quinta-feira, 30 de abril de 2020
O Status Social ou o Futuro ?
Por que não os dois ? Status Social faz parte do seu futuro, conforme sua profissão. Você recebe dinheiro através dos outros. E em sociedade aparência é tudo. Ignorantes não sabem disso. A roupa que você usa comunica várias coisas. Pode facilitar ou dificultar um negócio por exemplo. Vale o mesmo para o CEP de onde você mora ou o carro que você tem. Tudo faz parte do seu Capital Simbólico. Quem conhece Pierre Bourdieu entenderá.
Quando a Igreja é a Dona do Negócio
Seus Diretores e Presidentes podem ter remunerações bem generosas. É o caso dos Diretores de Escolas, Universidades, Hospitais, Obras de Caridade e demais negócios onde a Igreja atua. Embora possam ser sem fins lucrativos, esses negócios em geral contam com isenção de impostos, o que os favorecem em termos de competição no mercado. Tudo começa com a doação do terreno do imóvel. Depois vem a construção. E aí as vezes a escola conta com professores do estado e outras facilidades. Religião e política sempre andaram junto.
Para acumular Capital Econômico
A Pessoa Comum precisa acertar na escolha da profissão e se destacar. Pessoas incomuns podem ter acesso a relacionamentos sociais que lhe gerem renda. O resto será consequência de uma boa educação financeira. Finanças para quem tem interesse em aprender não tem segredos. Pena que poucos se deem ao trabalho de adquirir esse importante conhecimento.
A Inteligência, a Riqueza, A Cultura, os Relacionamentos, as Honras, os Diplomas: todos são excludentes!
A única coisa que é Universal são certas religiões. Algumas são igualmente excludentes como a religião judaica. O SUS também é Universal junto com a escola pública de primeiro grau. Até o seu lugar no estacionamento do supermercado depende de você possuir um automóvel. Então seu lugar dependerá do que você fizer com sucesso na vida, dos seus méritos próprios e dos méritos herdados. Até seu lugar no cemitério dependerá disso !
No Momento em que a Faculdade de Medicina
Custa 8.000 por mês você filtrou quem vai cursar. Filhos de Médicos, Empresários, Fazendeiros, Advogados bem sucedidos, Juízes, Promotores e Procuradores, Diretores de grandes empresas, dentistas bem sucedidos. E esses alunos vão estudar com carro zero e apartamento novo se necessário. Serão bons profissionais, disciplinados e esforçados? Talvez. Muitas facilidades costumam corromper o espírito e muitas dificuldades esmorecê-lo. É preciso um equilíbrio entre recursos e desafios, entre motivação e ambição. Poucos conseguem.
A Dominação Sutil é Mental
Nos explica Pierre Bourdieu. As crianças são doutrinadas a pensar de determinado modo. Primeiro pela sua familia e depois pela escola. Essa doutrinação pode ser muito forte de modo a escravizar seus membros, os quais repetirão como papagaios os "ensinamentos" que receberam. E aí guetos serão formados e potencialidades perdidas. A troca de campo será dificultada. E todos que deixarem nua alguma estrutura serão expulsos do paraíso. Então o bom senso mostra que mesmo os menores indícios podem ser reveladores. Bom humor, equilíbrio, resultados práticos consistentes devem ser observados.
Quem conhece Psicanálise
É muito mais poderoso do que quem não conhece. Quem conhece a Lei e seus Direitos é muito mais poderoso do que quem é leigo. É por isso que alguns Advogados são respeitados entre os ignorantes. Quem conhece Medicina é mais poderoso, fica menos doente e mais resiliente. Quem conhece relacionamentos tem amizades e amores melhores, mais férteis e fraternos. Quem conhece finanças tem muito maior poder do que quem é escravo do dinheiro. Quem conhece a ciência é muito mais poderoso do que quem acredita em crendices.
O idiota que teme pelo seu negócio
E que fica enchendo a rede social de patéticos apelos para o fim da quarentena e o reinício das atividades. O idiota que procura em figuras de poder execráveis o pai protetor que tudo resolve. O ignorante que vê em quem discorda de suas crenças o inimigo. O raivoso que caga comentários que provam que não tem repertório. Todos esses espécimes apareceram na Facebook. Triste.
Conhecimento é Poder
Justamente por isso tantos tentaram cercear o conhecimento dos outros durante toda existência humana. Nas famílias, nas empresas, na sociedade. Em todas essas esferas sempre existiram os defensores das trevas, aqueles que tentaram manipular os menos esclarecidos. Hoje os dados estão todos disponíveis mas mesmo assim as pessoas não são capazes de os tornar conhecimento. Os ignorantes são despossuídos do verdadeiro poder, aquele que liberta e que transcende. São gado na mão de falsos profetas.
Você é seus Desejos e Conflitos
Por isso alguns são ótimas companhias para si mesmo e outros são ótimas companhias para qualquer um !!! Uma pessoa bem resolvida tem seus desejos e conflitos sob controle. Essas pessoas são obviamente maduras, questionadoras, reflexivas e ponderadas. A festa do mercado é justamente criar desejos através da propaganda e marketing e resolver conflitos, através da educação por exemplo. Muito desejo resulta em muita venda e venda não racional, por impulso, que dá mais lucro. Menos conflito resulta em maior produtividade, mais giro e mais resultado. As duas condições juntas fazem a roda da economia girar.
O jeito mais comum e óbvio de ficar rico
É ser empresário ou empreendedor. E empresário ou empreendedor é alguém voltado para o exterior e para a objetividade. Para resultados. Para objetos. Para o que Pierre Bourdieu chamou de fenomenológico. A Alma, a subjetividade e o interior só interessam se puderem ser capitalizados de alguma maneira.
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Ser um bosta ou ser vidraça
Quando você é um bosta você nem arruma um emprego sequer. Se você for um pouquinho melhor arruma um empreguinho qualquer, desses que tem milhões de pessoas. Se você for muito bom pode arrumar um emprego bom em uma grande empresa, talvez até em uma multinacional. Também se você for bom pode passar em algum concurso publico. Quanto maior o salário mais concorrido será o concurso ou o bom emprego na iniciativa privada. Agora, você poderá também exercer algum cargo onde milhares, centenas de milhares ou milhões de pessoas estarão te fiscalizando. É o caso de cargos eletivos. Um Síndico tem todos os condôminos fiscalizando sua atuação. Um Prefeito tem os munícipes, que no caso de São Paulo são 12,5 milhões. O Governador de São Paulo tem 44,5 milhões de fiscais. E o Presidente da República tem 210 milhões de potenciais críticos. Achar que você vai escapar desses cargos sem ter de responder a processos é ser muito ingênuo. Vale o mesmo para as cobranças. Abrir a boca e falar até papagaio fala. Fazer melhor já é bem mais difícil.
Universidade já é para poucos
E dentro da Universidade que já é para uma elite, existem cursos que são mais elitistas ainda, pela dificuldade de entrar ou de concluir. Então, em termos de Capital Simbólico a Universidade que você cursa é muito representativa. Dentro da Universidade o curso que você cursar tem também variação no seu Capital Simbólico. Quem estiver no Topo poderá olhar para baixo com facilidade e quem atingir esse patamar de complexidade tenderá a ver simplicidade em todo o resto do mundo do conhecimento.
No Direito talvez a função mais exigente seja a de elaborar as leis
Elaborar as leis é muito mais profundo do que aplicá-las ou obedecê-las. E quem passa no concurso público para elaborar leis merece respeito. Juízes tem de conhecer a lei e todo tipo de demanda, o que não acontece com um simples advogado que se especializa em alguma área do Direito. Promotores tem de ter em teoria amplo conhecimento de todas as leis também e por isso teoricamente também são pessoas preparadas.
De Todas as doenças a mais difícil de curar é a Mental
Justamente por isso o médico que precisa do maior repertório é o Psiquiatra, que se for ambicioso irá fazer também psicanálise e filosofia. As demais doenças matam por isso são em geral mais valorizadas. Mas o estrago da doença mental é maior e permanente, só que diluído no tempo. Da mesma forma, curar um doente mental pode ter influência nas próximas gerações. Nenhuma especialidade médica tem tamanho alcance.
De Repente a Constatação de que Engenharia Elétrica na POLI
É o curso de graduação mais difícil da Universidade de São Paulo, que é a melhor Universidade do Brasil e uma das melhores do Mundo. Então sem menosprezar as outras graduações não é possível comparar. A envergadura intelectual de quem tem um Diploma desses precisa ser respeitada. Os outros não irão reconhecer. Afinal, só um filósofo reconhece a grandeza de outro filósofo. Só um sábio reconhece a sabedoria de outro sábio.
terça-feira, 28 de abril de 2020
Existem funções e profissões exclusivas do Poder Público
Essas profissões são chamadas de carreiras de estado. Entre elas a Segurança Pública, Magistratura, Ministério Público, Diplomacia, Arrecadação, Finanças e Controle, Planejamento e Orçamento, etc. Então o Coronel teve uma carreira de estado. Nada mais natural que seu filho também siga o mesmo caminho. Engenheiro, médico, professor não são carreiras de estado porque podem ser exercidas por pessoas na iniciativa privada.
O Viés da Autoridade no Brasil
Quando maior a distância do Povo com relação a Autoridade mais primitiva é uma Sociedade. Aqui no Brasil a Autoridade que o Povo mais conhece é a Policial. Isso acontece porque a grande maioria é ignorante e muitas vezes tem de ser submetida pela força e não pela razão. E o Brasil tem como valores a Autoridade, o Poder Judiciário e a Proteção. É isso que o Povo entende e não vai mudar. O Capital Social no Brasil está nesses campos. Pierre Bordieu como gênio que foi, o maior sociólogo da segunda metade do século 20, explica.
O IDIOTA e as cobranças
Quando é cobrado pelo chefe se acha um injustiçado, uma vítima, um perseguido por ser parte da minoria, um coitadinho. Quando quer cobrar os outros, seja um fornecedor, governo ou até mesmo o chefe é um leão! Exige seus direitos, cita a constituição federal, chama a patrulha do consumidor, a TV Tem, o Procon, a Polícia, o Bispo. Essa é a descrição perfeita de um IDIOTA. E os idiotas são milhões aqui no Brasil, infelizmente.
O Campo dos outros interessa mas não o suficiente para entrar
É assim porque a grande maioria dos Campos tem exigências castradoras e limitantes. Um espírito livre não se submete a essas exigências. Um espírito livre cria o seu próprio campo, como fez Freud com a Psicanálise, Jung com a Psicologia Analítica, Dona Iole com a Fraternidade e tantos outros. A disputa que acontece no campo vale capital, seja simbólico, econômico, social ou cultural. Cada um se fia no seu capital para se sentir orgulhoso/poderoso e para humilhar o outro. E aqui os escrúpulos falam mais alto ou não. Toda relação comercial é primeiramente um relacionamento moral.
Ignorante é , Ignorante fica e ainda tem orgulho de ser ignorante.
Essa é a realidade da maioria das pessoas aqui no Brasil. Por isso os empregadores se cobrem de cautela na hora de contratar alguém. Querem mil provas de que a pessoa será realmente capaz de desempenhar a função para a qual está sendo contratada. O salário serve de filtro: quanto maior o salário em geral maiores as exigências. Então temos um paradoxo: as pessoas que mais poderiam aproveitar o conhecimento são exatamente as que menos o buscam. E é assim que as manchetes ficam recheadas de tudo o que é mal feito. Erros se sucedem. Prejuízos são acumulados. E o sofrimento se multiplica.
A Criatividade e os filhos
São referidos a casa 5 de Leão, regida pelo Sol. Os filhos são sua criação, em geral a única possibilidade para a pessoa comum. Já alguns terão filhos "da mente": são todos os produtos do intelecto, como livros, artigos, peças de teatro, filmes etc.
A Educação Racional
Está relacionada a casa astrológica terceira, regida por Mercúrio e referente ao signo de Gêmeos. A Educação Racional é um desafio para muitos. Muitos passarão pela vida sendo completamente irracionais. Ser irracional custa caro: seus erros farão da sua vida um inferno. Auditoria Interna é 100% racional, mesmo quando é coisa de bruxo. A Educação segundo Freud era impossível. Muitos parecem comprovar essa tese.
A Educação
A Educação custa caro e é oferecida pelo Governo porque uma sociedade quer que seus novos membros tenham um determinado cabedal de conhecimentos, para que sejam produtivos e atuem no campo social com desenvoltura e eficácia. Sabemos que o Canadá é o país mais instruído do mundo, já que mais da metade da sua população tem nível superior. A Educação Superior de qualidade é excludente no mundo inteiro. É sempre uma elite intelectual e econômica financeira que chegará às melhores Universidades salvo exceções como os cotistas. Sempre usei o critério da educação nas minhas seleções de relacionamentos. Não podemos confundir instrução com educação, nem autoridade com sapiência. Existe uma correlação entre alta instrução formal e renda, bem como de ambas com longevidade. Você só vai ter uma elevada educação se não precisar trabalhar desde cedo por qualquer razão. Assim cada classe social tende a reproduzir suas origens e ninguém se importa realmente se você nasceu superdotado ou não. Vão te enfiar no mesmo Saco que é a regra geral.
