sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pessoas não mudam facilmente

A definição de vida é movimento. Só que as pessoas em geral não mudam. Estariam elas mortas ? Muitas estão realmente morrendo um pouco a cada dia. Fazem as mesmas coisas e tem as mesmas opiniões de 20 ou 30 anos atrás. O mundo muda e elas vivem no passado. Muitas sofrem de problemas mentais que as incapacitam para as mudanças. Tudo que é contrário aquilo que pregam é desqualificado. As diferenças são execradas e o diferente é tratado com hostilidade e desdém. Podem viver mal e se orgulhar de como resistem aos apelos consumistas . . . ou então podem viver acima de suas posses, endividando-se, somente para aparentar algo que não são. O que podemos fazer ? Muito pouco. Aceitar as pessoas como elas são, com seus defeitos e saber que com o envelhecimento a tendência é piorar. Cada vez mais loucos, neuróticos e narcisistas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tirando o time de campo

A transparência é um dos pressupostos da democracia. Sempre fui contra os "segredos". Como auditor eu tinha acesso a todos os documentos das empresas em que trabalhei. E eu tinha independencia, não absoluta, porque seria impossível, mas suficiente. O esquema era muito bom, aquilo que não conseguiamos ver ou fazer, passávamos para os colegas da matriz. Foram poucas as vezes que tive de tirar meu time de campo. Algumas vezes por ameaças, outras por ordem superior. O que mais eu gostava era aprender mais e mais, matar minha curiosidade sobre como as coisas eram feitas e as decisões tomadas. Foi um aprendizado para a vida toda. Hoje em dia administro assuntos pessoais e de família. Vou até onde posso e faço o meu melhor. Atento principalmente para as questões financeiras, de saúde e de relacionamento. Tendo ser conservador, pró-ativo, com visão estratégica e antecipatória. Algumas vezes vejo que estou de mãos atadas e então somente me resta "tirar meu time de campo" e dar uma de Pôncio Pilatos: Lavo minhas mãos . . .

Com ou sem ética ?

Antigamente quando as pessoas iam ao dentista esta era a pergunta que ele fazia ao fazer o orçamento: Com ou sem recibo ? Agora a coisa se expandiu e muitas empresas fazem orçamento com a pergunta: com ou sem ética ? Com ética custa mais, pois tenho de ter controles, pagar auditoria, etc. Percebemos que a "ética" tem um preço. Quem investe em ética é quem pensa no longo prazo, quem quer fazer negócios sempre. E quem quer investir no longo prazo ? Em geral as maiores empresas, aquelas que tem muito investimento no pais e portanto muito a perder. Resumindo: a ética pertence aqueles que tem muito a perder. Quem nada tem a perder quase sempre burla as leis e comete falcatruas. É assim no comportamento pessoal tambem. Muitas pessoas não tem nada a perder e então são psicopatas. Simplesmente ignoram o outro. Vale tambem para familias. Existem pessoas que nunca deveriam tentar formar uma família, porque familia de verdade é algo para o longo prazo, requer muito investimento, dá trabalho e despesa.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quem atinge o alvo . . .

Quem atinge o alvo que os outros não conseguem tem talento. Quem atinge o alvo que os outros não enxergam é um gênio. Linda frase ! É tão comum as pessoas não enxergarem ! Principalmente os neuróticos de todo tipo. Mais ainda com relação as doenças mentais. É como os psiquiatras sempre dizem: a pessoa somente procura ajuda quando não existe outra opção, ou seja, quando perdem o emprego ou quando seus relacionamentos não dão certo. Vale o mesmo para a consultoria: o empresário somente procura ajuda depois de tentar tudo o que pode por conta própria. Vale tambem para os Estados Unidos: eles fazem a coisa certa depois ter feito todas as erradas. O advogado tambem entra aqui: somente o procuram quando não conseguiram resolver a questão amigavelmente. E o engenheiro ? Tambem o procuram quando tem um problema mas as vezes ele é procurado antes, justamente para evitar problemas futuros. Dentista tambem está entre aqueles os quais as pessoas procuram quando estão com problemas. O professor é procurado antes, para aprender e não cometer erros, pelo menos em teoria. Em medicina tambem existe a prevenção e o trabalho de ensinar. São os médicos agentes de saúde do governo. Repetindo: gênio é aquele que acerta o alvo que ninguém está vendo: nos negócios são os visionários, como Bill Gates ou o Steve Jobs. Ou então o dono do grupo Anhanguera de ensino superior. Visionários !!!

Jornalismo pressupões redes éticas

O bom jornalismo tem compromisso com a verdade. E para manter esse compromisso é necessário que exista ética entre seus vários personagens. A fonte tem de ser verdadeira, o jornalista não pode "inventar" fatos ou fazer ilações, o publico precisa confiar no jornal e assim por diante. Percebe-se que as relações entre todos tem de ser transparentes. Na função de auditor eu vivia um pouco a função de jornalista: mandava notícias para a direção sobre o que seus subordinados estavam fazendo . . .

Vendas Espertas No Varejo

Existem alguns setores do varejo que são tão oligopolizados que quando vendem a prazo, a entrada já paga o custo do produto. Com essa estratégia, mesmo que o consumidor não paga as parcelas restantes, o comerciante não terá prejuizo. Essa grande ideia move quase todo o comercio de móveis. Era tambem utilizado por mascates que vendiam roupa de porta a porta no passado. O Deus romano do comércio é mesmo dos ladrões e não é a toa. Trata-se de Mercúrio. Felizmente em lugares como São Paulo temos mais opções de compra e podemos nos defender minimamente dos "ladrões" . . .

