domingo, 19 de maio de 2013

Você aumenta o preço e . . .

Quando você aumenta o preço de alguma coisa cuja demanda é elástica o que acontece é que a quantidade vendida imediatamente diminui. E quando a quantidade diminui o seu lucro também diminui. Interessante observar os preços dos supermercados: não se abre um supermercado com produtos caros e sofisticados na periferia simplesmente porque não se conseguirá vender nada e somente servirá de alvo para assaltos. Não existe público para esses produto porque os vizinhos não tem renda para comprar. Essa lógica vale para tudo: serviços médicos, escolas, comércio, etc.

4 comentários:

Van der Camps disse...

Quando a demanda é inelástica acontece de você aumentar o preço e a demanda continuar a mesma. Isso somente acontece com monopólios ou bens que não podem ser substituídos. Também pode acontecer o oposto: você baixa o preço e não aparecem compradores porque as pessoas não querem o que você está vendendo nem de graça.

Van der Camps disse...

Mesmo o governo que dita as leis pode influir no mercado negativamente: a medida que cobra mais impostos de um setor que de outro incentiva mais o setor que paga menos imposto, porque o imposto é 100% repassado ao preço final. Baixar preços com qualidade é o desafio. Formar gênios das finanças com baixo custo também . . .

Van der Camps disse...

As empresas são exatamente iguais as pessoas: quando ganham menos imediatamente paralisam novos projetos, enxugam custos, eliminam funções e mandam pessoas embora. Toda empresa visa o lucro e fará tudo para conseguir esse lucro.

Van der Camps disse...

É nessa hora que a empresa se livra daqueles empregados que fizeram ou deixaram de fazer o que a emprese queria em algum momento do passado. Com uma família esse caminho não é possível: é na hora da crise que filhos retornam para a casa dos pais e não o contrário.