A enorme maioria das pessoas
Se não tiver alguma solicitação externa como por exemplo trabalhar ou ir para a escola, ficam inertes em casa. São essas pessoas que nunca descobriram uma verdadeira vocação ou paixão, que não tem nenhum dom especial, que não são brilhantes em nada. Essa gente é a maioria. E também estão presentes na Família.
segunda-feira, 27 de abril de 2020
Eu me lembro de ter alertado meu chefe
De ações ilícitas por parte dele. Ele obviamente não gostou. Deve ter se sentido intimidado. Talvez a vocação para Promotoria e Justiça já estivesse no meu sangue desde sempre. E no Brasil a terra das falcatruas isso não poderia passar impune. Estamos falando de aspectos legais. Imagine então de aspectos morais. Ai a coisa fica pior ainda. Hoje em dia existem provas aos montes e tudo fica registrado e pode ser usado em juízo. E assim vamos limpando as pessoas desonestas, tornando público os podres dos canalhas, vis e desprezíveis.
O conhecimento das Ruas não vai te fazer uma Pessoa Nobre
Porque nas ruas predomina a ralé. O "esperto das ruas" é um tipo em geral vil e desprezível. É aquele marginalizado, que em geral não tem educação formal, que não conhece a ciência, a filosofia, o Amor. O pior é que esse tipo de gente se acha realmente esperto. Que adquiriu um fortíssimo conhecimento sobre as pessoas, mais do que Freud ou Bordieu. Na verdade adquiriu conhecimento sobre essa gente comum, o senso comum, que não é a Parte nobre da Humanidade. O que é nobre é escasso. Não se encontra em qualquer rua.
Onde existir tanta heterogeneidade como no Brasil
A Democracia fica inviabilizada. As pessoas simplesmente tem vidas tão díspares que a comunicação fica inviável. É o gap of understanding. Acontece até em uma transação comercial qualquer. Lembrei-me da cena de Guerra nas Estrelas no bar, onde começa a jornada do herói. Num casal é a mesma coisa: se as ideologias forem muito diferentes é melhor nem tentar. Vale para empregos também: quer trabalhar no Banco? Precisa ser formal, conservador, confiável. Quer ser Diretor de Arte da Agência de Propaganda? Vai ter de ser criativo, irreverente, revolucionário, etc.
Só os Capazes e Ambiciosos
Vão almejar uma função de Estado de Alto Escalão. A vocação para o espírito público me parece muito superior a um emprego na iniciativa privada. Na verdade me parece superior as iniciativas dos empresários brasileiros. O seu interesse particular deve ceder ao interesse público. Tanto é assim que o poder público pode desapropriar propriedade privada para o bem público. Os ignorantes nunca compreenderão a dimensão do público, nunca estudarão direito constitucional.
Diz um Amigo: Nem todos querem entrar na USP .
Verdade. Só querem os mais capazes e ambiciosos. É a mesma coisa com relação a carreira, aos relacionamentos, a saúde física e mental: somente os mais capazes e ambiciosos almejam atingir "High Standards " em todas essas áreas. A imensa maioria das pessoas é o macaquinho da linguicinha. Você quer ser Top ? Esteja disposto a pagar o preço.
A Pessoa Comum que se entedia
Ao não ser solicitada externamente não faz absolutamente nada, não se mexe nem para trocar o canal da televisão. Esse tipo de gente é uma bosta porque não utiliza o tempo livre para evoluir, não tem autonomia nem iniciativa, não é criativa, inovadora, interessante. E como são a maioria os empregos estão cheios desse tipo de gente: só fazem o que o chefe mandou. São crianças imaturas na vida. A vida é para quem tem coragem para ousar fazer algo e humildade para aprender com a correção dos seus erros. É assim com os zumbis na frente da televisão ou do celular, passivos, inertes, mortos. Gente que nasceu para ser "pau mandado", ser empregadinho ou chefete. Gente que somente acumulará capital simbólico se lhe for oferecido pela família e pela escola em altas e maciças doses, de forma que consiga adquirir e incorporar um pouco.
domingo, 26 de abril de 2020
O Habitus dificulta a comunicação
É praticamente impossível dialogar com quem não tem os mínimos requisitos de educação e capital simbólico. Essas pessoas se fazem de surdas para o que alguém que pensa diferente delas diz e ao mesmo tempo querem que o que elas dizem seja aceito como verdade absoluta e universal. As novelas exploram muito isso. É querer demais que o burro tenha a mesma visão do mundo que o inteligente. Ou que o corrupto tenha o mesmo ponto de vista de quem é honesto. Vale para qualquer variável: seja social, religiosa, política, cultural, intelectual, emocional, espiritual. Alguém sábio irá reconhecer essas diferenças irreconciliáveis e não irá insistir. Alguém ignorante será repetitivo ad eternum.
Para atravessar o deserto
É preciso ter recursos. É assim com a vida. E seus recursos é muito mais do que dinheiro. É assim com a pandemia. É assim com a crise econômica. É assim com a crise política. Se você tiver recursos você terá argumentos. Você terá Amigos. Terá um consorte verdadeiro. Terá família.
A Grande Tragédia segundo Pondé
É decidir se você segue o seu caminho, cria o novo ou então aceita a tradição e as glórias passadas como rumo. Basicamente é a dicotomia entre a tradição ou reputação e a liderança. Aqui temos a segurança do "batidão " ou a genialidade que pode projetar seu nome na história para sempre. Signos de Terra x Signos de Ar. Eu sou pela genialidade mas a maioria das pessoas é pela tradição porque são conservadores. O mundo é conservador porque o mundo é pobre.
O Afeto afeta a moral da maioria das pessoas
Principalmente das pessoas de caráter fraco que são a maioria. Essas pessoas dão muito valor a quem está mais perto delas emocionalmente. Os outros não importam. Estão lá para serem manipulados, roubados, enganados. Ouvi isso de um Primo uma vez. Então achar que estamos em uma Fraternidade de verdade é uma ficção. Esse é o argumento do livro "O Gene Egoísta". Infelizmente é isso.
Autonomia,controle, prestação de contas e transparência.
Exatamente ! Liberdade rima com responsabilidade ! Então você tem liberdade (autonomia). Logo você precisa ser como Paulo: Tudo posso mas nem tudo me convém. Controle é fundamental. Excesso de liberdade causa o caos. Prestação de Contas é fundamental para quem lida com o público, com o coletivo. Transparência é fundamental para quem é Democrático e Republicano. A falta de transparência é a praia dos manipuladores e portanto do mal.
Você aprende ser do Jardins
Segundo Pierre Bourdieu pela educação. Você aprende a gostar de música clássica. A beber scotch. A ir aos museus. A ler determinados livros. E acontece o mesmo com cada classe social. E esse aprendizado limita a sua capacidade de pensar diferente. E Pierre Bourdieu era pessimista sobre a capacidade de alguém adentrar o campo alheio com sucesso. Talvez ele percebesse que a família e a escola deixassem marcas indeléveis no espírito das criaturas.
sábado, 25 de abril de 2020
Auditoria Interna Independente
Ou Pau Mandado do Presidente? É exatamente o que aconteceu entre Bolsonaro e Moro, só que na área pública e no executivo. Poucos tem a cultura e a inteligência para entender em profundidade o que aconteceu. Esses ignorantes pensam que o Governo Federal é administrado igual uma empresa privada e que o Bolsonaro é o "dono" da empresa ! Quanta ignorância Santo Deus ! Já vi esse filme antes pessoalmente. Além disso esses ignorantes não entendem a função constitucional da Lei e dos Procuradores , Juízes , Promotores e demais operadores do Direito que existem para manter a Constituição Federal de Pé e operando. Triste.
É só ver o consumo de livros técnicos
Para ter uma ideia de como até o conhecimento do próprio campo já é querer muito aqui no Brasil. Imagine alguém que conhece o campo dos outros, alguém eclético. Esse é a exceção da exceção. A transposição de conhecimento de um campo para outro é muito pouco provável.
Bourdieu explica porque te colocam no mesmo saco
É o conceito de Campo. Quem quer entrar no campo precisa seguir regras determinadas. Uma vez absorvidas e internalizadas essas regras elas são incorporadas pela criatura e ela passa a aplicá-las a todas as situações de forma automática. É ai que temos os "papagaios" , os bitolados, os dogmáticos.
O Conceito de Campo de Bourdieu explica
Com uma probabilidade grande as decisões de uma pessoa. É assim quando o empresário "exterminador do emprego" assume um condomínio. Vale o mesmo para quem ganha uma eleição qualquer: pela análise do seu currículo é possível estimar o que vai fazer. É o futuro repetindo o passado. É assim também com a educação dos filhos. Filho de Psiquiatra com Psicanalista vai ser provavelmente alguém sensível, atento às suas emoções e sentimentos, com elevado autoconhecimento. Vale o mesmo para a mulher jovem da periferia. Para a estudante de Medicina da USP, para o aluno da Escola Politécnica da USP. O campo "engenharia da Poli" tem suas regras e quem quiser entrar no jogo tem de obedecer essas regras. O campo trabalhar em banco tem suas regras e se o candidato for diferente será excluído. O campo casamento também impõe regras. Idem o campo amizade. Comércio. Indústria. Empresariado. Militar. Saúde. Psicologia. Psiquiatria. Investimentos. Sempre haverão exceções. Uma delas é ser superdotado.
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Qual o percentual de filhos desejados ?
Meu palpite é 10%. Então dos 3.000.000 que nascem todos os Anos 300.000 foram planejados. Meu palpite leva em conta casais que se prepararam, estudaram, arrumaram bons empregos, compraram bens, conquistaram o apoio dos avós, superaram eventuais transtornos mentais e inibições neuróticas, estudaram sobre filhos, educação, etc. A mulher conseguiu boas condições físicas e não esperou até os 45 anos. Viu como é fácil ? Kkk!
Seu investimento depende 70% do prazo de que você dispõe
Então suas opções ficam limitadas. E quanto mais longo o prazo menor a sua flexibilidade e portanto sua capacidade de aproveitar alguma oportunidade. A importância dos investimentos é maior quando a taxa básica de juros é elevada. Quando ela tende a zero sua importância é relativilizada. É preciso guardar mais dinheiro por mais longo prazo para obter o mesmo resultado. Então não errar torna-se mais importante ainda. Em todas as decisões econômicas financeiras. Desde a escolha da profissão, passando pela escolha do cônjuge, pela aquisição dos bens materiais importantes, passando pela manutenção da saúde física e mental. Tudo passa ser crucial.
Você pode fazer de uma pequena vantagem algo importante
Ou então o contrário: fazer as dificuldades suplantarem qualquer pequena vantagem. É uma questão de análise e avaliação objetiva. Na conta você tem de ponderar, o que na prática é colocar pesos em cada nota que você dá. Vale para escolher o destino de férias. Vale para escolher candidato a emprego. Vale para Amizades e Romances. Vale para a aquisição de todo tipo de bens. Vale para a manutenção da saúde física e mental. Nada é 100% e saber o que realmente vale a pena faz toda diferença!
quinta-feira, 23 de abril de 2020
Uma ferida comum sara rapidamente
Uma ferida psicológica pode durar o resto da Vida! E a pessoa nem ter consciência disso. E quem cria essa ferida psicológica? Os outros. Em geral pessoas em que confiamos e amamos. Por isso é triste, muito triste.
Indenização Moral
Estou me lembrando de tantas vezes que fui atacado injustamente pela plebe rude: no trabalho, no Condomínio, nas Amizades, na Família, no Casamento ou seja: em todos os relacionamentos possíveis! Sem falar em fornecedores e no governo que não reconheceram por algum motivo pagamentos efetuados corretamente. A conclusão é que todos podem falhar nas suas análises e avaliações. E todos me fizeram credor de no mínimo indenizações morais. Todos fizeram julgamentos errados, inclusive nossos maravilhosos juízes. Essa gente é tosca e primitiva. Triste.
Pessoas apegadas e gananciosas
Acabam com a vida de todos com sua ignorância. Sempre gente que não ganhou os imóveis mas se apossou deles por herança. Esses imbecis sem nenhuma capacidade de liderança, verdadeiros "paus mandados" nunca serão "capitães". E assim a riqueza acumulada a tão duras penas com o prejuízo do bem estar e conforto da família é perdida ou então deixa de ter sua função social. Vi acontecer muitas vezes na minha família e estou vendo acontecer na família dos outros.
IDH em São Paulo
Em Primeiro Lugar o subdistrito de Pinheiros, onde estão os Jardins. Em Segundo Lugar a Vila Mariana, onde temos o Parque Ibirapuera. Em Terceiro Lugar Santo Amaro, onde está o distrito do Campo Belo e o bairro do Brooklin. Esse é o meu habitus natural aqui em São Paulo.
Toda atividade Econômica é uma Atividade MORAL
Descobri quando tentei migrar para o Plano de Celular da TIM e fui enganado. E em muitos outros negócios onde aconteceu o mesmo. Foi ai que passei dar muita importância a pessoa ou empresa que está vendendo porque como comprador sou a parte mais vulnerável. Quando sou eu que vendo algo estou tranquilo porque mais honesto do que eu vai ser difícil. Aqui no Brasil as vezes você tem de limitar suas opções de compra justamente porque existem ofertas e vendedores não confiáveis. Vale para relações comerciais. Vale para relacionamentos. Vale para saúde física e mental.
