sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Desenvolvimento da Inteligencia

Não nascemos iguais. E por certo nossa inteligencia tambem não é igual a de todos. Aqui entramos no terreno filosófico ou transcendental, como por exemplo termos meritos desenvolvidos em vidas passadas. Pois bem, uma vez que nascemos perfeitos, a função da educação é desenvolver o máximo possível nossas habilidades intelectuais, profissionais, culturais, fisicas e emocionais. Todo esse desenvolvimento é intermediado pela visão e pela fala. Apresentamos as crianças os conteudos, tanto os pais quanto os professores. A criança aprende pela imitação, e por isso, os exemplos em casa são tão importantes. No entanto, os mais talentosos e esforçados intelectualmente saberão triunfar sobre condições desfavoráveis (pobreza, ausência dos pais, escolas desmotivadoras e professores idem) e lograrão aprovação em uma universidade de ponta, num curso de elevado status social, conseguindo assim elevar-se socialmente e economicamente com relação a familia de origem (isso se a economia do Brasil assim o permitir, para as profissões que dependem do desenvolvimento economico, como engenharia). Este é o caminho "do bem". Como a inteligência é neutra, alguns poderão utilizá-la para sobressair-se no mundo do crime e da ilicitude. Este é caminho "do mal". Quem não serve para estudar e desvia-se desse caminho, tem de se contentar em viver uma vida modesta e muitas vezes pobre, a não ser que tenha alguma habilidade inata e que se vire por conta propria, associando-se com pessoas de confiança, para fazer frente as exigências da vida moderna. O caminho do estudo nos é imposto pelos empregadores, já que pessoas instruidas são mais produtivas, cometem menos erros e, em teoria, devem ter melhor índole e carater que aqueles que aprenderam tudo que sabem nas ruas.

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