sábado, 6 de dezembro de 2008

A importância do belo

Dentre as dimensões que existem, uma das mais essencias é o conceito de belo. Embora não necessariamente sempre associado, a beleza tem um parentesco com o caro, principalmente em se tratando de produtos industriais, e isso é explicado em um livro chamado Vantagem Competitiva. Nessa livro são abordadas as duas estratégicas básicas de produção industrial:
1o: Produção em grande (enorme) quantidade sem grande diferenciação. Seria como se todos usassem camiseta branca da hering, que assim sendo, produzida em grande quantidade e sem grande sofisticação, poderia ter um custo baixo e acessível.
2o: Produção em pequena escala de produtos diferenciados. Neste caso teriamos produtos muito mais sofisticados, que demandariam processos de produção diferenciados e por isso mesmo muito mais caros. Os consumidores destes produtos estariam dispostos a pagar "um bônus" pela sua exclusividade e por serem reconhecidos como "diferentes" da grande e amorfa maioria.
E onde entra o belo nesta análise ? Entra justamente no item 2, de forma que criar coisas belas demanda mais trabalho e portanto custa mais caro. Percebemos isso intuitivamente na hora de comprar um carro ou uma casa: o esportivo é sempre muito mais caro, assim como o luxuoso. O mesmo vale para uma casa "de arquiteto", cheia de curvas, espaços diferenciados e jardins. Uma casa construída por um engenheiro civil bem poderá ser um "caixote", visando a economia em todos os aspectos (custo mínimo). Onde a conta não fecha ? Na natureza. Existem paisagens lindíssimas que não custam nada e com as quais Deus nos presenteou. Ou nos museus públicos: Lá estão as maiores obras de arte da humanidade ao alcance de quem quiser vê-las. Devemos sempre que possível nos cercar do belo. Para quem gosta, flores para alegrar a casa. Um carro bonito. Ambientes agradáveis, funcionais e harmônicos.

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