Como passar o conceito de transcendência para seres primitivos
Que "vivem o momento" ? Impossível. Quem vive o momento demais irá amargar muitos momentos tristes. A receita sempre existiu. Poucos a aplicaram. Erros crassos foram cometidos, por inexperiência, por ignorância, por descuido, por maldade. E assim a vida das pessoas vira um inferno na terra e elas infernizam os outros para não se sentirem sós no seu sofrimento. E então quem for inteligente e sábio não escapará ileso mas com certeza terá recursos para minimizar os prejuízos e as cagadas que os outros fazem e deixam para você limpar.
Para a Pessoa Comum Planejamento Sucessório é um Bicho Papão
Eu me lembro da publicação da Holding da Folha de São Paulo. Uma lição de inteligência, que obviamente veio de uma das famílias mais ricas do Brasil. O Planejamento deve incluir o regime de bens do casamento já que o divórcio é potestativo. As vezes deve incluir inclusive a confecção de um testamento. Não custa ter uma reserva em dinheiro disponível para sobreviver a qualquer imprevisto como morte ou divórcio. No limite você poderia até instituir Tutor para seus filhos em caso de morte do casal. A lei faculta muitas possibilidades mas a parcela de pessoas que tem capacidade e repertório para fazer bem uso dela é ínfima. Não conheço estatísticas mas dos cerca de um milhão de casamentos anuais aqui no Brasil talvez alguns milhares tenham um pacto ante nupcial. Planejar exige que o córtex pre frontal do indivíduo seja desenvolvido. Sabemos que no Brasil essa condição não é muito comum. Daí vem a expressão "dinheiro na mão é vendaval" ou "corrida dos ratos". E vem dai também a função paternalista do nosso Governo em geral e o populismo. Tudo vem junto com o baixo QI médio da população brasileira.
Para a Pessoa Comum Finanças não é intuitiva
Talvez por isso seja possível pessoas limitadas ficarem ricas: elas se aproveitam da ignorância dos que sabem menos do que elas e assim faturam muito dinheiro. Esse tipo de pessoa é o empregador típico aqui no Brasil: instrução secundária. Tendência a ser "esperto". Como tem muitos clientes está acostumado a fazer negócios com a "plebe rude" que geralmente procura preço. Dos gatos pingados que buscam qualidade esse tipo de pessoa "esperta" quer cobrar "os olhos da cara". E se puder pagar pouco pelo que vende e pelos empregados que tem e vender caro tanto melhor. Mas existe um tipo de consumidor exigente que valoriza qualidade e preço ao mesmo tempo. Com certeza conhece muito bem finanças e não será facilmente feito de bobo porque conhece os mercados. Esse cliente é a exceção da exceção, aquele que faz a hora não espera acontecer. Sabe substituir produtos com inteligencia e sabedoria. Sabe identificar uma oportunidade verdadeira e não a deixa escapar. Sabe apreciar as coisa boas por si e não para impressionar os outros. Entende investimentos em profundidade. Conhece todos os concorrentes, nacionais e internacionais. Inspira-se nos gênios da humanidade e não no seu vizinho.
Dançando conforme a música
Você f. Com tudo e todos. Sendo sábio você amortece os imprevistos que a vida te trouxer. Esse é o princípio de fazer seguros. De ser conservador. De ser prudente. Precavido. De usar a práxis e não a fenomelogia. As pessoas vão se confrontar no campo. Seja onde for por conta de seus comportamentos. Onde você puder evitar conflitos sem prejuízos graves faça. Mas quando o prejuízo for grande é sua obrigação lutar com unhas e dentes. Pessoas primitivas são as que "dançam conforme a música " . Quem sabe faz a hora não espera acontecer como diz a música.
Nada pode ser mais estúpido do que sofrer desnecessariamente.
E isso é exatamente o que a maior parte das pessoas fazem. Quando você compreende o sofrimento cessa. Quando você entende que a pessoa tem um transtorno mental incurável você para de insistir para que ela evolua. Quando você entende que o indivíduo é dominado por instintos primitivos você percebe que o diálogo é inútil. Quando você percebe que falta repertório ao outro e por isso suas decisões serão inevitavelmente equivocadas nada podemos fazer. E assim o mundo continuará o mesmo, cheio de ignorantes convictos e confiantes.
A Sabedoria para combater momentos tristes
Os momentos tristes são inevitáveis. A Pessoa inteligente e sabia irá contrabalançar com alguma vantagem a perda. Seja com comida, com sexo, com a compra de algum bem material significativo, tudo é válido. Como minha vida teve muitas decepções e desilusões aprendi cedo esses mecanismos compensatorios. E assim aprendi a ser mais feliz. Pena que muitos não aprenderam e irão sofrer muito mais do que o necessário.
Mulheres Comuns e Decisões Importantes
Difícil, hein ? As empresas sabem disso. Por isso poucas se atrevem a ter mulheres na diretoria aqui no Brasil. Na Alemanha obviamente é diferente. Dê duas tartarugas para uma mulher tomar conta aqui no Brasil e ela deixará uma escapar. Exceto em assuntos tipicamente femininos, que são até intuitivos para elas. Mude para finanças, saúde mental, profissões executivas, leis e direitos, engenharia civil e você perceberá rapidamente que a ignorância é grande e dominante.
Fenomenológico
A falta de conhecimento e sabedoria faz com que todo tipo de decisão equivocada aconteça. As principais são a escolha da profissão, do cônjuge, de ter filhos e quantos, da aquisição de bens (consumismo), da realização de investimentos, da manutenção de relacionamentos (tóxicos ou não) e assuntos relacionados a saúde física e mental. Em todos os campos do conhecimento temos e sempre teremos as três situações formuladas por Pierre Bourdieu: fenomenológico, objectivante e praxiologia. E sempre teremos conflitos em todas instâncias, com prejuízos de todo tipo e para todos.
Fenomenológico
Justamente os mais ignorantes que seriam os que mais se beneficiariam com a aquisição do conhecimento e sabedoria são os mais renitentes. É paradoxal. Pobres e mulheres tendem a serem mais fenomenologicos mesmo as mulheres tendo um pouco mais de instrução formal. Eu me lembro de momentos na minha vida onde esses ignorantes fenomenologicos me prejudicaram. E não foi só nas eleições. Poderia citar meu Avô me instando a trabalhar aos 14 anos. Minha mãe me dizendo para não ser médico. Meu pai me dizendo que tinha me sustentado até 22 anos. Minha namorada fazendo a escolha errada porque não enxergou o futuro que eu poderia lhe proporcionar. A ex que não percebeu que o seu Amigo era eu. O Patrão que não soube tratar um candidato brilhante. Isso em situações em que eu estive diretamente envolvido. Sem contar as inúmeras vezes em que orientei outras pessoas e nas quais não me deram ouvido. E Pierre Bourdieu já sabia de tudo isso, muitos anos atrás.
quarta-feira, 22 de abril de 2020
A saúde mental para a pessoa comum não é intuitiva
Ao contrário: é mística (escondida). Pessoas comuns não percebem a causalidade entre o que fazem aos filhos e a ansiedade e depressão que aparece na idade adulta. Não percebem o mal que fazem aos outros. A Doença Mental é o Diabo, faz da vida dos outros um inferno.
É recorrente que a mulher mais ignorante
Engravide. E sempre engravida de um bosta, em um relacionamento precário, que termina em divórcio. Sempre assim. A história se repete. Mulheres assim não tem nada a perder com a gravidez. Não tem a menor intenção de proporcionar uma vida plena para o filho ou filha. E aí os filhos da Puta se multiplicam. Serão as crianças que chegarão com déficit cultural na Escola e reiniciarão o ciclo eternamente.
De longe não havia nenhuma evolução
E não havia comunicação nem possibilidade de intervenção. Não havia o que fazer. É assim em situações onde a ignorância prevalece. A maldade vence. Sempre. E a ignorância é forte como o demônio. E aí empresas lutam contra. Professores lutam contra. Síndicos lutam contra. Sacerdotes lutam contra. Bombeiros lutam contra. Alguns pais lutam contra.
Não tem Dentista Artista nem Prêmio Nobel
Realmente não existe dentistas em destaque em nenhuma atividade coletiva. Não existe dentista filantropo. Não existe dentista político. Aposto que não existe dentista nem Síndico. O Brasil é o país do mundo com mais dentistas no mundo. E parece não fazer nenhuma diferença em termos de capital social.
Nelson está para a saúde física como eu estou para a saúde mental
O Nelson se destaca na saúde física: esportista, 1,80 m , atleta, bem humorado. Eu, o oposto em termos físicos, no entanto, um gigante em termos de saúde mental. Não obstante somos amigos há 47 anos. Não são todos os que gostam de saúde mental mas são muitos que gostam de exercícios. Na verdade a saúde física é óbvia e a saúde mental mística. Essa é a diferença.
Ranking das Industrias
Em primeiro a alimentícia, em segundo a de Óleo e Gás e em terceiro a automobilística. A alimentícia é pulverizada. A de óleo e gás concentrada. A automobilística está em clusters mas seus produtos são pulverizados. Comida e combustível são produtos de consumo imediato. Automóveis são bens duráveis, dependentes de financiamento bancário, algo muito mais sofisticado.
A Festa de Casamento
Pode ser em um Salão super luxuoso. Pode ser no Salão da Igreja. Pode ser no Salão da Escola. Pode ser no Salão do Prédio. E pode ser em uma Casa Noturna fechada exclusivamente para a Festa. O Capital Social do Buffet é parte da "festa". Assim como a Igreja. E os convidados. Quem são os seus Convidados ?
A Igreja Nossa Senhora do Brasil nos Jardins em São Paulo
Faz cerca de 240 casamentos por Ano. No Brasil acontecem 1.000.000 de casamentos por ano !!! Observe que casar na Igreja Nossa Senhora do Brasil é para uma ínfima quantidade de pessoas. Casar na Igreja é caro. Casar na Nossa Senhora do Brasil é muito mais caro. Qual a finalidade ? Provavelmente satisfazer a vaidade da noiva. Exceto no caso de um noivo fiel morador da paróquia todos os outros casamentos devem ser por vaidade mesmo porque a Igreja é escura e nem tão bonita assim. Igrejas são muitas vezes os prédios mais bonitos e imponentes das cidades,fora estádios de futebol. Nunca ouvi falar de alguém que casou em um estádio de futebol . . .
A Escola irá introduzir as crianças nos conhecimentos que a Sociedade considerar importantes
Uma sociedade arcaica irá ter um currículo também arcaico. E irá perpetuar as estruturas sociais. O valor do professor e seu salário vai depender justamente do valor que a sociedade dá a transmissão de conhecimentos acadêmicos. Na Coreia Professores são heróis nacionais. Aqui Professores não tem Capital Simbólico. Nossa sociedade é uma das mais desiguais do mundo, perde para a Africa do Sul. A Coreia e a China apostaram na educação e colheram bons resultados. A União Soviética não. E a nossa ignorância faz com que muitos brasileiros sejam maus, até psicopatas. E a ignorância começa na concepção. E continua até a morte. E é forte como o demônio.
Sem Capital Simbólico não dá e as vezes mesmo com quem tem também não serve
A Pessoa sem Capital tende a ser ignorante. Ignorantes estão próximos do mal e fazem maldades. No limite são psicopatas. Pessoas com grande capital simbólico podem ser ricas, ter muitos diplomas e saber todos os códigos culturais, ter valor para um coletivo qualquer como um juiz, síndico, vereador, presidente (Capital Social) e ainda assim ser uma bosta como pessoa humana. Acho que faltou inventar o Capital espiritual . Esse Capital estaria acima do religioso e já foi profetizado pelo Poeta: Mesmo que eu soubesse todas as línguas do mudo sem AMOR eu nada seria. É exatamente essa a diferença: AMOR. Quanto mais alto o cargo e as honrarias maior tem de ser o AMOR em Servir ao próximo, a empresa, a família, a comunidade, a nação e ao mundo. Você tem Grande Capital Simbólico ? Parabéns !!! O que você fez com ele ? Qual o resultado final ? É isso que conta !!!
Sempre fui contra os ignorantes
Por convicção. Agora descobri mais um motivo: ignorantes fazem maldades. Exatamente! Ignorantes f. Com a vida de todos inclusive com a própria. E o que combate a ignorância? A Educação, que é justamente o começo da iluminação espiritual. E ignorantes em posição de Poder são capazes dos maiores estragos. Triste.
terça-feira, 21 de abril de 2020
Escolhendo Cônjuge pelo exterior e objetividade
Hoje a "vitima" descobriu que não dá certo. Com uma pessoa totalmente subjetiva e voltada para o interior simplesmente não tem casamento! Kkk! Então não tem problema de divórcio. As demais variações são mais equilibradas, portanto menos problemáticas.
Meu Amigo Fenomenológico
É aquele que não capta a relação entre o que ele faz com os filhos e o resultado obtido. É aquele que dança conforme a música e não aquele que escolhe a música. Não tem a menor pretensão de mudar o mundo. Ao contrário, quer explorar o mundo com todos os seus vícios e defeitos. Pierre Bordieu definiu Capital Simbólico como a soma do Capital Econômico mais Capital Cultural mais Capital Social. A dialética do meu amigo é externa e objetiva. Seu mundo interno e subjetivo é negligenciado. Muito comum entre os homens.