Tipos de consumidores

Uma pesquisa identificou três tipos básicos de consumidores: o dominante, o influenciável e o estável. O dominante compra tudo o que é novidade e quer ser sempre o pioneiro em termos de consumo. O influenciável compra para imitar alguém, em geral famoso. E o estável é aquele que não se enquadra em nenhuma das duas categorias anteriores. Eu sou estável mas quando surge alguma coisa que realmente me agrade, vou lá e compro. Por sorte aquilo que me agrada é pouco frequente, já que eu sou bem exigente.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Emergências

Emergência em medicina é definida como uma situação que requer a intervenção imediata do médico sob o risco do paciente morrer. A emergência típica é a resultante de acidentes com poli-traumatismo ou então a emergência cardíaca. Derrames tambem podem matar rapidamente. Os pronto socorros tem, no entanto, atendido um grupo crescente de pacientes psiquiatricos, que entram em surto, por exemplo. Aconteceu um caso no meu prédio. O rapaz saiu do prédio através do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Sabemos que muitos casos são resultantes do alcoolismo e do uso de drogas. Tambem existem o caso de doentes que chegam a crise sem serem adictos. Vivemos em uma sociedade enlouquecedora, essa é a verdade que ninguém quer assumir publicamente. Dementes se multiplicam aos milhões, junto com transtornos de personalidade. E essas pessoas "loucas" ajudam a enlouquecer as demais, porque a loucura é uma das doenças mais contagiantes que existem.

Quanto pior o arranjo entre o casal maiores as concessões

É exatamente isso que acontece na prática: Quando o casal não tem afinidade em algum assunto, um dos dois tem de ceder. Por que se não ceder o casamento simplesmente chega em um impasse e acaba. Aqui temos aquela frase de que o casamento é a neurose complementar: ou seja, o medo patológico de um tem de ser alimentado pelo medo patologico do outro. O medo de perder o "amado" pode levar o conjuge a fazer as vontades e caprichos do outro. Vejo isso nos casais próximos a mim, onde um dos dois é "sacrificado" com a finalidade de atender o outro. Acho que sacrifício talvez não seja a palavra correta, pois sacrifício presupõe abrir mão de algo hoje para conseguir algo melhor no futuro. Talvez a palavra adequada seja sofrimento. A origem de tudo ? A família original, onde todos os malefícios são cultivados. Conheço vários casais bem de perto e posso dizer que a felicidade não é para todos. Desconfio inclusive que o que aparenta ser o mais feliz o seja porque vive suficientemente longe para eu o observar melhor.

Especular com ações é para profissionais

Diz uma matéria na Folha de São Paulo de hoje: especular com ações é para profissionais que acompanham o dia a dia da bolsa. É verdade. Aquela pessoa que compra ações e fica esperando que elas valorizem sem acompanhar o mercado quase certamente irão perder dinheiro. Isso ficou provado em um estudo feito por um professor da FGV. Portanto, caso você queira correr o risco, que é de 20 vezes maior que na renda fixa, você terá de ficar "plugado" na bolsa todos os dias praticamente, tornando-se um escravo do computador, para ganhar um pouco com muito estresse. Aqui entra aquela análise fundamentalista: ouvir os boatos e antecipar-se a divulgação da notícia. Fazer isso sem ter informação privilegiada é bem mais difícil . . .

O mais insuportável em termos psiquiatricos é o narcisismo exacerbado

Ou seja, o mais insuportável é a pessoa extremamente egoista, pois ele perturba a todos. Concordo com a Dr Luiza. É a mulher que bate o pé no chão quando contrariada. É o fulano que tem acessos de raiva quando não é o escolhido. Ou seja, são aqueles que não se desenvolveram para serem GENTE. Nossa sociedade e nossas familias estão falhando muito. Estamos criando legiões de narcisistas. Esse pova faz a vida dos outros ser cada vez mais dificil. Eles tambem provocam a infelicidade dos que estão próximos.

O meu condominio e o da minha mãe

Meu condominio não tem lazer e possui apartamanetos de apenas 1 dormitorio. Logo não temos crianças vivendo no condomínio. Quem mora no prédio ? Trabalhadores e idosos. Os casais quando tem filhos se mudam. Talvez por isso não temos inadimplentes. O padrão é trocar de carro a cada dois ou tres anos, sempre por modelos na faixa de 40.000,00 . Casais sem filhos que se separam em geral vendem o apto rapidamente. Não existe nenhuma atividade social entre os condôminos. O salão de festas é usado menos de uma vez por ano, mesmo porque é pequeno. Já o prédio da minha mãe tem outro perfil: quatro apartamentos por andar, todos de dois dormitórios. Apesar do prédio ter algum lazer, não possui quadra de esportes, o que é muito bom para o sossego do prédio. É um prédio tranquilo, com poucos interessados nos problemas comuns. Em termos práticos estamos muito bem servidos. Minha mãe está bem instalada e eu tambem. Não vejo motivos para mudarmos, pelo menos por enquanto.

O risco da bolsa é 20 vezes maior que o da renda fixa

Então o lucro na bolsa teria de ser 20 vezes maior que o da renda fixa. Como a renda fixa rende uns 0,5% ao mês, então seria necessário ganhar 10% ao mês na bolsa. Aplicando R$ 20.000,00 na bolsa, eu deveria ganhar R$ 2.000,00 por mês. Algo realmente possível, como o Eduardo Maia comprova. Teríamos que mudar de vida e sofrer estress para conseguir isso. Eu perderia qualidade de vida e eu não quero isso. Vou postergar ao máximo essa decisão.

