O impulso somente aparece quando algo caro e normalmente inacessível está em oferta/liquidação. Nesses casos não titubeio: vou lá e compro, sempre a vista. Pode ser um apartamento, um carro, um eletronico, um tenis ou uma calça jeans. Os comerciantes que querem lucrar muito são os que vendem "emoções". Pessoas podem ser basicamente escravas de seus sentimentos (emoções) ou de sua mente (neuroses). Todo comerciante esperto explora essas duas hipóteses. Então: quando a emoção fala mais alto ou quando a neurose fala mais alto você perde dinheiro !!! E o correlato: quando a razão fala mais alto e quando o equilíbrio fala mais alto você poupa dinheiro !!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jovens financeiros gananciosos

Em finanças temos três profissões básicas: contadores, economistas e administradores. Uma descrição sucinta dessas profissões mas nem por isso insignificante diria que: contadores olham para o passado (registram o que aconteceu em termos financeiros), economistas olham para o futuro (fazem previsões do que vai acontecer) e administradores olham o passado para orientar suas decisões no presente de forma a obter um futuro desejado. Olham portanto para os dois lados da questão financeira, tão qual o Deus Janus, ao qual se refere o mês de janeiro. Pois bem, eu já havia detectado uma certa ganancia em administradores jovens, isso em conversas informais nos idos de 1980. Eles gostavam de investir em ações, provavelmente porque sabiam que esse era o meio mais rápido de enriquecer e tambem porque eram jovens e tinham muito pouco a perder. Esses administradores seguem os índices da bolsa de valores e observam que em determinados momentos a bolsa é muito mais rentavel que a renda fixa. Pois recentemente essa minha impressão do passado foi comprovada por uma estatistica: tem mais utiliza o simulador do mercado de ações são justamentes estudantes (dá para imaginar de que área, não ?). EM seguida vem administradires, engenheiros, etc, mas sempre com percentuais bem mais baixos. Administrar uma carteira de ações parece ser uma atividade excitante, cheia de emoções, bem como convém aos jovens. Quando olho para trás e vejo tudo o que fiz em termos economicos financeiros, vejo como eu era arrojado para minha idade e época, como eu me arriscava. Sempre tive interesse por finanças e por adminisração, fato que me levou inclusive a entrar na faculdade de economia e administração. O fato de ter trabalhado na área financeira, particularmente na área de controle (auditoria) me levou a conhecer profundamente as operações financeiras. Não é fácil portanto me convencer com o canto das sereias em termos financeiros . . .

Ranking de Informações

Uma avaliação rápida mostrou que dos meus amigos e conhecidos eu sou o mais bem informado. Sinal que eu aproveito meu tempo livre para alguma coisa útil. Estar "up to date" requer esforço contínuo. Explorar novos assuntos exige muita curiosidade e interesse pelo saber em geral, já que as pessoas em geral somente se movem em direção ao que as está incomodando. É assim que "aparecem" pessoas que estão sumidas a anos, coincidentemente no momento em que querem alguma coisa de nós. É assim que a pessoa somente vai ao médico quando a doença já avançou muito e pode ser incurável. Ou então a pessoa age no seu relacionamento após muitos indícios claros de que a coisa estava perdida. Muitas pessoas são ignorantes, ou seja, desconhecem a realidade da vida, seja ela terrena ou espiritual. Existem pessoas que desconhecem o básico e por isso tomam decisões equivocadas. E são nossas decisões que podem mudar nossa vida . . .

