quarta-feira, 11 de maio de 2016

A área jurídica de uma empresa não agrega valor para o cliente

A área jurídica de uma empresa é o termômetro da competência das demais áreas da empresa. Quanto mais competentes são os gerentes das demais áreas da empresa, melhores são os relacionamentos com empregados, melhores são os contratos que essas áreas firmam e portanto os conflitos gerados são minimizados. Observe que o Jurídico é sempre um órgão corporativo: ele trabalha para qualquer departamento da empresa mas não lida diretamente com o cliente nem agrega valor para esse cliente. O cliente surge para o jurídico em geral quando ele se torna inadimplente, ou seja, ele não cumpre com alguma obrigação contratual. Observe que o Jurídico (ou legal) é chamado sempre para consultas. Nas empresas em que trabalhei o jurídico era o intermediário entre a empresa e os advogados e escritórios de advogados externos. A decisão de abrir processos era sempre privilégio e prerrogativa do Depto Legal (ou Jurídico). Um cliente insatisfeito, cujo SAC não tenha resolvido o caso, pode também se tornar cliente do jurídico mas desta vez como polo ativo de algum processo. Outros casos podem ser execuções fiscais diversas, defesas administrativas e por aí vai. O contencioso de uma empresa pode ser grande e tenebroso . . . 

Um comentário:

Van der Camps disse...

O contencioso administrativo é designado para o Depto de Auditoria Interna. E nesse caso existem as regras internas e externas que tem de ser obedecidas. Aqui cabe um julgamento de valor sempre: o que deve ser feito e o que foi feito ou será feito. E existe a possibilidade de algo investigado pela Auditoria tornar-se um caso para o Depto Legal.