O importante para os filhos é a harmonia do casal

A tão buscada harmonia ! A harmonia vem de ter pontos de vista compartilhados, de acreditar nas mesmas coisas. Os mesmos valores e afinidades. Quando se tem harmonia as discussões são poucas e de pequena repercussão. Você tem paz em casa. Você consegue repousar e recuperar as energias para enfrentar um novo dia de trabalho extenuante. Quando não existe harmonia existem brigas por qualquer motivo. Na minha opinião as brigas são sempre fruto de desequilibrios mentais ou falhas de carater. Pessoas egoistas são potenciais problemas pois não colaboram e ainda reclamam. Uma familia bem estruturada tem pessoas que pensam no bem comum do casal e dos filhos. Familias com egoistas tem problemas, porque o egoista pensa em si em primeiro lugar e muitas vezes não está nem aí para a familia e o seu bem estar. Egoistas nunca deveriam conseguir formar uma familia, porque sua ação nefasta atingirá os filhos e eles espalharão a infelicidade.

domingo, 25 de setembro de 2011

Pessoas bonitas tendem a ser mais egoistas

Descobriram !!! A verdade parece ser : olha como eu sou bonito(a) ! Tenham o privilégio de estarem ao meu lado e não ousem me exigir nada ! Já não basta terem a oportunidade de desfrutarem da visão de mim mesmo(a) ? Infelizmente é assim que as coisas funcionam. Os mais bonitos vivem mais e ganham mais dinheiro que os mais feios. Injusto ? E quem disse que o mundo (ou a natureza) é justo ? A explicação só pode ser a de que gostamos de quem é bonito e por isso deixamos que eles cometam "pequenos" deslizes. Já haviam detectado que crianças bonitas apanham menos de seus pais. Nas listas das casas noturnas entra facilmente quem é bonito e está bem vestido. Nos restaurantes os lugares para carros em frente a casa são reservados para os melhores (importados). Quem é feio apanha mais, inclusive da vida . . .

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O fim dos relacionamentos reais

Pesquisa indica que as pessoas não querem mais namorar nem se relacionar "ao vivo". Quase todos preferem ficar em casa na frente do computador, em relacionamentos virtuais. No futuro ninguém irá marcar mais um encontro romantico nem um cafezinho com os amigos. Bastará ficar em frente ao computador para conversar. Vejo que cada vez mais estamos caminhando para a esquizofrenia. O outro sempre para colocar limites na loucura individual. A falta de contato com outros seres humanos impede a pessoa de aprender a linguagem não verbal, a sutiliza da comunicação face a face. Acho que estamos criando idiotas em termos de comunicação. Isso com certeza levará a mudanças, na minha opinião para pior, porque como dizia o Chacrinha: quem não se comunica se estrumbica !!!

Quando não existe acordo nada é feito

Percebemos nos inventários como é dificil acontecer um acordo. O acordo é necessário para definir o inventariante. Nesse momento, em geral entre os irmãos, pode não exister uma pessoa que agrade a todos. E aqui a votação não basta, uma vez que cada um dos irmãos tem de dar uma procuração para um advogado, em geral único. Vale o mesmo para as nações: quando se trata do mundo, fica muito dificil chegar a um acordo. Os Estados Unidos tomaram o lugar de líderes do mundo, através do Fundo Monetário Internacional (tesouro dos Estados Unidos), emprestando dinheiro para as nações necessitadas. Outras vezes, através de guerras, tambem defenderam seus interesses e dos seus aliados. Os Estados Unidos sempre foram uma democracia. Nos últimos 10 anos diminuiram sua participação e a China aumentou. Só que a China é uma ditadura, não respeita os direitos humanos nem as regras de conservação ambiental. Que tipo de mundo seria aquele "governado" pela China ? Tenho medo dessa resposta . . .

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Físico, visível, material, palpável

Esse é o limite para a maior parte das pessoas. Elas simplesmente não desenvolveram maiores habilidades e seus cérebros limitados apenas entendem esses estímulos. O pior é que apenas percebem problemas com seus semelhantes nessas mesmas dimensões: assim sendo, quando interessadas, somente entenderão se puderem ver e pegar com a mão. Toda esfera emocional, intelectual e espiritual fica nublada com pessoas assim. Conversas sobre essas realidades não tem nenhum efeito. É como o sabor azedo: é preciso sentí-lo, provando um limão por exemplo, para saber como ele é. Pessoas com essas limitações somente entendem algo quando são atingidas fisicamente: são presas, expulsas da escola, demitidas, despejadas. Sutilezas, que são um refinamento da inteligência não são percebidas. Lamentável viver em um mundo com tanta gente assim . . .

Quando nivelamos por baixo o que importa é o preço ou a marca

Essa é a realidade nua e crua. Como muitos são pobres ou miseráveis temos que essa gente não tem escolha: vai comprar o que é mais barato, porque eles não tem opção. Para quem ultrapassou esse nível de miserabilidade o que decide em geral é a marca. Essas pessoas não tem tempo ou vontade de pensar muito para escolher algo. Então compram pela marca, já que confiam na propaganda, naquilo que todos os outros fazem, etc. O que sobra para as pessoas mais inteligentes ? Apostar naqueles que ainda não são famosos mas estão se esforçando para isso. Em geral são aqueles que estão no espectro dos mais famosos mas estão atrás. Essas empresas fazem mais concessões, mantém margens de lucro menores, etc. Vale a regra para todos os mercados, inclusive o matrimonial e sexual. As pesquisas mostram que o físico vale muito na conquista, tanto para homens quanto para mulheres, pelo menos nos tempos atuais. Para mulheres sempre houve essa prerrogativa. A novidade é os homens estarem investindo tempo, dinheiro e esforço nisso. A aparência é um pouco genética mas tambem pode trazer surpresas. Podemos herdar caracteristicas físicas de ancestrais que não conhecemos e que podem mudar completamente nossa aparência. É assim que tanto pessoas feias podem ter filhos bonitos quanto pessoas bonitas podem ter filhos feios. São os mistérios da natureza !!!

O medo da morte

Eu acho que a maioria das pessoas tem medo da morte porque foram más durante a vida. Quando a morte se aproxima, essas pessoas se lembram do inferno e do purgatorio ou do umbral. E aí ficam apavoradas. Tem inclusive a figura do juízo final, quando havará o julgamento. É notório que os velhos são os maiores frequentadores de igrejas. Por que será ? Os seres humanos são muito vis. Pensam que podem fazer todo mal do mundo e que bastará se arrepender para serem perdoados. Ou então pensam que rezando quando precisam serão ouvidos. Como são patéticos !!! A morte não me parece tão problemática. Já com relação ao sofrimento sou contra. Na minha opinião, tudo que puder ser feito para aliviar o sofrimento, seja ele físico, moral ou psicológico, merece ser feito. A morte é inevitável e nesse momento estaremos sozinhos, pelo menos na matéria . . .