A Folha de São Paulo

A Folha de São Paulo é o jornal de maior penetração na classe mais instruída e rica no Brasil. É também o de maior amplitude geográfica. Ousaria dizer que é o melhor jornal do Brasil. E os números crescente de leitores dizem isso.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Neuroses, psicoses e transtornos de personalidade

Neuroses : dizem que todos temos . . . angustias, depressões, sentimentos de culpa. Psicoses: chamam a atenção do povo: delírios, alucinações . . . Transtornos de personalidade: são pervasivos, ou seja, perpassam toda a personalidade desde cedo, são difusos e incisivos. Em outras palavras: estão enraizados na mente do seu portador. Transtorno de personalidade borderline, com comorbidade em psicopatia. Psicopatas . . . são 4% da população (cerca de 3 homens para cada mulher). São cerca de 10% nas prisões. Fica claro que alguém que não sente culpa, que não sente remorso e nem se importa com os outros está sujeito a transgredir alguma lei e pode ser preso por isso. Existem psicopatas comunitários, que estão inseridos na comunidade e podem passar desapercebidos por muitos anos. Podem ser médicos, políticos, etc. Nos meninos aparece mais cedo e é mais facilmente detectável, devido a observação de reações violentas na adolescência. Nas meninas pode demorar mais a ser descoberto. Na prática o que vemos por trás desse transtorno é a mentira, a maldade e outras falhas de caráter.

Eu conheço uma pessoa fascinante

Conheço várias pessoas interessantes mas apenas uma eu classifico como fascinante. As interessantes são as quais eu elegi para conviver, como namorada, amigos e alguns familiares. A que considero fascinante é um ponto fora da curva. Não em finanças ou em popularidade mas em liderança espiritual. Alguém inspirada diretamente pelo Divino Espirito Santo. Alguém que quase não é deste mundo, portanto. Os simples mortais não podem competir com essa pessoa. Existem muitas pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, concordo. Na ciencia, na técnica e na arte. São aqueles que estão na frente das conquistas humanas. São aqueles que fazem a diferença no mundo. Ninguém se lembra de quem dirigiu politicamente uma nação, pouco após a sua morte. No entanto, muitos se lembram daqueles que descobriram ou inventaram coisas para o progresso humano. E eu me lembro de alguém muito inteligente e sábia, que tive o prazer de conhecer nesta vida . . .

terça-feira, 18 de outubro de 2011

De cima para baixo ou de baixo para cima ?

Essa é a fórmula do amor ! Parece que existem dois caminhos possíveis: primeiro razão (cabeça), depois emoção (coração) e por fim sexo (...). Ou então: primeiro sexo (...), depois emoção (coração) e por fim razão (cabeça). O que pode aontecer ? problemas no fim do caminho. No caso do caminho que começa na razão, o sexo (final) pode não ser tão bom e pode causar problemas. No caminho que começa no sexo, a cabeça (razão) pode trazer problemas. Todos nós conhecemos exemplos desses dois caminhos. Segundo o Gikovate o primeiro caminho, que começa na razão é o melhor e com maior probabilidade de sucesso no médio e longo prazo. Faz sentido: mudar cabeças é muito mais dificil, senão impossível. Para o resto tem as cirurgias plasticas, as lentes coloridas, os tratamentos estéticos, a academia, o treino, a persistência, etc. O fisico tambem me parece dificil de mudar, principalmente certas qualidades anatômicas mas isso é uma conversa um pouco dificil de se ter.

Pacientes preferem médicos autoritários e decididos

Mais uma prova de que estamos na idade da pedra aqui no Brasil: a maioria das pessoas que procuram o médico prefere que ele diga com firmeza que doença as pessoas tem e o que devem fazer para curar-se. Caso um médico mostre alguma duvida, consulte um livro ou faça alguma ponderação o "paciente" acha que não foi bem atendido ! Quanta ignorancia ! Não sabem nada a respeito da medicina e suas limitações ! Assumem uma posição infantil frente ao poderoso médico que tudo sabe . . . Imagino que essa postura seja a mesma com relação a outros profissionais: advogados, juizes, dentistas, mecanicos, encanadores, professores e todos os demais "poderosos". A média de nossa população é muito ignorante. Como não conhecem nada do assunto, não tem condições de formular uma pergunta inteligente sequer. Com isso não são capazes de questionar o que está sendo feito, quanto mais ponderar e refletir a respeito. Graças a Deus eu tenho instrução suficiente para conversar com qualquer profissional . . .

