sábado, 18 de fevereiro de 2017

Existe um limite tênue entre um produto e sua utilidade e a vaidade de possuí-lo

E como a maior parte das pessoas não é muito inteligente a propaganda é hábil em fazer cabeças. Podemos ver o exemplo do Iphone e companhia por exemplo. Podemos ver o exemplo de carros que custam mais de R$ 50.000,00. Podemos ver o exemplo de pessoas que moram em imóveis gigantes sem necessidade. Podemos ver o exemplo de pessoas que vivem viajando de modo compulsivo como se isso fosse um objetivo de vida. Podemos ver o exemplo de pessoas que ficam 4 horas por dia na academia fazendo ginástica para terem um corpo bombado que traga admiração e inveja. Os exemplos são muitos. Na área da inteligência podemos ter pessoas na área acadêmica que ficam estudando a vida inteira e de nada colaboram para compartilhar seus conhecimentos com o povo. A única diferença é que para as vaidades físicas existe um produto palpável, com um preço definido. Já para a vaidade intelectual teremos Diplomas e outras honrarias simbólicas que teoricamente não se consegue comprar. A propaganda pode te incentivar a estudar e conseguir um Diploma mas não pode te vender o Diploma em si. Meus gastos na compra de produtos obedecem sempre a lógica do engenheiro: melhor custo benefício. Nunca a visão dualista reducionista do pobre miserável que sempre quer o mais barato nem a opção do novo rico burro que acha que porque é caro é necessariamente melhor. 

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