A verdade sobre os imigrantes é que a maioria deles somente sai de seu pais se não tiver oportunidades. Em qualquer nível de instrução e riqueza é isso que acontece em geral. A maioria, obviamente, tem pouca educação formal e é pobre. No entanto temos também pessoas que vão fazer doutorado ou pós doutorado e ficam no exterior, devido as maiores oportunidades existentes para sua carreira em países mais desenvolvidos. Quando no exterior, o imigrante pobre e inculto, exercerá as profissões que os nativos não querem executar. Serão mal remunerados pelos padrões locais e não terão muitas vezes qualquer direito trabalhista. Como comparação podemos ver o que acontece com os bolivianos que trabalham de forma clandestina aqui em São Paulo. Os imigrantes que estão no topo da pirâmide educacional são aceitos como cidadãos de primeira classe, por serem de interesse estratégico para os países que os recebem e por terem acumulado grande capital social. Os imigrantes que vieram para o Brasil participaram de fases migratórias distintas: alguns vieram atrás de terras para cultivar (imigração européia no sul do Brasil basicamente). Outros vieram para substituir os negros escravos nas grandes fazendas de café (modelo de exploração chamado de "plantation", que existia desde os senhores de engenho da época colonial). Nesse modelo eram assalariados e nem sempre encontraram boas condições de trabalho. Esses imigrantes rapidamente foram para a cidade exercer profissões mais lucrativas ou menos desgastantes. Alguns juntaram dinheiro e compraram terras, continuando com suas atividades agrícolas. No período entre guerras a imigração para o Brasil foi praticamente extinta e no período pós segunda guerra mundial passou a ser mais seletiva, procurando permitir a entrada de pessoas com alguma instrução para trabalhar nas indústrias que então estavam se desenvolvendo. Excecão sempre foi a concedida aos imigrantes portugueses, que sempre tiveram tratamento diferenciado e puderam vir para o Brasil com facilidade. Hoje em dia o Brasil somente é atraente para bolivianos (a Bolívia é o pais mais pobre da america do sul) , peruanos e talvez alguns coreanos ou chineses, que devido aos vínculos que possuem com seus países de origem, tornam-se comerciantes de roupas feitas principalmente. Enquanto isso os brasileiros que imigram vão para o Japão (dekasseguis), Estados Unidos e Europa. Em Portugal serão garções ou pedreiros e as mulheres domésticas ou garçonetes. Terão a concorrência de pessoas de toda a zona do euro, inclusive oriundos dos países do leste europeu, que são sabidamente pobres. Nos outros países existirá sempre a barreira do idioma e o preconceito e a discriminação, quando não mesmo a agressão por nativos em épocas de rescessão como a de agora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
O Brasil recebeu imigrantes de todo o mundo. Os mais significativos foram os portugueses, os italianos, os espanhois, os japoneses, os alemães e os árabes, sírios e libaneses,aqui erroneamente chamados de turcos. As demais etnias também vieram mas em menor número: judeus, ingleses, franceses, suíços,russos brancos, lituanos, poloneses. Acho que essas são as principais influências que tivemos. E todos estão ou estiveram em São Paulo. Seus descendentes continuam por aqui com certeza.
Mais recentemente vieram os coreanos e os bolivianos. Como não houveram mais grandes levas migratórias, os estrangeiros são cada vez em menor númeoro porque os velhos estão morrendo e são eles que nasceram no estrangeiro. A miscigenação entre latinos é razoavelmente facilitada e os casamento entre pessoas de diferentes origens não é difícil. Já casamentos interaciais são mais comuns em certas regiões do país e não em outras. As colônias pequenas e de culturas muito diferentes em geral mantém fortes laços e evitam casamentos com outras etnias. O mais importante é a condição sócio economica social do que a origem étnica.
O homem branco heterosexual continua sendo o mais interessante para as postulantes mulheres de todas as raças e etnias. No entanto aqui temos diferenças como altura, renda, intrução, etc. No caso dos homens a mulher bonita e jovem de qualquer raça é o alvo preferencial, resta saber se para esposa ou apenas amante.
Postar um comentário