quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Excelência é para poucos !

Sempre que observarmos uma característica, qualquer que seja ela, perceberemos que os que se destacam são poucos. Acho que isso tem a ver com a distribuição normal de probabilidades. Quem conhece estatística sabe do que estou falando: os extremos são pouco prováveis. Dessa observação chegamos também a afirmação de que toda média é mediucre. Como ninguém consegue ser bom em tudo, o segredo das pessoas é se destacar em alguma coisa específica e concentrar-se nisso. O problema é que essa pessoa, que só conhece uma faceta do mundo, torna-se analfabeta em relação aos outros aspectos da vida. E é aqui que espertalhões podem se aproveitar da ignorância do indivíduo. Uma solução é conseguir fazer amizades com pessoas inteligentes das diversas especialidades e pedir ajuda a elas quando necessário, na confiança de que elas não se aproveitarão da situação e que ajudarão. Em países mais evoluídos e mais éticos que o Brasil essas providências talvez não sejam tão necessárias. Na nossa realidade, temos que um em cada cinco brasileiros já foram vítimas de estelionato ou de tentativas. Não existe um dia em que não apareçam @-mails falsos na minha caixa postal, tentando conseguir informações para a consecução de fraudes. O mesmo com propostas por telefone ou tentativas de extorsão. Uma medida de sobrevivência muito salutar é obter referências sobre serviços ou produtos com amigos, colegas, familiares e conhecidos. Infelizmente nem sempre encontramos essas referências com nossos contatos. Nessa situação devemos nos aventurar no "mercado". Aqui todo cuidado será pouco. Devemos buscar informações confiáveis na mídia sobre os fornecedores. Escolher se possível os "top" nas categorias, o que significa, em geral, tradição e competência, ou seja, anos de experiência (experiência é o nome que as pessoas dão aos seus erros passados) e aprovação pelo "mercado" (competência = estabelecer-se com sucesso = competir). Com o advento da internet as empresas podem ser analisadas por seus "sites" e mesmo por rankings que são cada vez mais comuns. E finalmente rezar, pois mesmo com todos os cuidados ainda podemos ser vítimas de maus profissionais e produtos.

Nenhum comentário: