sábado, 4 de fevereiro de 2017

Só o Diploma não basta

Toda nossa educação formal é fundamentada na instrução de técnicas. Quem possui um diploma deve ter sido treinado nas técnicas pertinentes aquela profissão. Nosso sistema não treina comportamentos. Por isso quando você visualiza um currículo Lattes por exemplo você vai ter um histórico de técnicas nas quais o médico foi treinado. Você nada sabe sobre a inteligência emocional desse médico, coisa que você vai descobrir somente se for a uma consulta com ele. Quem privilegia a experiência somente é quem acredita somente na técnica, que repetida infinitas vezes tende a se aperfeiçoar com o tempo. Em muitas profissões não basta a técnica, é preciso sensibilidade o que a eleva a categoria de arte. Esse é um dos diferenciais que poucos conseguem atingir. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Eu me lembro do meu primeiro emprego onde dominei a técnica e fui defenestrado pelo grupo. Diz a Professora que onde não existe medição de resultados vinculados a promoções o que vai valer são os relacionamentos, ou seja, a politicagem. Isso vale até para famílias.

Van der Camps disse...

E quando nem o Diploma garante ter conhecimento da técnica você dança. E aqui tem tudo a ver com o investimento que você fez para obter o diploma. Curso ruim em geral forma alunos ruins porque já na entrada os alunos eram piores. E assim existem limitações que são impossíveis de serem superadas.

Van der Camps disse...

Habilidades comportamentais: comunicação, gerenciamento, coordenação, liderança, motivação e por ai vai . . .