terça-feira, 31 de julho de 2012

Mulheres que excluem os homens da maternidade

É muito comum ouvir de mulheres que a participação do homem no processo de gestação e acolhimento do bebe é pífio ou mesmo desprezível. Essas mulheres são egoístas que querem viver o momento da gestação e maternidade como se elas fossem as únicas no mundo a terem um bebe. Querem os holofotes sobre si mesmas e querem excluir o marido justamente por sua necessidade doentia de aparecer e ser o centro das atenções. Infelizmente esse comportamento é aprendido e socialmente muito incentivado aqui no Brasil. Essas mulheres "se acham" muito importantes. Para a maioria das mulheres que tem um futuro nebuloso e um presente sem grandes glórias ou feitos heroicos, tornar-se mãe é um grande objetivo de vida. Lamentável existir esse tipo de gente e pior ainda é casar-se e ter filhos com alguém assim . . . 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mulheres defendem Mulheres

Já disse o Chico Anysio que as mulheres são muito mais unidas que os homens. Tenho visto exemplos disso, embora poucas mulheres assumam publicamente essa posição. Percebemos essa posição quando uma mulher toma as dores de outra, por mais absurda que seja a situação do ponto de vista racional: elas aumentam os feitos da sua colega mulher, valorizam as pequenas coisas que elas fazem ao mesmo tempo que desqualificam tudo o que seus maridos, companheiros ou amigos fazem. É sempre o mesmo filme: a guerra dos sexos. Acho tudo isso lamentável por vai contra meu ideal de fraternidade. Ao contrário, esse comportamento mostra o lado podre de muitas mulheres, que querem vencer de qualquer maneira e tirar proveito de uma situação. É o embrião da dissimulação, da falsidade e da mentira. Não ser justo é meio caminho andado para a fantasia e para o abuso e imposição da vontade própria aos outros.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Todo mundo tem de ir ao dentista

Médico e dentista são visitas obrigatórias de qualquer pessoa civilizada, instruída e economicamente capaz. Percebemos que quanto mais conectada uma pessoa maior seu contato com todas as profissões. Quanto maior seu papel social maior deve ser o seu entendimento da necessidade de todas as profissões. Quem vive  em condomínio já tem a oportunidade de ter uma visão mais civilizada. Quem vive em uma grande cidade pode ter contato com profissões que não existem em cidades menores. A cultura, as profissões menos pragmáticas, as artes, em geral somente podem se desenvolver onde exista pessoas que as valorizem. Essas pessoas precisam ter suas necessidades básicas satisfeitas e serão sempre em número mais reduzido. Por isso essas pessoas em geral estarão em grandes cidades, por uma questão de sobrevivência.

Toda pessoa de classe social media para cima terá contato com um advogado

Pessoas que tem alguma representatividade social em termos econômicos terão de contratar um advogado em algum momento da sua vida. Por uma razão muito simples: ou seus direitos serão lesados por algum agente e sendo esclarecido e tendo acesso a um advogado essa pessoa irá "buscar seus direitos" ou então alguém interessado em extorquir dinheiro dessa pessoa economicamente privilegiada irá processá-la para ganhar um dinheiro fácil, através de algum embuste ou engodo. Como evitar gastos com advogados ? Simplesmente agindo de forma defensiva o tempo todo e rezando muito. Já para evitar ter de processar alguém, sendo de boa fé, basta escolher bem seus fornecedores e relevar pequenos problemas, Ajuda também mostrar para a outra parte que você poderá acioná-la facilmente, fazendo perguntas, pegando dados, de forma a intimidá-la e fazê-la desistir caso esteja de má fé.

Quase ninguém tem contato com o engenheiro

Ao contrario do médico, onde todo mundo passa em algum momento, quase ninguém conversará durante sua vida com um engenheiro. Quem conversa com o engenheiro ? Alguns profissionais que trabalham em certos tipos de empresas que contratam engenheiros. Em geral grandes empresas ou no serviço público. Por definição são poucas empresas com um número restrito de empregados quando comparado ao total de trabalhadores. 

Animais ficam entediados

Animais domésticos ficam entediados caso fiquem fechados em casa, sem que alguém lhes de atenção. Uma vez entediados eles destroem tudo o que encontram pela frente, para expressão sua raiva. O que será que é animal no ser humano ? Na minha opinião tudo o que tem a ver com gravidez, parto e primeiros dois anos de vida da criança. Nascemos tão como um bicho qualquer e com o tempo vamos aprendendo a ser gente, a nos civilizar. Um ser humano inteligente e altamente instruído pode hoje em dia se distrair facilmente, principalmente em uma cidade grande como São Paulo. Aqui não existe rotina e portanto não existe tédio, pelo menos para quem sabe se distrair.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Todo tipo de pessoa passa no médico

Todo tipo de pessoa passa no médico e a vida que a pessoa leva tem influência direta sobre o tipo de doença que ela desenvolve. A medicina perpassa todos os aspectos da vida humana, mais até que o dinheiro, já que o dinheiro não pode comprar certas coisas, como emoções, saúde, caráter, aspectos que são estudados por certas modalidades médicas. O médico portanto tem uma posição privilegiada para acompanhar a vida das pessoas, a evolução da sociedade, a mudança nos costumes. Caso queira pode se tornar um cientista social involuntário, podendo escrever sobre os aspectos que observa. Isso caso queira (ou possa) se aprofundar na solução dos problemas que chegam até ele, ao invés de tratar apenas dos sintomas. Pode fazer uma analise estrutural além de uma análise conjuntural. Gosto de médicos, daqueles que honram a profissão que escolheram e que buscam instruir a humanidade para que seus sofrimentos sejam mitigados.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O contato do povo com as ciências