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Honrar (e não amar) pai e mãe !

Pois é ! Até o mandamento é apenas "honrar". Não se exige "amar" pai e mãe. Acho que é assim porque "amar" pode ser querer demais, tento em vista certos tipos de pais e mães que tem por ai. Honrar aqui quer dizer apenas "respeitar". Respeitar quer dizer acatar, talvez temer. Pais e mães tem poder sobre seus filhos menores. Poder aqui pode ser entendido como poder coercitivo. Só que poder não quer dizer automaticamente autoridade. Quem tem autoridade não precisa exercer o poder: é acatado porque o outro o reconhece como digno dessa distinção. O excesso de uso do poder leva a revolta. A inequidade é a irmã gêmea do abuso do poder, qualquer que seja a sua origem.

Caso o filho tenha sucesso foi esforço dele. Caso fracasse é culpa do pai !

É isso que vemos na nossa família. As pessoas de fora não tem capacidade nem isenção para julgar uma situação e, no fundo, não querem nem saber. É o mesmo caso do aluno que não aprende: quem é o culpado ? O professor ? O aluno ? O sistema ? ou todos juntos ? A verdade é que cada criatura é única e os pais em geral são despreparados, pois não fazem nada para se aperfeiçoar. Quem lê um livro ? Quem pergunta para pessoas inteligentes ? Quem ouve criticas ?

Eu tenho a ideia e mando voce executar . . .

Caso dê certo a ideia foi minha. Caso dê errado, foi você que não executou corretamente !!! Essa é a filosofia de uma pessoa próxima que eu conheço. É muito fácil ser desse jeito. Eu acredito que a maioria das pessoas egoistas são assim. E essas pessoas são 66% das pessoas que andam por aqui no Brasil. As pessoas (e os advogados) gostam de causas ganhas, aquelas que o trabalho é mera pro-forma. A pessoa passa uma procuração para o advogado. O advogado já tem o modelo da petição pronta na memória do computador. Assim todos ficam felizes e os prejudicados (empresas e governo) tem de arcar com os custos, repassando-os aos clientes e contribuintes. É o cachorro correndo atrás do rabo e onde a transferrência de dinheiro dos burros para os mais "espertos" acontece sem grandes dramas e problemas. Ninguém quer enfrentar problemas. Todos procuram se proteger. Por isso existe a hipocrisia tão comum na sociedade. Puxar o saco do chefe é uma atitude inteligente de sobrevivência. Vale o mesmo para qualquer poderoso. Isso acontece porque são poucos os corajosos e realmente capazes. A maioria dos jovens é ineficiente e incapaz. Vale o mesmo para a maioria dos "trabalhadores" . . .

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Autopeças, motor e cambio

A industria de autopeças precisa que uma unica peça seja utilizada em vários veiculos, porque assim, o ganho de escala permite que a fábrica funcione. Um carro tem mais de 3.000 peças. Carros são produzidos aos milhões aqui no Brasil. A diversidade de modelos multiplica a quantidade de peças. Algumas partes são mais complicadas de serem produzidas sem escala, como motor e cambio. É por isso que motores e cambios são utilizados em muitos modelos, as vezes até em fabricas fora do país. É o caso da Toyota, que importa o motor e o cambio do Corola feito aqui no Brasil. Fábricas de motores e cambio provavelmente tem apenas umas 4 ou 5 montadoras aqui no Brasil.

domingo, 18 de setembro de 2011

Vale a pena ser inteligente ou é melhor ser esperto ?

Aqui no Brasil a ordem das coisas muitas vezes é invertida. Nos paises de lingua inglesa, provavelmente os mais democraticos e, entre os grandes paises, mais civilizados provavelmente o mais inteligente e habilidoso será o mais bem sucedido. Aqui no Brasil, devido as limitação intelectuais de nosso povo, o mais esperto, aquele que sabe melhor explorar fraquezas do sistema, poderá ser muito mais bem sucedido. É assim em tudo em que a quantidade estiver em jogo: estudo, assistencia médica, comércio. Onde os inteligentes tem vez ? Em nichos específicos, onde sua inteligência faz diferença. Exemplo são as empresas de engenharia que produzem sob encomenda. É sabido que o Brasil não produz quase nenhuma patente e que nossa produção acadêmica está concentrada em ciências humanas, já que é muito mais barato fazer pesquisa nessa área. Vale a pena ser um profissional de primeira linha aqui no Brasil ? Esses profissionais serão os trainees das grandes empresas nacionais e multinacionais. Ser executivo de multinacional é o destino deles, isso quando existe emprego nessas empresas, o que acontece quando a matriz não está em crise e não vende as operações oversea. Manter-se trabalhando nessas multinacionais é um outro desafio. Outra área com futuro para os inteligentes é ser profissional liberal. Aqui a qualidade do profissional fará diferença com o tempo. Seus clientes farão propaganda boca a boca e seu futuro estará garantido. Então: para 85% dos alunos não vale a pena mesmo estudar muito. O mercado brasileiro para "inteligentes" é restrito. Na Coreia demorou 40 anos para mudar um pais. Quanto demorará aqui no Brasil ?