Dialética segundo Pierre Bourdieu
É sobre objetividade x subjetividade e entre exterioridade x interioridade. A mesma conclusão chegou Freud com a sua teoria da libido e pulsões de vida e de morte. É em última análise o que coloca as pessoas em movimento. E teremos pessoas "enroladas" em cada uma das 4 vertentes: pessoas enroladas na objetividade, na subjetividade, na exterioridade e na interioridade. Excesso de uma e falta de outra, levando as pessoas a serem aleijadas em uma ou outra possibilidade.
Um Mundo Fenomenológico
Essa é a realidade da enorme maioria dos brasileiros: não interessa porque. Se não é proibido e vende, está valendo. Observe que esse nível é muito primitivo portanto acessível a muitas pessoas. Agora observe um exemplo objectivante: a candidata fez um curso de relações humanas, o que na Auditoria foi valorizado. Aqui temos uma análise de causa e efeito: se então senão. É um degrau de raciocínio superior que exige análise e avaliação. Vamos um pouco mais além: praxiologia. Agora temos a discussão dialética e o contraditório. Aqui se trata de fazer não apenas uma análise mas também uma avaliação. Pessoas limitadas não são capazes de chegar a práxis e a dialética. São aqueles que fazem afirmações que nem papagaios, sem conexão e coerência com o que o outro está falando !
É preciso um esforço enorme
Para alcançar os outros alunos que tiveram o Capital Cultural que você não recebeu naturalmente dos seus Pais, dos seus Amigos, do seu Ambiente. Por isso a maioria das crianças não consegue e desiste. E aí teremos o famoso "pacote da periferia" (tipo nascer no Jardim Maristela). Então o problema é: você nasceu em uma família que não tem Capital Cultural elevado. Se você não conseguir adquirir esse Capital Cultural elevado na Escola por qualquer motivo você nunca o terá. Pierre Bourdieu era um gênio e percebeu isso provavelmente refletindo sobre a sua própria trajetória.
Não recomendo Terapia para Militar
Uma piada antiga feita no Colégio fazia troça com a inteligência dos militares. Talvez fosse exagero mas militar é em geral inflexível. Pessoas inflexíveis em geral são limitadas e neuróticas. Neuróticos são aparentemente burros. Talvez fossem os que mais potencial teriam para se beneficiarem de psicoterapia ou psicanálise. Infelizmente não é o que acontece. O ETHOS do militar talvez seja uma grande prisão. Já afirmaram que para arriscar a vida por pouco não se pode ser muito inteligente. Militares grandes artistas nunca existiram. Nem ganhadores de prêmios nobeis. Talvez essa seja a maior prova do que estou dizendo.
O Rapaz dos Jardins incentivado x O Rapaz da Periferia Superdotado
Então o Rapaz dos Jardins incentivado é o óbvio, o ponto dentro da curva , o esperado estatisticamente e naquele que 98% das pessoas acreditam. O Rapaz da Periferia Superdotado é o inesperado, o ponto fora da curva, a exceção que ninguém espera e portanto ninguém acredita. Um recebeu muito investimento e aproveitou, surfou na onda. Outro recebeu menos mas aproveitou mais, foi mais corajoso, mais brilhante. Existe lugar no mundo para ambos ? É claro que sim. Existe tempo e lugar Na Terra para tudo e para todos !
Quando você está a frente do seu tempo
Em termos de tecnologia de automóveis ou em termos de evolução pessoal você sofrerá as consequências. No caso dos carros vão virar sucata rápido. No caso da pessoa vão enlouquecer mais cedo ou mais tarde. É isso!
Diagnóstico: Falta ou Excesso de Amor
A falta de Amor vai te abandonar a própria sorte em uma idade vulnerável e provavelmente vai f. Com a sua vida. Seja num caso de abuso sexual, má escolha profissional, erro na escolha do parceiro de "trocas genitais" e assim por diante. O excesso de Amor vai criar pessoas fracas, que desistem ante o Primeiro obstáculo, sem energia e que estarão também aquém do seu potencial.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
Todos os Anos Um Milhão de Pessoas se Casam no Brasil
Desses 10% são entre noivos e noivas com nível superior. Estamos falando de 100.000 pessoas ou 50.000 casamentos. Obviamente a profissão dos nubentes é determinante do seu Capital Simbólico. Isso acontece porque para fazer sexo uma noite as pessoas não são exatamente seletivas mas para casar elas são muito seletivas. Alguns poucos são seletivos também com quem fazem sexo mas aí estamos num sub grupo muito restrito. Voltemos ao Capital Simbólico: meus amigos engenheiros casaram com Advogadas, Enfermeiras, Secretárias, Biólogas, Analistas. Ninguém casou com Professora, que exceto se for Universitária, é a Profissão que exige ensino superior mais mal paga. E ninguém casou também com médica, que seria a Profissão de maior Status e Capital Simbólico. Em termos quantitativos existem muito mais professoras e muito menos médicas. Percebemos que casar com mulher de nível superior continua sendo a exceção. Dentre as mulheres com nível superior, casar com médica é a exceção dentro da exceção. A categoria de empresária nem entra nas estatísticas porque mulher empresária em geral é micro ou pequeno empresária e não tem nível superior. Mulheres em finanças também são exceção. Finanças é uma atividade analítica onde é preciso tomar decisões corretas as vezes sob pressão e rapidamente, condições que aparentemente não são bem desenvolvidas pelas mulheres. Mulheres tem muitos empregos em vendas e em relações humanas que são mais de acordo com o cuidar. Em vendas podem até alcançar destaque em alguns casos. Essas condições se repetem geração após geração. As filhas das mulheres dos meus Amigos Engenheiros não cursaram Medicina. A unica que cursou foi a minha filha, o que configura um nítido upgrade sobre a geração anterior. Estou esperando para ser convidado para casamento de Médica. De Médico fui no de um filho de um primo da minha mãe, com o qual não tinha amizade. Espero não morrer antes !!!
domingo, 19 de abril de 2020
Tem quem nunca chegue a fase das "trocas genitais" do Freud.
Tem que troque pouco e quem troque muito ! Kkk! E existe uma média. Existirão pessoas acima da média e abaixo da média. Quantas pessoas você conheceu no "sentido bíblico"?.
Combustível
Para quem se desloca muito de transporte particular o preço do combustível e o consumo do veículo pode ser decisivo. Para quem anda só de Domingo pode ser irrelevante. Mas o mais importante é a qualidade do combustível que você usa. Seu carro se bem cuidado irá durar muitos e muitos anos, prestando serviços importantes, com conforto, liberdade e segurança.
Remédios
Existem pessoas que acreditam em remédios mágicos, como panacéia. Imaginam que estarão imunes a todas doenças do mundo se gastarem rios de dinheiro com drogas milagrosas. Como existem esses trouxas existe quem produza e venda esses elixires da Vida Eterna. Eu consumo vários remédios. Todos preventivos para doenças degenerativas e crônicas. Por enquanto estou administrando a situação com inteligência e sabedoria, sem excessos e Hipocondria.
Alimentação
Ninguém que eu conheço se alimenta como eu, com qualidade e variedade. A alimentação das pessoas têm um forte componente cultural. As mulheres também tem suas limitações na cozinha e existem muitas vezes restrições orçamentárias. Gastronomia é uma Arte que poucos dominam. Tudo começa na compra dos ingredientes com qualidade elevada, passa pela competência da cozinheira e termina pelo grau de sofisticação de quem degusta.
Você pode conhecer o mundo, as pessoas e você mesmo.
E você poderá fazer isso pessoalmente através da experiência direta ou através dos livros. Mas o livro que você precisa é único, em cada momento da sua vida. Em determinado momento você quer conhecer determinado aspecto do mundo. Em outro momento você quer entrar na profundeza das Almas das pessoas. E de vez em quando você quer mergulhar na sua subjetividade, na sua sombra, através do questionamento, reflexão e ponderação.
Meu habitus não foi o Direito e a Advocacia
Mas tive de me defender de tantas agressões injustas que virei especialista nessa área, mais até do que certas pessoas com Diploma. O mesmo aconteceu com Psicologia, Jornalismo, Economia, Administração, Contabilidade, Psicanálise, Filosofia, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia.
Meu Habitus não foi o da Medicina
Pelo menos não diretamente. No entanto ganhei muito Capital Cultural sobre Medicina. E se não tenho Amigos Médicos nem no Facebook (Pelo menos próximos) tenho uma filha Médica que vai garantir boas conversas até meus últimos dias. Fico muito feliz com essa condição que tão poucos tem. Entre meus Amigos sou o Primeiro. E único até agora.
Ego Inflado
Advogados são provavelmente os profissionais com o ego mais inflado que existe. São os "reis" do blá blá blá. No papel deles tudo é grande ofensa, inominável prejuízo, etc etc etc . Humildade não é ensinado nas Faculdades de Direito, muito menos ética. Então quando um espécime nojento desses toma uma "invertida" de uma Juíza equilibrada só posso me regozijar. Sinto muito para quem não concorda comigo.
O Chefe certo na hora errada
A mulher certa na hora errada. O negócio certo no momento impróprio. A compra certa na pior hora. A escolha da profissão correta no país errado. O investimento certo no Banco errado. O livro certo na ocasião difícil. O carro certo na idade errada. Tudo uma questão de timming. O "drive" sem o timming não é nada. Bem como o timming sem o drive idem.
Para se ter alguma noção da realidade é preciso ser empresário, fazendeiro ou banqueiro.
E para ser minimamente educado médico, advogado, historiador, sociólogo, economista (segundo o Castro). Observo que ele excluiu da lista as profissões de exatas, como engenharia ou TI. Deve ter sido de propósito. Também excluiu os filósofos e psicólogos. Será preconceito contra essas profissões ? Quem tem maior conhecimento da realidade é mais inteligente e mais preparado para adaptar-se a vida. E adaptação a Vida é o que falta a maior parte das pessoas. Elas não tem a menor noção do porque as coisas acontecem na sua vida, de onde vieram seus desejos e necessidades. Fazer reflexões, ponderações e questionamentos é para uma elite. Uma elite que provavelmente gosta de Psicanálise.
O Ato Falho
O problema de pressionar alguém é que se essa pessoa for limitada ela "espana". E espanar significa ter transtornos mentais de todo tipo. Por isso no emprego, na concessão de crédito, nos projetos, na vida quem é prudente é conservador e não acredita em "pontos fora da curva". Não existe espaço para a rebeldia, para a originalidade, para o espanto, para a inovação, para a invenção. Descobri isso ao ser exigente com pessoas próximas como minha ex mulher. Ao sentir-se pressionada deixou de tomar pílula anti concepcional e assim nasceu a Thaís. Por isso é muito mais prudente ver o que a criatura fez e faz para prever seu futuro. Ver qual é o seu ETHOS, hábito e campo. E assim fazer inferências.
O desconfiado Sérgio
O Desconfiado Sérgio era engenheiro e tinha um alto cargo no Banco. Sérgio como bom engenheiro tinha os vícios de quem estudou engenharia, entre eles de duvidar de pontos "fora do curva". Mas Sérgio era alguém muito criterioso e muito preocupado com seus futuros executivos. E Sérgio foi buscar esses futuros executivos na Escola Politécnica da USP em 1986. Sérgio tinha em mente o típico engenheiro da Poli: o serviçal obediente e nada rebelde. Não obstante exigiu do seu RH toda a ritualística, exames, dinâmicas, testes, etc etc etc Sérgio era muito exigente e achava que sua oferta de emprego era irrecusável, o que lhe dava o direito de espremer os pobres jovens inexperientes o quanto quisesse. Pois surgiu uma surpresa na seleção do Sergio: alguém da Engenharia elétrica- modalidade eletrônica passou na sua rigorosa seleção. E agora estava na sua frente para a entrevista decisiva. Sérgio olhava as observações do seu RH. E então fazia perguntas para confirmar as observações. E foi vendo que os psicólogos tinham razão. O que Sérgio não sabia era que seu comportamento irritou profundamente o candidato, que ficou com vontade de pular no seu pescoço. Sérgio estava agindo como Auditor Interno desconfiado. Era o seu habitus. O que ele não sabia e nem se deu ao trabalho de perguntar era se o candidato tinha outra opção de emprego. Provavelmente isso não lhe passou pela cabeça nos seus desvarios de vaidade ilimitada. Pois é! Sérgio era talvez o Chefe certo na hora errada. Sua arrogância me enojou.
sábado, 18 de abril de 2020
Uma Empresa grande tem uma grande injecção de capital
E só pode fazer uma grande injecção de capital quem tiver muito capital. E quem tem muito capital é alguma família, seja nativa ou estrangeira ou então alguma multinacional de capital aberto. É claro que também existe o governo. São essas as opções. A empresa nacional sempre terá um dono , em geral tacanha, mesmo que seja bilionário. A empresa multinacional de capital aberto só ficará no Brasil se tiver o mínimo retorno do seu investimento, senão irá embora e investirá onde for mais atrativo. E o governo será sempre o governo, eterno, com suas vantagens e desvantagens. Quando o governo é bom todos ganham. Quando é mal todos perdem.
Veracidade, Exatidão e Relevância
É exatamente o que faço ao divulgar minha ideias neste blog ! São os princípios fundamentais do bom jornalismo. É exatamente o que eu fazia nos meus relatórios de Auditoria. A Veracidade que tantos teimam em distorcer. A Exatidão que somente as mentes afiadas são capazes. A relevância que somente os espíritos elevados conhecem. Poucos conhecem e aplicam esses princípios em suas vidas. A imensa maioria das pessoas faz exatamente o oposto: mente descaradamente, propaga informações falsas, sem nenhum fundamento e gosta de tudo o que é irrelevante, como por exemplo sua vida insignificante.
