Pareto foi um matemático italiano que descobriu uma relação deveras interessante: Um pequeno número de itens de uma lista, digamos 5%, representam uma grande quantidade de uma grandeza correlacionada a esses itens. Explicando melhor, através de um exemplo: 5% dos clientes podem representar 30% das vendas. Ou então: 5% dos fornecedores podem representar 40% das compras. Esse tipo de relação parece se aplicar a um número muito grande de fenômenos. Com o advento da tecnologia da informação, internet, micro-eletrônica e a consequente diversificação e barateamento do processamento das informações surgiu o que se denominou "cauda longa", ou seja, muitos itens representando cada um uma pequena quantidade da grandeza correlacionada. Isso acontece por exemplo na venda de músicas pela internet, a qual permite que muitos comprem apenas o que desejam, sendo que o lucro da venda advém de muitos que compram individualmente pouco. O oferecimento cada vez maior de opções ao consumidor tem por trás essa idéia: agradar cada vez mais a segmentos específicos e assim conseguir sobreviver. É assim com a televisão a cabo, com as opções de pizza, com os veículos a venda, com as plantas flexíveis dos novos apartamentos. Bem diferente da época em que Henry Ford lançou o Ford modelo T e disse que cada um poderia ter o seu da cor que quisesse, desde que fosse preta.
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