O contato do povo com as áreas de ciências se dá na hora que ele vai até o médico ou quando ele comprar algo. Por trás do médico está o conhecimento cientifico da medicina e saúde, sendo que não se trata de uma ciência exata. Por trás de tudo o que compramos está a ciência e a tecnologia, em maior ou em menor escala. Sobram as ciências humanas, os sentimentos, as motivações, a religião, as ciências sociais, os afetos e os desafetos, os relacionamentos. Assim temos de novo as grandes áreas: medicina e saúde, dinheiro e profissões, relacionamentos. O povo tem necessariamente contato com relacionamentos. Alguns poucos com medicina e saúde e alguns outros com dinheiro em grande quantidade.

O dinheiro, o sexo e a morte

Embora estejam ligados, poucas pessoas estão a vontade quando o assunto é dinheiro, sexo ou morte. Aqui no Brasil, saiu uma pesquisa dizendo que o brasileiro não confia em ninguém quando o assunto é investimento financeiro: nem no gerente do banco, nem em especialistas da mídia, nem em parentes. Em termos de sexo, o brasileiro demora a procurar ajuda quando tem problemas. Muitos pensam que sabem tudo sobre sexo quando na verdade reproduzem esteriótipos e falsas crenças. E na morte alguns acreditam no que dizem as religiões. As religiões surgiram justamente porque o homem tem consciência da morte. A ética cristã prega uma vida virtuosa para garantir a vida eterna no paraíso. 

A incapacidade de crescer e assumir responsabilidades

Com o passar dos anos, ficam claras as limitações das pessoas. É igual a música do Ultraje a Rigor: Nos Somos Inúteis. Amigos que não conseguiram sair da casa dos pais, não conseguiram comprar um carro zero, não conseguiram casar, não conseguiram ter filhos. São verdadeiros losers. Tanto homens quanto mulheres. Solteiros todos eles. Não conseguem juntar dinheiro. Não conseguem ser donos do seu destino. Não conseguem fazer o futuro acontecer. Muito triste.

sábado, 21 de julho de 2012

A luta contra os egoístas

Os egoístas não lutam contra os generosos. Ao contrário, eles adoram explorar os generosos. Alguns generosos é que procuram "converter" egoístas para o seu lado. Isso é verdade na maioria das religiões sérias, como a Cristã onde temos o "amo o próximo com a ti mesmo". O amor cristão, chamado de ágape, é o amor desinteressado pelo próximo. Não preciso lembrar que o amor do tipo ágape é o que menos existe na espécie humana. Isso acontece porque no desenvolvimento primeiro a criatura é 100% egoísta. Em um estágio um pouco mais desenvolvido a criatura para a fazer algo esperando alguma retribuição futura. Finalmente, teríamos uns poucos iluminados que seriam altruístas, desapegados, benfeitores da humanidade. Quando temos um filho é normal que queiramos passar-lhe nossos valores. Um dos maiores valores é ser generoso ou melhor, justo. Existem forças antagônicas em ação no desenvolvimento da personalidade e do caráter de uma criança: temos a sua genética, a influência dos pais e a influência do meio ambiente. É da combinação dessas forças que teremos o resultado final. O pior resultado possível é você ser justo e ter filhos egoístas, que sugam seu esforço e reservas, de certa forma a diminuindo sua felicidade pelo desgosto e pelo peso morto que você tem de carregar até a morte. O pior é quando esses egoístas ficam velhos e ainda se tornam um peso morto para parentes: nunca fizeram nada por ninguém, não conseguiram acumular riqueza para manterem-se por conta própria e não foram competentes para resolver sua sucessão patrimonial.    

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Livros

Em termos de sexo e relacionamento os livros do Gikovate são referência. Em termos de saúde temos manuais e mais manuais, de forma que é mais produtivo procurar o que se precisa quando a doença aparecer, exceção são os livros escritos por psiquiatras, que são profiláticos, já que permitem identificar doentes mentais que possam estar convivendo conosco e que podem se tornar perigosos para a nossa saúde física ou mental. Com relação a dinheiro temos sites e mais sites, já que o assunto é dinâmico. Também existem livros e mais livros sobre finanças e economia. Com relação a profissões o número de livros é muito grande, pois cada profissão de nível superior tem seu currículo. A linguagem da doença, do dinheiro e do relacionamento são universais. Um dólar é sempre um dólar. Um doente é sempre um doente e um casal é sempre um casal.

Família, amigos e sociedade

No nosso aprendizado do convívio social vamos a mediada que crescemos nos adaptando primeiramente a nossa família, depois aos nossos amigos e finalmente a sociedade. Como todos esses contatos aprendemos. Muita coisa podemos aprender em família mas não tudo. Aprendemos então com nossos amigos, que podem nos ajudar com questões práticas e finalmente aprendemos em sociedade, todas as regras de convívio aceitas por nosso grupo social. Em sociedade apenas as aparências contam. Com os amigos verdadeiros a sinceridade é fundamental e com a família as vezes é necessário fechar os ouvidos para se viver minimamente de forma civilizada.