Uma Pessoa Sabia
Vai identificar os problemas potenciais antes deles acontecerem e vai agir para evitar que eles aconteçam. É muito melhor prevenir os problemas do que ter de tentar resolvê-los depois. Para resolver você vai ter de dispender energia, recursos, dinheiro, tempo, inteligência, esforço que em outras condições poderiam ser utilizados para a felicidade do indivíduo. É assim que alguns aparentam ser mais felizes mas na verdade foram mais sábios, tomaram melhores decisões porque foram orientados, instruídos e amados. A pessoa infeliz em geral se exime da responsabilidade pelo seu destino e se faz de vítima. Geralmente é governada pelos instintos mais primitivos como fome e sexo. Daí existirem muitos pobres que vivem para comer e para ter filho. Comer bem e ter poucos ou nenhum filho é incompreensível para a cultura dessa gente.
Variação de 500% = Campo Minado
Só é possível em duas situações: ou você não tem acesso ao conteúdo e o objeto pode durar muitos anos ou então você está pagando caro, simplesmente porque você pode. Em obras de Arte isso é comum. Em sofás também. Em imóveis dentro de uma megalópole também mas existem motivos. Em automóveis e em eletrodomésticos o conteúdo não é decisivo mas sim o Capital Simbólico, a distinção que se quer passar para os outros. Móveis tem variação por conta do processo de fabricação: alguns são artesanais outros totalmente industrializados. Sua durabilidade também varia. Existem pessoas que simplesmente não tem opção porque não tem dinheiro para pagar pelo melhor. Então vão comprando tudo o que é descartável.
Talvez 90% das Pessoas
Somente façam algo em função dos outros e das eventuais sanções aqui no Brasil. É assim até nosso poder judiciário onde tudo o que não for proibido é permitido. Então aqui na bananalandia o brio, o Orgulho, a autoestima e o auto conhecimento tendem a zero. O sujeito estuda apenas para ter o diploma, trabalha apenas porque quer o dinheiro, usa desodorante porque os outros vão fustigá-lo se não o fizer. Então irão comprar por imitação e não por prazer. Irão ter relacionamentos idem. E a saúde também estará sujeita a manipulações de todo tipo, como exemplo temos o primo que vai nos médicos dos artistas. Triste.
quinta-feira, 16 de abril de 2020
Impressionante como nem quem tem licenciatura entende de Educação
Conversando com um Parente que é formado em matemática ouvi que na opinião dele a criança só aprende se tiver incentivo dos pais. Essa ideia me pareceu absurda. Fazendo uma análise entre familiares e amigos lembrei dos seguintes exemplos: meus avós paternos não fizeram nenhum esforço para incentivar seus 7 filhos a estudar, mesmo porque eram analfabetos e semi alfabetizados. Alguns estudaram e outros não. Na minha casa foi diferente porque meus pais já tinham mais instrução formal e houve algum incentivo pela minha mãe. No entanto de novo houve variação individual entre os filhos. Finalmente tenho um amigo muito estudado, que lê muito e que tentou influenciar o filho sem sucesso. Enquanto isso meu parente continua com suas falsas conclusões.
Demorei para descobrir que meu ETHOS é no fundo a Educação
Mas não a Educação como carreira Acadêmica mas a Educação como prática, fazer a transmissão do conhecimento, nisso muito próximo da prática da Filosofia. E como ganhar dinheiro com isso ? Sendo Dono de gráficas, jornais, editoras, escolas de todos os níveis até a Universidade, exercendo nesses negócio a função de editor, de orientador , de diretor. Exatamente como meu avô foi um dia : editor de jornal. Nessa função é claro que teria de ser comercial mas também poderia dar vazão a alguma quintessência.
Quanto maior o repertório melhor o diagnóstico
Por isso gosto de quem tem amplo repertório. E amplo repertório é Capital Cultural e Simbólico. Já para ganhar dinheiro você deve ter Capital Econômico e Social. Capital Econômico e Social podem ser conseguidos por uma pessoa tosca e desinteressante, que saberá apenas conversar trivialidades sobre seus negócios ou seus patrocinadores. Uma forma de sobreviver do seu Capital Cultural e Simbólico é ser justamente professor desses Capitais, em particular para dar um "verniz" nos detentores do Capital Econômico e Social. Essa função interessaria para quem for fazer negócios com os que tem esse ETHOS. Na linha de ser professor e querer ganhar dinheiro alguns viram editores e donos de editoras, donos de supletivos, donos de cursinhos pré-vestibulares, donos de escolas de primeiro e segundo grau. Esse parece ser o caminho natural para realmente ficar rico com Capital Cultural e Capital Simbólico. Ser Dono do Colégio Bandeirantes, da Editora Ática, da Editora Abril, do Jornal Folha de São Paulo, da É realizações, todas empresas de comunicações e educação. Mesmo quem é formado em Filosofia ou História vai seguir esse mesmo caminho. É o ETHOS, o Habitus e o Campo do Capital Cultural e Capital Simbólico. Ser Dono de Universidade. As possibilidades existem. O bem comercializado é o saber, as ideias, o conhecimento. Nas demais empresas o comercio é de um produto ou serviço menos abstrato que a educação, as notícias, o repertório.
Caso no limite você passar em um concurso publico da elite
Não vai ter de agradar ninguém. Vai poder viver de acordo com sua consciência, de acordo com a ética de Kant. Tipo Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Delegado de Policia Federal, Professor Universitário e outros cargos "Republicanos". Cargos Republicanos são aqueles que a constituição instituiu. E aquilo que a constituição instituiu nenhum bosta pode denegrir ou pressionar ou manipular. Era isso que eu nunca soube e nem poderia saber já que a constituição é de 1988 e eu me formei em 1987.
Os únicos "Capitais" em que ser milionário só depende do seu esforço
É o Capital Cultural e o Capital Simbólico. Você pode ser um Milionário em ambos porque existe a internet, os Sebos e Bibliotecas a custo muito baixo que te possibilitam isso. É claro no entanto que você somente irá se dedicar ao acúmulo desses capitais se tiver sido estimulado pelas escolas particulares adequadas. A escola é o princípio da espiritualidade. Para acumular Capital Econômico e Social você depende dos outros. Sem o convencimento dos outros você não vai acumular esses capitais. E para isso você precisa vender ou produtos ou serviços que os outros queiram comprar ou sejam obrigados a comprar. Para querer é preciso desejar e desejar tem um forte componente narcisista a maior parte das vezes. Já necessitar é um imperativo que garante a venda com muito mais certeza.
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Os três motivos que levam ao divórcio
Em primeiro lugar o esvaziamento do relacionamento: é quando você não quer mais investir seus esforços na outra pessoa. Você acha que faz muito e recebe pouco em troca, de forma que acredita que existem pessoas melhores no mercado que estarão dispostas a uma parceria. Em segundo lugar brigas. Quando você briga com uma pessoa ignorante e imatura ela fica com raiva e quer se vingar. Nunca ficará satisfeita. Se fosse sabia e madura não haveria briga. Em terceiro lugar traição sexual. Aqui é óbvio as consequências. É isso.
Sou um Milionário!
Não financeiramente mas emocionalmente, intelectualmente, espiritualmente ! Muito rico em Capital Cultural e Simbólico! Remediado em Capital Econômico e Social ! Exatamente na contramão do Mundo ! Com muito Orgulho de ser quem me tornei !
O Relacionamento que não vingou aos 20 anos
Irá azedar aos 40 ! E estará morto aos 60 ! E aí vem os tontos com a conversa mole de que "antes tarde do que nunca". Em termos de saúde física e mental, educação e relacionamentos esse ditado não vale absolutamente. Em termos de investimentos com juros compostos também não vale. Talvez para a aquisição de alguns bens materiais faça algum sentido.
terça-feira, 14 de abril de 2020
Pessoas que regridem ante ao menor obstáculo
Esse tipo de pessoa não presta para uma vida plena. Sim porque uma vida plena só acontece quando superamos dificuldades e somos humildes para aprender as lições. Pessoas que não tiveram o incentivo, o investimento e a proteção nos momentos certos ou que sofreram traumas graves nunca serão Pessoas de "alta performance". Esse tipo de gente é medrosa, tem complexos mil e sempre regridem e desistem ante qualquer obstáculo ou contrariedade. São pessoas estragadas e se não se corrigirem com boa terapia não vai ter jeito que dê jeito.
Quem entende de ganhar e investir dinheiro ?
O gerente do Banco ? As vezes. O Empresário de sucesso ? Algumas vezes. O Engenheiro ? Na sua especialidade talvez. O Advogado sabe ganhar porque explora as fraquezas dos seus clientes e o Médico idem. Já investir Médicos e Advogados nem sempre sabem. Quem sabe ganhar e investir é alguém que tem o conhecimento de um economista, a visão de um estrategista e a sagacidade de quem sabe identificar e aproveitar alguma oportunidade real. E isso não é ensinado na escola . . .
Quem entende de relacionamento ?
Psicólogo ? Nem sempre. Psicanalista ? Melhorou. Psiquiatra ? As vezes. Quem entende de relacionamento é quem namorou muitas pessoas com profundidade e critério. Como disse Chico Anisyo: Seu João casado com Dona Maria há 50 anos conhece e sabe da Dona Maria. De Casamento era ele que conhecia e sabia porque tinha sido casado 5 vezes !!! Casamento com certeza é mais cruel para conhecer alguém mas a pessoa perspicaz pode conhecer a outra em namoros profundos, onde se converse abertamente sobre tudo, como no consultório do psicanalista. Então saiba que a pessoa comum sabe muito pouco de relacionamento. E o conhecimento popular e comum vai te levar a um índice de 50% de divórcio e a 95% de casamentos infelizes.
Advogado entende de saúde ?
Muito pouco. Vi isso acontecer na minha família. Quando meu pai precisou de um bom convênio não tinha cobertura. Advogados são "homens de papel". Alguns são também de finanças, conforme sua especialidade. Os de finanças talvez se preocupem mais com os custos da saúde mas serão a exceção. É claro que se o Advogado for filho de médico ou médica, ou então casado com uma médica a coisa muda de figura. Nada influencia mais uma pessoa do que o convívio com alguém de determinada profissão. Nesse convívio a frequência, duração e intensidade dos encontros e conversas é fundamental para influenciar as pessoas.
Só Engenheiro filho de médico (ou casado com médica)
Vai valorizar um bom plano de saúde para si, família e para seus pais. Tenho observado isso com meus amigos Engenheiros. É impressionante como nada de grave acontece com os pais desses amigos que deixam seus pais vulneráveis com convênios "meia boca", mesmo sendo pessoas ricas e bem sucedidas. Eles sempre pensam que se algo realmente grave acontecer o SUS dará conta. Em um caso ou outro dá conta mesmo. Aparentemente para coisas simples pode valer a pena pagar a conta. Para coisas intermediárias (até 100.000) o bom convênio resolve e para coisas realmente graves como câncer grave, transplante, marca passo para problemas cardíacos graves, próteses caras as pessoas vão para o SUS. O problema é que a conta do hospital pode ser impagável se o caso se complicar. É aqui que entra o bom convênio como instrumento de administração de patrimônio.
Enquanto o Clóvis de Barros Filho
É o "Homem da Comunicação " e domina 5 idiomas difíceis, Pondé é o homem das "profundezas da alma", Karnal é o contador de histórias e Cortella é o político. Cada um deles tem seu nicho, seus admiradores e seus fãs. Pelo perfil acredito que sejam complementares e não competidores. Tanto é que cada um deles tem um ETHOS diferente embora próximo, que são as humanidades. Um na Comunicação Social, outro na Filosofia, História e Educação.
O Poder da Literatura
Nas Ciências Sociais, Filosofia, História e Humanidades. A Literatura é poderosa por criar imagens, explicar a realidade. Ciências Sociais é dividida em Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Filosofia é dividida em epistemologia, estética e moral. História é dividida nos diversos períodos.
A Pessoa Comum não consegue ser boa em tudo
A Pessoa Comum só consegue ser boa em uma área, em geral a profissional. E sendo boa profissional obtém reconhecimento através de renda elevada. E se dá por satisfeita mesmo sendo uma bosta de pessoa em todas as outras áreas. Esse tipo de pessoa só trás alegria para os outros quando morre e deixa herança. Muitos nem isso conseguem fazer. E a inteligência está na medida de quanto da realidade você absorveu e conhece.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
Moda, Estilo, Estilo de Vida
Assunto basicamente feminino. Aparentemente o belo é somente atributo das mulheres. Para os homens sobraria "A fera". Homens deveriam se dedicar a esportes "viris" como futebol, rubgy, etc Como consequência lotam os hospitais com todo tipo de lesão. A estética é a Parte da Filosofia que trata daquilo que sensibiliza os sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato). Pessoas com sensibilidade estética são raras porque o desenvolvimento dos sentidos acontece no cérebro e cérebros desenvolvidos são raros. A Moda Passa mas o Estilo Fica. Talvez porque o Estilo tenha raízes profundas na alma e no espírito da pessoa, marcando sua personalidade.