Neurocientistas e cérebros primitivos

Descobriram que muitas pessoas tem "cérebros" primitivos e que por terem esses cérebros não se comportam racionalmente. Até aqui nenhuma novidade. Cansei de conhecer pessoas primitivas, cujo comportamento era execrável. Elas são muitas e estão em todos os lugares. Qual a impressão que passam ? Que são burras e que não enxergam. Segundo os neurologistas muito do cérebro dessas pessoas está impregnado de instintos de sobrevivência. Esses instintos explicam porque certas pessoas abocanham tudo o que podem sem medir as consequências futuras: na selva caso não se garantisse o hoje não haveria amanhã. O mesmo vale para o comportamento com pessoas estranhas e diferentes de nós: elas poderiam ser de uma espécie inimiga e rival, portanto perigosa para a nossa sobrevivência. Existem seres humanos que estão muito próximos dos animais e como animais sofrem as consequências de seus atos . . .

sábado, 17 de setembro de 2011

Preço - Produto - Marca

Segundo discurso de um professor de marketing existem pessoas que buscam o preço apenas. Para essas não interessa muito o produto nem a marca. Podemos imaginar algo que nem marca nem é muito importante, porque não deve nem ser controlado por algum orgão regulador. Algo como o queijo feito no fundo do quintal por exemplo. Subindo um pouco teremos o produto. Algo mais sofisticado, uma categoria, tal como o produto "carro". Aqui já temos um diferencial significativo. Não podemos fazer carros no fundo do quintal, por exemplo. Subindo mais um pouco temo a ideia de marca. Entre os carros, podemos dizer "Ferrari". Ai ouviremos: mas é uma "Ferrari" ! Junto com a marca estaremos comprando mais que um carro. Estaremos comprando algo que irá nos distinguir dos demais seres humanos. A Ferrari não colocaria sua marca em algo inferior. Levando essa ideia para as familias: ele é um "Cardenas" !!! Ou ela é uma "Kasai" !!! Só que as coisas são mais complicadas quando falamos de seres humanos. Eu acredito que pode nascer "qualquer" em uma família. Assim a nobreza existiria somente se ela fosse "herdada": não geneticamente mas economicamente, como na familia real. Somos todos "nobres" e com potencial "infinito": pelo menos para nossos pais e até os 7 anos de idade !!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A minha geração

Embora tenhamos contato com várias gerações (avós/pais quando crianças e jovens adultos. Filhos/netos, quando na idade madura e velhice) vamos formando uma personalidade que é marcada pelos acontecimento vividos pelas pessoas da nossa geração. Isso ocorre porque os 25 anos que separam cada geração foram suficientes para modificar muito a vida das pessoas, graças as mudanças tecnologicas/comportamentais que ocorreram no século XX e XXI. Imagine a geração dos meus pais e seus desafios. E então a dos meus avós ? Agora olho para a minha geração e a crise economica que vivemos bem na flor da nossa juventude. Vejo a geração da minha filha e dos meus sobrinhos, que cresceram em um ambiente muito diferente. Fico imaginando a geração dos meus sobrinhos netos e netos. Para entender todas essas mudanças é necessário ser uma pessoa inteligente e antenada, sabia e consciente. É necessário se comunicar com todas as gerações. Quando crianças devíamos aprender com nossos pais e avós. Na minha época a conversa era pouca ou inexistente. Quando adultos maduros e idosos devemos passar nossa experiência acumulada/conhecimento para os mais jovens. Só assim nos sentiremos vivos e atuantes. Para conviver a maior parte do tempo procuramos nossos contemporâneos, aqueles que tem mais ou menos a nossa idade, que são até uns 8 anos mais velhos ou mais novos do que nós. Essas pessoas, em teoria, viveram muitas experiências semelhantes e por isso tem muitas historias e lembranças comuns. Na velhice provavelmente viveremos dessas lembranças e uma das nossas maiores fontes de prazer será relembrar com nossos amigos fieis.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que tem gente gostando mais de cachorro que de gente

Ultimamente tenho tido um sensação estranha. Estou ficando enojado com a média das pessoas. Fico pensando que a maioria está na primeira era. Que podendo qualquer um deles tirará proveito de uma situação onde a ética deveria prevalecer. Que a média de instrução deles é muita baixa. Valendo o mesmo para a educação e todo o resto. A lei da selva parece estar em vigor novamente e a civilização está perdendo a luta contra a barbárie . . .

Paises e povos que afundam gerações

Incrivel como decisões erradas de governos podem afundar uma geração. Vale o mesmo para agressões que levam a guerras. O Brasil ficou na m... por 20 anos. Agora é a vez da Argentina e da Europa. Os Estados Unidos estão com problemas sérios. E o Japão nem se fala. Enquanto isso a China cresce, bem como outros países. É o coletivo afundando com o individual . . .

Os poderes e o inferno na vida das pessoas

Os poderes são três: executivo, legislativo e judiciairo. E os três tem "poderes" para atormentar a vida de um pobre brasileiro. Todos os atos sociais tem uma lei, um estatuto, um regulamento que os normatizam. O executivo nos cobra impostos e não nos devolve nada que preste. O legislativo nos atormenta com lei inócuas quando não inuteis. E o judiciario é ineficiente e ineficaz, servindo muitas vezes apenas para punir aqueles que não conseguem se defendem adequadamente. Estou cansado de tantos "poderes". Gostaria de acreditar apenas no poder divino e nas lei da evolução, do carma e da reencarnação . . .

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nada contra se acomodar em uma situação confortável

Esta é uma grande verdade. Tambem chamada "zona de conforto". Todos conhecemos aquele ditado: os incomodados que se mudem. Devemos lutar para mudar o que não está bom em primeiro lugar. Depois de resolver os problemas básicos de sobrevivência poderemos pensar em alçar voos maiores. O que não podemos aceitar é acomodação em situações ruins. Pessoas que se acovardam em casamentos infelizes por exemplo. Ou em situações horriveis em familia, onde a opressão e a incompreensão são a regra. O Gikovate sempre incentiva as pessoas a agirem e a buscarem a felicidade. Nisso ele é igual o Joseph Campbel quando dizia para as pessoas seguirem sua felicidade (follow your bliss). A vida é curta demais e cheia de tantas variaveis que não podemos nos dar ao luxo de ficar nos magoando e marcando passo, tanto afetivamente quanto profissionalmente. Devemos sim nos preparar na juventude e aquilo que plantarmos iremos colher na maturidade e na velhice. É como dizem: a semeadura é opcional mas a colheita é obrigatoria.