Não é todo mundo que gosta

Até certas coisas que me parecem universais, como gostar de sexo, não o são. Tem muita gente que não se dá bem na cama e que prefere comer um doce, segundo pesquisa publicada recentemente. Pois é: o que tem de gente inábil nas lides do amor e do sexo não é pouco. A maioria deve estar entre os solteiros imagino eu. Quem casa em geral gosta da coisa e é por justamente gostar que procura um parceiro adequado para práticas sexuais intensas e constantes. Existe vantagem em gostar ? Claro que existe: sexo faz bem para a saúde e desde que seja com pessoas decentes e que também gostam é muito bom. O problema é quando é usado para manipular as pessoas, o que mostra o lado vil e desprezível de certas pessoas que se dizem seres humanos. É natural procurar o que nos faz bem e repelir o que nos faz mal. Aquilo que é recompensador, satisfatório e bom tende a ser repetido mais e mais vezes. Assim é com o sexo de qualidade entre bons amantes. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quando você sabe mais que seu concorrente você é mais competitivo

A mais pura verdade. Vale para as grandes questões da vida como escolher profissão e casamento. Quanto mais você souber sobre você mesmo, sobre o mercado de trabalho e sobre seus concorrentes, melhor e mais consciente poderá ser a escolha da profissão por um jovem. Quanto mais você souber sobre as mulheres, no caso de você ser um homem e vice-e-versa, melhor você poderá escolher sua futura esposa, que deverá ser a mãe de seus filhos. Quando mais você souber sobre negócios, melhor será a sua escolha de fornecedores de todo tipo, errando menos e tendo menos dores de cabeça. Vale o mesmo para leis, saúde, relacionamentos, religião, filosofia. E como saber mais ? o jeito inteligente é aproveitando a experiência dos outros, que está nos jornais, nos livros, nas revistas, nos relatos dos amigos. O jeito burro é por tentativa e erro. É por isso que quando se vai fazer algo pela primeira vez é fundamental se informar muito bem antes, caso seja possível se aconselhar. Pena que isso será a opção de poucos . . .

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O emprego ideal

A busca pelo emprego ideal é igual a busca pelo Santo Graal ou pela mulher perfeita: difícil e cheio de dificuldades de todo tipo. Poderíamos dizer que o emprego ideal é diferente para cada pessoa porque as pessoas são diferentes. É difícil casar o que se gosta de fazer com o que é necessário fazer. Também é difícil conviver com outras pessoas aqui no Brasil, o que torna muitos empregos um suplício. Eu gostaria de um serviço público bem remunerado com alta responsabilidade, como fazer leis por exemplo. Não qualquer lei, mas boas leis. Gostaria de administrar uma grande empresa, na posição de diretor financeiro. Acho que eu gostaria de ter poder, muito poder, porque me sinto preparado para exercê-lo com justiça e competência. Um empresário é um ser que busca o lucro acima de todas as coisas e procura fazer o que é bom para ele. Já um legislador deve fazer o que é bom para seu povo. Um juiz não faz as leis, apenas as aplica. Um governador ou um presidente tem um poder enorme aqui no Brasil e eu também gostaria de exercer um cargo desses. Pena que esses empregos ideais sejam poucos e praticamente impossíveis de serem ocupados sem antes você ser eleito, o que é um processo muito difícil e sujeito a todo tipo de iniquidade. Talvez o emprego ideal seja o de um profissional liberal que faz o que gosta: ele pode recusar um cliente indesejado por exemplo e pode escolher quem vai trabalhar para ele. Sua autonomia é grande e portanto sua responsabilidade também. Quando se fala em profissão liberal aqui no Brasil vem a mente sempre advogados e médicos. Poucos são os engenheiros contratados e entre eles somente os civis teriam alguma chance, assim mesmo em obras menores. Grandes projetos exigem a competência de muitos e para agrupar muitos engenheiros é preciso uma grande empresa. Aliais isso foi refletido em uma pesquisa do Sindicato dos Engenheiros que mostrou que a maioria deles estava empregada em grandes empresas, muitas delas pertencentes ao governo.

Dificuldades

Sabemos o quanto é difícil encontrar várias qualidades em uma pessoa só. É normal a pessoa se valer de uma qualidade apenas para conseguir o que quer. É assim com a mulher bonita, que pensa que apenas isso basta para garantir sua vida e seu futuro. Ou do jovem inteligente, que acha que essa qualidade será suficiente para vencer na vida. Ou daqueles que tem dinheiro e pensam que ele nunca acabará, independentemente do que fizerem ou de quanto gastarem. Ou daqueles que acham que serão jovens para sempre e que poderão cometer todos excessos sem maiores consequências. O interessante é que a beleza está muito mal distribuída no mundo das mulheres, Sendo uma raridade é sinal de que as belas serão valorizadas pelo mercado. Outra descoberta foi que a inteligência elevada também não está distribuída em abundância entre as mulheres. As mulheres tendem a ter uma inteligência média e se distanciarem pouco dessa média. Assim sendo, um homem muito inteligente terá dificuldade de encontrar uma mulher que esteja a sua altura em termos intelectuais. Riqueza também não é uma constante entre as mulheres, muito pelo contrário e talvez seja consequência da inteligencia mediana, das profissões escolhidas pelas mulheres e da falta de beleza, que é sempre remunerada de alguma forma pelos homens. Sobrou a juventude. Só que a juventude tem seus problemas hoje em dia: nossas crianças estão abandonadas sendo criadas muitas vezes por pessoas ineptas, como empregadas domésticas ou professores desmotivados e despreparados. Os pais estão ausentes e isso terá implicações profundas nessas novas gerações. Então encontrar alguém bonita, rica , inteligente e jovem entre as mulheres é uma missão quase impossível. Bonitas são poucas, ricas também (em geral serão somente se seus pais lhes derem dinheiro), inteligentes ficam na média (que é em geral baixa) e jovens serão cada vez em menor número e com mais imaturidade e problemas de todo tipo. Difícil a missão de encontrar uma parceira de alto nível.