Em uma época sem internet e num lugar hostil
Que era o Jardim Maristela eu fui assinante da Revista Elle. Simplesmente para ter acesso a imagens belas. Puro deleite. Glamour. Com certeza eu era o único assinante num raio de dezenas de quilômetros. Fazia bem para os sentidos e para a alma.
Uma característica marcante de quem é intelectualmente limitado é ter assuntos que não lhe interessam
Percebi isso outro dia conversando com um Parente. Para uma pessoa eclética não existe assunto que não interessa. Existem assuntos que interessam menos e outros mais. A Pessoa eclética pode ser também holística. Para uma pessoa curiosa que é o princípio do conhecimento todos os títulos dos artigos do jornal interessam. Obviamente a pessoa curiosa vai ler todos os títulos e irá escolher alguns artigos para a leitura completa. A Pessoa limitada nem vai comprar o jornal e se comprar vai ler uma seção específica, como por exemplo a seção de esportes.
O Fiasco do Alistamento Militar
Quando chegou minha hora de alistar eu imaginei o pior cenário: exército. No meu imaginário a Marinha e a Aeronáutica eram dignas de mais prestígio. Marinha em São Paulo é insignificante. Sobrou a Aeronáutica. E lá fui eu todo faceiro no quarto Comando Aéreo tentar me alistar. Chegando lá descobri que meu biotipo baixinho e gordinho não estava a altura da nobre força aérea brasileira! Não me deixaram nem alistar e me despacharam para o exército. Foi aí que vi claramente que meu "ETHOS " não era a carreira militar ! Kkk!
Duas mulheres elogiaram explicitamente meu carro
É o reconhecimento de que ele é lindo mesmo ! Enquanto você anda com seu carro sem graça, preto , prata ou branco o meu é azul e topo de linha. Realmente um carro com personalidade, igual o dono.
A Grife - Capital Simbólico
A Pessoa Comum procura um psiquiatra comum, o que já é um grande avanço. A Pessoa que conhece e é super exigente procura o Psiquiatra que fez psicanálise e Filosofia na USP. A Pessoa Comum faz compra no supermercado comum do seu bairro. A Pessoa exigente vai no supermercado da elite que fica no bairro dos ricos. A Pessoa Comum estuda na Escola pública do seu bairro. A Pessoa exigente vai para a Escola Particular Tradicional que lhe mudará o futuro completamente. Observe que além da variável econômica temos o Capital Simbólico nessas escolhas, misturado com o cultural. Pessoas que fazem escolhas notáveis é porque conhecem e por isso valorizam. Sabem o que irá fazer a diferença no final. E essa diferença pode ser fatal para a obtenção do que se deseja.
O ETHOS do Capital Simbólico
Tudo que é belo é o resultado do que é bem feito e geralmente exige alto investimento, seja de tempo, dinheiro, esforço, disciplina. E para receber honras, prêmios, prestígio em geral você tem de se destacar muito da média. Você tem de ser o melhor. E ser o melhor depende de comparações. Você pode ser o melhor da sua família, da sua empresa, da sua profissão, da sua Cidade, do seu Estado, do seu País ou do Mundo. O Capital Simbólico pode estar num produto ou serviço que você compra. Pode estar no seu gosto refinado e eclético. Nos lugares que você frequenta os quais revelam o que você busca na vida. Na sua inspiração e no exemplo de quem você se espelha. O Capital Simbólico é portanto também uma criação coletiva, já que o que o coletivo valoriza será também simbolicamente valorizado.
O ETHOS do Capital Social
É algum interesse comum a várias pessoas, que estão dispostas a se unirem em coalizão para a consecução desse objetivo comum. Pode ser a liderança de uma família, de uma empresa, de um condomínio, de uma Cidade, de um Estado, de um País, de um Organismo Internacional. Observe a interelacao óbvia e necessária com a política e a religião. A Pessoa que é a representante desse coletivo com interesses comuns é a detentora do Capital Social. E aqui cabe uma ressalva: um grupo pode ser pequeno na quantidade de membros mas ser possuidor de enorme capital social. Exemplo: são 2.000 promotores de justiça em São Paulo mas seu poder alcança 44 milhões de pessoas. E existirão grupos numerosos que não terão capital social nenhum, exceto seu voto nas eleições.
O ETHOS do Capital Cultural
A obtenção de um Diploma de Grife, como por exemplo da Medicina da USP ou assemelhados é algo esperado por uma determinada elite intelectual e econômica. É assim com certas famílias onde muitos membros da fatria entram na Universidade Pública Gratuita, em cursos valorizados economicamente, simbolicamente ou socialmente. Os filhos dessa elite já nascem sabendo que irão para a Universidade, que farão graduação e até mestrado e doutorado. Para um outro grupo, a entrada na Universidade Pública Gratuita é um marco, pois são muitas vezes os primeiros da Família e na fatria mais ninguém consegue tal proeza. Uma vez que os pais adquirem esse capital cultural é natural que seus filhos busquem o mesmo, agora com mais facilidade, porque seus pais tem em teoria conhecimento do "caminho das pedras".
O ETHOS dos Jardins em São Paulo
O ETHOS dos Jardins pode ser respirado no Clube Atlético Paulistano, local que conheci uma vez por via indireta : educação de terceiros. Ou então pelo Clube Harmonia de Tênis, que conheci por um evento comercial. O Museu Ema Gordon Klabin é um lugar visitado muitas vezes, assim como o MIS - Museu da Imagem e do Som. O Museu da Casa Brasileira também faz parte do ETHOS. Finalmente temos as Igrejas: Nossa Senhora Mãe da Igreja onde batizei a Thaís, a Nossa Senhora do Brasil, a São José e a Nossa Senhora da Assunção. É! Os Jardins tem suas Igrejas também! Tem também a ONG da rua Ana Cintra. Muitos restaurantes, sorveterias, cafés que ficaram na história. Jardins é cultura, educação, lazer, luxo, muito luxo. Podemos desde que devidamente orientados e bem nascidos minimamente ter Capital Cultural do nível "Jardins". Podemos ter Capital Social até maior do que o morador médio dos Jardins. Finalmente podemos ter Capital Simbólico compatível. O que vai ser muito difícil é alguém eclético conseguir o Capital Econômico para morar nos Jardins. São situações praticamente incompatíveis.
É possível ter Amigo dos Jardins
Se esse Amigo for altamente espiritualizado. Tem quem consiga por meio do carisma e pelo dispêndio de todo seu dinheiro para manter esse tipo de vínculo. Já namorar e casar com a menina dos Jardins só se for no esquema sacrifício e na hipótese delas não terem opção melhor. Passear nas ruas dos Jardins não é proibido, nem visitar seus pontos turísticos. Não custa lembrar que o IDH dos Jardins é maior do que o da Noruega, que entre os países é o maior do mundo. Resumindo: Capital Econômico para morar nos Jardins não vai ser possível. Capital Cultural é possível. Capital Social: como a sociedade é pobre esse tipo de capital é muito mais quantitativo do que qualitativo. Capital Simbólico: embora raro é possível de existir fora dos Jardins. Depende de um "drive" para ser obtido. Até um professor de Filosofia de segundo grau da periferia pode ter. Outro exemplo é a Fraternidade que está acessível a todos e é rica de Capital Simbólico. Ou a Psicanálise que depende também de uma atitude, infelizmente mais comum entre os ricos.
Livros
Para formação começaram na Escola. Livros para aprender coisas práticas foram lidos a vida inteira. Livros para inspirar foram lidos para enfrentar problemas que não tinham solução. Livros para distrair foram consumidos de tempos em tempos, principalmente de humor.
Os 4 tipos de livros
Para se ler ! O Primeiro é o que te forma. Tipo os clássicos. O segundo é aquele que você lê para absorver algum conhecimento prático como finanças, compra de imóveis, etc. O terceiro é aquele que vai te inspirar, pode ser poesia por exemplo. O quarto e último é aquele que vai te distrair, te revigorando para ler as outras três classes. Você deve escolher seus livros como quem vai fazer compras no supermercado: ser meticuloso e preciso nas suas escolhas.
Quanto maior o conhecimento da realidade
Maior a inteligência. Vale inclusive para o autoconhecimento. Quanto maior o autoconhecimento maior a inteligência. E o conhecimento da realidade está intimamente relacionado com probabilidade e estatística. E eu fui um privilegiado por ter tido um excelente professor exclusivo dessas matérias. De novo vontamos a decisão de 42 anos atrás em 1978, quando foi decidida a minha entrada no Colégio Bandeirantes. Então temos a ignorância pura que é a busca do mal e a burrice que é ignorância da realidade e a incapacidade de projetar o futuro. Irmãs gêmeas.
Você é tanto mais inteligente
Quanto mais da realidade você conhece ! Nunca tinha ouvido essa definição! Quanto mais da realidade você conhece melhores são as suas decisões e melhores suas previsões! Outra ótima definição de inteligência é o quão bem você se sai enfrentando uma situação nova para você! Triste é quando alguém não apreende as causas do porque algo é como é e não poderia ser diferente e fica repetindo conclusões falsas, como um papagaio.
domingo, 12 de abril de 2020
O que, Como e Por que
O que a filosofia responde. O Como a Ciência responde. O Por que a religião responde. Talvez por isso a Ciência seja neta da Religião e filha da Filosofia. Clóvis de Barros Filho mostra que a ética é parte do Pensamento. Só quem tem pensamento desenvolvido consegue ver a importância da ética. A ética está relacionada a empatia. E a empatia está ligada ao desenvolvimento de sinapses até os 7 anos de vida. A Ciência sempre nos mostrou os meios. E por isso talvez tenhamos esquecido dos fins. Agora é hora dos fins emergirem, coisa que poucos dominam, já que vivem no "batidão ". Reflexão é um atributo de uma Elite, infelizmente.
A Perda do Capital Simbólico
Do Diploma da Escola Politécnica da USP pode ser observado pela queda no número de inscritos nessa carreira no vestibular da FUVEST. Outro indicativo é o número sempre elevado de desistentes do curso. O Ethos da Engenharia da Poli é cada vez mais um fetiche. Enquanto Medicina promete uma carreira bem remunerada e cheia de glamour, Direito promete o acesso a cargos públicos poderosos, Engenharia é o reduto dos filhos dos engenheiros de outrora, não sendo uma carreira atrativa para novatos ou jovens ambiciosos. Podemos ver a decadência claramente que inclusive acompanha o declínio da indústria no Brasil.
O Pobre Ignorante não enxerga
No estudo e na Escola um meio efetivo de ascensão econômica e social. Ele vê a escola como uma instituição social pela qual todos tem de passar mas que na prática não serve para nada. Para eles se não tivesse escola pouca diferença faria. A Educação como meio de ascensão social, econômica, profissional é quase um fetiche aqui no Brasil, algo inimaginável para a criança comum da periferia. Essa gente nasce na ignorância, na ignorância se cria e fica feliz. Não espere que eles mudem o Brasil.
Justamente por não ter todos os Capitais
Que a imensa maioria das pessoas me passa a impressão de serem umas bostas. É assim com meus vizinhos de condomínio, com figuras públicas, com colegas, amigos, familiares, parentes. É uma regra geral do Universo aparentemente, que inclusive é manifestada na política onde o indivíduo defende seus interesses egoístas e não o interesse da coletividade.
Não é possível avançar muito em um Capital e nos outros ao mesmo tempo.
A Regra é essa porque ninguém é o super homem ou a mulher Maravilha. Então pessoas com grande capital financeiro tendem a ser mesquinhas e pequenas nos outros capitais. E assim com pessoas com grande capital cultural ou simbólico, que muitas vezes podem apenas almejar a carreira acadêmica de nível superior. O capital social é senelhante: são os homens públicos que só enriquecem se forem corruptos e mentirem. Você não tem empresário bilionário sendo eleito para governador. Professor Universitário você teve Fernando Henrique Cardoso que era Sociólogo ligado a Ciência Política. Ser eclético e ter todos os Capitais é coisa rara.
Para ser Milionário basta
Ter um negócio comum, tradicional, de consumo obrigatório, tedioso até e ser um miserável para si mesmo e para a família. A formula funciona em qualquer lugar do mundo e está acessível a pessoa de inteligência mediana, que são a imensa maioria. Para ganhar mais e gastar mais você precisa ter uma inteligência e sabedoria superiores, tipo 1% TOP. Como 1% é estatisticamente desprezível a pessoa comum ignorante nem leva em consideração essa hipótese.
Existem apenas duas situações possíveis
Ou sua família é melhor do que a família dos seus amigos ou é pior (mais ignorante, menos amorosos, mais primitivos). Ou você é melhor do que seu chefe ou pior. Ou você é melhor do que seu cônjuge ou pior. Ou você é melhor do que seu Pastor ou pior. Ou você é melhor do que seu governante ou pior. Ou você é melhor do que do seus irmãos e irmãs ou pior. Ou você é melhor do que seu colega profissional ou pior. Ou você é melhor do que seu síndico ou pior.
Quem foi julgado de forma injusta nunca esquece
É quem julga de forma injusta é quem não é Sábio mas ocupa um cargo de poder. E nessa condição temos o guardinha ignorante, o juiz de direito mal formado, o chefe boçal. Todos figuras de poder despreparadas para o exercício desse poder. Nenhum deles líderes porque o líder ensina pelos bons exemplos. Tudo farinha do mesmo Saco.
