segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Certos comerciantes são gananciosos e agem como ratos
Entre eles temos muitos prestadores de serviço. Toda vez que detecto esse comportamento imediatamente passo a evitar fazer qualquer transação com esse tipo de gente. Trata-se de uma decisão fundamentada em princípios. Sei que sou a exceção da exceção: A maior parte das pessoas ignora princípios aqui no Brasil.
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3 comentários:
Ser rato está no sangue da maior parte dos comerciantes e tem a ver com a própria atividade de comerciante, que é privilegiada para observar como o consumidor pode ser mal informado e um pato a ser depenado. Eu me lembro da primeira vez que me deparei com esse lado podre dos comerciantes: Foi no segundo Colegial quando eu tinha 15 anos e pedi para um colega, que eu considerava quase um amigo, comprar para mim uma caixa de lanche Mirabel no Macro Atacadista. Ele comprou e aplicou um ágio pelos seus serviços prestados. Ai pude perceber que ele não era exatamente um amigo. Triste.
Por isso pode ser mais interessante fazer negócios com pessoas físicas, como na compra de imóveis usados. Tomando os devidos cuidados existem ótimas oportunidades de negócio. Vale o mesmo para a compra de veículos usados, em geral de alguém que é o primeiro dono e que você conhece e sabe que cuida bem do carro.
Um pequeno industrial com 35 empregados terá muito do comportamento ratão que os comerciantes em geral apresentam. Grandes indústrias com certeza não serão tão toscas assim pela sua própria natureza. Eu me lembro de um infeliz dono de um mercadinho e suas ofertas para atrair a freguesia. Quanto mais fraco provavelmente mais tentado a agir por resultados e menos por princípios. Quanto mais forte e grande maior a pressão por princípios porque a propaganda negativa pode simplesmente acabar com seu negócio como aconteceu com a Arthur Andersen.
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