Investimento em ações que pagam dividendos

O Mauro Calil disse a razão lógica do porque certas empresas pagam dividendos com regularidade: simplesmente porque as receitas dessas empresas independem de modismos ou ações isoladas do mercado. Essas empresas são as que fazem a inflação, porque o repasse de custos delas é automático, já que são monopólios ou oligopólios. Exemplos: Petrobrás, Light, Eletropaulo, Vivo, Claro. É só ver o que chamamos de utilities, aqueles pagamentos que correspondem a nossa custos fixos, que todo mês fazemos e que nunca iremos deixar de fazê-los. Uma caso a parte são bancos. Outras despesas que eu tenho, como seguro saúde podem ser arriscadas, valendo o mesmo para seguros, como podemos observar a queda no preço das ações da Porto Seguro. Aqueles setores que dependem um pouco do acaso, onde a estatística tem alguma influencia, tem algum risco. É o caso dos agentes financeiros e seguradoras de todo tipo. Mesmo ações dessas commodities sofrem oscilações mas aqui estamos falando em dividendos e dividendos tem a ver com o valor nominal da ação: comprando barato o percentual de remuneração aumenta.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vantagem competitiva

Não precisar trabalhar pode ser uma enorme vantagem competitiva: você pode usar 100% do seu tempo para fazer o que você gosta e assim provavelmente não ficará aborrecido e insuportável. Não ter filhos para quem tem uma condição financeira confortável também pode ser uma vantagem competitiva para quem quer formar um casal de eternos namorados. Acontece que isso é para quem pode e não para quem quer. Tudo no capitalismo induz a pessoa a consumir, a querer sempre mais. As piores coisas são amenizadas através da propaganda. Riscos são minimizados. Vantagens são incrementadas. Tudo para vender de tudo para todos. Pessoas estoicas são execradas no capitalismo. Levar uma vida simples é visto como falta de ambição. Todos tem de seguir as regras do sucesso financeiro. Enquanto isso nosso povo é basicamente ignorante, iletrado e suscetível a obedecer aos seus instintos. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quando a força manda

A força manda em economia quando o setor interessa muito ao governo, principalmente em termos de arrecadação de impostos. Também manda em setores altamente regulamentados, em geral por conta dos prejuízos potenciais a pessoas, como por exemplo no mercado de remédios e em outras especialidades médicas. Vale o mesmo para a posse/porte de armas. Para outros setores sem grande controle costuma valer as leis do mundo cão: preço mais baixo em geral, pouco importando a segurança ou a qualidade. Aqui no Brasil para se dar bem você deve entrar no governo. Não sendo possível, você deve entrar em empresas protegidas pelo governo, como bancos ou empresas automobilísticas, da linha branca ou móveis. Não conseguindo, você ficará a merce da concorrência, caso seja um empreendedor. Ou seja, somente vá para o mercado caso você não consiga proteção do governo, direta ou indiretamente. A tradição sobrará para você em profissões liberais, onde você poderá usufruir da carteira de clientes e do nome que seu pai, avô ou bisavô conquistou. A tradição no comercio/industria também é possível mas muito menos provável aqui no Brasil.

O tiro e queda em medicina

Ouvi um médico dizendo: você tem colesterol alto ? Vai ter infarto. Você tem pressão alta ? Vai ter derrame. Você tem osteoporose ? Vai ter fratura. Curto e grosso. Poderíamos continuar a lista: você tem vida estressada ? Vai ter problemas psiquiátricos. Você vive em um inferno ? Vai ficar doente. Te enchem o saco ? Vai ter pressão alta. Hoje em dia a medicina é cada vez mais preventiva porque é muito mais barata e muito mais efetiva. Não existe dinheiro nem recursos para tratar todas as doenças da melhor forma possível. É o mesmo problema da segurança: precisaríamos de um guarda por pessoa ou da educação, com um professor por aluno. Simplesmente as pessoas tem de cada vez mais assumir sua vida em todos os aspectos, possíveis e imagináveis.

Agressão gratuita é em geral inveja

Cansei de ser vítima de inveja até aprender a identificar esse defeito de grande parte das pessoas. Ninguém inveja o perdedor. A inveja é o preço do sucesso. Sucesso na escola. Sucesso na profissão. Sucesso com o sexo oposto. Sucesso com os amigos. Sucesso em todas as áreas da existência. Sucesso em ser feliz, em ser alegre, em ser espirituoso, em ser engraçado. A busca pela excelência e o conseguir essa excelência incomoda muita gente.

Como CEOs afundam empresas

Quem administra as empresas com capital aberto e, na pratica, quem é realmente dono da empresa são seus executivos. O papel deles é o de enganar os acionistas, com promessas de que gerarão lucros futuros expressivos, com grande distribuição de dividendos, que é o que interessa a maioria dos acionistas nos países desenvolvidos. O preço das ações varia ao longo do tempo a mercê de todo tipo de notícia, em uma espécie de "loteria", já que ninguém controla todas as variáveis do negócio, que, em última análise depende do mercado, da tradição e da força (governo) e das pessoas que trabalham na empresa.