Os Homens das Pequenas Decisões
São aqueles que nunca tiveram grandes dificuldades na vida. Nunca precisaram tomar grandes decisões e nunca se prepararam para isso. A imensa maioria das pessoas nascem e morrem coadjuvantes. O protagonista é sempre único. E assim foi com todos que conheço: pessoas comuns, que nunca se transformaram de forma disruptiva e profunda.
sábado, 11 de abril de 2020
O Ethos das ciências humanas
É ser professor universitário, acumular muito capital simbólico e um pouco de capital econômico. A carreira acadêmica é o caminho natural e quem entra na graduação já tem em vista fazer mestrado e doutorado, além de entrar no clima e na patota dos professores. Aqueles que não são dessa "praia" desistem já na graduação e nos dois primeiros anos. A desistência pode chegar até 45% dos ingressantes. Entre eles muitos desiludidos com as perspectivas econômicas da carreira. Pessoas de menor capital irão achar as oportunidades oferecidas pela carreira como satisfatórias. Conheci uma mulher que era exatamente a fotografia desse tipo de história.
Cérebro, livros, palavras, ideias
Estão todos Unidos e interligados. E inteligência te ajuda em tudo. No entanto para ser milionário não é necessário ser brilhante. Basta não ser burro. E ser milionário é o objetivo de 90% das pessoas. Ser brilhante deve ser o objetivo de 1%. Ser Líder social de outros 1%. Ser Líder cultural: 1%. Ser Líder em capital simbólico: 0,1%. Então querem ser ricos por que estão viciados em desejar. E estão viciados em desejar por serem vazios interiormente. São a maioria porque a maioria é ignorante e imatura.
Em geral são pessoas de humanas
Que tem grandes e variadas bibliotecas. Pessoas de humanas estão acostumadas aos livros e as letras, estão acostumadas a expandir a imaginação e como disse Einstein a imaginação é mais importante do que a inteligência. Gente de exatas as vezes tem uma biblioteca especializada, em engenharia por exemplo. Aí o filho dessa pessoa cresce nesse ambiente. Não se admira que também sigam a carreira do pai. Agora, gente de biológicas não tem biblioteca. Sua profissão é em geral prática e por isso prescinde de muitos livros. A exceção seria os psiquiatras, neurocientistas e assemelhados. Livros e cérebro tem tudo a ver !
A mais vil das criaturas vai fingir que te Ama
E que se importa com você. Esse tipo de pessoa é capaz de tudo ! É narcisista, psicopata e maquiavélica. É o próprio demônio encarnado. E esse tipo é muito comum. Está bem próximo.
Sendo Milionário nos Estados Unidos
Só 1/5 não tem nível superior. Cerca de 2/3 são empresários. A maioria tem um negócio tradicional tedioso. Metade das suas mulheres não trabalha mas cuida do orçamento com mão de ferro. Seus filhos recebem investimentos pesados em educação. Moram em residências medianas. Não tem padrão de consumo elevado. Dizem que consumir é pagar impostos. Investem 20% do que ganham. Tomam por si sós as decisões de investimento. Tem 1,6 milhões de dólares líquidos em média. São somente 3,5 % da população Americana. Tem reservas financeiras para ficar 10 anos sem trabalhar. Conclusão: não andam de Corvette mas de BMW velho !
A Vigilância
Implica em saber fazer buscas, analisar o resultado dessas buscas e fazer uma avaliação isenta. Como resultado dessas buscas podemos obter algo previsível ou algo assombroso. O previsível é o tradicional, famoso, que evoca autoridade. O assombroso é o surpreendente, o novo, o inusitado, que pode assumir a liderança de forma disruptiva. O assombroso em geral é gestado na diversidade, como no exemplo de start ups. É no encontro dos diferentes que surgem as grandes idéias através da dialética e do contraditório. É nesse ambiente que surge a inovação, a criação artística, a invenção, a criatividade. É daí que surge o assombroso!
Meu Radar está sempre rastreando tudo o que for bom, bonito e barato
É assim com a função vigilância e a função espanto. Vigilância para captar tudo no mundo todo. E espanto quando aparece algo bom, bonito e barato. Quando essa oportunidade acontece ela é imediatamente identificada e cumprida.
Cada aluno aprende de uma forma diferente
E aprende coisas diferentes ! Assim foi comigo no Colégio Bandeirantes em 1981 na aula de Literatura! Aposto que eu fui o único aluno a absorver em profundidade o significado das palavras introspecção e transcendência. Foi nessa época que li O Vermelho e o Negro. Mal sabia eu que esses eram indícios de uma sensibilidade aflorada e incomum.
Professor Rodolfo de Literatura
Foi quem me introduziu no capital simbólico: foi ele que me fez ouvir a palavra transcendência e introspecção pela primeira vez, em uma aula sobre a escola do simbolismo. Literatura tem tudo a ver com imaginário. Imaginário é um passo para a filosofia e para o capital simbólico.
Fora Milionários a pessoa típica com capital simbólico
São Professores Universitários de Humanas. Tipo de Psicanálise no Instituto de Psicologia da USP. O capital simbólico pode ser utilizado como reconhecimento, como forma de impressionar os outros, como consumo Conspicuo. Observo que muito fazem isso para os outros. Eu faço para meu gozo íntimo: gosto das coisas boas e bonitas. Por azar elas em geral custam caro. Quando São boas, bonitas e baratas consumo todas! Sou especialista nisso !
Avó objeto do desejo
Avó Psicóloga, Mestre e Doutora formada pela USP, Psicanalista, Professora de Psicanálise. Mulher com enorme capital simbólico, em uma época em que quem estudava era um privelegiado. Fez toda diferença na vida dos filhos e netos. Igualzinho meu caso ! Kkk!
Desenvolvimento humano, emocional, espiritual e intelectual.
Crescer em todas as direções. Esse sempre foi meu objetivo e o objetivo que gostaria que todos tivessem. E qual seria o caminho para fazer disso uma profissão rentável? Psicanalista e Professor de Psicanálise. Como subtema a busca incessante pela verdade. O lugar ? O Instituto de Psicologia da USP. A carreira acadêmica. Pois é!
sexta-feira, 10 de abril de 2020
Objetos do Desejo II
Amor é meu objeto do desejo em grande e ilimitada quantidade ! Bens materiais não fazem minha cabeça. Depois do Amor a Sabedoria é meu objeto do desejo. E esse objeto do desejo está disponível em doses ilimitadas pela internet, pelas bibliotecas, pelo Google, quase de graça. Depois a saúde física e mental é meu objeto do desejo também. As pessoas que eu admiro estão na mídia graças ao You Tube e isso me satisfaz. Querer demonstrações explicitas de Amor, Consideração, Altruísmo, Caridade e Generosidade é querer demais, como diz o Pondé !
Objetos do Desejo
Meus objetos do desejo são poucos e o desejo por eles é relativamente fraco, a ponto de seus preços precisarem baixar para o preço que eu acho justo. É diferente quando preciso realmente comprar algo: nesse caso a compra segue o script: pesquisa no mercado, identificação das opções, compra do custo beneficio ótimo. O preço justo somente acontece em condições ideais. As empresas estão sempre ajustando-se as condições do mercado. O comerciante esperto sabe quando pode cobrar muito mais e quando tem de conter sua ganância e volúpia.
Comercio no Brasil
Em primeiro lugar lojinhas de roupas: mais de um milhão. Talvez por isso meu amigo venda botões há 63 anos. Depois salão de cabeleiro e barbeiro: 900 mil. Realmente, todos precisam ir nesses lugares. Na sequência bares e restaurantes: 780 mil. As pessoas também precisam comer e gostam de beber, além da função de encontrar com os outros nesses lugares e socializar. Então você não pode andar pelado, nem cabeludo e nem morrer de fome. É isso !
Minha fase de ver filmes acabou 30 anos atrás
No entanto a imensa maioria das pessoas continua vendo filmes até morrer. Isso acontece por conta do estágio evolutivo delas. Filmes são de absorção muito mais palatável do que um livro , mesmo que seja literatura. Além disso filmes podem inventar tanto quanto livros. Sua função é essa mesma : ampliar a capacidade imaginativa das pessoas, para que elas possam fugir mesmo que na fantasia da sua triste, limitada e medíocre realidade. E existirão pessoas que gostam tanto da fantasia que escolherão viver nela.
Meu grande diferencial
É a capacidade de elaborar um plano Santo e passar do potencial para o ato. A Verdade é essa: tem muito blá blá blá e pouca ação. Toda a turma de humanas é do "potencial". Já a turma da engenharia seria a turma do "ato". A mesma coisa da Medicina com a exceção da especialidade da Psiquiatria. A Psiquiatra é por excelência "potencial". A Cirurgia é por excelência "Ato". A Clínica seria algo intermediário. Sempre passei ao Ato em todas as áreas da minha vida, correndo riscos mas riscos calculados a maior parte das vezes.
Em Ato ou em Potência
Poucos agem em Ato. Muitos ficam no Potencial. Em Harvard tem 26 milhões de livros: com certeza todo potencial do mundo está nessas estantes. Quantos passam ao Ato e entram na Universidade de Harvard e leem alguns desses livros ? Poucos. A mesma coisa acontece o tempo todo: superdotados são 5% da população. Eles têm o potencial de mudar sua realidade e talvez o mundo. No entanto, quantos superdotados passam "ao ato", isto é, conseguem destaque nacional ou mundial ? O mesmo vale para a educação de um filho, a abertura de uma empresa, um projeto político, a propagação de uma Fé religiosa, uma ideologia.
Tipos de Narcisistas
Infelizmente demorei para perceber. No entanto o tempo me mostrou que excesso de zelo pelos "direitos individuais" , com citação de cláusulas pétreas da constituição e blá blá blá nada mais é do que narcisismo disfarçado de bom mocismo. Essa mesma pessoa já teve outros acessos ferozes para defender seus pontos de vista com unhas e dentes. Nunca o vi defendendo terceiros com tanta veemência. Um outro sofreu um pequeno prejuízo material e ficou fazendo escândalo na internet durante dias. Como se no Brasil só ele tivesse sido prejudicado e enganado. Nada como a dialética e o contraditório para conhecermos profundamente as pessoas.
Das coisas boas bonitas e caras
Que ainda me interessam está a bonequinha russa e o carro novo. A bonequinha russa sairá por 300 em dinheiro vivo ? E o carro esportivo novo sairá por 58.000 ? E o perfume Zaad sairá por 140 ? No mais a viagem para o Rio de Janeiro poderá esperar. É previsível que tudo o que não estiver ligado a sobrevivência imediata vai ser deixado de lado como educação de qualidade, saúde física e mental, relacionamentos superiores e elevados, tudo o que estiver longe e distante como passar em Medicina na USP com pouco investimento.
A Oportunidade de Transformação
Que a crise oferece somente será aproveitada por quem estiver preparado e interessado. É o momento de comprar o que é bom, bonito e normalmente caro por um precinho "camarada". Mas para isso é preciso que as coisas boas, bonitas e caras estejam no imaginário da pessoa. Pode ser o apartamento bom, bonito e caro, pode ser o carro bom, bonito e caro, pode ser a viagem boa, bonita e cara. Coisas que normalmente são inviáveis e que podem se tornar realidade. Enquanto a maioria vai ter de lutar contra a miséria alguns vão usufruir do luxo e glamour, destinado a quem tem maior Inteligência Financeira.
Quem tem liquidez aproveita as oportunidades
Que a crise trás em termos de mercadorias e produtos. É a hora de comprar tudo o que normalmente é bom e caro mas que ficou relativamente barato. Apenas aqueles cujo imaginário contempla as coisas boas, bonitas e caras vai saber aproveitar os tempos de crise. Os demais vão ficar "babando" como sempre. A crise pode ser uma oportunidade de transformação positiva mas só para quem estiver interessado e preparado.
O jeito idiota de ser financeiramente
É deixar "A vida me levar", viver o momento, sem planejamento, sem usar o dinheiro como amortecedor para as crises que com certeza virão. Essa é a regra para 90% das pessoas aqui no Brasil. É a mesma coisa com o conhecimento: você deve ir atrás dele como uma atitude, uma filosofia de vida, não como um remédio urgente para um problema provável e previsível. Mas a grande maioria só consegue viver no "batidão". E essa gente é que faz volume em vendas, movimenta a produção, faz a roda da economia girar.
Quando sua Inteligência Financeira
É maior do que a dos outros você causa inveja. Foi assim que aconteceu comigo várias vezes. Com o apartamento do Guarujá, com o Escort GL, com o Vectra GLS, com outras tantas situações. Pessoas achando que meu Pai me deu dinheiro, que eu sou um burguês muito privelegiado kkk! As pessoas medem os outros por si mesmas ! Como não conseguem juntar dinheiro por serem incompetentes acham que todos são iguais a eles. Aí quando alguém se destaca ficam com inveja. Triste.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
A economia brasileira é cagada de tempos em tempos
Então você não pode viver em "conta corrente", ou seja, gastando tudo o que ganha, fazendo dívidas de longo prazo, tendo filhos "porque todos estão tendo", deixando de aproveitar as verdadeiras oportunidades de investimento e compras. Gente que Vive assim quando vem a crise perde ativos para os bancos, baixa a qualidade de vida, fode com o futuro dos filhos. A Pessoa inteligente e sábia junta dinheiro na época das vacas gordas para os dias ruins e mantém tudo como sempre enquanto os outros afundam, entram em dívidas, vão a falência, empobrecem. Essa pessoa tem inteligência financeira elevada e provavelmente tem sucesso em várias áreas da sua vida.
