Finalmente descobri o que minha ex-mulher tinha: TPL (borderline). Estava ouvindo o Gikovate ontem, quando ele descreveu esse transtorno. Só de ouvir identifiquei minha ex-mulher como portadora (lembre-se, sou um "psquiatra amador"). Na epoca em que eu era casado, comprei livros e mais livros para tentar identificar o problema da minha ex-mulher. Estava convicto de que ela era doente. Acontece que cada doença que eu estudava encontrava nela e ficava confuso. Com a explicação do Gikovate ficou claro: borderlines podem ter praticamente TODOS os sintomas e comorbidades. Aprofundando minha pesquisa, consultei a wikipedia e fiquei ainda mais convicto do diagnostico. Dentre o muito que li no artigo (é imenso, com certeza o maior que já encontrei ou li na wikipedia) pincei o seguinte: "No padrão geral de patologia grave, as familias de pacientes borderline tem como caracteristicas maes intrusivas e dominadoras e pais distantes, sendo que as relações conjugais são predominantemente conflitivas. Em suma, o transtorno de personalidade borderline é tido como um dos transtornos mentais mais devastadores, sobretudo na area de relacionamentos interpessoais, sendo tambem um dos mais dificeis de serem tratados. "
Pois é . . . quando mais leio o artigo da wikipedia mais tomo consciencia do que tive de enfrentar e do quanto minha vida foi prejudica por essa mulher que hoje sei ser também uma vítima. Na minha concepção religiosa do mundo passei por um tremendo Carma que deixou sequelas.
2 comentários:
Hoje cai de novo no artigo da wikipedia (personalidade limitrofe). Li en passant e vi que uma das caracteristicas do disturbio é a raiva muito grande contra quem coloca limites as pretensões do borderline. O pior é que é hereditário e manifestado pelo meio. Infelizmente hoje eu tenho quase certeza que minha filha foi afetada por essas variaveis. Uma pena e muito doído concluir isso . . .
Ao contrario do que muitos possam pensar, indivíduos borderline podem ser inteligentes, inclusive acima da média. Para resumir acho que a principal caracteristica desses individuos é que eles sofrem e fazem os outros sofrerem. São agentes da dor e não da felicidade.
Postar um comentário