Quem te prejudica é seu inimigo não importa quem seja

Quem te prejudica é seu inimigo, não importa quem seja nem porque. Pode ser pai, filho, mulher, irmão ou irmã, parente ou "amigo". Pode ser seu chefe, pode ser um estranho. Qualquer um. Por esse ponto de vista, o auditor era inimigo de todos, porque seus relatórios "prejudicavam" o interesse dos auditados, que era o de manter seus erros escondidos de seus superiores. Os únicos "amigos" do auditor eram os outros auditores, que enfrentavam os mesmos problemas. Nem mesmo os presidentes que pagavam o salário dos auditores eram amigos, já que os auditores trabalham na prática para os acionistas, que, embora sejam os donos da empresa, não exercem seu poder de dono na prática.  

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resiliência

Alguns tem uma grande capacidade de resistir as provações da vida. Outros vão sendo desgastados com os sucessivos golpes que a vida lhes desfere e ficam fragilizados. Estes últimos são como as vítimas de estresse pós traumático ou no popular gato escaldado tem medo de água fria. A questão que sempre emerge é: o quanto deve sofrimento é auto infringido e quanto é por conta de imposição de terceiros. O problema é que as circunstâncias que são imprevisíveis muitas vezes fazem alguns terem sucesso e outros não, apesar dos seus esforços. E os que não tem sucesso são vistos como ameaças aos bem sucedidos, já que estão muitas vezes ligados por laços de família. Os bem sucedidos gostam de atribuir seu sucesso somente aos seus próprios esforços, o que nunca é verdade. Na maior parte das vezes o sucesso desses personagens é devido ao apoio que receberam em momentos decisivos da sua vida, por aqueles que se prejudicaram e que ficaram para trás. Houve uma época em que bastava trabalhar para se conseguir algum sucesso financeiro e sentimental. Hoje em dia alguns poucos tem tudo e a maioria tem muito pouco. Isso é consequência do fato de que tudo que é bom costuma andar junto e tudo que é ruim também. A percepção de que alguém precisa de ajuda é muito restrita porque a maioria das pessoas são egoístas e estão preocupadas apenas consigo mesmas. Existem ainda mulheres que sentem nojo de seus parceiros quando eles tem problemas e se mostram frágeis. Desconfio que esse sentimento seja generalizado na espécie humana: a pergunta que muitos fazem é o que eu vou ganhar com isso . . .

Na luta entre a nora e a sogra a vitória depende do filho

Tem homem que é o filhinho da mamãe e mulher nenhuma no mundo vai conseguir fazê-lo mudar de ideia. Já o homem desprendido, bom amante e que gosta de sexo, caso encontre uma boa parceira sexual, dificilmente ficará do lado da sua mãe em uma briga com a mulher. A boa parceira sexual fortalece o homem para enfrentar as vicissitudes da vida, coisa que pode fazer mais efeito que comida da mãe ou passada de mão na cabeça.Já quando o enlace sexual é fraco, a comidinha da mãe e a passada de mão na cabeça pode ganhar a briga. A briga com os irmãos e amigos é mais fácil de ganhar, já que os laços são em geral menos fortes. A grande briga será com a mãe, caso a mãe tenha sido uma figura presente e dominadora na vida do filho. A mulher mal intencionada, que quer dominar e drenar todos os recursos do marido para si quase sempre é uma estrategista e faz suas maldades de caso pensado. Tudo vai depender do filho . . .

Quando as pessoas ligam o "foda-se"

Tenho observado que muitas pessoas estão perdendo a estribeira e quando fazem isso ligam o "foda-se", ou seja, passam a desprezar o seu interlocutor, a desconsiderá-lo como uma pessoa importante em sua vida, alguém querido em quem se deposita afeto, amor, etc. Quando alguém liga o "foda-se" é preciso repensar o relacionamento porque estamos em um ponto de inflexão, um ponto onde a raiva e o desprezo estão em alta. Hoje em dia as pessoas acreditam no poder do dinheiro principalmente. Não basta ter o suficiente. É necessário ter o supérfluo. Quando você ligar o "foda-se" considere a hipótese de acabar com o relacionamento de uma forma civilizada, se for o caso.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Filosofia procura os "porquês" e não os "como"

Filosofar é o que mais faço e sempre fiz. Os porquês sempre me interessaram. Isso me fez reflexivo, ponderado e questionador. A maioria é preocupada com o como e com o resultado: são pragmáticos. A filosofia é para poucos. Uma das finalidade da filosofia é desconcertar. É transbordar ao invés de conformar. 

A sofisticação de uma grande empresa

Uma grande empresa em geral tem um grande faturamento, grandes profissionais e funções complexas. Uma grande empresa é muito bem controlada, de forma que sua contabilidade é impecável o mais possível. Uma grande empresa tem planejamento estratégico e se antecipa a potenciais ameaças. Uma empresa conhece suas forças e sua fraquezas profundamente, de forma a poder se aproveitar de qualquer oportunidade que apareça. Eu procuro ser como uma grande empresa: conheço minhas forças e minhas fraquezas e estou sempre atento as ameaças e as oportunidades. Empresas pequenas tem muitas limitações: de capital, de mão de obra especializada, de expertise. Trabalhar em uma grande empresa é muito diferente de trabalhar em uma pequena empresa. A maior "empresa" que existe aqui no Brasil seria o governo. Só que o governo não tem concorrência e por isso não é como eu descrevi acima. Na verdade pode ser o oposto. Pensar como um estrategista é para poucos. É para aqueles que conduzem a carruagem e não para aqueles que estão sentados nas bordas ou dentro dela.

