quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Vergonha e ética

O que pode ser uma vergonha para determinada pessoa pode ser normal para outra. Assim entre advogados ficar com a sucumbência não é vergonha é um direito. Da mesma forma entre as putas processar a família do cliente para tentar conseguir uma parte da herança é a regra. Entre os pobres roubar pode ser uma conduta aceita como vi um rapper defender quando roubaram o relógio do Luciano Huck. Em certas empresas sonegar impostos é a regra correta na opinião de seus donos. Outros acham lícito comprar produtos roubados ou piratas. Fundamentalistas religiosos acham correto terem montes de filhos. Imbecis acham sentido em consumir. Ignorantes conseguem diplomas de nível superior e acham que conseguirão aumentos significativos de salários. A verdade é que quem tem maior auto estima é coerente com aquilo que pensa, faz e mostra para os outros e dificilmente sente vergonha. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Médicos acham lícito enganar pacientes, montarem esquemas para extorquir dinheiro dos convênios e seguradoras, etc etc etc . Por isso todo cuidado é pouco com quem estabelecemos algum tipo de relacionamento seja ele profissional, amoroso ou financeiro.

Van der Camps disse...

Como disse o Ponde existem basicamente três universos de atuação no mundo: o universo técnico científico da produção de bens econômicos, o universo da política e o universo da cultura. Ele mesmo atua no universo da cultura. Todos esses universos estão imbricados e são inter dependentes uns dos outros. Por isso observar mudanças em um deles pode te fazer prever o futuro dos outros . . .