A ilusão das aparências

Somos induzidos a acreditar que pessoas bonitas são boas e pessoas feias são más. Talvez isso tenha a ver com a imagem dos anjos e demônios. As aparências enganam muitas vezes. Pessoas bonitas podem ser más e podem se aproveitar dessa "idéia" (ou será imagem arquetipica impressa no inconsciente coletivo ?) para fazerem todo tipo de falcatrua, quer seja financeira ou emocional, tal como enganar um namorado ou um cliente. E as pessoas feias ? Acho que muitas pessoas feias são revoltadas com a sua situação e podem querer descontar nos outros suas frustrações. Aqui teríamos a comprovação de que os feios não são confiáveis. Será bonitos malvados e feios bonzinhos são exceções ? Lembro daquele ditado: dê poder a um homem e você descobrirá quem ele realmente é . . .

O mal pode te afetar

Ontem aprendi mais uma: um dos meios que o mal espiritual atua é colocando medo nas pessoas. Interessante, porque o medo é a origem da maioria (será de todas ?) as neuroses. O medo paralisa as pessoas e muitas vezes as impedem de ajudar os outros, por medo de se envolver, de ser mal interpretado, etc. Pessoas com medo são infelizes. O medo gera preocupação e a preocupação exarcebada torna-se angustia. Os psiquiatras constumam tabular seus pacientes mais comuns em depressivos ou ansiosos. Os "normais" (equilibrados) não precisariam ir ao psiquiatra. O caminho desse ser o do meio, como nos ensina o budismo. Nem totalmente dedicados a matéria nem totalmente dedicados ao espirito.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mudanças podem demorar gerações

Percebo como são lentas as mudanças comportamentais das pessoas. O mundo das ideias e mudanças comportamentais é muito mais lento que as mudanças da ciencia e tenologia. A pilula surgiu em 1960 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1964. Em 1984, vinte anos após a introdução no Brasil, as jovens mulheres de classe média ainda não a utilizavam ostensivamente. Hoje sabemos muito mais sobre a sexualidade feminina, suas limitações e possibilidades. No entanto, a maioria das mulheres ainda não sabem como fazer uso efetivo dela. Um dia chegaremos ao nivel das suecas e outras mulheres da escandinávia ? Retroceder ao Talibã acho improvável . . .

Construimos muros e não pontes

A grande maioria das pessoas controem muros e não pontes. Por isso a solidão é o futuro da maioria delas. Solidão não é bom e até mesmo a bíblia diz isso. A solidão pode ser muito extressante e existem pesquisas mostrando que os solitários morrem primeiro. O mundo caminha cada vez mais para a construção de muros. As pessoas vivem em seus pequenos mundos e ignoram o que acontece com o semelhante ao seu lado. É o egoismo ganhando a batalha. Casamentos são feitos na base do "o que vou ganhar com isso" ao invés de serem uma ato de coragem e uma aliança para enfrentar o futuro e suas incertezas bem como seus revezes. Casamentos são como negócios: caso não me dê o retorno que espero saio imediatamente da "sociedade". Compreensão, evolução conjunta e crescimento não fazem mais parte de um casamento. Na verdade acho que nunca fizeram, pelo menos na maioria dos casamentos . . .

domingo, 11 de setembro de 2011

Capital Erótico

Aqui a comprovação é cientifica: quem é mais bonito ganha mais ! E a explicação é que em determinadas funções, como vendas e atendimento ao publico, quem é mais bonito é mais eficiente e mais produtivo para quem o contrata. Por essas regras, quem é feio deve ficar nos bastidores onde a aparência não faz tanta diferença na produtividade. Existem funções onde ser feio é até uma vantagem, como para mulheres engenheiras mecânicas. Sendo feias não irão causar um acidente na linha de produção e nem terão sua competência muito questionada. Resumindo: ser bonito e bem apresentável não só ajuda a arrumar emprego ou trocar de emprego, como tambem ajuda a ganhar mais. Está justificada a ditadura da beleza, para homens e mulheres !!!

sábado, 10 de setembro de 2011

Pais que abusam do poder ou que são "bananas"

Pais tem um poder natural sobre seus filhos pequenos. Filhos são totalmente dependentes. Poder não quer dizer autoridade. Além do obvio, que é a agressão física, muitos pais agridem seus filhos com torturas psicológicas de todo tipo. A esse tipo de comportamento eu chamo de "dar paulada". O comportamento oposto seria "passar a mão na cabeça do filho". Quando os pais dão muita paulada, o filho cresce revoltado e não vê a hora de se livrar da opressão em que é submetido. Esse ambiente não é nada amoroso e é muito diferente do ambiente da familia da propaganda de margarina. O que acontece é que qualquer pessoa que trate bem esse filho revoltado ganha seu afeto, mesmo que esse tratamento tenha segundas intenções. Já pais que passam muito mais a mão na cabeça dos filhos do que o necessário podem estar criando irresponsáveis, que nunca irão assumir uma postura de autonomia perante a vida. Esses filhos podem ficar dependentes para sempre dos pais, ficando desprotegidos quando estes vierem a faltar. Nas relações com os outros nunca estão satisfeitos, porque concorrer com pai ou mãe não é nada fácil para os pretendentes. Perecebemos novamente que o "caminho do meio" é a melhor solução. Nem "paulada" em excesso nem "passada de mão na cabeça" em demasia. Difícil é um pai ou mãe ter esse equilíbrio para saber quando e em que intensidade aplicar "os remédios" para bem educar seus filhos. A maioria erra por excesso ou falta.

Indicação para fazer psicanálise

Eu já sabia que insistir no erro, ou seja, errar sempre na mesma situação, era indicativo para fazer terapia (psicanalise). Isso em geral ocorre no trabalho e nos relacionamentos. Pessoas que não conseguem parar no emprego ou pessoas que não conseguem ficar em um relacionamento por algum tempo. Outro dia ouvi um psiquiatra dizendo exatamente isso: pessoas que ficam marcando passo em suas vidas, indo de emprego em emprego, de relacionamento em relacionamento e que não são felizes com esse estilo de vida. Conheci muitas pessoas assim. Uma não parava em emprego nenhum e o culpado era sempre o chefe. Outra tinha um relacionamento amoroso em seguida do outro e nenhum tinha continuidade. Aparentemente a "normalidade" é ser maduro para relacionar-se com o outro, seja ele seu chefe ou companheiro, por periodos longos. A instabilidade na opinião do psiquiatra é sinal de problemas e sofrimento.