Soberania e autonomia

Soberania é fazer o que quiser sem ter de dar satisfações a ninguém. Já autonomia é fazer o que se deseja dentro de algumas normas previamente acordadas. Soberano ninguém é em uma república e em uma democracia. Já autônomo você pode ser em maior ou menor grau, conforme o seu discernimento e capacidade de ser independente. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Liminares contra o SUS - governo executivo

Na nossa constituição está escrito que o acesso a saúde é universal aqui no Brasil. Por conta disso, as pessoas entram com processos contra o governo executivo, fazendo pedidos de todo tipo, muitos deles exigindo gastos exagerados com remédios, internações e demais despesas médicas. Nossos juízes nada (ou muito pouco) entendem de procedimentos médicos e concedem essas liminares. E com isso o nosso dinheiro, daqueles que pagam altos impostos, é desviado para algumas pessoas mais "espertas" e seus advogados. O golpe é tão rentável que existia até uma quadrilha especializada em entrar com esses processos, a fim de beneficiar determinado laboratório que vendia remédios caríssimos. No Brasil sempre existiu todo tipo de golpe: onde existir uma possibilidade, que é composta de brechas na lei e falha de fiscalização e controle, com certeza aparecerá alguma pessoa mal intencionada para passar a perna no sistema e nas demais pessoas e se apoderar do dinheiro que não lhe pertence por direito. A oportunidade + a vontade + a certeza da impunidade é fatal. Sempre.

A influência dos pais na formação dos filhos

A influência dos pais na formação dos filhos é total. Quando um casal de generosos se une é quase certo que seus filhos serão generosos. Quando um casal de egoístas se une, diz o Gikovate para is filhos podem ser super filhos, porque para sobreviver tiveram de se esforçar e adaptar muito. Casais de generosos com egoístas em geral terminam um dia, porque o generoso se enche de ser explorado e vai procurar alguém melhor para viver com ele. Esse é o resumo da ópera. O processo se repete indefinidamente porque o egoísta está relacionado ao hemisfério esquerdo do cérebro e o generoso ao hemisfério direito,sendo que um ou outro pode predominar em cada indivíduo.

A mais importante decisão sobre investimentos

A mais importante decisão quando falamos de finanças e investimentos é sobre o gerenciamento de risco. Eu sou um privilegiado porque trabalhei com isso diretamente, quando auditava o banco e tinha como uma de minhas atribuições a avaliação do risco na concessão de crédito. Uma afirmação que sempre ouço é a dos "profissionais" , defendendo seu trabalho, dizendo que eles obtém resultado melhor que o "leigo", porque são estudiosos e especialistas do mercado. Todo profissional defende o seu trabalho e todo consumidor pode tentar fugir dos gastos com um profissional. O ponto de intersecção ocorre quando o patrão está satisfeito com o que paga pelo trabalho de seu empregado ou quando o consumidor está satisfeito com o que ele paga pelos serviços do profissional contratado por ele. Canso de ver exemplos onde pessoas pagam pouco e exigem muito e exemplos opostos, onde pessoas pagam muito e recebem pouco. Para o primeiro caso não existe muito o que fazer, já que reclamações dificilmente resolvem deficiências estruturais. Já para o segundo caso temos a ajuda da internet, que nos torna poderosos na obtenção de informações, desde que saibamos usá-la.  A internet veio para tornar as transações mais equilibradas, favorecendo a lei da oferta e da demanda de forma muito mais eficaz e rápida.

Houve época que casamento era sorte

Houve uma época que um bom casamento era sorte. Essa explicação era justificada porque o número de potenciais parceiros era limitado pela localização física, classe social, educação, etc. Muitos casavam porque todos os da sua idade também casavam , por imposições sociais, falsas crenças, etc. Hoje em dia temos acesso a muito mais informação, a redes sociais, a sites de relacionamentos. Os homens podem interagir com muito mais mulheres, de forma discreta e sem correr o risco de ser humilhado por uma negativa da mulher em público. Para as pessoas mais inteligentes o meio ambiente ficou muito mais interessante. Já para os mais limitados, a proteção "social" sempre foi a seu favor: seguir as regras fazia que eles se sentissem seguros e protegidos. É assim que, os homens, que estão mais dispersos em termos estatísticos, tem mais vantagens quando do lado positivo. Já para muitas mulheres, mais limitadas e presas a crenças, a realidade pode ser ameaçadora e contrária aos seus interesses.

O enlace amoroso sexual erótico

Diz Freud que o enlace amoroso sexual é altamente desejado e altamente temido, porque quando bem sucedido traz enorme felicidade e prazer e quando fracassado traz enorme dor e sofrimento. Por isso podemos dividir a humanidade entre os corajosos, que nunca desistem de procurar a paixão e o amor e entre os covardes, que na primeira decepção mais intensa decidem se recolher e nunca mais tentar. Alguns são românticos e idealistas, buscando o amor, a paixão e a realização afetiva. Outros são pragmáticos e procuram apenas resolver algum problema que os incomodam, como dependência dos pais, necessidade de procriar, necessidade de fazer uma sociedade comercial de sucesso. Não preciso dizer que a humanidade é muito mais repleta de "pragmáticos" pela simples razão de que a sobrevivência é custosa e penosa para a maioria dos pessoas, sobrando pouco ou nenhum espaço para arroubos românticos de qualquer espécie. Para a grande maioria o amor e o romantismo ficam apenas nas telas do cinema. É triste mas é verdade . . .

