sábado, 20 de agosto de 2016

O gráfico boca de jacaré do conhecimento e da evolução

Imagine duas pessoas que em algum lugar no passado tinham o mesmo conhecimento, digamos, formação de segundo grau comum. Imagine agora que uma dessas pessoas comece uma escalada no mundo do conhecimento, sempre lendo, sempre explorando tudo que está ao seu redor, evoluindo dia após dia e imagine a outra ficando parada no tempo e no espaço, não lendo, não se aprofundando em nada, tendo uma vida comezinha e até esquecendo o pouco que sabia ao final do segundo grau. Aqui você terá a clássica figura da "boca de jacaré": um com conhecimento em ascensão e o outro decaindo de forma que a distancia entre ambos seja enorme com o passar dos anos. É exatamente isso que impede que sejamos festejados em todas as casas: a diferença afasta. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

É assim com todos que colaboram para a evolução da humanidade.

Van der Camps disse...

E assim com todos os velhos que nunca enfrentaram desafios em suas vidas e que nunca conduziram nada com grande sucesso: vão ficando cada vez mais defasados, com menores capacidades cognitivas e mais afeitos a erros de todo tipo.

Van der Camps disse...

Vejo amigos ficando para trás porque tem contato com pessoas que não são muito inteligentes e também porque não buscam esse contato pela internet. Estão tão atrás que não conseguem compreender o que está na internet. Duvidam e acreditam em seus fantasmas até que o São Tomé seja óbvio e portanto tardio . . .