Saturno coloca a última pá de cal no túmulo de vários cadáveres insepultos que vamos deixando para trás com o passar dos anos. Saturno estava passando pelo meu signo solar e já enterrou uma velha amizade de muitos anos. Outras amizades foram murchando com o passar do tempo que a tudo corrói e que é a marca registrada de Saturno. Até os vínculos familiares podem ser corrompidos pelo tempo. Quando neuroses profundas estão envolvidas a mesquinhez vem a tona e toda pequenez das pessoas se manifesta. Eu tinha alguns objetivos com jovens em crescimento e formação. Aprendi que meu papel nessas relações é limitado, por melhores que sejam as minhas intenções. Jovens crescem e acham que sabem tudo e esse papel tem de ser abandonado. Na gíria chama-se "tirar meu time de campo" ou então "enfiar a viola no saco". Uma característica minha é gostar de conversar, de trocar ideias, ou seja, ter uma grande abertura. Vejo, com o passar dos anos, que tenho e provavelmente terei cada vez menos ouvintes ou pessoas que se interessem verdadeiramente por mim. É muito difícil conhecer novas pessoas interessantes. Quando muito conheço um médico ou psicólogo do convênio. Familiares posso esquecer pois conheço-os a todos e nenhum é verdadeiramente amigo. Amigos de infância tem suas vidas e seus problemas, alguns tem mulheres insuportáveis que são inimigas declaradas ou ocultas, o que inibe e limita as trocas e os contatos. Amigos de infância tem previsão de trabalhar mais 10 anos pelo menos e muitos tiveram filhos tarde, o que pode comprometer sua felicidade futura, bem como sua capacidade de passar mais tempo filosofando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse interesse por aconselhar jovens vem do conhecimento de que eles tem uma fase mercurial, que vai dos 4 anos até a entrada na faculdade. É mercurial porque é a fase de aprender e fazer escolhas. No princípio as escolhas são dos pais mas na adolescência as escolhas passam a ser dos filhos. É meu sol na casa 3 de Gêmeos que é regido por mercúrio e a cúspide da minha casa 11 em Gêmeos.
Mercúrio também me ajuda nas escolhas, que propiciam menores perdas ou maiores ganhos. Atualmente a fase é de ficar calado porque as pessoas sabem tudo e porque fazem as suas próprias leis e não precisam de nenhuma opinião, a menos que a peçam explicitamente. Eu sempre estive por trás das boas idéias e das decisões importantes e quase nunca levei os créditos pelos meus préstimos.
Postar um comentário