quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O médio e o longo prazo em uma decisão

Em geral o pobre não tem condições para pensar no médio ou longo prazo. Sua decisões são impulsivas, premeditadas e comprometem o futuro.  Aqui abrem-se as oportunidades para muitos ganharem dinheiro: na hora da morte. Pessoas mais inteligentes e sábias pensam no médio e longo prazo nas suas decisões mais aqui também existem armadilhas: no longo prazo empresas podem falir, produtos podem ser descontinuados, governos podem mudar. É preciso se apegar a algo realmente permanente, em geral necessidades básicas. Tudo que for sofisticado será para poucos aqui no Brasil. O mercado existirá mas será limitado, fazendo os preços subirem. Educação de alto nível é um exemplo desses: como poucos estão interessados e dispostos a pagar por ela os custos explodem. Saúde de qualidade é outro exemplo: custos proibitivos dos Planos de Saúde TOP. E os exemplos se multiplicam em termos de imóveis, automóveis, bens de consumo em geral. Então a fórmula aqui no Brasil é explorar os pobres para ficar rico e então usufruir dos nichos de mercado que existem justamente para aqueles que podem pagar. Outra hipótese é fornecer produtos e serviços para os ricos e cobrar caro por isso, ganhando  no preço e não no volume. O sonho de vender muito com muito lucro, ganhando na quantidade e no preço só mesmo para a Apple !

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