Quando você entende, ou seja, sua inteligência te ajuda a compreender e suas crenças que não correspondem aos fatos não te obliteram a visão você pode querer mudar. Agora, quando você é burro e não entende você somente mudará se for obrigado por forças externas. Essas forças externas precisam ser acionadas por alguém ou pelo estado soberano. Pessoas altamente inteligentes, conhecedoras profundas das ciências e dos caminhos da razão, em geral mudam porque entendem que é melhor mudar. Já pessoas obtusas, ignorantes, que não conhecem os padrões da matemática geralmente são obrigadas a mudar, em situações muito piores. É assim que os ricos quando sabem que irão perder fazem acordos na justiça. É assim que o sábio evita ter problemas enquanto a pessoa inteligente procura sair dos problemas. As pessoas em geral prejudicam a si mesmas e nem tem consciência disso. As consequências são pobreza, perda de bens, filhos com problemas, doenças, ou seja, sofrimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Lembrando-me da casa da múnia vejo que lá não existe vontade de mudar absolutamente nada. A abertura é zero. Somente mudam quando tem de mudar. E por serem assim nunca prospectam o mercado com antecedência. Parece que não são movidos por princípios mas pelas consequências. Imposições do superego e do id parecem moldarem totalmente o comportamento na casa. Criticam qualquer iniciativa de quem exerce o libido livremente. Aliais, liberdade não é palavra muito professada por aquelas bandas.
Quando você não quer mudar por estar confortável você não tem curiosidade nenhuma, não busca nenhuma novidade nem experimenta nada. Não lê jornal para saber as notícias, não faz reflexões, ponderações ou questionamentos e por isso não cresce. E também na hora de tomar uma decisão, de escolher você não está preparado e ficará ansioso. E então acabará comprando ou fazendo o que alguém por você considerado competente indicar. Ou seja, não conhecendo o que existe você provavelmente cairá no lugar comum, nunca será original, diferente, expressivo ou individualista. Triste.
Nunca vão querer mudar e nunca terão motivos para mudar. Logo serão eternamente estáticos e imóveis.
Postar um comentário