sábado, 17 de setembro de 2011

Preço - Produto - Marca

Segundo discurso de um professor de marketing existem pessoas que buscam o preço apenas. Para essas não interessa muito o produto nem a marca. Podemos imaginar algo que nem marca nem é muito importante, porque não deve nem ser controlado por algum orgão regulador. Algo como o queijo feito no fundo do quintal por exemplo. Subindo um pouco teremos o produto. Algo mais sofisticado, uma categoria, tal como o produto "carro". Aqui já temos um diferencial significativo. Não podemos fazer carros no fundo do quintal, por exemplo. Subindo mais um pouco temo a ideia de marca. Entre os carros, podemos dizer "Ferrari". Ai ouviremos: mas é uma "Ferrari" ! Junto com a marca estaremos comprando mais que um carro. Estaremos comprando algo que irá nos distinguir dos demais seres humanos. A Ferrari não colocaria sua marca em algo inferior. Levando essa ideia para as familias: ele é um "Cardenas" !!! Ou ela é uma "Kasai" !!! Só que as coisas são mais complicadas quando falamos de seres humanos. Eu acredito que pode nascer "qualquer" em uma família. Assim a nobreza existiria somente se ela fosse "herdada": não geneticamente mas economicamente, como na familia real. Somos todos "nobres" e com potencial "infinito": pelo menos para nossos pais e até os 7 anos de idade !!!

3 comentários:

Van der Camps disse...

Nossa marca é nosso nome. Quantas são as empresas que levam o nome do dono fundador ? E quantas que não levam esse nome tem uma família por trás ? Praticamente todas.E mesmo as empresas que hoje são de capital aberto tiveram um fundador por trás. As unicas exceções são as empresas criadas pelo governo. Essas seriam "do povo": publicas seriam de todos e de ninguém !!!

Van der Camps disse...

Tambem me lembro da marca de uma nacionalidade: Ele é um inglês ! Ou ele é um americano ! Ou então de uma origem: ele é nordestino ! Podemos continuar indefinidamente: ele é um negro ! Tudo são marcas não é verdade ? Estamos falando de informações que nos orientam, porque estatisticamente podemos esperar alguma coisa dessas "marcas" !

Van der Camps disse...

Outro nome bonito para "marcas" é vieses. Devemos lembrar que o preconceito já salvou a humanidade no passado e por isso foi selecionado geneticamente.