sábado, 5 de dezembro de 2015

O abuso de confiança

Todos temos clientes e fornecedores. Existem pessoas que todos gostam de ter como clientes e pessoas que todos gostam de ter como fornecedores. E existe exatamente o oposto. Acontece que em certo nível de exigência você pagará determinado preço. Podem haver promoções mas sempre existe um preço justo. Existem aumentos de preços que são apenas inerciais, como repasses de inflação passada e existem aumentos reais frutos de situações estruturais. Todos os players simplesmente repassam aumentos para seus clientes exceto quem não conseguir. Como em todo relacionamento pode chegar o momento de dizer adeus tanto a um fornecedor quanto a um cliente e também pode acontecer de você não querer ser cliente de determinado fornecedor nem ter como cliente determinada pessoa. Tudo depende do seu bolso e do seu nível de exigência. Como mudar tem um custo em geral pessoas razoáveis mantém seus clientes e fornecedores. Mas pode acontecer de um cliente começar a dar mais problemas do que o julgado razoável e pode acontecer de um fornecedor aproveitar-se de que o cliente não o monitora e fica fazendo cotações para aumentar seus preços acima do razoável ou do que praticado pela concorrência. Aí o processo seguirá para o rompimento. Vale inclusive para a relação empregado e empregador a até para casamentos. Podemos dizer que acontece um "desgaste" no relacionamento e a lealdade acaba. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Diz meu amigo empresário que ele não pode desenvolver um fornecedor. Na prática ele vai de fornecedor em fornecedor até achar aquele que serve para ele em determinado momento no tempo e no espaço. Ele é muito mais preocupado em desenvolver clientes que irão lhe trazer lucro, ou seja, seu foco é sempre a concorrência. O raciocínio dele é que o fornecedor estará fazendo o mesmo que ele e então o ciclo se fechará.

Van der Camps disse...

Cliente bom é cliente que não reclama disse-me meu amigo jornaleiro. E fornecedor bom é aquele que não aumenta muito o preço.