Uma classificação que li atribuia aos carros quatro categorias: social, esportivo, aventureiro e racional. O social é para aquele que quer ser reconhecido pelos outros como distinto ou vencedor. É o caso dos Roll Royce, exemplo máximo desta categoria. Esse carro é usado pela rainha da Inglaterra em desfiles. Precisa falar mais ? O exemplo do esportivo pode ser o Porshe ou a Ferrari. Aqui temos a exclusividade e a emoção como fatores decisivos (e isso tem seu preço !). O perfil aventureiro é aquele que seria um "desbravador": estaria capacitado para enfrentar desafios e vencê-los. Seria um "herói" por assim dizer. Um destemido. E finalmente teriamos o racional: aqui temos aquele que quer apenas uma condução do carro. Quer gastar o mínimo possível e não se importa com imagem social, emoção, aventura. É com certeza o mais "sem graça". A industria automobilistica que não é boba vive de explorar estes conceitos. E de vez em quando cria produtos do tipo "me engana que eu gosto" como aventureiros do asfalto, onde até carros racionais recebem alguns penduricalhos para parecerem como os da outra categoria, com preço muito superior certamente que seus congeneres. Isso tambem aconteceu com os esportivos derivados de carros de linha e ultimamente até a imitação do "social" tem aparecido. Eu possuo um carro que seria um misto de esportivo com social e estou muito feliz com ele.
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Um comentário:
Nem todo mundo tem carro, por questões economicas(comprar carro novo é caro e manter carro velho tambem) e por questões de regulação: é preciso habilitação e nem todos são capazes de conseguí-la. O mercado brasileiro está amadurecendo e criando produtos para todos os nichos. Com isso quem ganha é o apreciador dos carros, que pode comprar o que mais lhe agrada.
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