O bom vendedor é aquele que convence o cliente a levar um produto ou serviço que ele, o cliente, não estava inicialmente disposto a comprar. Interessante notar que um supermercado grande tem uns 25.000 itens em estoque e poucos vendedores para convencer o cliente. A figura do vendedor está mais lembrada no meu caso na venda de roupas e sapatos. O presente típico que os adultos trocam entre sí é roupa. Entre as empresas temos o representante comercial, que pode influenciar as novas "coleções", pois está no campo e tem a oportunidade de detectar as "tendências", bem como os movimentos da concorrência. Vendas tem uma relação muito próxima com finanças, pois muitas vendas são financiadas. Além disso, em vendas existe a figura da comissão. Ela existe onde a necessidade se impõe, onde existe concorrência para vender. Existem produtos que são comprados e não vendidos. Para esses produtos não existe o vendedor comissionado. Um exemplo seria a venda de combustível em toda a sua cadeia. Nos empregos que tive sempre trabalhei ao lado dos profissionais de vendas, embora minha atuação fosse na área financeira e corporativa. Uma empresa comercial e industrial de grande porte tem quatro grandes divisões: finanças, comercial, manufatura e áreas corporativas. Empresas financeiras são prestadoras de serviços, e, nesse caso, não existe a manufatura.
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