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Poucos estão a fim de um papo cabeça

Será que no passado era muito diferente ? Hoje em dia as pessoas não estão interessadas em problemas existenciais. Na verdade estão interessadas apenas em si mesmas e se deixam levar pela corrente. Só que nossas ações impactam nos outros: a familia e a sociedade. As pessoas não tem consciencia do que acontece com elas. Não sabem como as coisas funcionam. São ignorantes de muita coisa que as rodeam. Por que estariam interessadas em seus sentimentos ? Nas grandes questões da humanidade ? Nos porquês das coisas ? Isso é querer demais da média das pessoas . . .

Fazer previdencia para filho pode ser problema

O mercado vende a ideia de fazer previdência para filhos. Os pais, bem intencionados, poupam esse dinheiro. Aqui já temos uma questão: será que não seria melhor investir esse dinheiro em educação de qualidade ao invés de poupá-lo ? Bem, supondo que o pai tenha feito ambas as coisas: poupado e investido em quantidade e qualidade adequadas. Resta outra questão: entregar uma grande quantia de dinheiro na mão de um jovem de vinte e poucos anos pode ser a medida certa ? E se esse jovem não tiver nenhuma maturidade para lidar com o dinheiro ? Ele irá simplesmente gastar esse dinheiro em consumo irresponsável e as esperanças do pai, de que ele iria dar entrada em um imóvel ou então investir em um negócio próprio irão por agua abaixo. Os pais não tem como saber o que seus filhos virão a ser em termos financeiros quando eles nascem. Como diz a Mara Luquet: caso você esteja preocupado em que algo falte para seu filho enquando você o cria faça um seguro de vida. Nesse caso, caso você venha a faltar, ele receberá um bom dinheiro e, talvez, a necessidade de sobreviver sem poder se esconder atrás das economias do pai, o faça ganhar maturidade rapidamente.

Mães se preocupam com os filhos ? Nem sempre ...

A verdade é que a maternidade é um mito socialmente construido e ajudado um pouco pela natureza. Quando os homens viviam nas cavernas a vida era como a dos animais. As mulheres ficavam permanentemente grávidas e eram em menor número que os homens, porque morriam em decorrencia dos problemas do parto, que até hoje são a principal forma de morte de mulheres jovens. Por que as mulheres eram em menor numero, os homens mais agressivos e mais fortes provavelmente eram aqueles que conseguiam copular com mais frequencia e por isso deixaram mais descendentes. Só que ai veio a cultura e muito disso mudou. Era preciso "civilizar" os homens. O mais forte passou a ser substituido pelo que tinha mais recursos (atualmente mais dinheiro). Os filhos que nasciam muito e morriam muito passaram a ser poucos e valorizados. Com isso a seleção natural foi alterada, pelo menos no seu aspecto biologico puro. Crianças menos dotadas biologicamente mas mais bem dotadas de pais participativos, inteligentes e ricos, conseguirão sobreviver e talvez até se reproduzir, coisa que no passado não ocorreria. Para onde isso irá nos levar ? Para a degeneração da espécie humana ? Ainda não sabemos . . .

Ambição

Existem vários tipos de ambição. Ter, ser, aprender, fazer e transformar. No meu caso sobrou ser e aprender, porque dependem somente do meu esforço e vontade. Já tive meus momentos de ter e fazer mas foram temporários. Transformar é uma vontade latente mas meu alcance é limitado, porque o que desejaria transformar não tem muitos adeptos. Usar a comunicação social para transformar é um dos meus objetivos. Só que as pessoas adoram hábitos e repetições. Uma vez instituido um hábito é muito difícil mudá-lo, pois é necessária força de vontade e esforço para tal e as pessoas não gostam disso. É a lei do menor esforço. Tentei transformar as pessoas próximas a mim e não consegui. Elas são metódicas e não gostam de questionamentos e de pensar. O mercado se vale disso: é 5 vezes mais caro conquistar um novo consumidor do que manter um antigo. Acho que é por isso que as pessoas se tornam "fregueses". Realmente, a troca de fornecedores exige custos. E os custos limitam nosso raio de ação. Os deslocamentos estão na mesma categoria: eles custam. Mudar custa. Dedicar tempo para ouvir uma pessoa custa. Carinho e afeto custam. Um dos freios para a mudança é o medo, que em ultimo grau pode virar uma neurose. Eu gosto de mudanças mas de mudanças para melhor . . .

