sábado, 30 de agosto de 2008

Os Pioneiros da Familia

O conceito de familia é muito amplo. Quem é sua familia ? Será somente o núcleo composto por pai, mãe e filhos ? Será o conjunto de pessoas que tem o mesmo sobrenome, da mãe ou do pai ? E aqueles que adquirem o sobrenome, como era comum antigamente nos casamentos das mulheres? Meu pai falava em "sangue" e em "respeito". Assim família seria quem tem o mesmo "sangue", ou seja, aqueles que são descendentes ou ascendentes de uma pessoa ou casal. Os outros que entram na familia pelo casamento seriam apenas agregados. Teriamos então tios e tias de "sangue" e tios e tias por respeito. Já os primos seriam também "sangue". E os filhos e filhas dos primos ? Estariam muito distantes ? Eu fui em três casamentos de filhos de um primo da minha mãe. No caso do meu pai acho que fui em um apenas. Acho que esses convites aconteceram por simpatia e afinidade. Agora temos os casamentos dos filhos dos meus próprios primos e primas em vista. De novo, acho que o que conta é a simpatia e afinidade. Muita briga acontece nessas horas, pois podem convidar os tios e não os primos. De concreto temos o casamento da filha da minha prima Sônia. Será o primeiro casamento da família Campos nos jardins. Uma marco que não sabemos se será repetido tão cedo. Inclusive serei padrinho desse casório. É a segunda vez que serei padrinho de casamento. De batismo nunca fui . . . Pois a Fernanda é a pioneira em se tratando de casamento nos jardins. Eu fui o pioneiro em estudar engenharia na Escola Politécnica da USP. Sou o único engenheiro da família. Minha irmã é a única dentista, por sinal também formada pela Faculdade de Odontologia da USP. O filho da minha prima Vera é o primeiro médico da família, formado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Escola Paulista de Medicina. Estamos agora na expectativa de quem será o primeiro a se formar na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP. Na minha geração, fomos eu e minha irmã os pioneiros. Vamos ver se na geração de nossos filhos teremos novas e agradáveis surpresas . . .

5 comentários:

Van der Camps disse...

Minha sobrinha será a primeira da família a exibir um Diploma da Faculdade de Direito da USP. Agora estamos esperando quem será o primeiro médico da minha família nuclear ou próxima.

Van der Camps disse...

Minha filha será a primeira médica da família Campos. Conseguirá seu Diploma pela Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói no Rio de Janeiro. Resta agora saber quem fará mestrado ou doutorado, quem ficará famoso ou será eleito para algum cargo importante.

Van der Camps disse...

Esse história da família tem um forte componente patriarcal e de relacionamentos verticais. Não se valoriza ou outro, que é chamado de agregado. Não se valoriza as relações horizontais, de igualdade, que é aquela que existe entre os irmãos por exemplo. É algo antigo que está sendo ultrapassado pela era de Aquário, que é a era da Fraternidade.

Van der Camps disse...

Não se valoriza os vizinhos, primos, amigos e associados. Nem os parceiros ou sócios. Mesmo nos negócios 90% das empresas são familiares, ou seja, os sócios são parentes entre si. Fraternidade mesmo só a do Arcanjo Mickael . . .

Van der Camps disse...

Se tiver que fazer uma aposta diria que minha sobrinha que faz a São Francisco é a candidata natural a fazer um mestrado strictu senso. Tem o psique du role . . .