Um assunto que sempre gerou muito interesse são as notícias sobre o mercado de trabalho. Dados sobre emprego e salário são computados com muito apuro pelos diversos "players" tais como Sindicatos, Universidade, Institutos de Pesquisa e Governo. Não existe relação direta entre a oferta de cursos superiores e o mercado de trabalho. Os cursos obedecem a lei da oferta e da procura. Enquanto existir interessados em fazer jornalismo existirão faculdades oferecendo o curso. A informação de que existem mais do que o dobro de estudantes de jornalismo do que profissionais empregados na área não é divulgada. Jornalismo e Publicidade e Propaganda são profissões que hipnotizam as pessoas. Eu mesmo me achava criativo e pensei em fazer publicidade e propaganda. Desisti, quando descobri a dificuldade de fazer carreira na área (e chegar a diretor de arte, com salário de R$ 40.000,00 ). Como propaganda é o negócio dessa profissão, eles fazem propaganda deles mesmos. Algo parecido acontece com jornalismo. Imagino que as pessoas entrem na carreira pensando em apresentar o jornal nacional. Tá certo que o William Bonner realmente cursou jornalismo na USP e a Fátima Bernardes na UFRJ mas o número de formandos é muito superior a capacidade de absorção pelas empresas de comunicação. Eu conheci uma jornalista que era free lancer e que não ganhava quase nada. Conheci também uma formanda em publicidade e propaganda que me disse que o estágio na área era sem remuneração e que tinha abandonado a idéia de trabalhar com isso. Mais recentemente veio a notícia do site do grupo Catho, que é o local onde as vagas mais interessantes e bem remuneradas do mercado de trabalho são anunciadas. Nessa notícia, divulgou-se que o número de candidatos a vagas de economista, administrador de empresas e publicitario, variava de 17 a 20 candidatos por vaga. Percebe-se claramente que quem optar por essas carreiras terá de ter muita vocação e ser muito bom, a fim de enfrentar tamanha concorrência e conseguir sair empregado.
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