domingo, 16 de outubro de 2011

A lei da selva

Embora vivamos em uma democracia e em sociedade, o que pressupõe regras mínimas de convivência, as notícias nos mostram que a lei que predomina muitas vezes é a da "selva". Por essa lei, o mais forte vence e prevalece. Para combater o mais forte existe apenas uma alternativa: ser mais inteligente, ou, como diz uma reportagem aqui ao lado, ser "malandro". Ser inteligente é uma condição em parte herdada e em parte desenvolvida. Pois é . . . o problema é quando a inteligência não segue a ética e a moral.

Quem pode ser uma pessoa fascinante ?

Quem pode ser uma pessoa fascinante ? Um uma avaliação singela seriam os artistas, os gênios, os intelectuais. No entanto, mesmo essas pessoas, tem seus defeitos, seus podres. Sim, porque todos tem defeitos, todas as profissões tem seus ossos. Imagino que uma pessoa fascinante seja aquela com quem sempre possamos conversar, trocar uma opinião inteligente, enfim, crescer em algum aspecto. Para mim a chave é essa: trocar ideias. A maioria fica na troca de mercadorias, serviços. Alguns trocam afetos e carinhos. Uma pessoa fascinante tem de ser inteligente e complexa. Tem de saber contar histórias interessantes, argumentar. As qualidades desejáveis dessa pessoa especial são muitas: bom humor, decencia, honestidade, carater. Quero pessoas fascinantes para minha companheira, amigos, colegas, parentes, familia . . . exceto a companheira e os amigos (que podemos escolher), com as outras categorias temos muitas vezes de conviver com pessoas nem tanto fascinantes mas simples mortais (que decepção !!!).

A ganância

Existem pessoas gananciosas: para elas não existem limites para ganhar dinheiro. Leis são desrespeitadas, interesses difusos são ignorados, a dignidade humana é esquecida. Contra essas pessoas, no âmbito das relações do trabalho, exite a justiça. Para limitar os gananciosos é preciso a intervenção do estado. Só que existem tambem os maus empregados, que tambem são gananciosos e, agindo de má fé, lesam empresas decentes e cumpridoras das leis. Então temos bandidos dos dois lados da mesa. Ser ambicioso é diferente de ser ganancioso. Ser ambicioso é um caminho para progredir, em diferentes áreas. Ser ganancioso é ter o olho maior que a cara nas transações comerciais. O ganancioso em geral se aproveita das fraquezas dos seus clientes para explorá-los. É o famoso cobrar "olhos da cara" ou o preço "pela hora da morte" tão popular.

A especialização e o comércio

Nossa sociedade e por tabela a civilização humana, está fundamentada na especialização e no comércio. Nesse modelo alguem é muito bom em uma atividade, exerce essa atividade apenas e ganha tanto dinheiro, que, pode comprar o resto de que precisa (comércio). A coisa funcionaria bem se todas as atividades permitissem obter renda suficiente para comprar o que precisamos para viver. Na prática, algumas atividades são mais bem remuneradas e permitem realmente usufluir do modelo. Outras profissões são mal remuneradas e essas profissões condenam seus praticantes a uma vida de privações e sofrimentos. Nesse modelo, as pessoas tornam-se facilmente fantoches nas mãos dos "especialistas", que, apercebendo-se da ignorância dos seus clientes, podem aproveitar-se e levar vantagem. É assim aqui no Brasil, onde você sempre pode perder o seu suado dinheiro, ao contratar serviços de incompetentes ou comprar produtos fajutos . . .

