sexta-feira, 14 de março de 2008

Em casa de médico não tem problema !

É engraçado como ainda existe uma "aura" em torno dos médicos e da medicina. Em pesquisa realizada não sei bem por quem, foi detectado que a profissão que ainda tem maior admiração entre o povo é a medicina. Prova do reconhecimento social dessa verdade é que os médicos em geral ainda ganham razoavelmente bem no Brasil.
Talvez influenciado por essa mística sempre achei que a vida das familias de médicos fosse uma maravilha. A experiência no entanto mostrou-me que mesmo nessas familias existem problemas. Sem citar nomes, o que seria anti-ético, posso dizer que conheço uma familia onde o médico se suicidou. Detalhe: ele era médico psiquiatra e estava deprimido. Em outra familia, devido a traição do doutor, a mulher suicidou-se. Quem não conhece um médico gordo que é endocrinologista e receita regimes ? Ou um fumante que é cardiologista ?

5 comentários:

Van der Camps disse...

Médicos no meu imaginário seriam pessoa altamente intelectuais e emocionalmente maduras. Pelos exemplos podemos ver que não é verdade. Embora a parte financeira não cause problemas para um médico a parte emocional parece que nem sempre é bem resolvida . . .

Van der Camps disse...

Conheço a família de um médico que teve muitos problemas inclusive alguns bem graves mas que conseguiu superá-los. Então em casa de médico também tem problemas só que alguns médicos e suas famílias são muito inteligentes e conseguem superá-los.

Van der Camps disse...

Médicos tem um alto capital social e muitos contatos, em geral são pessoas bem relacionadas. Isso ajuda muito a resolver os problemas que aparecem . . .

Van der Camps disse...

Médicos tem um alto índice de suicídios, em particular entre médicas, psiquiatras e anestesistas. Mesmo na faculdade alguns se matam. Muitos são os fatores e já foram objeto de estudo. Um deles é o elevado nível de exigência em todos os aspectos da profissão dos bons médicos. Bosta não se suicida mas os bons e aqueles que tem consciência muitas vezes o fazem.

Van der Camps disse...

Imagine o relacionamento que pode surgir entre um bom médico, que atende pessoas da elite do pais: ele pode se tornar suficientemente amigo e o paciente suficientemente grato por ser curado de forma a dar alguma vantagem competitiva para o médico. É claro que tem de ser um médico de Gêmeos !!! KKK !!! Vale o mesmo para um dentista e qualquer profissional que seja próximo o suficiente para estabelecer uma relação mais que profissional.