Os egoístas não lutam contra os generosos. Ao contrário, eles adoram explorar os generosos. Alguns generosos é que procuram "converter" egoístas para o seu lado. Isso é verdade na maioria das religiões sérias, como a Cristã onde temos o "amo o próximo com a ti mesmo". O amor cristão, chamado de ágape, é o amor desinteressado pelo próximo. Não preciso lembrar que o amor do tipo ágape é o que menos existe na espécie humana. Isso acontece porque no desenvolvimento primeiro a criatura é 100% egoísta. Em um estágio um pouco mais desenvolvido a criatura para a fazer algo esperando alguma retribuição futura. Finalmente, teríamos uns poucos iluminados que seriam altruístas, desapegados, benfeitores da humanidade. Quando temos um filho é normal que queiramos passar-lhe nossos valores. Um dos maiores valores é ser generoso ou melhor, justo. Existem forças antagônicas em ação no desenvolvimento da personalidade e do caráter de uma criança: temos a sua genética, a influência dos pais e a influência do meio ambiente. É da combinação dessas forças que teremos o resultado final. O pior resultado possível é você ser justo e ter filhos egoístas, que sugam seu esforço e reservas, de certa forma a diminuindo sua felicidade pelo desgosto e pelo peso morto que você tem de carregar até a morte. O pior é quando esses egoístas ficam velhos e ainda se tornam um peso morto para parentes: nunca fizeram nada por ninguém, não conseguiram acumular riqueza para manterem-se por conta própria e não foram competentes para resolver sua sucessão patrimonial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Não gosto de egoístas: eles são uma ameaça e não ajudam em nada. Como disse o Papa: o egoísmo não traz alegria. Minha reação contra egoístas e fazê-los provar do seu veneno no momento que pedem algo.
Lutar contra os egoístas é lutar contra o mundo, porque o mundo é feito basicamente de egoístas. Tentar mudar o mundo é para quem se acha esperto. Mudar a si mesmo para adaptar-se ao mundo é prova de sabedoria. Brigar com egoístas normalmente não os faz mudar seu ponto de vista. Eles apenas ficam com raiva de quem os critica e podem retaliar, coisa bem mais próxima da natureza deles. A esperança seria educar as crianças mas essa também é uma batalha hercúlea . . .
Postar um comentário