O problema é que a pessoa com problemas em geral não reconhece isso. Para ela o problema está sempre nos outros . . .

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma bicicleta X um caminhão

Na vida os embates muitas vezes acontecem entre desiguais. É assim quando um empregado tenta lutar contra um chefe injusto por exemplo. Quando um filho tenta se libertar da opressão de um pai ou mãe. Quando um velho tenta lutar contra um jovem infrator. Quando um jovem emocionalmente inexperiente enfrenta uma mulher da mesma idade, muito mais madura. Não é dificil imaginar o resultado desses embates. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Não é usual um ser humano ser bondoso e compreensivel. A maioria está ainda na primeira era e estão em geral preocupados consigo mesmos. A regra do olho por olho e dente por dente ainda vigora. Estão preocupados com a frase: o que eu vou ganhar com isso ?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Sucessão Comercial - Imóveis

Em uma cidade como São Paulo (e nas outras em menor escala) existe uma sucessão que podemos observar na utilização dos imóveis. Concessionárias de veiculos mudam de bandeiras. Postos de gasolina também. Ruas de comercio tradicional são ocupadas pelas franquias de sucesso, de forma que elas ocupem todo o territorio disponivel com pelo menos uma loja (é o caso do Boticario por exemplo). Outras vezes são demolidas casas ou predios comerciais, para a construção de novos predios. Em São Paulo essas mudanças são muito dinâmicas e mudam a paisagem. A ascensão e queda de negócios . . .

sábado, 3 de setembro de 2011

Lidar com pessoas ou coisas

Aparentemente essa é a grande questão a ser decidida quanto a profissão a ser escolhida. É claro que em todas as profissões existe algum contato interpessoal. Só que a quantidade desse contato é muito variavel. As profissões da área de exatas são em geral menos propicias ao contato pessoal e a comunicação. Todos nós conhecemos um professor de matemática que sabia muito da máteria para ele mesmo, mas não sabia ser didático e transmitir a matéria de forma adequada para seus alunos. Em teoria as mulheres são intrinsicamente mais dotadas para lidar com pessoas, o que seria fruto da evolução natural, já que elas tinham de lidar com os filhos, detectando muitas vezes problemas antes de que as crianças pudessem verbalizar o que elas estavam sentindo. Sobraria então para os homens o "lidar com as coisas": toda a engenharia por exemplo. As vezes ouço comentários engraçados sobre uma profissão: psicologos gostam de ouvir historias porque são ruins para contá-las. Fantasia ou realidade, a distribuição dos sexos não é igual nas diversas carreiras de nivel superior. Vários fatores podem influenciar a decisão de escolher uma carreira mas os estudos mostram que as habilidades dos sexos contam nessa decisão.

Delirio de Grandeza

Dizem que o delírio de grandeza pode ser de nobreza, santidade ou divindade. Hoje em dia talvez a pessoa queira ser Bill Gates tambem uhauhuauhuhauhua ! Ninguém aceita os delírios de grandeza ou a paranóia porque eles são aparentemente muito dissociados da realidade. A verdade é que que poucas pessoas procuram ajuda espontaneamente. Em geral, somente quando existe uma ruptura, como em um surto, ou então, quando aparecem sintomas físicos, como na depressão profunda, a pessoa procura ajuda. Outro indicador são os fracassos nos estudos ou a demissão por baixa perfomance ou por problemas de relacionamento social no trabalho. Delírio é uma falsa crença. Alucinação é ver ou ouvir o que não existe. Muitos delírios e alucinações são causados pelo abuso de drogas ou alcool. A maioria das internações psiquiatricas são por esses motivos. E as emergencias psiquiatricas estão em segundo lugar em número. Cerca de 40% das emergências são encaminhadas para a internação. Portanto cuidado: perder a sanidade mental custa caro e pode ser um caminho sem volta.

A possibilidade de ter prazer na vida em geral

A possibilidade de ter prazer na vida em geral depende da sua SANIDADE mental. Pessoas neuróticas são claramente infelizes. Eles estão no grupo das doenças do espectro ansioso em geral. Depressivos tambem não são felizes. E psicoticos teoricamente não tem condições de saber o que é a felicidade. Os psicopatas tambem não seriam felizes, pela sua incapacidade de sentir emoções, remorso, sentimentos, culpa, medo. Isso porque a felicidade tem um componente que é o amor. E o amor necessita do outro e das emoções para viscejar. Prazer. A busca do prazer e do bem estar. Para muitos é apenas o não sentir dor ou desconforto. Não sabem o que é o prazer e o gozo de sentir-se realmente feliz porque nunca experimentaram isso. É como sentir o gosto azedo. Como explicar para alguem com palavras ? É necessário a experiencia de provar um limão por exemplo para que a pessoa compreenda. Eu sempre busquei o prazer e sei que é muito bom. Minha vida toda foi orientada para isso muito mais que evitar a dor. Dizem que a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional. Eu acho que o prazer é inegociavel e o gozo essencial.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A diferença do leigo e do pesquisador

O leigo julga pelas aparências. Em geral apenas pela aparência. Julgar pelas aparências é necessário mas não suficiente. Na selva os julgamentos dos animais é feito apenas pela aparência, cheiro e outras variaveis que o instinto designar. Nos seres humanos somos os unicos animais capazes de falar e, por tabela, de fazer perguntas. Quando avalio alguém eu faço perguntas. Igual um entrevistador ou interrogador. Igual ao psiquiatra ou outro medico fazendo anamnese. Trata-se portanto de um metodo cientifico. Minhas avaliações são por consequencia muito mais precisas. Ainda mais que são constantes, fruto de muitas e repetidas avaliações e perguntas. Quase como um terapeuta que faz analise, com uma diferença fundamental: o terapeuta ouve e não faz perguntas. Quem faz perguntas está na ofensiva. Adotando esse método consigo auscultar o modo de pensar das pessoas próximas e com isso prever seu comportamento em futuras situações e até mesmo o seu futuro.