sábado, 15 de outubro de 2011

Comportar-se como criança: esperando aprovação

Incrível como as pessoas são carentes de atenção. As vezes observo as pessoas mudarem o tom de sua voz e fazerem gestuais infantis, quando esperam pela aprovação dos outros, tal qual uma criancinha de 4 anos, esperando pelo elogio do pai ou da mãe. Isso me lembra do critério "idade mental": você pode ter 20 anos de idade cronologica e uma idade mental de 12. Vale o mesmo para as idades emocionais e espirituais. E assim caminha a humanidade: a passos de tartaruga e sem direção . . .

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O nivel de tontice de uma pessoa

Podemos medir o nivel de tontice de uma pesoa pelo tempo em que ela demora para descobrir que foi enganada. Pessoas inteligentes "pegam" as outras em mentiras pequenas, de modo que não se deixarão enganar pelas grandes. O tempo e a convivência, com a elaboração de perguntas, permite descobrir as intenções verdadeiras das pessoas. Vale o mesmo para a construção de situações hipotéticas: pelo desfecho que a pessoa em análise decide pode-se descobrir muito do seu funcionamento mental. E o funcionamento mental dificilmente muda. É aquilo que comumente chamamos de caráter. Todas as informações acumuladas e o conhecimento podem ajudar a uma pessoa a tomar uma decisão. Uma cobra é facilmente reconhecida pela aparência. Todo mundo sabe o que é uma cobra. Com as pessoas pode ser um pouco diferente, pois muitas tem duas ou mais caras, além de serem dissimuladas e falsas. Por isso todo cuidado é pouco com quem conhecemos pouco e mesmo com os antigos precisamos tambem tomar cuidado, pois eles podem mudam com o tempo e as circunstâncias.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Inflação de serviços

A inflação dos serviços tem por base o aumento do salário mínimo. E o salário minimo está subindo muito acima da inflação aqui no Brasil. Conclusão ? Os serviços vão continuar subindo. E as antigas profissões miseráveis estão sendo valorizadas.

Independencia Financeira

O negócio é ter dinheiro e tempo para viver e gastar esse dinheiro. Os ricos de verdade além do dinheiro tem tempo para desfrutar essa situação. Como conseguir isso ? Conseguindo renda com pouco trabalho administrativo. A renda pode vir de uma carteira de ações escolhida "a dedo", que renda dividendos elevados. Pode vir de uma carteira de imóveis com alto rendimento. Pode vir de uma pequena ou média empresa que funcione sozinha, com pouca intervenção do dono. Não existe milagre em finanças e nos negócios. A renda da aposentadoria com certeza é decrescente no tempo. Ou os investimentos compensam isso ou então o futuro será NEGRO !!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

As pessoas tolas apenas observam onde as pessoas chegaram . . .

Sim. Os tolos apenas observam onde e o que as pessoas conseguiram. Quase ninguém pergunta como a pessoa conseguiu ou de onde ele partiu. Tem muito mais valor quem partiu de um lugar inferior e conseguiu se destacar, mesmo que com ajuda, o que sabemos ser essencial. Estamos conjecturando em termos sociais. Mais importante ainda é a evolução pessoal: de onde a pessoa saiu e aonde chegou. Quais foram os desafios vencidos, que trabalho essa pessoa teve de fazer para se aperfeiçoar. Vivemos em um mundo de infelizes, onde as ilusões são aceitas sem questionamento. Onde a maioria está embaixo e muito pouco evolui. Esta é a triste realidade . . .