domingo, 8 de julho de 2012

Problemas no casamento

Para muitas mulheres o casamento é um meio de passar seus problemas para o marido: para essas mulheres, o marido tem obrigações para com o conforto e o bem estar delas e dos filhos. O marido, caso ficasse solteiro não teria de se preocupar com a mulher e os filhos. No entanto, ele também não teria a recíproca, que seria de contar com a mulher e os filhos em caso de dificuldades. Acontece que muitas mulheres querem somente receber de seus maridos e sentem até mesmo nojo quando ele precisa delas. Então o problema está na escolha: o futuro marido precisa escolher muito bem a sua mulher, de forma que o esforço dele e o seu dinheiro vá para quem merece realmente e não apenas por uma imposição social, ou seja, porque a mulher conquistou um título, no caso de esposa, que lhe outorga automaticamente o direito de não fazer nada e viver parasitando seu marido.Na melhor das hipóteses seu casamento vai lhe trazer despesas. Na pior problemas irreversíveis, como maus tratos, ofensas, prejuízos emocionais de todo tipo e casos extremos vai te deixar doente, muito doente.

sábado, 7 de julho de 2012

Depressão

Quem teve uma depressão profunda e não se tratou provavelmente terá uma nova crise. Quem na juventude fez abuso de álcool ou outras drogas pode ter potencializado seu risco para uma depressão. A depressão pode ter um componente genético, de forma que mesmo que nenhum acontecimento externo desencadeador   aconteça ela pode surgir. Pessoas que não são diagnosticadas e tratadas de imediato podem ter seus sintomas agravados e tornados crônicos. Existe uma psicofobia no Brasil, um preconceito muito grande. Percebo que eu era uma vítima potencial muito grande, por razões hereditárias e ambientais. Ainda bem que hoje em dia temos recursos para minimizar o sofrimento.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

As mulheres e a curva de Gauss

Mulheres tem uma distribuição estatística muito mais concentrada que os homens. Isso significa que existem muito mais mulheres na média que homens. Portanto, caso um homem queira uma mulher acima da média, em qualquer aspecto, esse homem terá de procurar muito. Estamos falando em termos intelectuais ou financeiros. Notei isso com relação as mulheres que casaram com meus amigos: nenhuma delas era brilhante em algum desses aspectos. Sabemos que no vestibular aumenta o numero de mulheres aprovadas a medida que os homens se desinteressam por uma determinada carreira, geralmente por conta da baixa expectativa com relação ao retorno financeiro/social da carreira em questão. Essa era a regra. No entanto, temos visto um desinteresse crescente dos homens em disputar os melhores empregos. O Gikovate tem notado isso com  relação as matriculas no ensino superior, onde as mulheres tem conquistado cada vez mais vagas, mesmo em carreiras tradicionais. As mulheres querem competir com os homens pelos melhores empregos, Entrar na Universidade ajuda e é um bom começo, só que o estudo é muito teórico e na prática existe outro tipo de competição (ver artigo sobre as mulheres e o salário). Mulheres com muitos anos de estudo podem ter sucesso como professoras, fazendo uma carreira acadêmica de sucesso. Funções executivas ainda são ocupadas principalmente por homens por várias razões, bem como cargos políticos em geral. A ordem de conquista é: estudo, economia e poder. As mulheres já conquistaram o estudo. Algumas conquistam também  o aspecto econômico/financeiro e algumas conquistarão também a projeção política, tanto dentro das empresas quanto no ambiente público. Sempre algumas, as mais preparadas, competentes e decididas.  

O que é mais importante: a escola ou a família

Em alguns casos a escola é mais importante que a família em outros a família é mais importante. Cada caso é um caso, porque as escolas são diversas e as famílias também são diversas entre si. Você tem famílias altamente instruídas, com pais preparados e com tempo e disposição para dedicar-se aos seus filhos. Nessas famílias, o peso da família pode superar a escola, pois a dedicação é integral aos filhos. Imagine agora uma família com muitos filhos e onde os pais trabalham intensamente fora. Para essas famílias, uma boa escola pode fazer toda diferença no preparo desses filhos. Aliais, pode ser que a escola seja a única esperança de um futuro melhor para essas crianças. A escola depende dos seus professores, das suas instalações, da sua ideologia. Veja o exemplo das escolas militares, onde a disciplina e a dedicação é integral. Houve uma época que a mãe educava seus filhos, para o bem ou para o mal. O pai trazia o dinheiro para sustentar a família e isso bastava. A maioria das nossas famílias são uma porcaria e a maiorias das nossas escolas são públicas e também são uma porcaria. O que podemos esperar dessa combinação perversa ? Maus cidadãos, ignorantes, com baixa consciência de todo o espectro do conhecimento . . . 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Salários de Mulheres: a verdade

Mais uma das muitas falácias que existem é que as mulheres ganham menos que os homens simplesmente porque são mulheres. Esta é mais uma mentira que muitos gostam de repetir porque passa uma imagem de engajado, defensor dos fracos e oprimidos e porque tem o interesse de milhões por trás (agenda oculta). As mulheres ganham proporcionalmente menos por várias razões que são bastante reais: mulheres tem filhos e alguém tem de pagar por isso, já que as preocupações com a família consomem energia que poderia ser utilizada no trabalho. Além disso mulheres não aceitam trabalhos arriscados, que por isso mesmo pagam melhor, já que menos pessoas querem correr riscos. Mulheres não se preocupam em faltar ao trabalho na maior parte das vezes, por razões pessoais, já que tem alguém que as suportará em caso de demissão por retaliação do patrão. Muitas mulheres trabalham por hobby, sem a devida seriedade que muitas funções exigem, porque não foram culturalmente preparadas para encarrar o trabalho como essencial para sua sobrevivência e realização pessoal. Mulheres querem no seu íntimo casar e ter filhos em primeiro lugar. O trabalho seria apenas um meio de se tornar mais interessante para o que realmente lhes interessa: poder ser desejada e escolhida pelo melhor homem possível para ser desposada e futuramente transformada em mãe. Mulheres que trabalham podem gastar mais com beleza o que valoriza seu "passe" no mercado matrimonial. Vale o mesmo para homens exigentes no aspecto intelectual, já que mulheres que trabalham em funções importantes e bem remuneradas tem nível superior. Portanto, caso uma mulher realmente corresponda ao que o empregador quer e produza os resultados almejados por ele, poderá sim exigir um salário compatível e duvido que ele se negue a pagá-lo alegando simplesmente preconceito de gênero.