Escola Tradicional e Escola Construtivista

A escola tradicional assume que o aluno é como um copo vazio e o professor será aquele que irá encher esse copo com o conhecimento. Já a escola construtivista, pensada pelo Piaget, que era biologo e suiço ( e não psicologo e francês) diz que o aluno já vem com algum conhecimento, que foi adquirido no meio ambiente em que ele vive, com sua familia, etc. Segundo Piaget o conhecimento é construido ao longo do tempo, através de experiencias e vivencias, não se resumindo apenas a genetica herdada ou ao ambiente. Interessante a posição do Piaget: realmente as experiências contam muito mas, e quem não tem acesso a experiência nenhuma, que vive em um ambiente pobre em todos os sentidos ? Sempre me lembro do estudo da matematica e da sua necessidade de ser aprendida desde a base: quem não sabe aritmetica não aprende algebra, Matemática é de longe a materia que demanda mais professores particulares.

O mal que sua familia pode lhe fazer

Os psicanalistas sabem que são as familias que irão lhes fornecer os futuros clientes. Não porque os clientes tem de sair de uma familia mas porque eles sairão de certo tipo de familia. Familias histrionicas, de certa forma teatrais, que dramatizam as emoções com reações exageradas. Familias que criam filhos com dependencia mórbida e familias que criam filhos com transtorno de oposição recorrente. Ou seja, essas familias são verdadeiras "bombas" para quem nasce nelas. Na prática todas familias tem sua ideologia conforme já comentei antes. A familia proletária (classe trabalhadora) tem como foco o trabalho: ela precisa se livrar dos filhos e de suas despesas o mais rápido possível. A familia burguesa já pensa diferente, pois seus filhos serão herdeiros de negócios e/ou de outros ativos. Temos tambem a familia pequeno-burguesa, tradicionalmente chamada de classe média. Essa familia quer imitar a classe burguesa ao mesmo tempo que tenta fugir do estigma de ser chamada de classe trabalhadora. A classe media é aquela que move diretamente o pais, pelos seus valores e qualidades. Ela valoriza o estudo e o considera meio de ascensão social. Ao mesmo tempo consome a maior parte dos produtos "premium", já que apenas a classe alta não geraria volume suficiente para a produção industrial em série. Ela tambem é a mantenedora dos valores morais, pelo menos teoricamente.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mulheres e profissões masculinas

Descobriram que as mulheres que escolherem profissões de exatas, que em teoria tem po objeto de estudo coisas e não pessoas, tem maiores niveis de testosterona que as que escolhem outras profissões. Conclusão: na engenharia além de ter poucas mulheres elas ainda tem maior risco de não serem femininas. Outra pesquisa que li anos atrás falava da relação das mulheres com seus corpos. Nessa pesquisa as que tinham mais conflito eram justamente as que cursavam matemática. A solução ? Buscar mulheres no par perfeito, no eclipse, no A2 . . .

Tipos de oposição e opositores

Chegamos a um impasse: tudo o que eu falo e argumento minha sobrinha contesta e não considera. Eu sou muito otimista e abordo assuntos complexos, que vão muito além da sobrevivência do dia a dia. Muitas pessoas não tem capacidade para entender esses dilemas. Existem oposições que são burras: a pessoa pensando do seu jeito não consegue progresso e sucesso na vida material. Para esses casos parece obvio quem tem razão. A questão se complica quando estamos falando de valores espirituais ou morais. Pois é possivel ter sucesso material sendo mal, desonesto e oportunista. Esta é a questão que poucos conseguem enxergar. Como diz Dona Iole: a maioria dos homens ainda está na primeira era. Muitos porque negam a existencia das outras e outros ainda, que, mesmo assumindo sua existencia não se comportam de acordo com ela e nem a seguem. Minha sobrinha é muito inteligente e argumentativa mas é tambem egoista. Esta na primeira era claramente. Não deverá ter problemas materiais ou emocionais graves nesta vida mas fica a pergunta: será que veio ao mundo apenas para isso ?

Adolescentes

O Gikovate falou sobre os adolescentes no ultimo domingo. A historia é a mesma: separar aqueles que se dedicam aos estudos e futuramente ao trabalho e os demais, que muito provavelmente irão dar dor de cabeça aos pais. Por esse pensamento teríamos em um extremo alguem da periferia, que trabalha e estuda e no outro alguem que nem trabalha nem estuda, ou seja, não faz nada de produtivo. Na posição intermediaria temos quem somente estuda ou somente trabalha. A divisão então seria entre aqueles que estão se preparando para o futuro e aqueles que estão enterrando seu futuro. A outra grande preocupação dos pais é com a vida sexual dos adolescentes, eventuais doenças e gravidezes. Aqui entra o conselho de ficar junto, trazer para dentro de casa namorados e namoradas, a fim de monitorá-los de perto. No meio do caminho temos as drogas, sendo as mais citadas a maconha e o alcool. Esse é o panorama da transição entre a infância e a vida adulta, seus riscos e desafios. O futuro pertence aos jovens de hoje, mas somente a aqueles que se prepararem adequadamente.

A necessidade de atribuir responsabilidade individual

Hoje ouvi na CBN que somente funcionam as cobranças individuais. Explico: quando existe a possibilidade do outro fazer a pessoa nunca se manifesta. É preciso atribuir responsabilidades individuais a cada pessoa. É assim no caso da atribuição de pontos por multas de transito. É assim tambem que existem controles de todo tipo em todos as empresas e instituições para assegurar quem é quem. Somente em familia temos um certo comunismo, já que a comida pode ser preparada por um mas usufruida por todos, por exemplo. Vale o mesmo para a roupa e demais despesas comuns da casa, tambem chamadas em ingles de "utilities". A finalidade de atribuir responsabilidade individual a cada pessoa é a possibilidade de responsabilizá-la por suas faltas. Usar a identidade de outro bem com enviar a conta de seus gastos para ele é o expediente que muitos utilizam para eximir-se da punição devida.