domingo, 18 de maio de 2008

Classificação das Relações Afetivas

O maior estudo já realizado sobre relações afetivas foi feito por um canadense há muitos anos atrás. Nesse estudo ele criou 6 categorias de relacionamentos que descreverei abaixo. No estudo ficou claro que uma relação amorosa sempre era composta por mais de uma das categorias mas uma delas predominava. As categorias são as seguintes:
- Eros: É a idéia que temos da paixão. Os amantes se apaixonam um pelo outro pelo que são. É fundamentado pela atração física e pela vida sexual intensa.
- Storge: É o amor que surge da relação de amizade entre os parceiros. É mais morno do ponto de vista sexual.
- Ludus: O nome vem de "lúdico", ou seja, de brincar. É a relação em que os parceiros trocam de afeto com muita facilidade. É uma relação superficial em geral sem grande envolvimento emocial.
- Pragma: O nome vem de pragmático, ou seja, de ser prático. É o relacionamento em que os amantes estão juntos por conveniência, como por exemplo por dinheiro, status ou outro tipo de interesse não afetivo ou sexual.
- Mania: É o relacionamento conhecido popularmente como "entre tapas e beijos", ou seja, os amantes brigam constantemente e frequentemente mas não conseguem se separar.
- Ágape: É o amor cristão, próprio de quem idealiza o outro. Praticamente exclui o sexo entre os parceiros.

Um comentário:

Van der Camps disse...

O storge tambem já foi chamado de amor da familia (philia). Dai seu carater ser a amizade e solidariedade. o Agape considera seus relacionamentos sexuais como benções divinas, muito bonito. É altruista e generoso e o mais raro de existir. Existe um teste para medir a intensidade de casa estilo em determinado momento da vida da pessoa, desenvolvido em 1986.