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que é invisivel não é valorizado

Sabemos que a visão é o principal orgão dos sentidos humanos. A visão é uma extensão do cérebro humano. Somos seres "visuais". É de se esperar que os seres humanos mais primitivos apenas percebam aquilo que veem e em caso mais especifico, aquilo em que podem "por a mão". Isso é válido para o mercado automobilistico brasileiro: rodas e teto solar vendem mais que air bags e abs. Vale tambem para as mulheres: as que chamam mais a atenção são aqueles que sabem se produzir mais. Esse é o segredo de muitos produtos. Tem até aquele piada: produto Paraguaio: só aparência, sem conteúdo. Acontece que muitos produtos tem uma vida útil longa e outros tem um fator de imprevisibilidade, como os seguros. Para esses produtos julgar apenas pela aparência pode te levar a um grande erro e a perder dinheiro. É claro que devemos nos orientar pela visão. O erro está em não saber os limites da visão. Existem coisas invisíveis aos olhos, como por exemplo a qualidade das auto-peças, das joias, dos remédios, dos investimentos. Para essas coisas o primitivo que se guia apenas pela sua "visão" poderá ser facilmente enganado . . .

domingo, 2 de outubro de 2011

A dependência dos homens das mulheres

Houve uma época que os homens eram muito dependentes das mulheres. Aparentemente isso começava com a mãe. Os meninos eram dependentes de suas mães. O mesmo acontecia com os viúvos, divorciados e separados: logo arrumavam uma mulher. As mulheres são as cuidadoras por excelência. Quando a mulher fica doente o homem fica duplamente perdido: perde o apoio da mulher e ainda tem de cuidar dela. Por isso é normal que os homens fiquem agressivos quando suas mulheres ficam doentes. Isso quando a mulher é boa, porque existem mulheres que não fazem nada para seus companheiros. Querem que os outros façam por elas. Essas mulheres egoistas não deveriam se casar, pois o homem precisa de uma companheira e não de uma fonte de problemas e preocupações. As boas mulheres ajudam seus homens.

O jeito mais certo de ganhar dinheiro é explorando neuroses

A pessoa neurótica não consegue, por deficiencia do seu psiquismo, reagir a uma boa proposta que satisfaça suas neuras. É assim com a preocupação com segurança, com os filhos, com a sobrevivência financeira, com a perda do emprego, apenas para citar as fontes mais comuns. O empresário esperto sabe disso e explora essas limitações. Agora temos um novo "nicho" comercial que são os narcisistas: todo que puder melhorar a aparência tem venda garantida. As academias se multiplicaram. As cirurgias plasticas tambem. Os cremes de beleza. Tanto homens quanto mulheres estão mergulhados nessa onda. A outra forma de conseguir dinheiro é vendendo produtos de primeira necessidade, aqueles que todos tem de consumir. Essas são os verdadeiros motores do mundo dos negócios e das finanças.

sábado, 1 de outubro de 2011

As três remunerações . . .

Existem basicamente três tipos de remunerações: pelo talento, pelo trabalho braçal e pela caridade social. A remuneração pelo talento é mais sutil. A pessoa talentosa consegue o que as outras pessoas ordinárias não conseguem. Em geral essa pessoa tem algum dom, concedido por Deus: pode ser muito bonita, inteligente, sociavel, prendada, etc. Para os que não foram beneficiados resta o trabalho duro, medido em horas e em volume. Esses são a maioria e são eles que são chamados de "trabalhadores". Embora o trabalho realizado por essas pessoas seja mensurável, em geral ele pode ser feito por várias pessoas e portanto o poder de barganha desse tipo de trabalhador é limitado: pode ser facilmente substituido. A caridade social existe para os desvalidos da sociedade, aqueles que não conseguem minimamente ganhar o suficiente para o seu proprio sustento. Aquele que juntou dinheiro suficiente para viver de renda com certeza tem talento e provavelmente é mais esperto que a média dos seus conterrâneos. Dificil é a convivencia entre esses três tipos de pessoas. Em geral a inveja permeia as relações entre os três e não raro neuroses.