Acho que nada se beneficiou tanto da informatização do que as finanças. O dinheiro tornou-se escritural há muito tempo, quando o padrão ouro foi abolido definitivamente. Os investimentos e aplicações financeiras existem porque são registros e acordos feitos entre as partes. No Brasil o governo lançou a opção de vender papéis do tesouro nacional diretamente para as pessoas físicas. Isso somente é possível graças ao nível de segurança e credibilidade no governo. Acontece que esses papéis são de loguissimo prazo e um mercado secundário deles foi criado. O Brasil já deu calote nas pessoas em outras épocas como no império ou república nova. E existe a inflação, sempre uma ameaça a qualquer investimento de renda fixa. Por isso, quem se aventurar a comprar esses papéis deve preferir aqueles que pagam um percentual de juros mais a inflação no período, medida por algum índice confiável. A inflação é sempre um índice, que depende dos seus componentes. Uma pessoa pode ter uma inflação muito mais alta que a que o índice mostra, bastanto que aquilo que ela consome aumente de forma mais vigorosa, no período analisado. Resumindo: 172.000 pessoas estão cadastradas (e possivelmente) detém títulos do governo, naquele investimento que chama-se Tesouro Direto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Hoje é dia 05/01/2014 e o Tesouro Direto tem sim um excelente título que paga juros fora a inflação medida pelo IPCA. O nome desse título é NTN-B principal, onde os juros são automaticamente reaplicados. Esses papeis estão pagando na data de hoje para vencimento daqui há 10 anos, ou seja, em 2014, 6,47% acima da inflação por ano. Não existe nada parecido nem de longe no mercado.
A questão agora é simples: o dinheiro tem de passar pela conta de uma corretora. Essa corretora tem de comprar os títulos e manter a custódia por todos esses anos. É preciso acreditar que o governo não irá dar calote na dívida interna nesses próximos 10 anos e que terá dinheiro para pagar no resgate.
Quem pode prever o que irá acontecer nos próximos 10 anos ? Existem coisas previsíveis e outras não. Depois que aconteceu todos são oniscientes . . .
Hoje acessei o site do Tesouro Direto e baixei um relatório super completo. Eu estava certo quando escrevi este texto. Realmente mais e mais pessoas estão investindo no Tesouro Direto. No entanto o Brasil perdeu seu grau de investimento no período e a rentabilidade do Tesouro é interessante apenas para quem não dispões de acesso a melhores opções oferecidas pelos bancos.
Postar um comentário