O sujeito não tem nenhum capital
Para investir nos seus filhos e quer que eles se formem em Medicina na USP. Na prática a maior parte não quer nada para os filhos: quer apenas se livrar deles, sem nenhuma consciência ou preocupação. Se depender de 85% das crianças que estudam em escola pública essa é a realidade. Quem quer filho Médico tem de fazer por merecer. Quem quer Médico formado pela USP tem de fazer merecer muito mais !
Transformações são raras diz Viviane Mose
Ela questiona o poder de transformação da Escola. Eu colocaria na lista em duvida o poder transformador da Igreja, da Cultura, dos Amigos, da Filosofia, da Imprensa, do Cônjuge, do Chefe, da Família. Transformar é o objetivo da Psicanálise. Quem conhece sabe das dificuldades enfrentadas pelos terapeutas.
Sendo um Filósofo "raposa"
Ou seja, aquele que usa a filosofia para compreender e explicar o mundo. É exatamente o que faço o tempo inteiro. E esse é o objetivo precípuo deste blog: compreender e explicar o mundo ! Mais um motivo de admirar o Pondé é que ele é exatamente isso: um Filósofo "raposa".
Nada requer mais cuidados e portanto é tão caro do que criar bem um filho (a)
Mas quase nada é tão fácil de fazer do que um filho. Nascem 3.000.000 todos os Anos no Brasil. Observa -se que é um produto barato de se conseguir. A chave está no investimento necessário para criar um grande filho, que acrescente ao mundo e que não seja mais um parasita qualquer. Isso custará muito em tempo, esforço, disciplina, dedicação, dinheiro. E por poucos terem esses recursos em abundância que a maioria dos filhos se torna o que vemos por aí, infelizmente.
Einstein disse que a Imaginação é mais importante que a inteligência
Isso é a verdade porque aquilo que você não consegue imaginar você não consegue assimilar, ou seja, não existe para você. Algumas pessoas conseguem adquirir um repertório rico e variável. Outros nascem, crescem , vivem e morrem no seu pequeno mundinho. Esses são a maioria, infelizmente. O meio mais barato e imediato de ampliar o seu repertório é através da boa leitura, como por exemplo dos clássicos da literatura e dos filósofos. Não é a toa que Freud percorreu esse caminho e sua biblioteca tinha 3.000 volumes dessas áreas. Foi com esse substrato que ele criou a Psicanálise. É por isso que o bom psiquiatra busca aumentar seu repertório fazendo psicanálise e filosofia. Pessoas com grande e variado repertório São pessoas fascinantes.
Evitará problemas graves
Quem fugir do "pacote periferia". Na periferia tudo é precário: Capital Econômico, cultural, social, simbólico. As soluções dos problemas não são ótimas mas "meia bocas" porque não existem recursos suficientes. E é assim que a periferia é a terra dos "nem nem", das mães solteiras, dos processos de investigação de paternidade, das UBSs, da Escola Pública, das famílias grandes e pobres, dos botecos em cada esquina, das Igrejas evangélicas.
Se ao morrer você deixar herança
Muito provavelmente sua vida foi de abundância e prosperidade. Caso você deixe dívidas provavelmente você passou necessidades. É a famosa prova dos 9.
Se você não dominar suas emoções
Elas irão te dominar. E aí tudo de mal e errado pode acontecer. Quem se deixa dominar pelas emoções negativas é um bosta, um desequilibrado. Raiva, inveja, medo em excesso vão fazer da sua vida um inferno na terra. Você sofrerá as consequências e provavelmente irá prejudicar sua família.
A Pessoa Ignorante Comum quando procura alguém
É porque está convencida que tem um problema real e que quem ela procurou tem a solução. Aí o profissional não terá escrúpulos na Maior parte das vezes em iludir o infeliz e lhe subtrair dinheiro. Se for honesto e dizer a verdade é muito provável que o "consumidor" procure outro profissional que lhe diga o que quer ouvir: que está coberto de razão e que olvidará todos os esforços possíveis na consecução da solução do seu problema específico.
quarta-feira, 8 de abril de 2020
Evitar um grande problema é fugir de doentes mentais nos relacionamentos
Quanto mais próximo o relacionamento mais rápido você deve fugir. Assim se seus pais tem transtornos de personalidade procure se formar e ir viver sua vida o mais rapidamente possível. Se for um namoro procure identificar o transtorno mental envolvido e caia fora imediatamente: existem muitas outras pessoas no mundo ! É só procurar bem ! Se você for uma pessoa brilhante esteja particularmente atento a aproximação perniciosa de narcisistas.
Evitar Problemas
Profissionais, financeiros, com aquisições de carros, imóveis, eletrodomésticos, etc, com relacionamentos, com casamentos, com Amizades, com Parentes, com vizinhos, com saúde física e mental. Evitar Problemas é muito mais fácil do que se livrar deles. É assim que pensa meu Amigo o "exterminador do emprego". É assim que eu pensei quando pulei fora de vários relacionamentos amorosos furados.
É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.
E para evitar problemas você precisa entender do "negócio", seja lá qual for o "negócio". Para evitar problemas você precisa ser sábio. Sendo sábio você será justo. Tomará decisões adequadas em questões fundamentais, com longo alcance e forte intensidade. Dessa forma evitará todo tipo de problema e não precisará ficar se descabelando, estressado, pobre e tenso tentando se livrar deles.
Quem se conhece aproveita melhor suas qualidades
E assim obtém melhores decisões e melhores resultados! E superar dificuldades te faz cada vez mais inteligente e sábio, apto a tomar melhores decisões! E as empresas grandes querem justamente isso de seus executivos: as melhores decisões! Porque dessas decisões depende o lucro da empresa e a sua sobrevivência.
Quem se conhece luta melhor contra seus defeitos
Verdade ! Lutar contra seus defeitos vai te fazer invencível! A imensa maioria das pessoas é orgulhosa e vaidosa, deixando de reconhecer seus erros o que é essencial para buscar a correção. Por isso incorrem nos mesmos erros repetidas vezes.
Tudo o que requer cuidados sai mais caro
Pode ser a manutenção do seu carro. Podem ser os equipamentos e áreas comuns do seu Condomínio. Pode ser um relacionamento problemático. Pode ser a sua Saúde fisica e mental. Existem condições e situações mais robustas e existem condições e situações mais frágeis. Existem carros e pessoas mais adaptadas, com maior resiliência. E existem carros bomba e pessoas nem nem. Mas a regra é: tudo o que exigir muitos cuidados vai custar mais caro, em todos os sentidos.
O melhor Investimento
É na sua educação financeira. E na educação em geral, que vai te permitir entender todo tipo de negócio, pessoa, problema, situação, dilema, de forma a tomar sempre a melhor decisão. Esse é o melhor investimento.
O Melhor Relacionamento
É a Amizade Verdadeira que nunca acaba, que quer a sua felicidade, que se importa com você, que te desafia a crescer sempre. Crescer em todas as direções seja financeiramente, profissionalmente, nos relacionamentos e na saúde física e mental.
O Melhor Remédio
Seria não Precisar de remédios! Mas isso é impossível! Então saber escolher seus médicos, seus tratamentos e seus remédios é fundamental para ter saúde e qualidade de vida. Poucos tem essa cultura. Mesmo entre os médicos existem aqueles que tratam sintomas e aqueles que vão nas causas, eliminando o problema em definitivo. Diga-me quem são seus médicos e seus remédios que eu te direi quem és!
Gente Fina quando Precisa de Serviços do Governo
Vai ser "enfiado no mesmo saco" porque a demanda pelos serviços do governo é absurda. É assim que todas as vezes que precisei do governo fui tratado como "mais um qualquer" e não como uma pessoa distinta. No serviço particular você paga bem e será muito bem tratado, será cliente VIP. Então não existe exceção exceto talvez a Universidade Pública Gratuita Estadual que tem autonomia orçamentária. O resto o Governo não tem como regular a demanda, de forma que sempre irá nivelar por baixo, inclusive no Poder Judiciário, Policial, Saúde, Previdência.
Toda vez que forem muitos os envolvidos
Sejam eles filhos, subordinados, condôminos, pacientes, clientes, a imposição de disciplina e ordem externas será necessaria, simplesmente porque a quantidade inviabilizará a dedicação personalizada e exclusiva as necessidades de cada um. Uma obra de Arte é única. Cópias são o objetivo da indústria e comércio, baixando o custo e assim tornando-se universal. Então você tem 4 filhos e quer que eles estudem Medicina na USP ? Vai ser difícil, hein ? O estilo mandão castrador cria seres inferiores e só deveria ser aplicado com burros chucros, os quais deixados sem cobranças ficam babando sem nenhum esforço ou aperfeiçoamento.
Gente fina não precisa e não suporta
Pessoas que fazem da Afirmação e sanções seu meio de governar. Pessoas finas são espíritos elevados e por isso mesmo sensíveis a Educação. Com bestas e muares você talvez tenha de ser afirmativo e punitivo. Com gente fina , educada e sincera não.
Todo Radical é burro , seja de direita ou esquerda
O diálogo fica empobrecido quando as pessoas se tornam radicais e polarizadas. E toda vez que o establishment falha a radicalização aparece e vence. O Centro é desprezado e junto com ele o bom senso. É nós contra eles, vai ou racha, agora ou nunca. Freud já havia alertado que essas pessoas do claro ou escuro, tudo ou nada, pegar ou largar são pessoas imaturas. E elas são obviamente a maioria.
Todo esforço para erradicar a burrice é válido
E todo neurótico grave é burro. Por isso deveria ser do interesse de qualquer pessoa inteligente não se casar com um neurótico e nem ter filhos com um. Neuróticos precisam ser neutralizados. Eles fazem da própria vida um inferno e depois estragam a vida de quem tiver relacionamento com eles.
Tráfico de Droga é crime
E gente parasita também é crime. E os parasitas são muitos aqui no Brasil. Estão muito próximos na família por exemplo. Estão nos condomínios. Estão nas empresas. Estão nas Igrejas. Estão no Governo. Estão nos Convênios Médicos. Estão nas Escolas. Estão nos Casamentos. Estão nas Associações e clubes. Estão nas Universidades. Estão até nas Fraternidades. Os parasitas estão em todos lugares. Fazem parte da sociedade. São a perversão do relacionamento. A corrupção da ideia de Fraternidade. Triste.
61% do Consumo de bebidas alcoólicas
Acontece em bares, boates, baladas. A grande maioria dos homens tem o bar como seu espaço social típico. Beber em casa parece não ter graça. Sair para beber é muito mais caro mas o ambiente social faz o sujeito achar que é um bom investimento.
terça-feira, 7 de abril de 2020
O Prazer de Conhecer Muito e Saber Escolher
Esse é o segredo de Saber Viver. Escolher é tomar a decisão correta no momento certo. O mais importante e o mais difícil. Das boas decisões vem os bons resultados e a vida boa. Das más decisões vem os maus resultados e a vida ruim. É só olhar a vida das pessoas em volta. É notório.
Para fazer um Bom Negócio nas Casas Astrológicas
Na Casa 1: corpo saudável. Nada de anões ou crianças frágeis. Na casa 2: valores sólidos. Caráter. Dinheiro. Na Casa 3: inteligência. Estudo. Comunicação efetiva. Na Casa 4: herança. Vantagem Competitiva pela família de nascimento. Na Casa 5: Personalidade marcante. Prazeres e festas. Brilho. Na Casa 6: trabalho duro. Capacidade analítica profunda. Inteligência prática. Na Casa 7: Casamento perfeito. Sociedades produtivas. Empatia. Na Casa 8: Sexo do bom e do melhor. Dinheiro vindo dos outros. Transformações. Psicanálise. Na Casa 9: Universidade. O estrangeiro. A Filosofia. Na Casa 10: o Governo. A autoridade. A Lei. Na Casa 11: as Associações. Os grupos. As Amizades de colegas. Na Casa 12: o Guru. O líder espiritual. O transcendente. Entender o negócio de cada uma das 12 casas da Mandala vai te habilitar a resolver todo tipo de problema, navegar por toda existência.
Para fazer um bom negócio em prestação de serviços
Você precisa conhecer a profissão e os profissionais com os quais está negociando e poucas pessoas têm essa capacidade e conhecimento. E então as pessoas comuns não saberão se estão fazendo um bom negócio ou entrando numa fria. Pouquíssimas pessoas procuram o curriculo de um médico na Plataforma Lattes. O mesmo acontece na hora de contratar um Advogado. Esses são os profissionais mais comuns que atendem o público. As demais profissões são em geral selecionadas por indicação. Bons Advogados se pagam. Bons Médicos também.
Existe negócio em saúde?
Existe ! Desde a escolha do Seguro Saúde, passando pelos hábitos saudáveis, pela alimentação, pela qualidade dos remédios e terapias, pelo ambiente de trabalho e familiar. Tudo isso vai influenciar no negócio "saude". A genética pode ser determinante ou não. Em geral não é. As demais variáveis são controláveis em menor ou maior escala. E tem consequências de curto, médio e longo prazos.
Assinar:
Postagens (Atom)