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Brasil me chateia

O Brasil e os brasileiros me aborrecem. Fico triste porque conheço os podres do meu pais profundamente. Caso eu fosse um alienado sofreria menos. O preço do conhecimento e da sabedoria pode ser muito alto. Dizem que o Brasil sempre chateou as pessoas de uma forma ou de outra. Só que posse afirmar que houve épocas melhores, quando o governo não confiscava 40% da renda da população e devolvia serviços dignos da Africa. Quando as pessoas eram menos consumistas e mais autenticas. Quando a vida era mais simples e menos problemática. Bons tempos que não voltam mais . . . 

Companheiro (a) X Amigo (a)

Em todas ocasiões em que houve o confronto entre amigos (as) e companheiros (as) quem ganhou foram os companheiros (as). Até hoje foi assim comigo no papel de amigo: perdi a amizade com dois amigos de infância por conta das respectivas companheiras deles. Nos dias atuais me vejo no papel inverso: deve perder uma amiga por conta do meu relacionamento amoroso. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco porque as pessoas tem suas fraquezas, suas neuroses, suas falsas crenças. Dizem que o companheiro é a neurose complementar. Pode ser na maioria dos casais porque a maioria das pessoas é neurótica. Pessoas confundem sentimentos, são ambivalentes, sentem amor e ódio ao mesmo tempo e  amor e inveja. Aí fica difícil manter a coerência. Esses sentimentos são muito comuns e são aprendidos muitas vezes na própria família. É o bate e assopra. Nos empregos temos uma relação de amor e ódio com o trabalho e com o chefe. Esse sentimento é normal porque nem tudo nos agrada e nem tudo nos desagrada. Em relacionamentos de longa duração a probabilidade de problemas é muito maior. Vale o mesmo para relacionamentos significativos e profundos. Relacionamentos podem ficar estremecidos por palavras proferidas nos momentos errados. Alguns são rompidos e isso acontece todos os dias. Mulheres são muito melhores em romper relacionamentos. Fazem isso sem grandes problemas, porque tem sempre alguém que as suporte emocionalmente e financeiramente. Já sobre o homem caem todas as responsabilidades e muitas vezes ter de lidar com suas decisões sozinho. Minha amiga mostra um lado vingativo que eu não conhecia. Eu pouco caso que eu levava na brincadeira, sempre relevando. Acontece que eu também posso me cansar, meu interesse pode diminuir e eu também posso desistir, já que tenho outros amigos mas companheira será sempre uma e única (de cada vez, pelo menos). Enquanto amigos são vistos como opções para os momentos felizes e de lazer, a companheira é vista como aquela que "aguenta o rojão" junto ao seu amado. Seria portanto alguém que te ajuda mais nos momentos difíceis e chatos da vida. Ainda me lembro do chefe e do líder. Assim também são as esposas ou amores: esposa é um cargo. Amor é mais que isso, é um sentimento de pertencimento. Irmão pode ser uma fatalidade genética. Irmão de verdade é uma escolha da alma. 

Crenças

Crenças são pontos de vista que herdamos daqueles que nos antecederam. E as crenças podem se tornar obsoletas rapidamente, nos levando ao erro. Pessoas falam muitas bobagens e repetem crenças como se fossem mantras sagrados. As crianças são criadas com todo tipo de informação espúria e depois pautam seu comportamento  por esse tipo de educação. Outra fonte de crenças são a mídia. Por trás de um artigo ou livro pode existir uma ideologia que torce o que está sendo dito ou escrito com um objetivo escuso. É assim com a rádio peão das empresas, com as fofocas em família, com as intrigas de todo tipo. Quem nunca foi vítima de uma falsa crença ?

Mais de um contestador enlouqueceu

Sei de mais de um filosofo ou visionário que enlouqueceu. Ser contra a regra estabelecida pela sociedade e família pode levar a solidão e junto com ela ao sofrimento. E quando o sofrimento é máximo e não encontramos uma saída a loucura pode ser a saída que nosso cérebro encontra. Sabemos que existe uma correlação entre pessoas altamente inteligentes e a esquizofrenia. Meu caso portanto seria uma exceção na conjunto dos homens mas não entre os filósofos e outros vanguardistas.

Os jovens e os velhos

Lendo sobre pesquisas acho que 85% dos jovens e uns 95% dos velhos são limitados intelectualmente de alguma forma. Os jovens por conta da inexperiência ou das experiências ineficientes as quais eles são submetidos e os velhos por conta das deficiências acumuladas ao longo da vida, desde uma educação formal falha, problemas de saúde diversos, traumas vividos ao longo dos anos. Talvez pessoas na faixa dos 40 anos tenham atingido o seu ápice em termos intelectuais e a partir daí o somente acrescentem quantidades cada vez menor de conhecimento ou sabedoria. Por isso devemos ter todo cuidado com os jovens e os velhos: eles são perigosos se deixados a tomarem decisões sozinhos.